TROCA DO CABO DE ACELERAÇÃO E CABO DE EMBREAGEM
- waldir
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TROCA DO CABO DE ACELERAÇÃO E CABO DE EMBREAGEM
TROCA DO CABO DE ACELERAÇÃO E CABO DE EMBREAGEM - ATUALIZAÇÃO
Reeditado em virtude das fotos armazenadas no ImageShack não serem mais gratuitas e uma série delas se tornaram indisponíveis para veiculação automática nas matérias que emiti aqui nos Monzeiros como poderão verificar no link que segue, como também os comentários dos associados na ocasião da emissão e que enriqueceram as informações pretendidas.
viewtopic.php?f=14&t=28088
No dia 11 e 12/09/2013 efetuei a troca dos cabos de aceleração e depois o de embreagem. Isto por que, o cabo da aceleração havia sido trocado quando o original rompeu há 2 anos e quem fez a instalação, o fez por cima da mangueira da gasolina da partida a frio e fios e mangueira de vácuo e achei que estava produzindo falhas por que estava bambo e faltando a presilha para estabilizá-lo.
CABO DA ACELERAÇÃO
Procedimento:
Ferramentas: lâmpada para iluminação do pedal e alicate de bico fino ou chato.
1- Tira-se o conjunto do filtro de ar para facilitar o acesso.
2- Gira-se a roldana para desencaixar o cabinho.
3- Agora vem a parte mais difícil por que depende de um contorcionismo após afastar todo o banco. Pode-se tirar o banco para facilitar.
4- Com uma lâmpada ilumina-se a parte superior do pedal do acelerador no seu suporte.
5- Com um alicate (bico fino ou chato) puxa-se o terminal do cabinho e a mola para trás (1 da foto) e movimenta-o para a direita para
que saia pelo rasgo do pedal. (2 da foto)
6- Na frente puxa-se o cabo que está encaixado na parede corta fogo atrás do suporte do servo-freio.
Puxe sem dó. Deverá sair também a borracha de vedação.
7- Encaixe a borracha novamente na parede corta fogo.
8- Em seguida coloque o cabo novo passando-se a mola pelo furo da borracha na parede corta fogo e encaixa-se o plástico na borracha.
9- Junto ao pedal puxe o cabinho com alicate de bico fino ou com os dedos.
10- Passe pela fenda do pedal e encaixe o tubinho plástico no furo da fenda travando para que não escape.
11- Na frente encaixe a borracha que envolve o cabo no suporte.
12- Vire a roldana e encaixe o cabo.
13- Posicione o cabo para que fique reto, sem que movimente a roldana para não ficar acelerado.
14- Coloque anel trava nos dois lados para evitar que o tubo corra à frente ou para trás.
15- Para modelos carburados não é muito diferente.
O grau de dificuldade é o contorcionismo mesmo com o banco totalmente afastado.
CABO DA EMBREAGEM
Havia trocado o cabo do acelerador (Cabovel R$16,47) e senti outra falha (intermitente) ao soltar o pedal nas trocas de marchas. Imaginei que também estivesse com problema e adquiri um cabo novo da embreagem (Cabo Cabovel R$ 21,78)
Ao tirá-lo foi possível verificar que realmente estava emperrando pois havia um resíduo de óleo e pó formando uma pasta dura no cabinho de aço que o impedia de correr livre. (17 anos, era original)
Procedimento:
Ferramentas: lâmpada para iluminar o pedal; chave de fenda de 20 cm cabo incluído; alicate de bico fino para facilitar; 2 chaves de boca ou estrela 11mm ou uma chave e um alicate de pressão.
1- No meu caso para facilitar eu tirei a bateria; e poderia ter tirado também os cabos do distribuidor, mas não o fiz.
2- Afaste o banco e coloque a chave de fenda embaixo do pedal da embreagem para mantê-lo suspendido evitando
que o cabinho de aço fique esticado.
