Rendimento do motor
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Rendimento do motor
Olá a todos!
Há algumas semanas atrás, pedi para um mecânico verificar para mim o motivo pelo qual o segundo estágio do carburador do monza não estava abrindo e ele concluiu que uma peça do acionamento via vácuo do segundo estágio estava travada. Troquei ela e, na mesma hora o carro melhorou muito de consumo, passando para 9Km/l na cidade (álcool).
Passadas algumas semanas, nesse feriado resolvi pegar a estrada e, para minha surpresa, o carro não tem "força" para passar de 100Km/h. Na cidade, não havia notado pois não atinjo essas velocidades nem acelero com muita intensidade.
Quando acelero em quinta marcha, o vácuo do carburador aumenta (o ponteiro do econômetro sobe) mas não aumenta em nada a velocidade. Por outro lado, o gasto de combustível ficou muito baixo, por volta de 15Km/l :smt005
A princípio penso em verificar a bomba de combustível, os filtros de ar e combustível e procurar por alguma entrada falsa de ar.
Alguém tem alguma sugestão?
Obrigado!
Abraços,
Luis Fernando.
Há algumas semanas atrás, pedi para um mecânico verificar para mim o motivo pelo qual o segundo estágio do carburador do monza não estava abrindo e ele concluiu que uma peça do acionamento via vácuo do segundo estágio estava travada. Troquei ela e, na mesma hora o carro melhorou muito de consumo, passando para 9Km/l na cidade (álcool).
Passadas algumas semanas, nesse feriado resolvi pegar a estrada e, para minha surpresa, o carro não tem "força" para passar de 100Km/h. Na cidade, não havia notado pois não atinjo essas velocidades nem acelero com muita intensidade.
Quando acelero em quinta marcha, o vácuo do carburador aumenta (o ponteiro do econômetro sobe) mas não aumenta em nada a velocidade. Por outro lado, o gasto de combustível ficou muito baixo, por volta de 15Km/l :smt005
A princípio penso em verificar a bomba de combustível, os filtros de ar e combustível e procurar por alguma entrada falsa de ar.
Alguém tem alguma sugestão?
Obrigado!
Abraços,
Luis Fernando.
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Re: Rendimento do motor
Cara não é sugestão e pergunta !!!
9 dentro e 15 fora ? Seu motor esta otimo !!! o meu faz 5.5 dentro e quase 10 fora a 100 constante sem pisar
me passa essa receita ai
fora que a 5º marcha e muito fraca
provavelmente é o carburador que não esta bom de segundo estagio !!!
ou a bomba de combustivel eu não manjo muito
é como ja me disseram aqui:
tudo depende !!!
9 dentro e 15 fora ? Seu motor esta otimo !!! o meu faz 5.5 dentro e quase 10 fora a 100 constante sem pisar
me passa essa receita ai
fora que a 5º marcha e muito fraca
provavelmente é o carburador que não esta bom de segundo estagio !!!
ou a bomba de combustivel eu não manjo muito
é como ja me disseram aqui:
tudo depende !!!
Monza 2.0 89/90 Gasolina GNV, DH, VE modulo de comforto ,PME, TE, Preto Memphis, Suspençao preparada, Freio a disco nas quatro rodas, Rodas aro 15 Girus Racing GR-370, Pneu 195/55/15, Xenon 8000k ante comando, Painel digital, Computador de Bordo Tela de DVD 7pg
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Re: Rendimento do motor
Isso foi regulagem do carburador. Ele deve ter fechado ele muito, assim o carro anda menos, tem menos torque e aceleração, muito menos, mas o consumo cai fazendo essas médias. Tente ver com quantos º está o giclê do carbura
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Re: Rendimento do motor
Desculpe a demora em responder, mas nessa última semana não tive tempo de mexer no carro.. :smt010
Eu sou um tanto leigo em mecânica, então, desculpe-me perguntar, mas como faço a medida de ângulo do giclê?
Outra pergunta: Como se ajusta a abertura do segundo estágio? Com o carro parado, não consigo subir o giro do motor o suficiente para abri-lo. Isso é normal?
Obrigado!
