Ajuda
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Ajuda
Boa noite amigos tenho um monzeira 88 modelo 89 sle quadradinho ,recentemente fiz a troca de motor com a ajuda de um amigo e o mecânico de caminhões na empresa ao qual trabalho ,o fato é que o motor que coloquei fiz a troca de óleo e filtro coloquei aditivo TD como manda o figurino ,religuei radiador e TDS os apetrechos necessários ,numa anciedade que so deus sabe loco pra ver o motorzao funcionando , pois já fazia uns 3 anos que o meu antigo motor já vinha me dando gastos ,mais vamos lah após TD no lugar dei a tao esperada partida no lindao que alegria ele pegou depois de 3 partidas após algumas injetadas no carburador, ficou na lenta normalzinho sem nada batendo somente o barulho do motor normal ,depois de uns 5 ou 7 minutos ligados desliguei ele é liguei denovo ,pegou na hora mais senti que ele deu umas falhadinha olhei a tampa do óleo e tava lah a tristeza o óleo completamente borbulhado de água TD branco ,eu tinha acabado de por 3 litros e pouco ,filtro novo ,notei tbm que ele estava saindo uma mistura de água com óleo no escapamento e na junta do coletor ,até então pesquisei aki no fórum e acho que pode ser devido a troca da bomba de combustível que eu havia feito ,mais a minha dúvida é o seguinte amigos ,sera que posso tirar o cabeçote e comandos do outro motor e colocar nesse trocando apenas a junta ?? Sem precisar retifica ? Lembrando que a parte de cima do outro que tirei esta zera ,pois eu havia feito TD antes daí começou meu problema pois fiz a parte de cima é a de baixo não estava boa e abriu o bico ,então amigos desde de já adianto que não sei se é fase 1 ou 2 mais os dois motores sao iguais 1.8 a álcool, peço a ajuda dos amigos pois no momento não tenho como pagar um mecânico, será que posso fazer a troca somente da junta ?
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Re: Ajuda
olá Abner.
Segundo as orientações, é necessário retificar o cabeçote toda vez que ele é removido do bloco. É preciso fazer para retirar qualquer empeno. Mesmo que já tenha feito recentemente. Se os motores forem originais, são iguais, e portanto você pode usar o cabeçote anterior, mas como mencionei deverá retificá-lo. Caso contrário corre o risco de perder serviço e material.
Tem vários tópicos sobre isso, use a ferramenta de pesquisa.
Qualquer dúvida poste aqui.
Abçs,
Gilmar
Segundo as orientações, é necessário retificar o cabeçote toda vez que ele é removido do bloco. É preciso fazer para retirar qualquer empeno. Mesmo que já tenha feito recentemente. Se os motores forem originais, são iguais, e portanto você pode usar o cabeçote anterior, mas como mencionei deverá retificá-lo. Caso contrário corre o risco de perder serviço e material.
Tem vários tópicos sobre isso, use a ferramenta de pesquisa.
Qualquer dúvida poste aqui.
Abçs,
Gilmar
Vectra 97 GLS
- mspagiari
- Modelo: Monza Club
- Ano: 1994
- Injeção: EFi
Dificil fazer em casa, concordo com o amigo tem q ser feito em retifica ou deixar em uma boa oficina.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
ex-monza 1989 sle preto
- Gilmar Martins
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1991
- Injeção: MPFi
Pois é Abner, você tem conhecimento básico de mecânica e algumas ferramentas? Se tiver mãos à obra, como eu disse acima, tem vários tópicos de como desmontar e montar o cabeçote. Só deve prestar muita atenção quando for desmontá-lo, retirando com cuidado os tuchos, pastilhas e balancins para que ao fazer a montagem fique na mesma posição. Eu fiz da seguinte maneira: peguei 5 saquinhos plástico enumerei-os e coloquei os conjuntos respectivos em ordem 1,2,3 e 4 tendo como referência a polia dentada. Depois montei seguindo as respectivas posições. Ficou 10.
O ponto mais crítico é o aperto no torque certo que irá precisar de uma chave de torque e uma chave de ângulo para dar o aperto. Mas está tudo no manual que você pode baixar aqui mesmo no fórum. A sequencia do aperto vem junto com a embalagem da junta.
Eu nunca tinha feito o serviço, mas o pessoal do fórum foi muito legal e deu tudo certo.
Abraços,
Gilmar
O ponto mais crítico é o aperto no torque certo que irá precisar de uma chave de torque e uma chave de ângulo para dar o aperto. Mas está tudo no manual que você pode baixar aqui mesmo no fórum. A sequencia do aperto vem junto com a embalagem da junta.
Eu nunca tinha feito o serviço, mas o pessoal do fórum foi muito legal e deu tudo certo.
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1989
.
Motores F1 E F2 sao diferentes .
NAO ande com o carro com oleo assim
O oleo ta com cheiro de alcool ? c sim ainda é resquicio do vazamento da bomba de combustivel , c nao, vai ter q mexer no cabeçote, com ferramenta apropriada vc consegue verificar c houve empenamento do cabeçote que causaria este problema , e decidir c retifica ele ou nao, Porem, quando "fazemos" o motor seria sensato sim retificar o cabeçote, trocar todos retentores e guias (que custam barato) e talvez até colocar todas valvulas novas (opcional, dependo do caso e estado das mesmas).
Ja fui informado que parafusos usados podem chegar no fundo e nao alcançarem o torque correto exigido para devida vedaçao da junta , causando o problema q vc informou .
Voce pode sim usar o outro cabeçote, mas TEM que ser cabeçote f1 com f1 e f2 com f2 , da pra fazer em casa sim mas TEM que ter torquimetro (q vc consegue emprestado) .
Sei como é, vc ja deve ter gastado bem pra fazer o motor e agora aparece isso . . ., da pra montar sem retificar, mas por sua conta e risco , e cada vez q vc tem problemas com contaminaçao do oleo (seja por agua, combustivel etc) vc perde um pouco da vida util do motor causada por deficiencia na lubrificaçao, e com motor justo, vc pode até fundir o motor e perder toda grana e trabalho .
Tem topicos que ensinam como montar o cabeçote com todo procedimento de torque e ORDEM de aperto .
Mãos a obra
Motores F1 E F2 sao diferentes .
NAO ande com o carro com oleo assim
O oleo ta com cheiro de alcool ? c sim ainda é resquicio do vazamento da bomba de combustivel , c nao, vai ter q mexer no cabeçote, com ferramenta apropriada vc consegue verificar c houve empenamento do cabeçote que causaria este problema , e decidir c retifica ele ou nao, Porem, quando "fazemos" o motor seria sensato sim retificar o cabeçote, trocar todos retentores e guias (que custam barato) e talvez até colocar todas valvulas novas (opcional, dependo do caso e estado das mesmas).
Ja fui informado que parafusos usados podem chegar no fundo e nao alcançarem o torque correto exigido para devida vedaçao da junta , causando o problema q vc informou .
Voce pode sim usar o outro cabeçote, mas TEM que ser cabeçote f1 com f1 e f2 com f2 , da pra fazer em casa sim mas TEM que ter torquimetro (q vc consegue emprestado) .
Sei como é, vc ja deve ter gastado bem pra fazer o motor e agora aparece isso . . ., da pra montar sem retificar, mas por sua conta e risco , e cada vez q vc tem problemas com contaminaçao do oleo (seja por agua, combustivel etc) vc perde um pouco da vida util do motor causada por deficiencia na lubrificaçao, e com motor justo, vc pode até fundir o motor e perder toda grana e trabalho .
Tem topicos que ensinam como montar o cabeçote com todo procedimento de torque e ORDEM de aperto .
Mãos a obra

CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Ano: 1988
Ooo amigos agradeço a TDS aí pela ajuda ,até queria mandar fts pra compartilhar com vcs ,mais são sei como mandar ,tenho pouco conhecimento com mecânica mais vou tentar montar eu mesmo,já conversei com um mecânico e ele me cobrou 80 reais para irá lá aperta com o torquímetro dele ,vou tentar manda imagens pra compartilhar com os amigos monzeiros ,mais uma vez obrigado pelo carinho de vocês
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1989
.
Eu acho meio caro cobrar 80 conto pra apertar alguns parafusos, agora c ele for montar pra vc ja ta barato .
C ele for fazer este serviço pra vc OBSERVE com atençao c ele segue a ordem de aperto :

C vc ver ele colocar o torquimetro em ordem DIFERENTE da imagem acima NAO deixa ele continuar, agradece e manda ele embora (tenho 90% q ele vai fazer o procedimento correto) .
Apos os trabalhos nao esquece de vir aqui e postar o resultado e todo procedimento adotado .
DUVIDAS ? pergunte antes de fazer ok ?
abraço
Eu acho meio caro cobrar 80 conto pra apertar alguns parafusos, agora c ele for montar pra vc ja ta barato .
C ele for fazer este serviço pra vc OBSERVE com atençao c ele segue a ordem de aperto :

C vc ver ele colocar o torquimetro em ordem DIFERENTE da imagem acima NAO deixa ele continuar, agradece e manda ele embora (tenho 90% q ele vai fazer o procedimento correto) .
Apos os trabalhos nao esquece de vir aqui e postar o resultado e todo procedimento adotado .
DUVIDAS ? pergunte antes de fazer ok ?
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1995
- Injeção: EFi
Mas atenção,
o torquímetro só é usado para uniformizar com 25 Nm o primeiro aperto de todos os parafusos seguindo a tabela de aperto.
Os demais apertos são series de 60º vide tópico:
viewtopic.php?f=15&t=30785#p374255
o torquímetro só é usado para uniformizar com 25 Nm o primeiro aperto de todos os parafusos seguindo a tabela de aperto.
Os demais apertos são series de 60º vide tópico:
viewtopic.php?f=15&t=30785#p374255
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya