BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por dutra s a »

Esse sintoma pode não ser exclusivamente bico, pode ser algo fora do padrão em algum sensor da injeção, pois pode estar com problema e a injeção não ira avisar, a não ser que não esteja recebendo sinal ou muito fora de parâmetro de funcionamento.

Pode ser pressão de combustível fraca por causa da bomba ou filtro ou pre filtro ou os 3 juntos, pode ser ponto de avanço de ignição fora, correia fora de ponto, válvula termostática com problemas, compressão de cilindro bem baixa, velas inadequadas, combustível péssimo... Em fim... Uma serie de coisas podem dar um mesmo sintoma.

Como voce sabe que era falta? Fez testes com aparelhos em oficinas?

Eu começaria pela pressão de combustível, deixando em 2 bar que geralmente é o ideal, a partir dai testaria o bico verificando a vazão e como esta estancando e de resto, ponto de ignição, ponto de correia dentada, scanner na injeção pra ver se aparece algo fora de valores.

Isso tudo em 1 dia numa boa oficina bem aparelhada deve resolver e, de repente seu problema não é bico.

Obs: É mais fácil ganhar na loteria sozinho do que o bico e a UCE de Monza EFI apresentar problemas ou ate mesmo travar ou queimar. Portanto, cuidado com diagnósticos nas oficinas, a maioria só sabe falar de bico ou módulo HEI, embora seja um Kadett os padrões são praticamente iguais ao do Monza



abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por LeoStrop »

dutra s a escreveu: 24 Ago 2018, 00:42 Esse sintoma pode não ser exclusivamente bico, pode ser algo fora do padrão em algum sensor da injeção, pois pode estar com problema e a injeção não ira avisar, a não ser que não esteja recebendo sinal ou muito fora de parâmetro de funcionamento.

Pode ser pressão de combustível fraca por causa da bomba ou filtro ou pre filtro ou os 3 juntos, pode ser ponto de avanço de ignição fora, correia fora de ponto, válvula termostática com problemas, compressão de cilindro bem baixa, velas inadequadas, combustível péssimo... Em fim... Uma serie de coisas podem dar um mesmo sintoma.

Como voce sabe que era falta? Fez testes com aparelhos em oficinas?

Eu começaria pela pressão de combustível, deixando em 2 bar que geralmente é o ideal, a partir dai testaria o bico verificando a vazão e como esta estancando e de resto, ponto de ignição, ponto de correia dentada, scanner na injeção pra ver se aparece algo fora de valores.

Isso tudo em 1 dia numa boa oficina bem aparelhada deve resolver e, de repente seu problema não é bico.

Obs: É mais fácil ganhar na loteria sozinho do que o bico e a UCE de Monza EFI apresentar problemas ou ate mesmo travar ou queimar. Portanto, cuidado com diagnósticos nas oficinas, a maioria só sabe falar de bico ou módulo HEI, embora seja um Kadett os padrões são praticamente iguais ao do Monza



abs estamos ai
Fala Dutra!

Então se você der uma olhada no tópico que eu criei do Kadett, vai ver que a maioria das coisas que falou eu já medi ou troquei. Realmente, apenas a minha VT não está fazendo o seu trabalho, o carro demora anos pra esquentar e se colocar a mão na mangueira que vai para VT, pode sentir ela esquentar segundos depois da partida. Acredito que tenham tirado, já comprei uma nova to só esperando chegar o aditivo pra trocar.

Eu digo que era falta pois era o que fazia sentido, como o carro não desenvolvia nada e estava muito econômico para um alcoólatra! E pra resolver o problema simplesmente tirei o bico e coloquei o novo, o carro foi da água pro vinho. Agora é medir ponto de ignição pois isso também ainda não fiz, mas deixei o distribuidor alinhado com a marcação original (já estava) quando troquei a bobina impulsora.

Mas realmente ainda pode ter algo fora do funcionamento ideal, como um sensor. E também quando tiver mais tempo livre, vou tirar o tanque fora pra trocar o pré-filtro.
johnnymonza
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Jul 2019, 23:45
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por johnnymonza »

Eu preciso de um bico injetor para um Monza 94 gasolina. 1.8
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BICO EFI , ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS , SINTOMAS

Mensagem não lida por dutra s a »

johnnymonza escreveu: 31 Jul 2019, 09:20 Eu preciso de um bico injetor para um Monza 94 gasolina. 1.8
O pessoal do anúncio a seguir só vende original e o preço é alto, mas é original americano ou canadense.

https://www.vetterpecas.com/BICO_INJETO ... od-287279/

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por LeoStrop »

O paralelo que estou usando (link na página anterior) ainda está funcionando normalmente depois de 1 ano e +- 5.000km.

