O forum aqui cada vez mais calmo, hein? E eu vejo os grupos de Whatsapp, onde tudo se discute e tudo se perde 5 minutos depois, e me da uma tristeza enorme...
Bom galera...mas ainda há os fieis visitantes. Ainda bem.
Ano passado, recebi um presente de um amigo que vive na Alemanha, um manual do Opel Ascona.
Infelizmente, o manual está escrito, obviamente, em alemão, e não dá para entender muito o que está lá.
Fiz mais ou menos como o Lula lendo um livro. Só olhei as figurinhas...



E, vendo as figuras, achei umas pequenas diferenças, umas mais significativas, outras, menos, mas de um modo geral, o que dá para observar é que as diferenças são positivas para os alemães, não para nós. Foi bem mais que um 7x1 pra cima de nós. Façam vocês a contabilidade dos gols...
Quando vc for vendo as fotos, pense não no seu Monza tubarão recheado de acessórios. Não pense no seu Classic caixote todo incrementado, nem no seu SL/E fase 2 ou no seu SR.
Faça um exercício mental de ir até o ano de 1983. Pense num Monza hatch SL/E, típico dos que vemos. Pense nos seus acessórios e no seu acabamento interno.
Vamos ver que, assim como hoje, em 1983 os gringos desfrutavam de acessórios que só apareceram no Brasil anos depois, alguns, só fui ver há poucos anos atrás.
Me corrijam nas possíveis incorreções de minhas observações. Muitas cabeças pensam melhor que uma, e essa é a grande sacada aqui do Forum.
Vamos começar essa viagem no tempo?
A primeira foto é do manual em si. Nada muito diferente. A capa, as páginas, e a qualidade do manual são identicas ao que tivemos aqui no BR
Uma diferença que posso citar é que não há, como aqui, uma contra capa ou verso da capa com os dados do proprietário, numero de chassis, quem vendeu, Nota Fiscal, essas coisas. O que é bom, pois facilita a vida de quem precisa de um manual, algumas décadas depois. Gol da Alemanha



A própria localização do manual é curiosa...gosto mais da opção brasileira, no porta luvas. Gol do BR

A primeira coisa pequena, mas que chama a atenção, é o modelo de chave. Pois veja, o tipo de segredo que era usado no Opel era bem mais sofisticado que o que era usado nas chaves dos Monzas. Eu particularmente só fui ver esse tipo de chave bem depois, na década de 90. Creio que a GM adotou esse tipo de segredo para os Omegas e os Vectras na primeira metade da decada de 90, e nunca no Monza. Gol da Alemanha

Indo para o painel...pense no painel disponivel em 1983, fase 1. Um painel extremamente pobre, como sabemos, e que seguiu anos a fio. Enquanto isso, na terra da cerveja, pelo manual, eles já contavam com o "painel fase 2", que aqui surgiu em maio de 1985, para os Asconas mais sofisticado, mas também contavam com um bonito painel para a versão básica, já com econômetro. Gol da Alemanha


Curioso são dois símbolos no painel, que indicam a habilitação das luzes para o reboque (freio, setas, lanternas), e o pré aquecimento para o motor a Diesel. Na Alemanha é muito comum o uso de trailers para as férias. Daí. os carros já saiam preparados com o gancho para reboque e toda uma instalação eletrica OEM. Gol da Alemanha

Farois de neblina?
Os dianteiros só foram lançados com os Classic e SR, a partir dos mods 85/86
E o neblina traseiro só foi lançado com o SR/Classic 87/88.
Dois Gols da Alemanha...

Regulagem dos retrovisores.
Aqui, eu acho que os brasileiros sairam no lucro, ja que cada botão controlava um retrovisor. Na Alemanha, apenas um botão. E, na minha opinião, a localização desse botão é bem pior que em nosso Monza. Gol do BR

Uma visão dos bancos.
Os bancos, em 1983, de nossos Monzas brazucas, tinham o encosto de cabeça integrado ao encosto do banco. Um banco que tinha a sua beleza, e hoje vemos no UP e mesmo nos Mercedes de entrada. Mas é um banco, sem sombra de dúvidas, de construção mais barata.
Na Alemanha, já tinham o banco com o encosto de cabeça separado (que aqui somente surgiu em maio de 85, no fase 2) e o encosto já era vazado (que aqui, somente surgiu no tubarão, em 1993). 2 gols da Alemanha

E, naqueles dias de frio, que tal dar uma aquecida nos bancos??? Eu só fui ver esse acessório aqui no BR em um carro 1995, importado (BMW). Não sei quando foi a primeira vez que a GMB disponibilizou isso no BR, se é que disponibilizou...Gol da Alemanha!!!