Abraços,
Luis Fernando.
Eu sou um tanto leigo em mecânica, então, desculpe-me perguntar, mas como faço a medida de ângulo do giclê?
Outra pergunta: Como se ajusta a abertura do segundo estágio? Com o carro parado, não consigo subir o giro do motor o suficiente para abri-lo. Isso é normal?
Obrigado!
Abraços,
Luis Fernando.
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- Carlos A. Freire
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Re: Rendimento do motor
Medida de ângulo do giclê? Eu nunca ouvi falar nisso... tem certeza que a pergunta foi formulada corretamente?Eu sou um tanto leigo em mecânica, então, desculpe-me perguntar, mas como faço a medida de ângulo do giclê?
Estando em condições normal, o segundo estágio do caburador abre ao acelerar e o motor entrar em alta rotação, isso é possível ser visualizado. Se não ocorre, a borboleta do 2º estágio pode estar presa, válvula furada, ligação das mangueiras errada, não gerando vácuo suficiente para o funcionamento da válvula do 2º estágio.Outra pergunta: Como se ajusta a abertura do segundo estágio? Com o carro parado, não consigo subir o giro do motor o suficiente para abri-lo. Isso é normal?
Abs,
Carlos Freire
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Re: Rendimento do motor
Eu devo ter entendido errado a resposta anterior.. Por isso perguntei a respeito da medida de ângulo de abertura.
Bom, desmontei a parte que controla o afogador e acho que compreendi a razão pela qual o segundo estágio não abre: existe uma espécie de trava que só permite a abertura dele após o primeiro estágio estar 100% aberto. O problema é que essa trava só permite a abertura dele com o pedal do acelerador 90% abaixado. Existe algum modo de regular o momento da abertura do segundo estágio? Tentei modificar a posição dessa trava, mas não consegui pois o eixo dela (que é onde vai ligado o cabo do acelerador) é na forma de um retângulo. Só precisava tentar mudar isso, pois as linha de vácuo parecem estar boas (medi com o êmbolo de uma seringa).
Obrigado!
Abraços,
Luis Fernando.
Bom, desmontei a parte que controla o afogador e acho que compreendi a razão pela qual o segundo estágio não abre: existe uma espécie de trava que só permite a abertura dele após o primeiro estágio estar 100% aberto. O problema é que essa trava só permite a abertura dele com o pedal do acelerador 90% abaixado. Existe algum modo de regular o momento da abertura do segundo estágio? Tentei modificar a posição dessa trava, mas não consegui pois o eixo dela (que é onde vai ligado o cabo do acelerador) é na forma de um retângulo. Só precisava tentar mudar isso, pois as linha de vácuo parecem estar boas (medi com o êmbolo de uma seringa).
Obrigado!
Abraços,
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Re: Rendimento do motor
Só para retificar o que disse ontem: hoje testei as linhas de vácuo novamente e na linha do Segundo Estágio não faz vácuo nem com o motor quase explodindo de tanto girar.. :smt011
Acho que tem algo errado com as conexões de vácuo... Alguém saberia dizer onde vão conectados os dois plugues da parte de cima do carburador (visto de frente)? São dois conectores quase no topo do carburador. "Originalmente", eles não estavam ligados em nada (estavam abertos) aí, resolvi fecha-los para testar. Segundo a volkspage eles são: "Aeração da válvula do corretor da marcha-lenta" e "Aeração do corretor de rotação da marcha-lenta".
A linha do Segundo estágio sai do meio do corpo do carburador, certo?
E a conexão mais embaixo vai para a válvula térmica que está junto ao filtro de ar? Essa tem um vácuo bem forte.
Já olhei na página http://www.volkspage.net/vwsantana/meca ... /index.htm mas não compreendi 100%
Também fiz uma busca geral no fórum, mas só encontrei explicações para carburadores a gasolina e em carros com ar condicionado.. O meu carburador tem bem menos conectores...
PS.: uma coisa que achei curiosa na página: http://www.volkspage.net/vwsantana/meca ... alcool.htm
é que no meu 2E7 não tem o conector "H- Filtro de ar (Válvula termopneumática)" tem somente o "I- Depressão da válvula do corretor da rotação da marcha-lenta" onde está conectado a válvula termopneumática...