O carro está fazendo em torno de 9,1 km/l na estrada sem economizar (1.8 EFI a etanol)
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por rafamts »

O meu bico é paralelo. Já tem um tempo que estou usando. Algum tempo atrás vi um bico original usado à venda no Mercado Livre. Quase comprei pra ficar como peça reserva devido à raridade de se achar.
Ipanema
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 25
Registrado em: 20 Jan 2017, 01:04
Cidade: porto alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por Ipanema »

LeoStrop escreveu: 24 Ago 2018, 09:19
dutra s a escreveu: 24 Ago 2018, 00:42 Esse sintoma pode não ser exclusivamente bico, pode ser algo fora do padrão em algum sensor da injeção, pois pode estar com problema e a injeção não ira avisar, a não ser que não esteja recebendo sinal ou muito fora de parâmetro de funcionamento.

Pode ser pressão de combustível fraca por causa da bomba ou filtro ou pre filtro ou os 3 juntos, pode ser ponto de avanço de ignição fora, correia fora de ponto, válvula termostática com problemas, compressão de cilindro bem baixa, velas inadequadas, combustível péssimo... Em fim... Uma serie de coisas podem dar um mesmo sintoma.

Como voce sabe que era falta? Fez testes com aparelhos em oficinas?

Eu começaria pela pressão de combustível, deixando em 2 bar que geralmente é o ideal, a partir dai testaria o bico verificando a vazão e como esta estancando e de resto, ponto de ignição, ponto de correia dentada, scanner na injeção pra ver se aparece algo fora de valores.

Isso tudo em 1 dia numa boa oficina bem aparelhada deve resolver e, de repente seu problema não é bico.

Obs: É mais fácil ganhar na loteria sozinho do que o bico e a UCE de Monza EFI apresentar problemas ou ate mesmo travar ou queimar. Portanto, cuidado com diagnósticos nas oficinas, a maioria só sabe falar de bico ou módulo HEI, embora seja um Kadett os padrões são praticamente iguais ao do Monza

abs estamos ai
Fala Dutra!

Então se você der uma olhada no tópico que eu criei do Kadett, vai ver que a maioria das coisas que falou eu já medi ou troquei. Realmente, apenas a minha VT não está fazendo o seu trabalho, o carro demora anos pra esquentar e se colocar a mão na mangueira que vai para VT, pode sentir ela esquentar segundos depois da partida. Acredito que tenham tirado, já comprei uma nova to só esperando chegar o aditivo pra trocar.

Eu digo que era falta pois era o que fazia sentido, como o carro não desenvolvia nada e estava muito econômico para um alcoólatra! E pra resolver o problema simplesmente tirei o bico e coloquei o novo, o carro foi da água pro vinho. Agora é medir ponto de ignição pois isso também ainda não fiz, mas deixei o distribuidor alinhado com a marcação original (já estava) quando troquei a bobina impulsora.

Mas realmente ainda pode ter algo fora do funcionamento ideal, como um sensor. E também quando tiver mais tempo livre, vou tirar o tanque fora pra trocar o pré-filtro.

Olá Leo, gostaria de contribuir com o tópico.

A minha Ipanema gasolina está com o sintoma igualzinho ao descrito por ti, idêntico!
Sempre fico desconfiado por falta de combustível, pois as velas são extremamente limpas.
E faz muitos anos que ela está assim, porém parece algo meio intermitente, as vezes fica um pouco melhor e as vezes horrível, o carro nem tem força para arrancar, também vai dando uns tranquinhos em velocidade constante.
Já medi e troquei tudo que foi possível na parte da IE, até a central. Tenho o carro há 16 anos e acho que aprendi algo...
Isso acontece principalmente em rotações até 2000 rpm, depois disso parece outro carro.
Tudo que tenho é DELPHI ou original e mesmo assim nada. Comprei outro bico original usado, mas que não resolveu. Neste ponto digo que nunca fiz um teste neles, coisa que vou fazer agora.

Agora vem o pulo do gato, de curiosidade comprei um bico EURO, e acabaram-se os problemas, carro liso de andar e respondendo ao acelerador na hora. Porém, passou de 9,5 km/l para 7 - 7,5 na cidade e, velas bem carbonizadas...
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: BICO EFI, ORIGINAL, FALSOS E DERIVADOS, SINTOMAS

Mensagem não lida por LeoStrop »

Ipanema escreveu: 11 Abr 2020, 17:20
LeoStrop escreveu: 24 Ago 2018, 09:19
dutra s a escreveu: 24 Ago 2018, 00:42 Esse sintoma pode não ser exclusivamente bico, pode ser algo fora do padrão em algum sensor da injeção, pois pode estar com problema e a injeção não ira avisar, a não ser que não esteja recebendo sinal ou muito fora de parâmetro de funcionamento.

Pode ser pressão de combustível fraca por causa da bomba ou filtro ou pre filtro ou os 3 juntos, pode ser ponto de avanço de ignição fora, correia fora de ponto, válvula termostática com problemas, compressão de cilindro bem baixa, velas inadequadas, combustível péssimo... Em fim... Uma serie de coisas podem dar um mesmo sintoma.

Como voce sabe que era falta? Fez testes com aparelhos em oficinas?

