Duvida: funçao deste rele

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Duvida: funçao deste rele

Mensagem não lida por italo_ »

Qual a funçao do "rele principal do ar condicionado" nos monzas efi?
Se nao é ele que atraca e desatraca o compressor e muito menos controla alguma velocidade da ventoinha, entao o que ele faz?
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Duvida: funçao deste rele

Mensagem não lida por italo_ »

Vou tomar a liberdade de tentar responder a esta pergunta e peço aos demais amigos que corrijam e acrescentem maiores informações.

Pelo que andei lendo em alguns topicos aqui do forum, colhetei algumas informações.
Não sei se nos monzas carburados e mpf funciona desta forma, mas no efi tem-se que: este rele é o primeiro que compõe o sistema de AC. Sua função é de liberar a alimentação de 12v, por um fio de 1,5mm, para a chave seletora do AC no painel. Para este rele atracar e alimentar a chave seletora, a luz indicadora de carga de bateria deve acender com a ignição ligada e, após a partida do motor, ela se apagar, indicando que o alternador está de fato gerando carga e que a lâmpada de carga de fato está funcionando corretamente. Nao sei responder, porém, como e por quais fios este rele recebe estes parâmetros.
A conclusão é de que ele funciona como uma proteção ao sistema eletrico do carro em caso de defeito no alternador, evitando assim o acionamento do AC. Se este rele nao existisse, numa situação em que o alternador nao esteja carregando a bateria e o condutor ligasse inadvertidamente o AC, em pouquissimo tempo a carga da bateria esgotar-se-ia, fora que todo o sistema elétrico experimentaria uma queda de tensão muito grande, o que poderia causa avarias irreversíveis a ECM. Vale lembrar também que a ECM tem autonomia para desligar o compressor do AC caso a tensão no sistema elétrico do carro atinja valores abaixo ou acima do que foi programado. Nao lembro de cabeça agora, pois nao estou com o manual da injeção efi em mãos.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Duvida: funçao deste rele

Mensagem não lida por Rafaelo »

Italo, nesses meses ando exatamente estudando o funcionamento original do AC do monza EFI. estou fazendo uma 'engenharia reversa' no sistema pra ver como funciona, so pra depois inserir na minha nova ECU que venho projetando que se destina ao monza EFI original. no caso algoritmos do codigo fonte e no hardware da ECU.

oque foi dito acima esta 95% correto. oque estaria errado é que a ECU em baixa tensao teria problemas, oque nao é verdade. as ECU tem regulador de tensao e proteçao do sistema, elas se desligam antes de entrar na zona de perigo do regulador de tensao... nao vem o caso explicar detalhadamente. a ECU le a "tensao" e desarma se protegendo.

----------------

fora o resto tudo certo, é acrescento mais.
o rele mestre do AC passa todo o sistema nele, se ele desliga o sistema inteiro para, ja que passa a corrente do compressor por ele,interruptor,pressostatos, ou seja o compressor atravessa DOIS reles, o AC(r.analogico) e o do compressor(r.monitorado eletronicamente).

o rele do compressor é digitalmente controlado pela ECU, ele desliga o compressor em diversos momentos.
* "alta tensao"
* alta temperatura motor
* carga alta
* ciclagem

e o mais intessante sao so 2 pressostatos do sistema.
* ciclagem
* alta pressao

ambos sao de proteçao do sistema. uma hora vou montar alguns videos mostrando o trabalho de engenharia dessa minha ECU e o funcionamento original do AC do monza 91 a 96.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Duvida: funçao deste rele

Mensagem não lida por italo_ »

Entao vai ser otimo essa troca de informaçoes! Eu ja comprei as peças novas para adaptar AC no meu monza. Isso sera objeto de um video.

Vou tirar de vez a prova se a ECM dos carros com ar e sem ar de fabrica tem a mesma programaçao! Eu espero que sim, porque se nao..... nao vou poder realizar a comunicaçao do AC com a ECM e ai meu carro nao tera o controle da central sobre o compressor. Ou seja, vai ficar uma buçanha hahahaha, sem marcha-lenta, etc etc etc

Pelo pensamento LOGICO rsrs, eu acho que esta programaçao referente ao AC nao esta no "chip" (nao sei bem o nome certo disso na efi...acho que é o MEM-CAL) e sim na memoria ROM, a qual contem os algoritimos essenciais. O MEM-CAL possui a memoria PROM que é o dito "chip" e nele tem informaçoes sobre o veiculo (se é monza, kadett, 1.8 2.0, s-10, relaçao de diferencial, combustivel, etc).

Até criei um topico na area de eletrica perguntando como eu posso efetuar essas conexoes do AC nos conectores da ECM....digo fisicamente falando, por exemplo....
Como vou inserir esses pinos novos no meu conector da central sem ter que partir pra uma gambiarra rsrsrs. Preciso fazer conexoes firmes e estaveis. Se voce tiver ideia e souber como, me tira essa duvida aqui, ficarei eternamente grato!