Desculpe pelas perguntas tão frequentes..
Obrigado!
Abraços,
Luis Fernando.
Acho que tem algo errado com as conexões de vácuo... Alguém saberia dizer onde vão conectados os dois plugues da parte de cima do carburador (visto de frente)? São dois conectores quase no topo do carburador. "Originalmente", eles não estavam ligados em nada (estavam abertos) aí, resolvi fecha-los para testar. Segundo a volkspage eles são: "Aeração da válvula do corretor da marcha-lenta" e "Aeração do corretor de rotação da marcha-lenta".
A linha do Segundo estágio sai do meio do corpo do carburador, certo?
E a conexão mais embaixo vai para a válvula térmica que está junto ao filtro de ar? Essa tem um vácuo bem forte.
Já olhei na página http://www.volkspage.net/vwsantana/meca ... /index.htm mas não compreendi 100%

Também fiz uma busca geral no fórum, mas só encontrei explicações para carburadores a gasolina e em carros com ar condicionado.. O meu carburador tem bem menos conectores...
PS.: uma coisa que achei curiosa na página: http://www.volkspage.net/vwsantana/meca ... alcool.htm
é que no meu 2E7 não tem o conector "H- Filtro de ar (Válvula termopneumática)" tem somente o "I- Depressão da válvula do corretor da rotação da marcha-lenta" onde está conectado a válvula termopneumática...
Desculpe pelas perguntas tão frequentes..
Obrigado!
Abraços,
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- Carlos A. Freire
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Re: Rendimento do motor
A ligação das mangueiras é fácil, basta usar o bom senso.
Explicar aqui como são essas ligações, sem ter o carburador por perto é complicado, mesmo porque, faz muito tempo que não faço reparos em carburadores,a nove anos tenho um Monza GLS EFI 96 e, a memória pode falhar... hehehe! Vou tentar pelo que e lembro.
No lado de trás (lado do para-brisas) do carburador, tem duas conexões a do lado esquerdo (lado do motorista) vai a mangueira da válvula do desafogador e, do lado direito a mangueira de avanço a vácuo do distribuidor.
No lado da frente (lado do radiador), no corpo do caburador tem uma saída que vai ao 2º estágio, porém, antes vai ligada a um "Y" para entar em uma válvula mecânica que tem a função de não deixar abrir o 2º estágio com afogador puxado (motor frio) e depois vai na valvula do 2º estágio. Na base tem uma saída para conexão da mangueira da vávula do filtro (Thermac). Na tampa vai a conexão de entrada de gasolina do sistema de partida a frio (veículos movidos a álcool).
De cabeça é o que me lembro... espero ter ajudado, talvez agum colega aqui do fórum tire fotos das ligações dessas mangueiras e poste aqui para te ajudar.
Abs,
Carlos Freire
Explicar aqui como são essas ligações, sem ter o carburador por perto é complicado, mesmo porque, faz muito tempo que não faço reparos em carburadores,a nove anos tenho um Monza GLS EFI 96 e, a memória pode falhar... hehehe! Vou tentar pelo que e lembro.
No lado de trás (lado do para-brisas) do carburador, tem duas conexões a do lado esquerdo (lado do motorista) vai a mangueira da válvula do desafogador e, do lado direito a mangueira de avanço a vácuo do distribuidor.
No lado da frente (lado do radiador), no corpo do caburador tem uma saída que vai ao 2º estágio, porém, antes vai ligada a um "Y" para entar em uma válvula mecânica que tem a função de não deixar abrir o 2º estágio com afogador puxado (motor frio) e depois vai na valvula do 2º estágio. Na base tem uma saída para conexão da mangueira da vávula do filtro (Thermac). Na tampa vai a conexão de entrada de gasolina do sistema de partida a frio (veículos movidos a álcool).
De cabeça é o que me lembro... espero ter ajudado, talvez agum colega aqui do fórum tire fotos das ligações dessas mangueiras e poste aqui para te ajudar.
Abs,
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