3- Com isso ficará mais fácil soltar o parafuso com as duas porcas e um limitador plástico puxando-o pela lateral da
alavanca lá na carcaça do cambio. Sai super fácil.
4- Desencaixa-se o cabo da presilha que o mantém curvado.
5- Puxe com força o cabo para trás em direção à parede corta fogo e ele se solta do encaixe na carcaça do câmbio.
6- Feito isso tire a chave de fenda do pedal e empurre o pedal para baixo para puxar o cabinho e aí você
identificará como ele está preso na alavanca.
7- Com um alicate de bico fino desencaixe a mola ( 1 da foto) que aciona o pedal para a esquerda. Não há perigo de a mola escapar.
8- Sem a mola fica mais fácil desencaixar o terminal do cabo,( 2 da foto) use a chave de fenda que ajuda.
9- Uma vez solto o cabo do pedal, puxe-o com força do encaixe da parede corta fogo.
10- Tire a borracha que provavelmente saiu junto e recoloque a na parede corta fogo. Desta vez será pelo tato
11- No cabo velho agora com maior facilidade tire as porcas que serão aproveitadas e recomendo aproveitar o espaçador de plástico cujo furo é passante e não tem rosca como no novo. Se a altura do pedal estava do seu gosto verifique mais ou menos o posicionamento anterior para colocar igual no novo. Se preferir use somente o limitador plástico rosqueado que dispensa porca e contra porca.
12- Insira o terminal do cabinho pelo furo da borracha (na parede corta fogo) e encaixe o plástico no furo desta borracha. Se precisar de deslizante, use sabão liquido ao invés de qualquer derivado de petróleo que atacará a borracha.
13- Com o pedal bambo encaixe o terminal e depois a mola. Acione o pedal para sentir se ficou direito.
14- Coloque a chave de fenda novamente sob o pedal.
15- Na frente encaixe o cabo na presilha e depois no suporte da carcaça ( aquela peça plástica cilíndrica, amarela ou azul).
16- Encoste o limitador plástico que regula a altura do pedal nas porcas posicionadas no parafuso pela fenda da alavanca.
17- Solte a chave de fenda do pedal e acione o pedal da embreagem.
18- Meça a altura do pedal ao chão e ele devera estar entre 14 e 15 cm altura ideal.
19- Se ficar muito alto ou muito baixo, coloque a chave de fenda novamente sob o pedal e vá
lá frente ajustar as porcas para frente ou para trás conforme corresponder a sua necessidade.
A maior dificuldade é o contorcionismo para soltar e colocar o terminal na alavanca do pedal.
waldir
02.08.2016 (atualização)
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No dia 11 e 12/09/2013 efetuei a troca dos cabos de aceleração e depois o de embreagem. Isto por que, o cabo da aceleração havia sido trocado quando o original rompeu há 2 anos e quem fez a instalação, o fez por cima da mangueira da gasolina da partida a frio e fios e mangueira de vácuo e achei que estava produzindo falhas por que estava bambo e faltando a presilha para estabilizá-lo.
CABO DA ACELERAÇÃO
Procedimento:
Ferramentas: lâmpada para iluminação do pedal e alicate de bico fino ou chato.
1- Tira-se o conjunto do filtro de ar para facilitar o acesso.
2- Gira-se a roldana para desencaixar o cabinho.
3- Agora vem a parte mais difícil por que depende de um contorcionismo após afastar todo o banco. Pode-se tirar o banco para facilitar.
4- Com uma lâmpada ilumina-se a parte superior do pedal do acelerador no seu suporte.
5- Com um alicate (bico fino ou chato) puxa-se o terminal do cabinho e a mola para trás (1 da foto) e movimenta-o para a direita para
que saia pelo rasgo do pedal. (2 da foto)
6- Na frente puxa-se o cabo que está encaixado na parede corta fogo atrás do suporte do servo-freio.