Pelo que ando lendo, o manual da injeçao EFI possui o sistema de AC detalhado, com diagramas eletricos em 3 sessoes diferentes.Mas o que nao esta neste manual sao exatamente as ligaçoes do rele principal do ar condicionado!
Ha tambem uma certa confusao quando é explicado o "interruptor de ciclagem do AC" (linha de baixa); ou eu interpretei mal, mas no manual parece que as vezes a pessoa que o redigiu se contradiz em relaçao a esse interruptor e nao fica claro se a ECM desliga o compressor quando recebe ou quando deixa de receber o sinal de 12v pelo pino inerente a este interruptor (o pino C9). Esta duvida tirarei na pratica tambem daqui a algumas semanas, eu espero rsrs....
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Duvida: funçao deste rele

Mensagem não lida por Rafaelo »

entao Italo, quando a tua adaptaçao do AC tu vai ter que se virar, não posso te ajudar nisso, prefiro me limitar na parte tecnica de como funciona o AC do monza 91 a 96. oque eu sei que tu vai ter que rasgar toda a parede corta fogo, a calha dagua, drenos, etc. mas isso nao é comigo rsrsrsr

----------------------------

ja quanto as duvidas tecnicas, posso te orientar um pouco. procura o manual de serviço oficial da multec 700, é o melhor que tu pode fazer pq la tem tudo. porem, tem varios erros e falta de concordâncias.

* sim, tem a mesma programaçao logica todos EFI 91 a 96 com A/C. isso nao muda nao...

* a programaçao ou bloco de comandos fica armazenado nos CI EPROM, o fabricante apelidou de mem-cal. esse que tu troca, ali esta tudo o conteudo de instruçoes para o MCU. essa ECU é bem antiga, vista que ainda usa EPROM e tem varios componentes como EPROM,ADC,MCU,CAN tudo externo... hoje tudo isso é resumido em um so CI o famoso MCU que geralmente é menor que uma moeda de 1 cents.

* pode esquecer.... se a ECU nao for pra AC nao tem como tu fazer isso, pq o hardware muda, e oque muda é justamente os circuitos pra tratar esses sinais analogicos... entao mesmo que tu seja ninja de adaptar o conector macho(ECU) nao vai te adiantar de nada pq nao vai ter circuito pra tratar esses sinais ate o MCU. tem diferença nas ECU? tipo AC e sem AC? pq se tem tu precisa trocar a ECU toda.

* o interruptor de ciclagem fica na linha da baixa pressao(zona fria), ele identifica a pressao dessa linha. lembra das aulas de fisica? quando mais frio, menor é a pressao. por tanto se cair a um determinado ponto o pressostato arma, passando uma tensao positiva pra ECU. ae a ECU desativa o AC pela porta do rele.compressor. isso evita que congele o sistema, e volta a re- armar quando o sistema começa aquecer e a pressao sobe... bem simples o funcionamento e de vital importancia :smt023

* ja o interruptor de alta pressao fica na linha da altapressao(zona quente), ele identifica a sobre pressao nominal. mesma coisa que em cima, avisa na porta da ECU que o sistema esta em anomalia, e ativa a 2° velocidade do AC, raramente entra nessa condição normal de funcionamento. isso é uma barreira de proteçao do sistema pra nao explodir o AC
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Duvida: funçao deste rele

Mensagem não lida por italo_ »

Obrigado pelo esclarecimento sobre os interruptores.... agora tirei a duvida de vez!
Quanto a adaptaçao do ar, nao vou usar de um monza. Vou usar uma caixa evaporadora universal por de tras do portaluvas, vai desembocar nos dutos de ar do painel.... Condensador, compressor e demais peças sao novas, comprei num kit. Vai ser bem simples, bem basico... Ainda esse mes faço o serviço e mostro aqui.
Sobre a ECM eu estou decepcionado rsrsrs..... jurava que era a mesma unidade fisica, ja que era compartilhada com inumeros modelos de veiculos! Pra mim so mudava mesmo o memcal. Sendo assim, preciso comprar uma ECM de alguem aqui e que tenha saido de um monza a alcool e com ar. Poxa....mas fazer o que!

Eu desinstalei o cepchev..... tem como ver se muda toda a central por la? Por algum numero ou coisa do tipo... vai ser impossivel eu achar um outro modulo a alcool com ar e de um monza...nao sei como vou identificar isso fisicamente por fora ;/
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Duvida: funçao deste rele

Mensagem não lida por Rafaelo »

pois é, eu tenho a mesmo duvida que tu se é ou nao diferente. vamos ver se alguem se manifesta rsrsrsrsr

eu tb to sem o catalogo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Jun 2015, 16:50
Cidade: Vitória
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Duvida: funçao deste rele

Mensagem não lida por italo_ »

Vou fazer o teste mandando o sinal de 12v pelo pino B8, que recebe a solicitaçao para o ar ligar. Se der certo o que tem que acontecer é: a central aterrar a saida pelo pino C2 (comando do rele do compressor), aterrar a saida A3 (saida pro rele de baixa velocidade da ventoinha) e a marcha lenta do carro subir, ja que ela atua no IAC. Se nada acontecer ai melou mesmo rsrsrs.... Devo fazer isso no domingo agora. So preciso bolar uma forma segura de fazer essas conexoes. Aqueles plugzinhos quadradinhos que ficam dentro do conector....preciso arrumar algo semelhante àquilo! Claro, postarei os resultados aqui assim que puder!
Responder