[D.I.Y.] Trocando discos de freio dianteiros

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1611
Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

[D.I.Y.] Trocando discos de freio dianteiros

Mensagem não lida por mello3 »

Bom pessoal, agora que estou de férias, estou dando uma geral no meu carrinho...

Comecei pelos discos de freio dianteiros, discos estes que eram novos mas surgiu uma trinca em um deles.

Como estava com a mão toda suja, não tirei fotos. O procedimento é muito simples...

Comecemos então:

1º Suspender o veículo e remover a roda (nunca se esquecendo do fator SEGURANÇA :smt023 );

2º Soltar a pinça, que está presa por dois parafusos com arruelas de pressão (usei catraca c/ 19mm, mas é de fácil acesso e acho que dá pra usar chave de boca ou estrela), e removê-la do disco;

3º Soltar o parafuso que "prende" (na verdade ele fica preso mesmo é pelos parafusos da roda) o disco ao cubo;

Pronto, removido. Agora aproveite para limpar tudo e lubrificar as partes móveis da pinça.

Para montar é só fazer o processo inverso, porém antes de colocar o disco novo, deve-se lavá-lo com uma esponja e sabão neutro, para remover o óleo lubrificante que vem no disco para evitar corrosão.

Espero que seja útil.
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
cvr2008
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 203
Registrado em: 16 Mar 2008, 20:24
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [D.I.Y.] Trocando discos de freio dianteiros

Mensagem não lida por cvr2008 »

Valeu amigo. :smt023
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: [D.I.Y.] Trocando discos de freio dianteiros

Mensagem não lida por Malagoli »

hehe, eu mesmo fiz isso no meu aqui, sábado passado...
O osso foi remover os parafusos que seguram a pinça de freio, os do meu carro estavam duros, + durossss d +++... um deles (o de baixo), era facil de soltar (Usei a chave-de-roda do estepe, dá pra colocar mais pressão), mas já no que fica em cima, do lado da Coifa, teve de ser no canhão mesmo.. e que trabalheira.. rasgei o braço todo na proteção que vem ali na parte de dentro do disco, deu um corte fundo com extenção de uns 4 cm no meu pulso huahuah

É ..., quando agente ta de férias agente só faz lambança.. hehe

Hoje vou trocar a iluminação do meu painel.. :wink:
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Amauri RJ
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 236
Registrado em: 12 Dez 2006, 09:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [D.I.Y.] Trocando discos de freio dianteiros

Mensagem não lida por Amauri RJ »

Malagoly, sabe porque este parafuso seu estava muito ruim pra ser retirado :?: :?: :?: porque nele se usa TRAVANTE QUÍMICO, naquela região, se esquenta muito e se o parafuso não estiver 100% apertado, corre o risco de se soltar devido a elevação da temperatura, por isso o uso do travante químico. :smt023
Atual - Ford Focus 2010/2011
26.000 km originais... único dono
Monza para sempre ...
lfgomez
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 22 Mar 2008, 23:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [D.I.Y.] Trocando discos de freio dianteiros

Mensagem não lida por lfgomez »

Olá a todos!
Com a ajuda deste tópico fiz a troca dos discos dianteiros.
Os meus nem estavam tão ruins, mas como fazia um barulho bem estranho na frenagem (mesmo com a suspensão revisada) resolvi trocar os discos e pastilhas. Aproveitei para tirar umas fotos do procedimento para colaborar com o tópico :D
Bom, vamos lá, conforme já escrito no tópico pelo mello3

Material necessário:
- Discos de Freio
- Pastilhas (como elas são muito mais baratas que o disco, pode ser uma boa idéia aproveitar a mão de obra para troca-las)
- Chave de roda (19)
- Chave tamanho 13
- Uma alavanca para comprimir a pinça
- Um meio de elevar o carro (com segurança!)

Imagem

O Primeiro passo é suspender o carro e remover a roda. Você verá o disco e se tiver o mesmo azar que eu, não verá o parafuso que prende o disco :lol: No meu monza ele estava com a cabeça quebrada..

Imagem

Agora é uma boa hora para se girar o volante até o limite para ter um melhor acesso aos parafusos. Primeiro tirei os parafusos que prendem a pinça usando a chave 13 ao suporte. Depois, já retirados as pastilhas, é hora de tirar o suporte da pinça, com a chave de roda que vem junto com o estepe. Essa peça estava muito bem presa. Precisei de um pouco de desingripante e uma boa alavanca para começar a girar os parafusos.

Imagem

Agora o suporte deve ter sido retirado:

Imagem

Agora você já pode tirar o disco antigo retirando o parafuso philips que deve estar no lugar indicado na primeira foto. É uma boa hora para lavar o disco de freio novo, que deve estar cheio de óleo:

Imagem

Uma comparação entre o disco antigo e o novo:

Imagem

E entre as pastilhas antigas (que não estavam tão usadas assim) e as novas:

Imagem

Pronto, agora pode-se colocar o disco novo e parafusa-lo no lugar correto. Já pode-se colocar também o suporte da pinça e parafusa-lo com a chave de roda. O próximo passo é colocar as pastilhas de freio.

Imagem

Agora precisa-se de uma alavanca para comprimir a pinça de freio para recoloca-la sobre as pastilhas.
Pronto! Agora é só colocar a roda e testar o freio. Na primeira "pisada" ele vai estar mole por conta da pinça retraída, mas na segunda vez ele já vai estar normal.

Bom, agradeço ao autor original do tópico e espero que minha contribuição "fotográfica" possa ser útil!
E um ótimo 2009 para todos!

Abraços,
Luis Fernando.
--------------------------------------------------------------------
Monza SL/E 87 2.0 Álcool - Branco 2 Portas, DH original.
Diplo90
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 86
Registrado em: 24 Out 2008, 12:36
Cidade: Santo André
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: [D.I.Y.] Trocando discos de freio dianteiros

Mensagem não lida por Diplo90 »

Parabens pelo tópico

e Parabéns ao ifgomez pelo excelente "trabalho de equipe", vou por a mão na massa hoje e será com a ajuda deste tópico.

ABraço :smt023
Diplo90
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 86
Registrado em: 24 Out 2008, 12:36
Cidade: Santo André
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: [D.I.Y.] Trocando discos de freio dianteiros

Mensagem não lida por Diplo90 »

Trabalho realizado com sucesso. APenas como informação complementar é necessário uma chave fixa 17mm para segurar a porca que onde se acopla os parafusos 13mm pois na hora de soltar ela pode girar em falso.

Mais uma vez parabens pelo Tutorial..
Abraço
renantura
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 69
Registrado em: 16 Out 2008, 09:33
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [D.I.Y.] Trocando discos de freio dianteiros

Mensagem não lida por renantura »

MUITO BOM!!!
UMA DUVIDA.. NAO PRESISA SANGAR O FRIO.. ??
E COMO FAIZ?
Responder