Puxe sem dó. Deverá sair também a borracha de vedação.
7- Encaixe a borracha novamente na parede corta fogo.
8- Em seguida coloque o cabo novo passando-se a mola pelo furo da borracha na parede corta fogo e encaixa-se o plástico na borracha.
9- Junto ao pedal puxe o cabinho com alicate de bico fino ou com os dedos.
10- Passe pela fenda do pedal e encaixe o tubinho plástico no furo da fenda travando para que não escape.
11- Na frente encaixe a borracha que envolve o cabo no suporte.
12- Vire a roldana e encaixe o cabo.
13- Posicione o cabo para que fique reto, sem que movimente a roldana para não ficar acelerado.
14- Coloque anel trava nos dois lados para evitar que o tubo corra à frente ou para trás.
15- Para modelos carburados não é muito diferente.
O grau de dificuldade é o contorcionismo mesmo com o banco totalmente afastado.
CABO DA EMBREAGEM
Havia trocado o cabo do acelerador (Cabovel R$16,47) e senti outra falha (intermitente) ao soltar o pedal nas trocas de marchas. Imaginei que também estivesse com problema e adquiri um cabo novo da embreagem (Cabo Cabovel R$ 21,78)
Ao tirá-lo foi possível verificar que realmente estava emperrando pois havia um resíduo de óleo e pó formando uma pasta dura no cabinho de aço que o impedia de correr livre. (17 anos, era original)
Procedimento:
Ferramentas: lâmpada para iluminar o pedal; chave de fenda de 20 cm cabo incluído; alicate de bico fino para facilitar; 2 chaves de boca ou estrela 11mm ou uma chave e um alicate de pressão.
1- No meu caso para facilitar eu tirei a bateria; e poderia ter tirado também os cabos do distribuidor, mas não o fiz.
2- Afaste o banco e coloque a chave de fenda embaixo do pedal da embreagem para mantê-lo suspendido evitando
que o cabinho de aço fique esticado.
3- Com isso ficará mais fácil soltar o parafuso com as duas porcas e um limitador plástico puxando-o pela lateral da
alavanca lá na carcaça do cambio. Sai super fácil.
4- Desencaixa-se o cabo da presilha que o mantém curvado.
5- Puxe com força o cabo para trás em direção à parede corta fogo e ele se solta do encaixe na carcaça do câmbio.
6- Feito isso tire a chave de fenda do pedal e empurre o pedal para baixo para puxar o cabinho e aí você
identificará como ele está preso na alavanca.
7- Com um alicate de bico fino desencaixe a mola ( 1 da foto) que aciona o pedal para a esquerda. Não há perigo de a mola escapar.
8- Sem a mola fica mais fácil desencaixar o terminal do cabo,( 2 da foto) use a chave de fenda que ajuda.
9- Uma vez solto o cabo do pedal, puxe-o com força do encaixe da parede corta fogo.
10- Tire a borracha que provavelmente saiu junto e recoloque a na parede corta fogo. Desta vez será pelo tato
11- No cabo velho agora com maior facilidade tire as porcas que serão aproveitadas e recomendo aproveitar o espaçador de plástico cujo furo é passante e não tem rosca como no novo. Se a altura do pedal estava do seu gosto verifique mais ou menos o posicionamento anterior para colocar igual no novo. Se preferir use somente o limitador plástico rosqueado que dispensa porca e contra porca.
12- Insira o terminal do cabinho pelo furo da borracha (na parede corta fogo) e encaixe o plástico no furo desta borracha. Se precisar de deslizante, use sabão liquido ao invés de qualquer derivado de petróleo que atacará a borracha.
13- Com o pedal bambo encaixe o terminal e depois a mola. Acione o pedal para sentir se ficou direito.
14- Coloque a chave de fenda novamente sob o pedal.
15- Na frente encaixe o cabo na presilha e depois no suporte da carcaça ( aquela peça plástica cilíndrica, amarela ou azul).
