Velocidade 4 Não funciona
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 73
- Registrado em: 29 Set 2008, 20:54
- Cidade: petropolis
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: GNV
- Injeção: EFi
Velocidade 4 Não funciona
Boa Noite galera!!
Meu ar condicionado funciona perfeitamente, porém quando aumento a velocidade do 3 pro 4 no botão, ele para de ventilar no 4. O que pode ser?
Obrigado!!
Meu ar condicionado funciona perfeitamente, porém quando aumento a velocidade do 3 pro 4 no botão, ele para de ventilar no 4. O que pode ser?
Obrigado!!
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4204
- Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
- Cidade: Matao
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Velocidade 4 Não funciona
.
Vou dar um palpite mesmo tendo quase zero de conhecimento tecnico em A/C ok ?
Pode ser problema no proprio interruptor, algum fio solto ou mal contato, teria entao que remove-lo e fazer testes nos terminais com um multimetro.
C for fazer este teste, tome cuidado ao remover o botao para nao danifica-lo ou o painel, para remove-lo precisa de 2 chave de fenda pequena para apertar a "lingueta" dele, observe a posiçao da lingueta na foto abaixo (ele sai pela frente):

Espero ter ajudado :smt023
Vou dar um palpite mesmo tendo quase zero de conhecimento tecnico em A/C ok ?
Pode ser problema no proprio interruptor, algum fio solto ou mal contato, teria entao que remove-lo e fazer testes nos terminais com um multimetro.
C for fazer este teste, tome cuidado ao remover o botao para nao danifica-lo ou o painel, para remove-lo precisa de 2 chave de fenda pequena para apertar a "lingueta" dele, observe a posiçao da lingueta na foto abaixo (ele sai pela frente):

Espero ter ajudado :smt023
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 73
- Registrado em: 29 Set 2008, 20:54
- Cidade: petropolis
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: GNV
- Injeção: EFi
Re: Velocidade 4 Não funciona
Obrigado meu amigo!
Fim de semana vou dar uma olhada nisso! tentar limpar...
Fim de semana vou dar uma olhada nisso! tentar limpar...
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4252
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Velocidade 4 Não funciona
winfighter
Há alguns anos atrás fizemos aqui no fórum uma análise sobre o sistema elétrico da ventilação do Monza e ficou bem claro quais os sintomas e soluções.
Leia este tópico:
viewtopic.php?f=6&t=5434&p=62882&hilit= ... rno#p64775
A velocidade 4 do ventilador depende do perfeito funcionamento de um relé. Já as outras velocidades funcionam mesmo se esse relé estiver queimado.
Então, a primeira coisa que vc tem de fazer é checar esse relé.
Vc retira o relé da ventilação (é o segundo de cima para baixo, do lado esquerdo da caixa de fusíveis) e substitui ele por um outro, o da buzina, por exemplo. Antes disso vc tira tampa da caixa de fusíveis, coloca o dedo sobre o relé e aciona a velocidade 4. Se sentir o relé colando aí vc parte para outro componente. Se não sentir, é provável que o relé esteja ruim. Pode ser também falta de corrente chegando no relé, só depois de trocar o relé vc terá certeza.
Se depois da troca a velocidade 4 voltar a funcionar, é o relé.
Note que depois da troca só a velocidade 4 deve funcionar. As velocidades 1, 2 e 3 não funcionarão, pois todos os relés da caixa de fusíveis são diferentes do relé da ventilação. Eles têm um contato a menos.
Abs
Há alguns anos atrás fizemos aqui no fórum uma análise sobre o sistema elétrico da ventilação do Monza e ficou bem claro quais os sintomas e soluções.
Leia este tópico:
viewtopic.php?f=6&t=5434&p=62882&hilit= ... rno#p64775
A velocidade 4 do ventilador depende do perfeito funcionamento de um relé. Já as outras velocidades funcionam mesmo se esse relé estiver queimado.
Então, a primeira coisa que vc tem de fazer é checar esse relé.
Vc retira o relé da ventilação (é o segundo de cima para baixo, do lado esquerdo da caixa de fusíveis) e substitui ele por um outro, o da buzina, por exemplo. Antes disso vc tira tampa da caixa de fusíveis, coloca o dedo sobre o relé e aciona a velocidade 4. Se sentir o relé colando aí vc parte para outro componente. Se não sentir, é provável que o relé esteja ruim. Pode ser também falta de corrente chegando no relé, só depois de trocar o relé vc terá certeza.
Se depois da troca a velocidade 4 voltar a funcionar, é o relé.
Note que depois da troca só a velocidade 4 deve funcionar. As velocidades 1, 2 e 3 não funcionarão, pois todos os relés da caixa de fusíveis são diferentes do relé da ventilação. Eles têm um contato a menos.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 73
- Registrado em: 29 Set 2008, 20:54
- Cidade: petropolis
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: GNV
- Injeção: EFi
Re: Velocidade 4 Não funciona
E ai Galera!
Vou explicar o que me aconteceu..
Achei o rele da buzina ( menos um pino ) e coloquei no lugar indicado ( segundo de cima pra baixo do lado esquerdo ) e quando fui ligar o carro pra ver se era isso, o carro não armou a bomba e não ligou... ai liguei ele no gás e blz, a velocidade 4 voltou a funcionar... voltei os reles como estavam antes e o carro não funciona a bomba... e a velociade 4 tava 100% ...ou seja, devia ser algum mal contado no rele msm... só que a bomba não arma mais...
Olhei no manual qual era o fusível da bomba ( k7 10A ) e na caixa de fusíveis estava um fusível de 20A... Será que queimei a bomba?
Obrigado!!
Vou explicar o que me aconteceu..
Achei o rele da buzina ( menos um pino ) e coloquei no lugar indicado ( segundo de cima pra baixo do lado esquerdo ) e quando fui ligar o carro pra ver se era isso, o carro não armou a bomba e não ligou... ai liguei ele no gás e blz, a velocidade 4 voltou a funcionar... voltei os reles como estavam antes e o carro não funciona a bomba... e a velociade 4 tava 100% ...ou seja, devia ser algum mal contado no rele msm... só que a bomba não arma mais...
Olhei no manual qual era o fusível da bomba ( k7 10A ) e na caixa de fusíveis estava um fusível de 20A... Será que queimei a bomba?

Obrigado!!
-
- Membro SR (Nível 4)
- Mensagens: 301
- Registrado em: 13 Set 2013, 23:19
- Cidade: Jacarei
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Velocidade 4 Não funciona
Tem um detalhe importante aí: o relé para o ventilador interno é do tipo reversível. Nas posições 1, 2 e 3 a corrente passa por um dos contatos reversíveis para cada resistor que controla a velocidade do motor. Na posição 4, a corrente passa diretamente para o motor, pelo outro contato reversível.
É comum se substituir este relé (que tem um terminal de contato a mais), por um relé comum, do tipo universal, como o utilizado na buzina, por exemplo. Se não me engano, o único relé com contatos reversíveis (um terminal a mais) é dedicado à ventilação interna. Se não fui substituído de maneira equivocada, pode estar havendo apenas uma inversão de relés na caixa de fusíveis.
É comum se substituir este relé (que tem um terminal de contato a mais), por um relé comum, do tipo universal, como o utilizado na buzina, por exemplo. Se não me engano, o único relé com contatos reversíveis (um terminal a mais) é dedicado à ventilação interna. Se não fui substituído de maneira equivocada, pode estar havendo apenas uma inversão de relés na caixa de fusíveis.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4204
- Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
- Cidade: Matao
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Velocidade 4 Não funciona
.
No manual da Multec 700 tem o procedimento de teste da bomba de combustivel, com alimentaçao direta .
Tem que ligar o terminal E ao positivo da bateria, ele deve funcionar neste procedimento de forma " direta " c nao funcionar realmente queimou a bomba.
Seria interessante vc ter o manual da multec 700 para alguns testes, ele esta disponivel em "manuais etc..." no indice do forum.
abraço
No manual da Multec 700 tem o procedimento de teste da bomba de combustivel, com alimentaçao direta .
Tem que ligar o terminal E ao positivo da bateria, ele deve funcionar neste procedimento de forma " direta " c nao funcionar realmente queimou a bomba.
Seria interessante vc ter o manual da multec 700 para alguns testes, ele esta disponivel em "manuais etc..." no indice do forum.
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 73
- Registrado em: 29 Set 2008, 20:54
- Cidade: petropolis
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: GNV
- Injeção: EFi
Re: Velocidade 4 Não funciona
Fala Gente boa!
Eu acabei deixando no eletricista mesmo, porque estava me incomodando. Acabou que não foi a bomba... ele apenas substituiu o rele e voltou a funcionar!
Fica aqui o meu agradecimento a todos que responderam. Muito Obrigado!!!
Eu acabei deixando no eletricista mesmo, porque estava me incomodando. Acabou que não foi a bomba... ele apenas substituiu o rele e voltou a funcionar!
Fica aqui o meu agradecimento a todos que responderam. Muito Obrigado!!!