Luz de anomalia do óleo. (Classic 2008)

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Luz de anomalia do óleo. (Classic 2008)

Mensagem não lida por RappeR »

Boa Tarde.

Sei q aqui n é o local mais correto para se tratar desse assunto pois o veículo é um Crevrolet Classic 2008/2009, mas por experiências acredito que vocês possam me ajudar. O carro está apresentando o seguinte problema:

Luz de anomalia do oleo começa a piscar quando o carro vem a esquentar, mais ou menos por volta de 1/4 ela começa piscar e em alguns segundos permanece acesa, isso só na lenta pois em marcha ela apaga e se eu paro em um semaforo ela volta acender, ao pisar no acelerador com o carro parado ela também apaga.

* Motor nunca foi aberto, carro está com 115.000 km.

* Óleo ultilizado é o ACDELCO 5W30 API SN

* Ultima troca de óleo e filtro foi em 09/11/17 com 113.377 km, ficou com pequeno vazamento pelo parafuso do bujão que precisava trocar mais não foi feito a troca e o vazamento continua até hoje, fui apenas completando o óleo quando baixava, mas acredito que eu devo ter rodado alguns dias com o óleo na metade do marcador.

* Ontem logo quando acordei fui verificar a tampa do óleo e percebi uma pequena mancha café com leite claro, e nas bordas do bocal também estava com cor clara. Liguei o carro e fui em 2 mecânicos percurso de 5 minutos, chegando lá expliquei a situação ele abriu a tampa do óleo e estava pior, parecia estar como se fosse uma gordura de oleo quente, espumando... Logo ele disse que o primeiro passo seria abrir o cabeçote para ver o que está acontecendo por dentro e que a junta possivelmente está queimada, medir a pressão da bomba de óleo que também possivelmente está defeituosa.

* Saindo desse mecânico fui em outro, percurso de 5 minutos também, como estava tempo quente a temperatura já estava pouco acima de 1/4 pois peguei transito também. Expliquei a situação, condenou a bomba e me disse que teria que fazer a parte debaixo do motor pois o carro estava batendo, realmente ele está batendo mais é pouca coisa. Pedi para ele verificar a tampa do óleo só que estava normal, olhou a vareta também e a cor estava normal só que ao meu ver parecia café com leite.. Fui pra casa, encostei o carro e não estou andando mais com ele.

* Carro roda com aditivo e não baixa água, motor n está fraco ta ok, não percebi nenhuma fumaça no escape..

* Foi trocado o sensor de pressão do óleo e problema persiste (luz de anomalia). Antes de fazer a troca do sensor retirei o plugue do sensor e reparei que escorreu óleo pela entrada do conector, isso não é normal de acontecer.. Por isso resolvi fazer a troca do sensor, mas já nesse sensor que coloquei não observei novamente se ta passando óleo pra entrada do conector..

Eu tirei umas fotos da tampa do óleo mas não consigo postar agora, mais tarde irei postar para vocês analisarem.

Na experiência e opinião de vocês, o que está acontecendo?


Obrigado..

(Editando) Pessoal, acabei de confirmar que ao completar o óleo que estava baixando por vazamento do parafuso do bujão, foi ultilizado o óleo "ACDELCO 5w30 API SM" que acabou misturando com o "ACDELCO 5w30 API SN" que já estava, que coisa, n me atentei a isso.. Será por isso o óleo estar com cor de café com leite, meio cremoso e luz de anomalia acendendo?

Qual procedimento devo fazer agora? Devo colocar um aditivo de oleo para efetuar a limpeza no motor? + óleo e filtro novo..
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Luz de anomalia do óleo. (Classic 2008)

Mensagem não lida por 500EF »

Tome cuidado porque existe óleo com estas especificações (5w30) com base mineral e sintética, embora eu acho que SM e SN só tem sintético (o mineral acho que é SL).

De qualquer forma, o que você descreve indica que já tem mesmo algum tipo de problema.

A resposta confiável só virá se fizer algumas medições.

O fato de achar que o óleo tem aspecto de doce de leite pode indicar a presença de água nele, causada pela junta do cabeçote queimada, por exemplo (dependendo do caso, fica bem visível se medir a compressão dos 4 cilindros, com motor aquecido).

O fato da luz acender durante o funcionamento indica que nesta hora a pressão de óleo está baixa (seria bom medir com manômetro na oficina).

E o fato de ouvir barulho de motor batendo, pode ser somente os tuchos descarregados por falta de pressão ou então o pior: já faltou lubrificação nos mancais/casquilhos e começou a dar folga lá no virabrequim.

De qualquer forma, é prudente não ficar rodando com ele enquanto não souber de verdade a extensão dos danos, porque pode piorar bem a $ituação para reparar depoi$.

Boa sorte aí. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Luz de anomalia do óleo. (Classic 2008)

Mensagem não lida por RappeR »

500EF escreveu: 12 Mar 2018, 10:00 Tome cuidado porque existe óleo com estas especificações (5w30) com base mineral e sintética, embora eu acho que SM e SN só tem sintético (o mineral acho que é SL).

De qualquer forma, o que você descreve indica que já tem mesmo algum tipo de problema.

A resposta confiável só virá se fizer algumas medições.

