IE PROGRAMAVEL MONOPONTO

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4220
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: IE PROGRAMAVEL MONOPONTO

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal

Não sou de me intrometer no assunto modificações, já que estou muito satisfeito (há 20 anos, aliás) com o Monza do jeito que ele saiu de fábrica e nunca me interessei em conhecer novas tecnologias aplicáveis ao Monza.
Tanto os carburados como os EFI sempre me pareceram muito bons de motor. Os MPFI, apesar de relatos de componente crítico (MAF, se não me engana a memória) também é bom, principalmente em desempenho. (11 HP a mais nas versões mais novas).
Dito isso, permitam-me falar sobre válvula injetora.
Sei que nos MPFI existem resistores em série com cada válvula. Isso se deve ao fato de que as ditas válvulas não suportam alimentação direta do sistema do carro 12 volts iniciais e em torno dos 14 volts com alternador gerando.
No EFI a engenharia fez o seguinte, para não ter de instalar resistor. Resistores tornam a válvula mais lenta.
No momento da abertura, a válvula recebe a voltagem do sistema, cheia.
Quando ela já abriu, a ECU provê outro caminho para a corrente, passando por um resistor interno à ECU.
Sendo assim, acredito que se mudarmos o sistema original, o novo sistema deve ter também alguma coisa para evitar a queima da válvula.
Não conheço esse tal "Peak & Hold", mas pelo nome deve ser um dispositivo externo à ECU que faz o mesmo papel, manda uma corrente maior na abertura e depois mantém uma corrente menor durante o restante do tempo de válvula aberta.
Se for isso, acho que é mandatório instalar um treco desses se mudarmos a ECU e a nova não usar a mesma estratégia da ECU original do Monza.
Se eu escrevi alguma besteira, corrijam-me por favor.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: IE PROGRAMAVEL MONOPONTO

Mensagem não lida por 500EF »

Está correto.

É isso mesmo que os "peak and hold" fazem. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
PandolfoMasterX2
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Fev 2016, 09:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: IE PROGRAMAVEL MONOPONTO

Mensagem não lida por PandolfoMasterX2 »

Obg a todos Pelas respostas . Exclareceram muitas duvidas que eu tinha sobre o assunto . Realmente concordo com augums pontos de vista principalmente no que se diz ja partir pro upgrade certo que seria a troca do coletor mono para um multiponto .
Continuo atras de orçamentos e pesquisando metodos pra fazer isso de forma eficaz e o principal sem muitas quebras no momento querro um carro de rua a potência original delle ja me satisfaz att pq meu projeto nao e potencia recentemente instalei uma suspençao a ar e agr estou fazendo upgrades de carroceria para que o carro ande ainda mais baixo a injeção programavel e so uma garantia para não ter aquelas quebras comuns e problemas que da na ie do monza ja passei por muitas e isso faz vse perder um pouco da confiança do carro por isso nao querro investir muito nisso agr querro apenas uma injeção que nao me faça modificar muita coisa no carro que funcione bem e melhor do que a efi original .
Obg a todos .
Responder