Falha? Módulo HEI? Contagiros "louco"?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Fernando-H84
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Out 2016, 21:52
Cidade: Lajeado
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Falha? Módulo HEI? Contagiros "louco"?

Mensagem não lida por Fernando-H84 »

Boa noite Monzeiros...

Sou recém logado no grupo e gostaria de compartilhar com você uma situação/resolução de problema que me custou um bom dinheiro e me deu alguns meses de dor de cabeça.
Cerca de 1 anos após a aquisição do meu Monza, fiquei empenhado algumas vezes e levei o carro para o mecânico. Lá, o modulo HEI apresentou problemas e o troquei. Aproveitei a ocasião e troquei o distribuidor e tampa. Nos dias que seguiram, percebi que o carro falhava, o ponteiro do contagiros dava uns "pulos", pulsava. Levei novamente para o mecânico, tirei corta corrente, refiz toda a fiação, troquei bobina e testei cabos de velas, mas o problema persistia.
Como o carro tem GNV, levei para uma oficina que trabalha com este combustível e esperei a resolução. Là, o chefe da oficina (que teve 4 Monzas e 3 Kadett's) condenou o módulo HEI da Magneti Marelli novo que recém havíamos instalado e trocou por um Delphi. Além disso, reforçou todos os aterramentos, pois isto é um "cancer" dos GM's, inclusive do Monza.
Tirei o carro de lá no fim da tarde e fiquei novamente empenhado, 3 vezes naquela noite, sendo que o carro continuava apresentando todos os sintomas mencionados no início. Frustrado, levei o carro na mesma oficina e esperei a resolução. Depois de muito "quebrar a cabeça", os mecânicos constaram que as VELAS que o carro possuía eram incorretas, de modelos mais antigos, e não dissipavam a corrente elétrica da bobina, interferindo no funcionamento dos periférico eletrônicos do carro. Essas VELAS erradas me custaram mais de R$1200,00 nessa peregrinação, sendo que eram as que vieram no carro quando o comprei.

Pesquisei em vários tópicos e não achei alguém com a mesma situação, por isso fica aqui o meu relato para os demais integrantes. Espero livrar outros proprietários de Monza de problemas como o meu.

Abraço a todos!!!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Clayton_TST
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Nov 2016, 18:05
Cidade: José Bonifacio
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Falha? Módulo HEI? Contagiros "louco"?

Mensagem não lida por Clayton_TST »

Boa Noite, seu relato até parece que está falando do meu carro. Ele ta funcionando "redondinho" quando do nada começa a cortar e falhar com o ponteiro do conta giros "pulando igual louco". Tambem já troquei modulo Hei e tudo, mas as velas ninguém teve a curiosidade de olhar e são as mesmas que vieram no carro. Vou verifica-las amanhã mesmo. Quem sabe não resolva meu problema também.

Obrigado pela dica amigo, que Deus o abençoe.
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 14 Mai 2016, 00:56
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Falha? Módulo HEI? Contagiros "louco"?

Mensagem não lida por Carlos Ferreira »

Aproveitando o tópico, estou com problema no meu carro também. Fiz o motor completo, troquei tudo q tinha q trocar, assim feliz pensando que o carro sairia redondo surgiu uma barreia..
O carro não tem faísca, e não pulsa o bico... O eletricista foi ver e falou que era o Modulo Hey, peguei outro e está na mesma situação
O que está ocorrendo agora, coisa que não tinha antes..
Quando giro meia chave, escuto um barulho de faísca, não consegui identificar o local mas é coisa que não tinha antes..
Também quando giro a chave o ponteiro do conta giros da uma leve oscilada, levando o ponteiro entre 500 a 1000 RPM, coisa que não ocorria também...
Então, tentamos dar partida umas 2x e já deixei, encostei a mão no modulo e senti que ele estava muito quente, achei muito estranho, pois nem forcei tanto a partida para poder fazer ele esquentar assim.
Peguei outro modulo com meu tio, coloquei no lugar e o eletricista ficou olhando, tentei dar partida e ele me disse que o bico pulsou 2x e parou. Fiquei frustado e deixei o carro na retifica para ver o que eles fazem, pois o carro foi rodando até la, então espero que me entregue o carro funcionando perfeitamente como deveria, só que sinto que preciso ficar em cima para fazerem o serviço.
Li muitos tópicos dizendo que pode ser pico de energia, ta certo que troquei o alternador recentemente, ele estava com defeito, troquei a escova, o estator e o regulador de tensão, só não tive como testar ele pois tinha que trocar uma serie de equipamentos, como polia, suporte e correia e aproveitei a retifica para fazer isso, mas a pergunta é: Será que o alternador pode queimas o modulo sem conseguir dar partida no carro?
A pasta térmica foi passada devidamente sem exageros e sem falta, na medida.
Os conectores estão limpos, bem justos.
A bobina impulsora e a de faísca estão perfeitos, e são novos, teste com as antiga e o resultado é o mesmo.
Vou pedir para o mecânico tirar o alternador para fazer teste fora do carro, pois não tem mais nada que foi trocado que pode estar fazendo o modulo Hey não funcionar.
Será que faço mais algum teste para saber a solução?
PS. A oficina da auto elétrica é em frente da retífica, mas o cara é aqueles rapazes enrolados, dizem que vai ver e se não fica no pé, não vai nunca... Por isso vou tentar fazer algo que está no meu alcance, e o resto deixo com ele..
Espero uma luz dos mais sábios..
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4228
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Falha? Módulo HEI? Contagiros "louco"?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlos Ferreira