Nos bancos traseiros, a curiosidade foi para aqueles pinos (veja seta na foto abaixo) nos encostos traseiros. Creio que no Brasil aqueles pinos somente saíram nos Monzas SR, que eram para prender os cintos e não ficarem jogados sobre o assento. Gol da Alemanha

Outro ponto que me surpreendeu no Ascona 83, que por aqui foi surgir, creio eu, somente em 1989, foi o computador de bordo, com todas as funções que o nosso tinha por aqui, mas...lá no distante 1983. Golaço da Alemanha!!!
Imagine esse CB em 1983, como deveria ser uma coisa de outro mundo para um simples mortal brazuca!!!




Ah...e em 83 eles também tinham o famigerado afogador!!!! YES!

Indo para o porta-malas, outro acessório legal, presente tanto na versão sedan como na hatch: o acerto pneumático de altura da suspensão traseira, para nivelar o carro em situações de muita carga sobre o eixo traseiro. Esse acessório só foi vistos em terras tupiniquins no lançamento do kadett, em 1989, e pelo que eu saiba, nunca saiu no Monza brazuca.
No sedan, o bico fica dentro do porta malas. No hatch, na parte externa, mas coberta pela tampa. Gol da Alemanha!

Ah...e que lembra, que aqui no BR, foi instituida uma lei, em 1998, para os carros terem kit de primeiros socorros? Vendeu como água, o kit era uma merdda, e a lei caiu. Mas no Ascona, olha ele lá, ao lado do triângulo. Bom, isso na Alemanha é padrão, desde aqueles tempos até hj...e, claro, deve ser um kit naquele padrão...alemão. Acho que deve dar até para fazer uma cirurgia..rs... nesse caso, meu gol vai para o Brasil

O carpete do porta malas em nossos Monzas, até 1990, eram presos com grampos plásticos, que, além de serem dificeis de tirar, quebravam ou não voltavam a prender. Pois no Ascona, eles tem um outro sistema para prender o carpete, que me parece mais fácil e amigavel para usar. Gol da Alemanha

Ainda no porta malas, ambas as versões, hatch e sedan, tinham, dentro de seu porta-malas, redes para guardar objetos, bem como aqueles elásticos para prender objetos para que não fiquem rolando de um lado para o outro. Certamente, um mimo para os padrões toscos do Brasil. Gol da Alemanha

E teto solar...já em 83 o Ascona tinha...caso rarissimo no BR. A GM fez feio nesse quesito aqui no BR, já que a VW oferecia amplamente esse belo acessório em sua linha. Uma vergonha, GMB...desde os 80s miguelando aqui no Brasil. Golaaaaaaço da Alemanha.



Aqui, uma olhada sobre a localização do numero do motor (identico ao nosso) e onde ficava gravado o numero do chassis.

Um acessório bacana, que no BR somente saiu nos tubarões, incorporados ao farol principal, é o farol de milha. Notem que esse é um acessório OEM, não uma adaptação. Gol da Alemanha

E abrindo o capô, o que vemos?
Acho que aqui a gente estava mais moderno que os alemães, talvez pela opção do motor a álcool.
Eles tinham uma válvula Termac, mas era uma válvula manual. Golaço do BR

Havia duas opções de uso, pelo que entendi. Na esquerda, definia a condição verão inverno, sendo o limite, 10ºC
E na direita, para uma condução econômica, a orientação era considerar o ponto de verão inverno sendo 0ºC

Bom galera...essas são algumas pequenas diferenças entre Ascona 83 x Monza 83.
Depois, façam a contabilidade. Acho que foi bem mais que 7x1 para os alemães, não foi?
Mais um tópico para alimentar nossas conversas de boteco!