16- Encoste o limitador plástico que regula a altura do pedal nas porcas posicionadas no parafuso pela fenda da alavanca.
17- Solte a chave de fenda do pedal e acione o pedal da embreagem.
18- Meça a altura do pedal ao chão e ele devera estar entre 14 e 15 cm altura ideal.
19- Se ficar muito alto ou muito baixo, coloque a chave de fenda novamente sob o pedal e vá
lá frente ajustar as porcas para frente ou para trás conforme corresponder a sua necessidade.
A maior dificuldade é o contorcionismo para soltar e colocar o terminal na alavanca do pedal.
waldir
02.08.2016 (atualização)
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Carlos A. Freire
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Re: TROCA DO CABO DE ACELERAÇÃO E CABO DE EMBREAGEM
Apenas como informação, estava sentido o pedal de embreagem dar soquinhos ao soltar lentamente e em manobras. Troquei o cabo de embreagem por um da marca IKS e, o pedal ficou muito pesado. Ficou muito ruim para andar com o carro assim, tendo em vista que esse não era meu problema.
Comprei outro cabo, desta vez da Fania e o pedal ficou leve como antes e sem os solavancos, sintoma que havia motivado a troca.
O mesmo aconteceu com um amigo, que usou cabo IKS no Monza. Fica a dica.
Abs,
Carlos Freire
Comprei outro cabo, desta vez da Fania e o pedal ficou leve como antes e sem os solavancos, sintoma que havia motivado a troca.
O mesmo aconteceu com um amigo, que usou cabo IKS no Monza. Fica a dica.
Abs,
Carlos Freire
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Re: TROCA DO CABO DE ACELERAÇÃO E CABO DE EMBREAGEM
Na época em 2013 eu procurei aqui na cidade o Fania (tido como original e de melhor qualidade), mas não encontrei e comprei então o da marca Cabovel que dizem ser o melhor da 2ª linha. Está há 3 anos sem problemas.
Dê preferência pelo Fania, se puder esperar pela encomenda em outra cidade ( SP) e troque pela melhor qualidade por que o trabalho que dá vale a espera, se for o seu caso.
Dê preferência pelo Fania, se puder esperar pela encomenda em outra cidade ( SP) e troque pela melhor qualidade por que o trabalho que dá vale a espera, se for o seu caso.
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Re: TROCA DO CABO DE ACELERAÇÃO E CABO DE EMBREAGEM
O Fania é de boa qualidade, mas não é original do Monza. Eram duas marcas, para mim, desconhecidas, que não me lembro mais. Se ainda tiver esses cabos em casa, depois posto as marcas.
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Re: TROCA DO CABO DE ACELERAÇÃO E CABO DE EMBREAGEM
Carlos A. Freire escreveu:O Fania é de boa qualidade, mas não é original do Monza. Eram duas marcas, para mim, desconhecidas, que não me lembro mais. Se ainda tiver esses cabos em casa, depois posto as marcas.
Aqui estão os cabos de embreagem originais:
Tenho 6 cabos de embreagem usados guardados em casa. Não sei por quê guardo essas coisa, kkkk! São 5 originais GM e um Fania.
Procurei o que estava no meu Monza GLS 96 quando comprei, mas não encontrei, devo ter jogado fora. Era original GM de outra marca. diferente dessas duas acima.
Quando troco peças em casa, muitas eu guardo, quando troca nas oficinas de amigos, acabo jogando fora. Talvez por que nas oficinas tem como descartar com mais facilidade, rs!
Abs,
Carlos Freire
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Re: TROCA DO CABO DE ACELERAÇÃO E CABO DE EMBREAGEM
Carlos,
aquele que tirei do meu era original de fábrica e me lembro bem o encaixe plástico era azul . O Cabovel é amarelo.
