Marcha lenta estranha Monza
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Marcha lenta estranha Monza
Monza efi 94 gasolina, ele dá uns puf pufs na saída da descarga ,tipo um corte rápido de ignição ,o q pode ser?
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Re: Marcha lenta estranha Monza
Elder, puf-puf na saída do escapamento é excesso de combustível, não falta dele. Na fase fria é comum acontecer, pois a mistura está bem enriquecida. O excesso de combustível detona fora do motor, no coletor de escape. Na fase quente não pode ocorrer.
Se estiver ocorrendo na fase quente, o mais provável é um bloqueio no bico injetor que impede que feche totalmente, geralmente provocado por depósito de "goma" do combustível.. Neste caso, uma limpeza resolve o problema. Meu truque é adicionar 1 litro de querosene no tanque cheio e esgotá-lo totalmente. Se necessário, repetir o processo.
Outra suspeita recai na ignição que não está correta, queimando o combustível apenas parcialmemte dentro da câmara de combustão (cilindros).
Se estiver ocorrendo na fase quente, o mais provável é um bloqueio no bico injetor que impede que feche totalmente, geralmente provocado por depósito de "goma" do combustível.. Neste caso, uma limpeza resolve o problema. Meu truque é adicionar 1 litro de querosene no tanque cheio e esgotá-lo totalmente. Se necessário, repetir o processo.
Outra suspeita recai na ignição que não está correta, queimando o combustível apenas parcialmemte dentro da câmara de combustão (cilindros).
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
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Re: Marcha lenta estranha Monza
Sávio mais provável ser ignição , pq tbm tenho GNV e ele tbm faz no GNV... Ele frio não faz só depois de quente e da tipo um rápido cortes de ignição (falha MT rápida)... Aí dá um oscilada no tacômetro
- Carlos A. Freire
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Re: Marcha lenta estranha Monza
Verifique a compressão dos cilindros e, atenção a diferença de mais de 10% entre eles. Pode ter válvulas de admissão ou de escape com deficiência na vedação.
Verifique o ponto de avanço inicial se está dentro do recomendado.
Verifique se a adaptação ao GNV não está causando ou contribuindo para o sintoma. Não tinha mencionado que seu Monza é adaptado ao GNV.
Outra coisa, vi em outro tópico que colocou cabeçote roletado da S-10 (2014) e está querendo adaptar IE MPFI digital do Kadett GLS. Fica complicado ajudar com informações diante de tanta adaptação e na omissão dessas informações.
Abs,
Carlos Freire
Verifique o ponto de avanço inicial se está dentro do recomendado.
Verifique se a adaptação ao GNV não está causando ou contribuindo para o sintoma. Não tinha mencionado que seu Monza é adaptado ao GNV.
Outra coisa, vi em outro tópico que colocou cabeçote roletado da S-10 (2014) e está querendo adaptar IE MPFI digital do Kadett GLS. Fica complicado ajudar com informações diante de tanta adaptação e na omissão dessas informações.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Marcha lenta estranha Monza
O meu 94 2.0 álcool fica se tremendo todo quando frio. Achei que este problema não desse em carro injetado. Meu fiesta 2005, mesmo abastecido no álcool, não tem este problema. Depois de alguns minutos, quando esquenta um pouco, o monza para de tremer.
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Marcha lenta estranha Monza
Jailton
A diferença entre um Monza carburado e um Monza EFI é que a dosagem da mistura é mais eficiente, existe um controle mais eficiente também da marcha lenta, etc
A parte de ignição (avanço da centelha, etc, também é mais eficiente), mas continua dependente de distribuidor, cabos, velas...
Todo motor multicilindros, quando treme, é porque um ou mais cilindros não está queimando igual aos demais.
Isso pode ser por velas ruins, cabos ruins, compressão mais baixa no cilindro em questão...
Como você diz que depois de quente o motor fica redondo, não deve ser problema de compressão. Mas pode ser entrada de óleo na câmara de compressão, que suja a vela e com o aquecimento dela pode melhorar.
Nem problema de cabo, pois quanto mais quente, mais um cabo de vela falha.
Pode ser até uma vela diferente em um cilindro (vela mais fria ou mais quente), etc.
Sugiro dar uma geral nessa parte, de preferência substituindo jogo de velas e jogo de cabos.
Eu trabalhei, quando jovem, em motores de avião de 14 cilindros.
Um dos testes que o piloto tinha de fazer antes de decolar era acelerar o motor e observar se ele tremia. Nos aviões era fácil ver essa tremedeira.
Se trepidasse, fazíamos um teste nas 28 velas (2 por cilindro) e SEMPRE encontrávamos uma ou duas problemáticas.
Carregávamos na caixa de ferramentas uma caixa de velas novas e recondicionadas.
Nota: quando eu falo vela mais fria ou mais quente não me refiro à temperatura dela num determinado momento. Refiro-me ao tipo da vela. Motores a etanol utilizam velas mais quente, isto é, elas conservam mais o calor do que as velas para gasolina (a parte que fica dentro da câmara de compressão é mais comprida, esquenta mais).
Abs
A diferença entre um Monza carburado e um Monza EFI é que a dosagem da mistura é mais eficiente, existe um controle mais eficiente também da marcha lenta, etc
A parte de ignição (avanço da centelha, etc, também é mais eficiente), mas continua dependente de distribuidor, cabos, velas...
Todo motor multicilindros, quando treme, é porque um ou mais cilindros não está queimando igual aos demais.
Isso pode ser por velas ruins, cabos ruins, compressão mais baixa no cilindro em questão...
Como você diz que depois de quente o motor fica redondo, não deve ser problema de compressão. Mas pode ser entrada de óleo na câmara de compressão, que suja a vela e com o aquecimento dela pode melhorar.
Nem problema de cabo, pois quanto mais quente, mais um cabo de vela falha.
Pode ser até uma vela diferente em um cilindro (vela mais fria ou mais quente), etc.
Sugiro dar uma geral nessa parte, de preferência substituindo jogo de velas e jogo de cabos.
Eu trabalhei, quando jovem, em motores de avião de 14 cilindros.
Um dos testes que o piloto tinha de fazer antes de decolar era acelerar o motor e observar se ele tremia. Nos aviões era fácil ver essa tremedeira.
Se trepidasse, fazíamos um teste nas 28 velas (2 por cilindro) e SEMPRE encontrávamos uma ou duas problemáticas.
Carregávamos na caixa de ferramentas uma caixa de velas novas e recondicionadas.
Nota: quando eu falo vela mais fria ou mais quente não me refiro à temperatura dela num determinado momento. Refiro-me ao tipo da vela. Motores a etanol utilizam velas mais quente, isto é, elas conservam mais o calor do que as velas para gasolina (a parte que fica dentro da câmara de compressão é mais comprida, esquenta mais).
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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- Carlos A. Freire
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Re: Marcha lenta estranha Monza
Além das dicas do Luiz Carlos, verifique se a pré resistência do coletor de admissão e o sistema Thermac estão funcionado corretamente. Os dois sistemas são responsáveis pare melhorar o funcionamento do motor na fase fria.Jailton Jesus escreveu: ↑27 Mai 2018, 09:01 O meu 94 2.0 álcool fica se tremendo todo quando frio. Achei que este problema não desse em carro injetado. Meu fiesta 2005, mesmo abastecido no álcool, não tem este problema. Depois de alguns minutos, quando esquenta um pouco, o monza para de tremer.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Marcha lenta estranha Monza
Obrigado Luiz e Carlos pelas dicas. Vou levar no mecânico e pedir para verificar estas partes. Abração.