Vou ir concentrando aqui todas as informações que ir conseguindo sobre os comandos de válvula que equiparam os Motores dos Monzas. Quem souber de algo, pode complementar também!
Fonte: Revista 4 Rodas - Edição 336 - Julho de 1988.
Com isto já descobri que o Monza 1.8 a gasolina, 2.0 a álcool e a gasolina de 1988 a 1991 tem o mesmo comando, e o 1.8 a alcool tem um comando mais amarrado.
Por enquanto só tenho isso... vou continuar pesquisando.
:smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
O comando mais bravo da linha Monza é o do S/R 1.8s, que infelizmente não tenho mais o original (meu motor não é mais o original). Quanto a essa diferença entre o comando do 1.8 e do 2.0, eu nunca tinha ouvido falar.
Eu também nunca tinha ouvido falar.
Mas faz sentido...
Meu Monza é 1.8 e era a álcool.
Mas como ando muito pouco com ele... menos de 30km por semana, só final de semana que ando uns 50km... e sempre percursos curtos, andar no álcool estava muito chato... 2 minutos esquentando para andar 5 minutos não dá...
Daí troquei os pistões, distribuidor, carburador... enfim, tudo que precisava trocar para ficar um autêntico Monza a gasolina.
Mas, mesmo assim, ele ficou meio manco (se comparado a um 1.8 original a gasolina)... não é tão bom em giros altos (para lá de 5000rpm). Mas tem muita força em baixa.
Só pode ser culpa do comando.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
Quando tive que trocar de comando, obti pelo Kadett GS. Falaram que era melhorzinho. O melhorzinho quanto??? :smt017 Vou pesquizar para ver qual a diferença entre eles!
Amigos, fiz um viagem ao Piaui com minha família, e, no retorno há uns 75 km antes de Posto Rosário (que já fica perto da fronteira BA / GO), quebrou o comando de válvulas do meu Kadett 1.8 - gasolina - 1993. Ele quebrou no meio, coisa que todos os mecânicos e "palpiteiros" a quem já relatei o fato, me falaram nunca ter notícias de ter visto. Comprei um comando e instalamos no carro. Após esse fato, o carro começou a ter um consumo maior, da ordem de 35% aproximadamente. Por exemplo, com um valor de R$ 20,00 o Kadett tinha autonomia de 90km/L e passou a fazer apenas 60 km/L.
Não entendia o que acontecia, mas fui a duas concessionárias Chevrolet e obtive a resposta. Os comandos do 1.8 e do 2.0 são diferentes, embora não se perceba a olho nu.Os "ressaltos" têm diferença considerável. Além disto, descobri outra coisa: Há uma marcação com letra na extremidade do comando, onde se conecta o distribuidor... a comando para 1.8 tem a letra " E " gravada e o para o 2.0 tem a letra " K ". Ou seja, existe realmente diferença entre os comandos.
Atualmente estou na luta em busca de um comando usado que tenha a letra " E " gravada. Na concessionária, custa em torno de R$ 370 reais... em lojas que vendem o mesmo comando GM, encontro por R$ 200,00 e nas lojas que vendem peças de veículos sinistrados, comprados de seguradoras, poderia encontrar por uns R$ 100,00 original GM. Então, se a informação serve para os amigos, como serviu pra mim, um grande abraço e podem contactar-me para maiores informações.
Venho a dúvida, o comando do álcool, tanto 1.6, 1.8, 2.0 é o mesmo do gasolina para cada motor nas suas devidas cilindradas. Me falaram que era o mesmo.
Você acredita que uns 10 minutos após eu postar aqui, achei uma versão dessa tabela, da Resolit, no Google?
E ainda fiz uma outra descoberta. Meu Kadett 93 - gasolina - pelo que vi, estava usando comando de 1.8 - álcool - 92. Não sei se já deu problema e o antigo dono colocou esse ou se o carro era a álcool e foi convertido. Estou em Brasília e esse carro é originário do Pará... Vou ter que investigar se houve modificações. É um bom carro e não quero me desfazer dele agora. Está precisando de uma pintura, mas tem bom motor, potente de valente. Só preciso ver se resolvo o problema de alto consumo.
Algum amigo poderia me falar se o consumo de 8 km/L é excessivo pra um Kadett 93 - 1.8 - SL?