O módulo HEI, para quase todo mecânico, é como o mordomo da história, é sempre o culpado.

Mas ele só deve ser substituído quando todos os outros componentes que trabalham com ele forem testados e comprovadamente estiverem OK

O componente responsável pela liberação da bomba de combustível, da válvula injetora (erradamente chamada de bico injetor) e do chaveamento da bobina é um componente barato, a bobina de pulso (erradamente chamada de bobina impulsora).
Já houve casos de bobinas novas estarem com problemas nos terminais, ou estarem com os fios invertidos.
Sugiro que faça um teste que simula o funcionamento da bobina de pulso, usando uma pilha de 1,5 volts ou um multímetro.
Se ao fazer esse teste houver o pulso da válvula injetora, o culpado é a bobina de pulso.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 14 Mai 2016, 00:56
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Falha? Módulo HEI? Contagiros "louco"?

Mensagem não lida por Carlos Ferreira »

Pois então, em questão da bobida, pois o bico só deu sinal quando troquei o modulo e parou, troquei a bobina de pulso tbm, como queria tudo novo.
Eu voltei a antiga para ver se funciona e nada.
Fiquei cabrero com o modulo, pois o carro nem funcionou e ele já esquentou a ponto de ferver.
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 14 Mai 2016, 00:56
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Falha? Módulo HEI? Contagiros "louco"?

Mensagem não lida por Carlos Ferreira »

Poxa, será que ninguém pode me dar umas dicas para tentar solucionar?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17796
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Falha? Módulo HEI? Contagiros "louco"?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Carlos Ferreira, dicas sobre o sintoma tem muitas aqui no fórum.
Antes de trocar peças, tem que verificar o porquê elas pifaram, para que coloque outra de boa qualidade e não venha a ser danificada.
Se não tem faísca n saída da bobina de ignição, tem que verificar de a UCE está recebendo sinal de rotação. Se não acontecer, não vai ter faísca, o "bico injetor" não vai pulsar e a bomba de combustível não vai funcionar forma de forma definitiva, quando girar o motor. Se tiver um dos 3 itens funcionando, o problema não é falta de sinal de rotação. Se os 3 itens não funcionar, certamente a UCE não está recebendo sinal de rotação do motor.
Se tiver sinal de rotação, tem que verificar se o módulo HEI e a bobina de ignição estão devidamente alimentado eletricamente, se não há tensão acima do especificado, se não tem tensão e se as conexões estão corretas.

Para um HEI danificar rapidamente como mencionou, a tensão está muito alta, não há aterramento ou a bobina de ignição está em curto.

Recomendo que faça uma avaliação mais detalhada que certamente encontrará o defeito.

Abs,

Carlos Frere
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
PedroCTR
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 164
Registrado em: 09 Jan 2011, 15:16
Cidade: Rio Grande
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Falha? Módulo HEI? Contagiros "louco"?

Mensagem não lida por PedroCTR »

Já passei por isso alguns anos atrás, mesmos sintomas, só não cheguei á ficar "na rua" com o carro. No fim das contas era a maldita bobina impulsora.
Segundo o técnico que realizou o serviço, essa ignição dos EFi(kadett e monza) é melindrosa mesmo e normalmente por conta da fragilidade dos pontos de aterramento, principalmente em carros que sofrem manutenções em alternador e remoção de cabeçote, pois são pontos críticos do aterramento e muitos mecânicos não fixam adequadamente, outros remontam de modo incorreto ou ainda pior: ignoram fios ressecados, quebrados e/ou descascados. Me disse também que normalmente quando pifa a bobina impulsora é bem provável que algum tempo depois o módulo HEI peça as contas e pude comprovar que a teoria dele procede pois uns meses depois que troquei a bobina impulsora fiquei na estrada por causa do módulo.
Outro detalhe que é importante lembrar, e muito "eletricista" acha besteira, é a correta aplicação da pasta térmica no módulo hei, seja em caso de simples remoção ou troca do mesmo.
MONZA - Só quem o possui, o entende.
MONZA SL 1993 2,0 EFI BRANCO MAHLE
AGORA TAMBÉM MONZA GL 1,8 EFI 1994 AZUL STRAUSS
A FAMÍLIA CRESCEU!
Responder