Eu tenho umas peças velhas guardadas de 'estepe' para uma emergência. De vez em quando eu trocava peças por estarem velhas e que poderiam ser um defeito em potencial. Ledo engano, duas delas que voltei a usar foram a válvula termostática Wahler por umatroca mal sucedida por MTE, atualmente já trocada por outra. Aoutra peça foi retornar com um MAP original... mas também já substituido.
Tenho uma válvula injetora original usada e guardada que foi trocada por uma Delphi no ano 2.000 e tenho também um motor de passo na mesma condição. Ah e velas de ignição com 1 ano de uso em perfeito estado NGK, optei por Green Plug (atualmente meço a resistência)
aquele que tirei do meu era original de fábrica e me lembro bem o encaixe plástico era azul . O Cabovel é amarelo.
Eu tenho umas peças velhas guardadas de 'estepe' para uma emergência. De vez em quando eu trocava peças por estarem velhas e que poderiam ser um defeito em potencial. Ledo engano, duas delas que voltei a usar foram a válvula termostática Wahler por umatroca mal sucedida por MTE, atualmente já trocada por outra. Aoutra peça foi retornar com um MAP original... mas também já substituido.
Tenho uma válvula injetora original usada e guardada que foi trocada por uma Delphi no ano 2.000 e tenho também um motor de passo na mesma condição. Ah e velas de ignição com 1 ano de uso em perfeito estado NGK, optei por Green Plug (atualmente meço a resistência)
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Re: TROCA DO CABO DE ACELERAÇÃO E CABO DE EMBREAGEM
Waldir, raramente eu troco peças boas por peças novas.
Guardo algumas peças quando faço manutenção em casa, para ter uma de reserva se caso venha quebrar. No caso desses cabos de embreagem, todos foram trocados por deixar o pedal pesado ou tremendo em pequenas manobras. Creio que a maioria, se lubrificar devem ficar bom novamente.
É que na época se encontrava com facilidade o cabo original para troca, e com preço bom.
Nos 3 Monza que tive, juntando com atual, os da família e dos amigos, nenhum veio com encaixe de plástico amarelo, todos eram azuis, com diferença de tonalidade, como pode perceber nas imagens. E todos eles estavam com cabo original GM. Mas se está dizendo que o seu veio de fábrica amarelo, eu acredito.
Repare que os dois cabos são originais GM e de marcas desconhecidas. O que estava no meu GLS também era GM feito por outra marca desconhecida, mas na minha opinião, foi o melhor, melhor até que o de reposição original GM. Os outros cabos que tenho original, que comentei acima são do mesmo fabricante desse Duk ou Dura (não sei qual é o nome do fabricante, rs!)
Esses cabos, alguns são do SL/E 91 que tive e a maioria do GLS 96, que está comigo a 17 anos.
Deixo guardado cabos de velas, velas que ainda não estão alterando funcionamento do motor, rotor, tampa do distribuidor, palhetas de limpador e tenho um back-up da máquina no limpador (completa com motor, importado da Dyna), que me serviu, serviu também a outros 2 amigos, enquanto fazia a manutenção na original desse meu GLS 96, que veio de fábrica com o motor Bosch.
Tenho outras peças que guardei para ajudar a tirar dúvidas e em palestras em encontros do Monza Clube, como VT, radiadores Delphi com A/C e sem A/C e um Visconde, bomba d'água até 95 e 96, tensionadores até 95 e do 96 entre outros...
Tenho também guardado uma bomba de combustível EFI, Correias da ultima troca (normalmente estão boas), um HEI (era Delphi, mas apliquei em um Monza de amigo e fiquei com um HEI Magneti Marelli dele).
Enfim, peças que podem me ajudar ou amigos em caso de quebra em um fim de semana. Se bem que agora temos muitas auto peças que funcionam aos domingos também e outra que funciona 24hs, rs! Assim posso aplicar e ir com mesmo carro comprar a nova, rs!
