Boa noite Monzeiros
Eu estou planejando fazer uma limpeza na tampa de válvulas e trocar a junta da mesma. Tem que ter um torquímetro para ajustar o aperto dos parafusos da tampa??? E os parafusos tem que ser apertados em sequência cruzada????
Valeu!!!!
limpeza e troca de junta da tampa de válvula
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: limpeza e troca de junta da tampa de válvula
Todos os parafusos requer o torque correto. Esses torques vem no manual de reparações do Monza 90, com link disponível aqui no fórum, na seção de manuais. Contudo, para manutenção em casa por nós entusiastas, raramente teremos um torquímetro a disposição. Nesse caso seria preciso ter noção e habilidade para não deixar solto ou apertar em excesso, danificando a rosca da "capela". Eu por exemplo, nunca usei torquímetro nesses parafusos e nunca ficou vazando ou danifiquei roscas. Mas aí vai de cada um...
Recomendo fazer o aperto com sequência cruzada.
Abs,
Carlos Freire
Recomendo fazer o aperto com sequência cruzada.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
Sequência cruzada dá margem a muitas interpretações.os parafusos tem que ser apertados em sequência cruzada????
Como no caso do cabeçote, tampa do carburador, etc, todas essas 'tampas' feitas em metal mole necessitam ser apertadas usando-se uma sequência de aperto. Se você apertar os parafusos das extremidades primeiro não conseguirá encostar a parte interna de acordo, e vai vazar e deformar a peça.
Primeiramente instala-se todos os parafusos e encosta-se os mesmos, sem apertar muito.
Depois começa-se a dar o aperto final pelos parafusos do meio da peça. Vai-se apertando então os outros, de dentro para fora.
Pode-se cruzar ou não.

Como disse o Carlos Freire, o ideal para qualquer serviço em mecânica é usar torquímetro. Mecânicos, mesmo amadores, com prática, conseguem saber mais ou menos quanto apertar os parafusos e porcas, de acordo com o tamanho e o material de que são feitos.
No caso da tampa, onde os parafusos são de aço e o cabeçote, onde estão as roscas, não são tão duros, um aperto excessivo pode espanar roscas, o que vai dar trabalho e despesa para corrigir. A escolha da ferramenta adequada também é importante. Eu tenho um jogo de chaves aqui que se for usado sem critério acaba com qualquer rosca, pois a alavanca das chaves é comprida demais, o que multiplica a força aplicada. São chaves ideais para afrouxar parafusos, mas não para apertar.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
.
Nao sei o ano, nem o modelo do seu carro (seria legal completar as informaçoes no seu avatar, ajuda muito nos diagnosticos) .
Existem algumas tampas que possuem um limitador para aperto, e juntas que vem com limitador, mas sempre o correto seria usar torquimetro, mas nunca vi usarem, inclusive troquei minha juntas estes dias sem auxilio de torquimetro, e nao vaza uma gota, mas tem que ter jeito, senao enforca a junta .
Muito relevantes as informaçoes prestadas pelo Luz Carlos
abraços
Nao sei o ano, nem o modelo do seu carro (seria legal completar as informaçoes no seu avatar, ajuda muito nos diagnosticos) .
Existem algumas tampas que possuem um limitador para aperto, e juntas que vem com limitador, mas sempre o correto seria usar torquimetro, mas nunca vi usarem, inclusive troquei minha juntas estes dias sem auxilio de torquimetro, e nao vaza uma gota, mas tem que ter jeito, senao enforca a junta .
Muito relevantes as informaçoes prestadas pelo Luz Carlos
abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
-
- Membro SL (Nível 1)
- Ano: 1992
Agradeço pelas informações. Pois as mesmas esclareceram as minhas duvidas
Meu Monza e ano 92 SL/E EFI GAS/GNV
Valeu! Luiz Carlos e DECO
Meu Monza e ano 92 SL/E EFI GAS/GNV
Valeu! Luiz Carlos e DECO
-
- Membro SL (Nível 1)
- Ano: 1992
Valeu monzeiros!!!
Serviço efetuado com sucesso.
OBS: Não usei cola pra junta(silicone pra alta temperatura), pois um mecânico me falou que a mesma danifica a junta de cortiça. A junta que comprei tem limitadores de aperto. Ok.
Serviço efetuado com sucesso.
OBS: Não usei cola pra junta(silicone pra alta temperatura), pois um mecânico me falou que a mesma danifica a junta de cortiça. A junta que comprei tem limitadores de aperto. Ok.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
Sou do tempo em que todas as juntas eram de cortiça, e em todos os manuais de mecânica junta de cortiça exigia que se passasse uma pasta veda juntas, senão o vazamento era certo.Não usei cola pra junta(silicone pra alta temperatura), pois um mecânico me falou que a mesma danifica a junta de cortiça
Se veda-juntas daqueles antigos não estragavam as juntas, o silicone, que é um produto famoso justamente por não atacar nada, não iria danificar a junta.
O ruim de usar veda juntas é na hora de remover a tampa. Ela gruda e só sai na marra. E na hora de sair arrebenta a cortiça toda.
No meu Monza anterior não encontrei junta de borracha e instalei a de cortiça sem nada, pura mesmo, e não vazou nada.
Em motores mais velhos, onde a pressão do cárter está maior, cortiça pura não consegue vedar totalmente.
Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