Diodo Zenner do ponteiro(voltímetro)

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 410
Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Diodo Zenner do ponteiro(voltímetro)

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

Bom dia!!!

Estou novamente com um problema no ponteiro do voltímetro, o mesmo não marca corretamente !! o altenador esta bom , testado com multímetro, estou desconfiado que o diodo que tem no ponteiro esteja com problemas, alguém confirma que esse tal diodo pode interferir na marcação do ponteiro?
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Diodo Zenner do ponteiro(voltímetro)

Mensagem não lida por Rafaelo »

não é dessa forma que se testa ou confirma algum problema nesse instrumento.

o painel analogico do monza sofre com resistências variadas(placa flexivel, fiaçao, conectores metalizados oxidados etc)/ponteiros mecanizados, ele alem de nao ter precisao é suscetível a interferências como expliquei, se tu medir direto do borne da bateria é uma coisa, se medir la no painel é outra, e se medir no ponteiro menos ainda.

nunca que vai marcar igual, somente painel digital(não me refiro a mostradores)

o zenner tem que tirar ele do circuito pra testar. se ele marcar 1.0v e 0.75v em ambas as direçoes nao quer dizer que ele esta queimado e sim uma caracteristica normal dele. como ele é um diodo tipo avalanche ele marca meio estranho mesmo

e outra que o voltimetro tem um potenciometro ja foi feito justamente pelos detalhes que falei, (calibragem)

mexe nele e faça a calibragem correta, o diodo teu te garanto que nao ta queimado e sim perdeu a calibragem como comentei dos problemas normais desse tipo de painel mecanizado analogico.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rodrigoschneider
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 241
Registrado em: 06 Ago 2012, 05:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diodo Zenner do ponteiro(voltímetro)

Mensagem não lida por rodrigoschneider »

olha nao sei dizer mas o meu voltimetro tbm, carregando os 14v no alternador ele marcava abaixo do meio da escala, num dia tava fuçando no painel e queimou o diodo pq liguei a voltagem invertida, troquei o diodo e voltou a marcar certinho no 3/4 da escala com o motor ligado e no meio qdo desligado.
e ja tivemos outros membros que resolveram fazendo o mesmo.
Imagem
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 410
Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Diodo Zenner do ponteiro(voltímetro)

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

Eu tenho um diodo novo sobrando acho melhor troca-lo do que mexer nessa tal calibragem.

Aproveitando o topico, como fazer essa calibragem???
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Diodo Zenner do ponteiro(voltímetro)

Mensagem não lida por Rafaelo »

caramaneiro1 escreveu:Eu tenho um diodo novo sobrando acho melhor troca-lo do que mexer nessa tal calibragem.

Aproveitando o topico, como fazer essa calibragem???
mas como tu sabe que é ele o problema e nao a calibragem? de qualquer forma é so trocar mas nao acho que seja ele o problema, quando é ele o problema nao funciona o ponteiro fica marcando "batente"

muito facil.

pega uma chave de oculos, procure oque cada escala representa(tensao) geralmente tem no manual, coloque um multimetro na bateria, e tente achar a tensao que mostra no multimetro e tente ajustar o potenciometro que tem nele.

eu tenho um na minha bancada desses atirado aqui...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rodrigoschneider
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 241
Registrado em: 06 Ago 2012, 05:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Diodo Zenner do ponteiro(voltímetro)

Mensagem não lida por rodrigoschneider »

Rafaelo escreveu:
caramaneiro1 escreveu:Eu tenho um diodo novo sobrando acho melhor troca-lo do que mexer nessa tal calibragem.

Aproveitando o topico, como fazer essa calibragem???
mas como tu sabe que é ele o problema e nao a calibragem? de qualquer forma é so trocar mas nao acho que seja ele o problema, quando é ele o problema nao funciona o ponteiro fica marcando "batente"

muito facil.

pega uma chave de oculos, procure oque cada escala representa(tensao) geralmente tem no manual, coloque um multimetro na bateria, e tente achar a tensao que mostra no multimetro e tente ajustar o potenciometro que tem nele.

eu tenho um na minha bancada desses atirado aqui...
não sei se foi nele, mas eu não mexi na calibragem e quando troquei o componente arrumou sera que se calibrou magicamente?????
Imagem
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Diodo Zenner do ponteiro(voltímetro)

Mensagem não lida por Rafaelo »

rodrigoschneider escreveu:não sei se foi nele, mas eu não mexi na calibragem e quando troquei o componente arrumou sera que se calibrou magicamente?????
1° aquilo ali(potenciometro) foi inventado pra fazer calibragem.
2° se esse diodo estiver queimado(passando corrente em ambos os sentidos) o marcador nao vai mostrar absolutamente nada! vai ficar em batente... eu tenho uma bancada completa aqui e tenho esse mostrador atirado, tirei o diodo e testei e nao marcou nada. se ele me dizer que nao esta marcando nada ae sim acredito mas nao me parece o caso. não marcar corretamente é uma coisa, nao marcar nada é outra.
3° vou usar a tua própria resposta pra te responder.
rodrigoschneider escreveu: olha nao sei dizer mas o meu voltimetro tbm, carregando os 14v no alternador ele marcava abaixo do meio da escala, num dia tava fuçando no painel e queimou o diodo pq liguei a voltagem invertida, troquei o diodo e voltou a marcar certinho no 3/4 da escala com o motor ligado e no meio qdo desligado.
e ja tivemos outros membros que resolveram fazendo o mesmo.
em nenhum momento ele disse que ligou invertido tensao alguma no painel como tu fez ae, oque da pra supor que nao tem componente algum queimado, esse diodo dificilmente queimaria em uso rotineiro(uso correto). se fosse esse o caso eu teria respondido de outra maneira. ele disse que nao marca corretamente oque da pra entender que esta sem calibragem, ficou claro pra ti ou ta difícil ainda ?

obs 1: o diodo zener tem limitação a reversão de tensão, só nesse caso ele vai queimar e deixar de funcionar completamente e nao parcialmente. repito mais uma vez, ele nao disse em nenhum momento que ligou o painel invertido como tu fez e queimou.
obs 2: é um diodo zener 5v

e denovo, esse mostrador tem o aterramento feito por uma porca de latao e uma malha flexivel nada confiavel que da resistencia e resistencia na entrada da tensao vai marcar errado no mostrador. geralmente é pessoas leigas que mexem e vao no achismo e dao de cara com uma mediçao preciptada do componente. esse diodo se testar em circuito vai marcar como "queimado" pq vai dar sentido em ambas as direções, tem que tirar ele do circuito pra testar. :smt023



e pra que essa tua pergunta irônica? isso nao ajuda em nada aqui dentro, fica esperto! costumo a não tolerar esse tipo de coisa :wink:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 410
Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Diodo Zenner do ponteiro(voltímetro)

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

calma gente!!!! vamos foca em ajudar , sem brigas!!!

Rafaelo, ja tive com esse voltimetro na mao, mas pelo que me lembro so tem uma porca nele que o prende no painel, entao como vou mexer com a chave de oculos? para regular a calibragem tenho que tirar o ponteiro fora do painel?
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
Responder