O fato de achar que o óleo tem aspecto de doce de leite pode indicar a presença de água nele, causada pela junta do cabeçote queimada, por exemplo (dependendo do caso, fica bem visível se medir a compressão dos 4 cilindros, com motor aquecido).

O fato da luz acender durante o funcionamento indica que nesta hora a pressão de óleo está baixa (seria bom medir com manômetro na oficina).

E o fato de ouvir barulho de motor batendo, pode ser somente os tuchos descarregados por falta de pressão ou então o pior: já faltou lubrificação nos mancais/casquilhos e começou a dar folga lá no virabrequim.

De qualquer forma, é prudente não ficar rodando com ele enquanto não souber de verdade a extensão dos danos, porque pode piorar bem a $ituação para reparar depoi$.

Boa sorte aí. ;)

Obrigado pela ajuda amigo.. Não consegui postar as fotos ainda mais postarei quando estiver com mais tempo pois está um pouco corrido. Vou levar em algum cara que consiga medir a compressão dos 4 cilindros, pois levei em 2 auto center e os cara não conseguiam me passar orçamento ao menos que abrisse o cabeçote para verificar se a junta está queimada, mas pelo sintomas tudo indicava que sim. Sim, por enquanto não estou rodando com ele pois vi que está ficando mais sério a situação, vou ver se consigo levar amanhã em outro auto center para começar medir a compressão dos 4 cilindros e a pressão da bomba tbm.

Assim que tiver com respostas postarei aqui, valeu...
weuller
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1345
Registrado em: 01 Jun 2010, 22:04
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Luz de anomalia do óleo. (Classic 2008)

Mensagem não lida por weuller »

Concordo com o Eduardo, no meu antigo Monza o pescador entupiu e daí já era, faltou óleo na lubrificação, e o motor acabou batendo. Possuo um celta de uso diário e por algum problema de lubrificação acabou com o eixo do comando de válvulas tive que refazer cabeçote etc. Dá uma dó ter que abrir o motor, mas acontece.
Fiat Idea Adventure Locker 1.8 09/09 114cv
viewtopic.php?f=23&t=31191
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 323
Registrado em: 14 Out 2011, 00:00
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Luz de anomalia do óleo. (Classic 2008)

Mensagem não lida por RappeR »

(Editando)

Bom dia pessoal..

Então, depois de ter levado o carro em 4 mecânicos e TDs disseram a mesma coisa, resolvi encostar o carro em um mecânico conhecido do meu pai.

Bronz Mancal (Metal Leve) R$112,00
Bronz Biela (Metal Leve) R$ 62,00
Bronz Mancal (KS) R$129,53
Bronz Biela (KS) R$49,28
Bomba de Oleo (Schadek) R$150,00
Comando de Valvulas (APLIK) R$266,00
Kit de Juntas (Saboo) R$79,00
Kit de Juntas (Taranto) R$98,00
Ret. do comcando de valvulas R$16,80
Ret. traseiro do volante R$27,14
Correia dentada (Continental) R$29,50 - Preciso trocar tensionador?
4L de Oleo 5w30 API SN (GM) R$95,60
Filtro R$12,00

Cabeçote: R$300,00
Mao de obra: 1.200,00

Ele disse q terá q olhar a parte de baixo tbm para verificar o 'Vira' pois ta batendo um pouco, caso precise de retifica ficara mais R$130,00..

Segue fotos da tampa do óleo..

Imagem


Imagem

eae galera, é isso mesmo? Bronzina melhor Metal Leve ou a KS? Juntas Saboo mesmo né?

Ah.. esse cabeçote é esse preço mesmo na retifica?

Obrigado..
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Luz de anomalia do óleo. (Classic 2008)

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Troque também o tensionador. Com 115.000 km ele já rodou bastante e pode dar problema em breve.
Bomba de óleo e comando de válvulas, seria bom se conseguisse original. Se vasculhar, os valores talvez não sejam tão diferentes.
No meu Monza que é 91/92 consegui original (difícil) por preço melhor que o Aplique. (original pelo ML 390,00 reais, Aplique em loja local 520,00 reais)
Tenha calma e pesquise. vale a pena.
Abraços.
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Luz de anomalia do óleo. (Classic 2008)

Mensagem não lida por 500EF »

Concordo.

A pergunta correta é se o tensionador aguenta até a próxima troca da correia. Porque se ele começar a dar barulho antes disso, vai morrer em outra mão-de-obra só para trocá-lo (embora seja relativamente simples você mesmo fazer isso em casa).

E além disso, não sei se já tirou o cabeçote, nem se já mediram os desgaste dos cilindros. Se não tiverem feito isso ainda, é bom e$tar preparado para $urpre$a$ de$agradávei$.

Cruze os dedos e boa sorte aí... ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
MichaelUnini
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Jun 2018, 13:26
Cidade: MichaelUnini
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza 500 EF
Motor: Outro
Ano: 1984
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Luz de anomalia do oleo Classic 2008

Mensagem não lida por MichaelUnini »

Obrigado pela resposta, talvez eu coloque um aditivo na caixa por ex da metal lube do qual ja uso no motor e gosto do efeito. E em relacao a luz do oleo e normal aquele compasso de espera?

Cumps
Carlos Duarte
Responder