Abs,
Carlos Freire
Guardo algumas peças quando faço manutenção em casa, para ter uma de reserva se caso venha quebrar. No caso desses cabos de embreagem, todos foram trocados por deixar o pedal pesado ou tremendo em pequenas manobras. Creio que a maioria, se lubrificar devem ficar bom novamente.
É que na época se encontrava com facilidade o cabo original para troca, e com preço bom.
Nos 3 Monza que tive, juntando com atual, os da família e dos amigos, nenhum veio com encaixe de plástico amarelo, todos eram azuis, com diferença de tonalidade, como pode perceber nas imagens. E todos eles estavam com cabo original GM. Mas se está dizendo que o seu veio de fábrica amarelo, eu acredito.
Repare que os dois cabos são originais GM e de marcas desconhecidas. O que estava no meu GLS também era GM feito por outra marca desconhecida, mas na minha opinião, foi o melhor, melhor até que o de reposição original GM. Os outros cabos que tenho original, que comentei acima são do mesmo fabricante desse Duk ou Dura (não sei qual é o nome do fabricante, rs!)
Esses cabos, alguns são do SL/E 91 que tive e a maioria do GLS 96, que está comigo a 17 anos.
Deixo guardado cabos de velas, velas que ainda não estão alterando funcionamento do motor, rotor, tampa do distribuidor, palhetas de limpador e tenho um back-up da máquina no limpador (completa com motor, importado da Dyna), que me serviu, serviu também a outros 2 amigos, enquanto fazia a manutenção na original desse meu GLS 96, que veio de fábrica com o motor Bosch.
Tenho outras peças que guardei para ajudar a tirar dúvidas e em palestras em encontros do Monza Clube, como VT, radiadores Delphi com A/C e sem A/C e um Visconde, bomba d'água até 95 e 96, tensionadores até 95 e do 96 entre outros...
Tenho também guardado uma bomba de combustível EFI, Correias da ultima troca (normalmente estão boas), um HEI (era Delphi, mas apliquei em um Monza de amigo e fiquei com um HEI Magneti Marelli dele).
Enfim, peças que podem me ajudar ou amigos em caso de quebra em um fim de semana. Se bem que agora temos muitas auto peças que funcionam aos domingos também e outra que funciona 24hs, rs! Assim posso aplicar e ir com mesmo carro comprar a nova, rs!
Abs,
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Re: TROCA DO CABO DE ACELERAÇÃO E CABO DE EMBREAGEM
Carlos, o que eu escrevi foi: aquele que tirei do meu era original de fábrica e me lembro bem o encaixe plástico era azul . O Cabovel é amarelo.
Talvez vc leu rápido e entendeu cabo-velho é amaraelo. Não a Marca Cabovel é amarelo.
Ano passado eu tinha uma bomba de combustivel zero da Weber(Magnete Marelli) Quando precisei usá-la ela não funcionou devia estar enferrujada por dentro. Comprei uma Delphi Made in Brasil e está funcionando. Como estava no meu estoque a garantia venceu não seria possível a troca. O barato saiu caro por que eu perdi a minha mão de obra 5 vezes: tirar a velha Delphi; colocar a Weber; tirar a weber para testes, colocar a Weber e não funcionar direito; tirar a Weber; colocar a Delphi nova
Talvez vc leu rápido e entendeu cabo-velho é amaraelo. Não a Marca Cabovel é amarelo.
Ano passado eu tinha uma bomba de combustivel zero da Weber(Magnete Marelli) Quando precisei usá-la ela não funcionou devia estar enferrujada por dentro. Comprei uma Delphi Made in Brasil e está funcionando. Como estava no meu estoque a garantia venceu não seria possível a troca. O barato saiu caro por que eu perdi a minha mão de obra 5 vezes: tirar a velha Delphi; colocar a Weber; tirar a weber para testes, colocar a Weber e não funcionar direito; tirar a Weber; colocar a Delphi nova
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