Boa noite pessoal !!!
Acompanho vcs a um bom tempo e sempre consigo resolver minhas dúvidas e problemas por aqui ... Mas aconteceu de travar o motor da ventoinha ... Desmontei e estava num estado deplorável !!!
Comprei outro novo e instalei.
Ocorre que quando da queima do velho, mais alguma coisa aconteceu, pois a nova não está acionando quando chega na temperatura de início de trabalho ...
Fiz ligação direta e o motor novo está perfeito!!!
Também descobri que dos dois fios, um marrom (negativo) e outro verde ( positivo), o problema está no verde, pois não vem corrente por ele quando o motor do carro está quente o suficiente p acionar a ventoinha.
Algum relé, algum fusível, o q poderia ser??
Alguém pode me dar uma ajuda ....?
Ventoinha travou ...
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- Carlos A. Freire
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Re: Ventoinha travou ...
Não foi informado se esse Monza tem A/C ou não.
Se olhar no manual do proprietário do veículo, vai ver que a ventoinha do radiador usa o fusível L5 (30A) para modelos sem A/C.
O fio que alimenta a ventoinha também é um tipo de fusível e pode abrir.
Também há 1 relê da ventoinha para veículos sem A/C ou 2 para veículos com A/C.
No caso do Monza EFI, quem aciona e desaciona a ventoinha do radiador através dos relês, é a UCE. Por isso é muito importante aferir a temperatura de trabalho do motor, usando um scanner em conjunto com termômetro de mira a laser. Desta forma, saberá se o marcador do painel está correto ou não e se a ventoinha ligou aos 101ºC e desligou aos 94ºC, condição normal do Monza EFI.
Para auxiliar essa manutenção use o esquema elétrico da IE Multec 700, que consta o esquema do eletro ventilador do radiador ou do sistema de A/C (caso tiver o equipamento) ou ainda, o esquema do mini manual de reparos do Monza 93. Todos com link disponíveis na seção de manuais deste fórum.
Abs,
Carlos Freire
Se olhar no manual do proprietário do veículo, vai ver que a ventoinha do radiador usa o fusível L5 (30A) para modelos sem A/C.
O fio que alimenta a ventoinha também é um tipo de fusível e pode abrir.
Também há 1 relê da ventoinha para veículos sem A/C ou 2 para veículos com A/C.
No caso do Monza EFI, quem aciona e desaciona a ventoinha do radiador através dos relês, é a UCE. Por isso é muito importante aferir a temperatura de trabalho do motor, usando um scanner em conjunto com termômetro de mira a laser. Desta forma, saberá se o marcador do painel está correto ou não e se a ventoinha ligou aos 101ºC e desligou aos 94ºC, condição normal do Monza EFI.
Para auxiliar essa manutenção use o esquema elétrico da IE Multec 700, que consta o esquema do eletro ventilador do radiador ou do sistema de A/C (caso tiver o equipamento) ou ainda, o esquema do mini manual de reparos do Monza 93. Todos com link disponíveis na seção de manuais deste fórum.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Re: Ventoinha travou ...
Prezado Carlos Freire ... O Monza em questão tem AC sim ....
Já localizei e testei os dois fusíveis ... Eles estavam intactos, não queimaram !!!!
Também localizei ambos os relés de primeiro e segundo estágios ...
Tem como testar esses relês , pois se eles não armarem não chegará corrente no motor da ventoinha ...
Gostaria de testar esses dois relés p resolver o problema ou descartar essa possibilidade !!!
Tem como testar ???
Já localizei e testei os dois fusíveis ... Eles estavam intactos, não queimaram !!!!
Também localizei ambos os relés de primeiro e segundo estágios ...
Tem como testar esses relês , pois se eles não armarem não chegará corrente no motor da ventoinha ...
Gostaria de testar esses dois relés p resolver o problema ou descartar essa possibilidade !!!
Tem como testar ???
- Carlos A. Freire
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Re: Ventoinha travou ...
Sim, tem como testar. Basta energizar a bobina de cada um deles e e verificar se a chave está atuando e fechando os contatos.
Também pode fazer aterrando o fio que vai para UCE. Outra forma seria entrando no modo de serviço ou ainda, soltando o sensor de temperatura. As duas condições faz acionar a ventoinha na segunda velocidade.
O mais importante que é verificar se o motor chegou a 101ºC para acionar a ventoinha, não foi informado se foi verificado.
Uma outra coisa, para que a ventoinha funcione, no caso do Monza com A/C, é preciso que o motor esteja funcionando e a bateria carregando. Se a luz de carga da bateria não acender ao ligar o contato e, apagar assim que o motor entrar em funcionamento, as ventoinhas interna e externa param de funcionar.
Abs,
Carlos Freire
Também pode fazer aterrando o fio que vai para UCE. Outra forma seria entrando no modo de serviço ou ainda, soltando o sensor de temperatura. As duas condições faz acionar a ventoinha na segunda velocidade.
O mais importante que é verificar se o motor chegou a 101ºC para acionar a ventoinha, não foi informado se foi verificado.
Uma outra coisa, para que a ventoinha funcione, no caso do Monza com A/C, é preciso que o motor esteja funcionando e a bateria carregando. Se a luz de carga da bateria não acender ao ligar o contato e, apagar assim que o motor entrar em funcionamento, as ventoinhas interna e externa param de funcionar.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Re: Ventoinha travou ...
Boa noite pessoal ....
Problema solucionado !!!!
Após substituir a ventoinha queimada por uma nova, .... está não entrava em operação pois o relé simplesmente não estava armando !!!
Então ... Substituído este relé q tb "deu pau", tudo ficou devidamente resolvido !!!
Deixei motor do carro ligado após o término dos serviços e conferência do líquido de arrefecimento ... Ventoinha ligou e desligou várias vezes durante o tempo de teste !!!
Agradeço as dicas que foram passadas .... Pois foram de grande valia !!!! Abraços !!!!
Problema solucionado !!!!
Após substituir a ventoinha queimada por uma nova, .... está não entrava em operação pois o relé simplesmente não estava armando !!!
Então ... Substituído este relé q tb "deu pau", tudo ficou devidamente resolvido !!!
Deixei motor do carro ligado após o término dos serviços e conferência do líquido de arrefecimento ... Ventoinha ligou e desligou várias vezes durante o tempo de teste !!!
Agradeço as dicas que foram passadas .... Pois foram de grande valia !!!! Abraços !!!!
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Ventoinha travou ...
Apesar do Luiz Antonio já ter resolvido o problema do Monza dele, acho que é interessante responder a esta dúvida, para ajudar em futuras buscas de usuários com o mesmo problema.... O Monza em questão tem AC sim ....
Já localizei e testei os dois fusíveis ... Eles estavam intactos, não queimaram !!!!
Também localizei ambos os relés de primeiro e segundo estágios ...
Tem como testar esses relês , pois se eles não armarem não chegará corrente no motor da ventoinha ...
Gostaria de testar esses dois relés p resolver o problema ou descartar essa possibilidade !!!
Tem como testar ???
Existe um método simples de testar os relés de baixa e alta velocidade do eletroventilador do radiador, simplesmente desconectando os dois plugues da UCE e fazendo massa nos dois pinos correspondentes aos dois relés, nos conectores.
Esse teste prova se os relés e todo o circuito de controle da ventoinha estão funcionando.
Procurei aqui nos meus alfarrábios antigos uma imagem que ilustrava o procedimento, indicando quais os pinos e conectores, mas não achei. Se alguém tiver, por favor coloque aqui.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
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