Eu começaria pela pressão de combustível, deixando em 2 bar que geralmente é o ideal, a partir dai testaria o bico verificando a vazão e como esta estancando e de resto, ponto de ignição, ponto de correia dentada, scanner na injeção pra ver se aparece algo fora de valores.

Isso tudo em 1 dia numa boa oficina bem aparelhada deve resolver e, de repente seu problema não é bico.

Obs: É mais fácil ganhar na loteria sozinho do que o bico e a UCE de Monza EFI apresentar problemas ou ate mesmo travar ou queimar. Portanto, cuidado com diagnósticos nas oficinas, a maioria só sabe falar de bico ou módulo HEI, embora seja um Kadett os padrões são praticamente iguais ao do Monza

abs estamos ai
Fala Dutra!

Então se você der uma olhada no tópico que eu criei do Kadett, vai ver que a maioria das coisas que falou eu já medi ou troquei. Realmente, apenas a minha VT não está fazendo o seu trabalho, o carro demora anos pra esquentar e se colocar a mão na mangueira que vai para VT, pode sentir ela esquentar segundos depois da partida. Acredito que tenham tirado, já comprei uma nova to só esperando chegar o aditivo pra trocar.

Eu digo que era falta pois era o que fazia sentido, como o carro não desenvolvia nada e estava muito econômico para um alcoólatra! E pra resolver o problema simplesmente tirei o bico e coloquei o novo, o carro foi da água pro vinho. Agora é medir ponto de ignição pois isso também ainda não fiz, mas deixei o distribuidor alinhado com a marcação original (já estava) quando troquei a bobina impulsora.

Mas realmente ainda pode ter algo fora do funcionamento ideal, como um sensor. E também quando tiver mais tempo livre, vou tirar o tanque fora pra trocar o pré-filtro.

Olá Leo, gostaria de contribuir com o tópico.

A minha Ipanema gasolina está com o sintoma igualzinho ao descrito por ti, idêntico!
Sempre fico desconfiado por falta de combustível, pois as velas são extremamente limpas.
E faz muitos anos que ela está assim, porém parece algo meio intermitente, as vezes fica um pouco melhor e as vezes horrível, o carro nem tem força para arrancar, também vai dando uns tranquinhos em velocidade constante.
Já medi e troquei tudo que foi possível na parte da IE, até a central. Tenho o carro há 16 anos e acho que aprendi algo...
Isso acontece principalmente em rotações até 2000 rpm, depois disso parece outro carro.
Tudo que tenho é DELPHI ou original e mesmo assim nada. Comprei outro bico original usado, mas que não resolveu. Neste ponto digo que nunca fiz um teste neles, coisa que vou fazer agora.

Agora vem o pulo do gato, de curiosidade comprei um bico EURO, e acabaram-se os problemas, carro liso de andar e respondendo ao acelerador na hora. Porém, passou de 9,5 km/l para 7 - 7,5 na cidade e, velas bem carbonizadas...


Fala meu amigo!

Poxa que bom que o carro ficou melhor depois de trocar o bico! Apesar de outros terem tido problema com bicos da marca Euro.

O meu carro continua muito bem com o bico da DAP que comprei já faz mais de dois anos e uns 10mil km. O consumo não mudou nada, 9km/l na estrada (toda vez que abasteço, faço a média), e não costumo andar devagar.

Mas cada dia com o carro é um aprendizado: outro dia relatei lá nó tópico que criei, que fui fazer uma manutenção da troca do aditivo do radiador do carro. Coisa simples, nem tirei a VT do lugar, foi só a substituição mesmo. Após isso o carro começou a superaquecer e falhar nas retomadas (pisava no acelerador e nada, só depois de um tempo o carro começava a desenvolver, bem parecido com o problema que relatava antes da troca do bico, só um pouco diferente). Depois de pensar um pouco sobre o assunto, cheguei a conclusão que só poderiam ser as passagens de água do coletor que estavam entupidas, fazendo a água circular de forma errada e não aquecia o coletor, fazendo o carro aquecer e falhar por conta disso. Desmontei tudo de novo e tirei as mangueiras do coletor de admissão, e como havia pensado, as passagens estavam mesmo entupidas. Limpei e montei tudo de novo, o carro ficou excelente, agora sim responde na hora a aceleração.

Então mesmo o problema principal ter sido o bico, ainda sentia uma falta de retomada, que consegui solucionar 100% depois desentupir as passagens do coletor, e só consegui chegar nessa solução quando fui fazer a manutenção da troca do aditivo e as passagens entupiram de vez.

No seu caso, agora que o carro deve estar apresentado a vazão correta com o bico novo, talvez seja alguma regulagem que possa ter mexido antes, para tentar sanar o problema de falta, como o potenciômetro ou a regulagem de pressão de combustível no tbi. Se não for isso, talvez a vazão do bico novo possa ser maior que a do original. O certo mesmo é medir a pressão de combustível e regular o potenciômetro com ajuda de um analisador de gases.
Responder