Óleo e Álcool ???

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Felipe Demasiado
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Óleo e Álcool ???

Mensagem não lida por Felipe Demasiado »

Boa tarde Monzeiros !
Venho aqui relatar mais um fato , então até desconhecido por mim , de uma possível mistura de Álcool com óleo.
Pois bem , meu Monza é um Classic 88/89 carburado e de-repente começou a apresentar falhas , tirei as velas e a do 4°cilindro estava completamente encharcada !!! logo desconfiei da alimentação ... escovei a vela e coloquei novamente e o carro voltou a rodar sem falhas novamente por umas 2 horas até encharcar de novo .... verifiquei se não havia entrada de ar troquei pela mangueira do hidrovacuo mesmo sem estar furada meu carburador é um 2E e esta zerado bem reguladinho a mistura pois mandei em um excelente mecânico de confiança que só mexe com carburador , troquei cabo de velas , tampa e rotor do distribuidor são novas fiz recentemente meu cabeçote com junta Sabó não desce aguá tudo ok !
Só que o falhamento só veio piorando e meus jogo de velas não tem 3 meses que troquei e são NGK indicada para monza a álcool e depois que tirei novamente elas pra ver como estava o funcionamento interno do motor elas estava sequinhas ... chequei a corrente e estava passando nos 4 cabos cheguei a desconfiar da bobina por estar fraca e não estar mandando a corrente adequada para a queima do combustível pois o carro começou a ter um péssimo desempenho soltar água pelo escapamento e fumar demais cheguei até a desconfiar de anel raspador danificado ...
Dai quando abri a tampa do óleo e puxei a vareta veio a surpresa ! o óleo parecia um puro creme de leite !!!!
e na vareta passou do limite máximo do nível de óleo !
dai só pude constatar uma coisa ... bomba mecânica de combustível , será possível mesmo de passar tanto combustível por uma bomba danificada ????
O que eu sei é que dentro dela tem um diafragma que quando fura ela perde a pressão de puxar o combustível mas desconheço de mandar o combustível pra dentro do comando de válvulas ... quando tirei o distribuidor ele estava terrível desse creme que o óleo virou ...

Se for isso mesmo eu queria tirar algumas dúvidas aqui com vcs que sempre me ajudaram a solucionar os problemas com o Monzão ... primeiramente escoar esse óleo contaminado , gostaria de saber se vcs conhecem algum produto que faça uma limpeza interna dentro do motor pois um mecânico aqui da rua disse que eu poderia jogar um óleo queimado , pois até tenho 4 litros com 2 meses de uso tive que trocar por que quando fui trocar a borracha de vedação do cano do guia da vareta de óleo que leva o óleo pra cima do motor sem querer deixei o parafuso cair la dentro e tive que tirar a tampa do carter pra retirar o parafuso e la se foi o óleo novo , retirei ele num recipiente limpo e armazenei dentro daqueles galão de água limpo mas não reutilizei ...dai queria saber se poderia usa-lo para limpar e deois do acionamento da ventoinha troca-lo pelo novo , sera ?
Também queria saber se tirando a tampa do comando na hora de escoar o óleo poderia dar uma limpada com gasolina pra deixar bem limpo , ou não ?

Estado de como o óleo fico ...
http://imgur.com/SLSj6QR
http://imgur.com/nBx2SCB

vela encharcada e depois normais ...
http://imgur.com/1u8kfne
http://imgur.com/XuSg7yo

Bomba que estava sendo usada ... ( Paralela)
http://imgur.com/IYdRrBY

Abraço !
Editado pela última vez por Felipe Demasiado em 29 Ago 2015, 15:08, em um total de 1 vez.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Óleo e Álcool ???

Mensagem não lida por waldir »

Felipe,

é muito "leite" para ser somente a hidratação do alcool, penso que a junta já 'miou'.

Deixe o motor parado de um dia para o outro para que a água desça no carter.

Na manhã seguinte abra devagar o bujão e deixe escorrer a água... quando começar a pingar óleo feche o bujão e veja na vareta se está muito baixo o nível. Se precisar completar faça-o com o óleo que recuperou conforme vc disse... até que ele atinja o nível médio, isto é entre o mínimo e o máximo da vareta.

Depois dê a partida no motor, e abra o reservatório de expansão e veja se está borbulhando forte.

Se estiver borbulhando estará passando gases para as galerias de água.
Se estiver boiando óleo no reservatório de expansão está passando óleo para as galerias de arrefecimento e vice-versa

Se borbulhar desligue logo e precisa trocar a junta e fazer reparos necessários.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Felipe Demasiado
Membro GL (Ní­vel 2)

E ae Waldir !
Beleza meu querido ?
Então , pior que eu deixei de ontem pra hoje desde umas 16 horas de ontem e pelo menos na vareta ainda sai do mesmo jeito e bem acima do nível ... se for junta do cabeçote eu vou ficar completamente decepcionado :(
Tem 3 meses que fiz esse cabeçote o motor estava com ótimo desempenho ventoinha acionando corretamente pressão de óleo sempre fiquei atento a isso , cebolão novo vávula termostática nova cabeçote no primeiro passe apertado corretamente no torquimetro no torque certo com os apertos em grau certo e o mais impressionante não desce água ! , quando fiz o cabeçote a agua descia muito rápido e o carro parecia um pulverizador de tanta fumaça branca que soltava .
E também foi muito repentino pra mim não perceber isso , verifico a água todo dia de manha o óleo ficou assim de quinta pra sexta e não fumava e a fumaça que o carro solta é aquela de queima de óleo mesmo tipo quando da excesso e o cheiro de álcool é muito forte ...
Vou fazer o que vc disse amanhã de manhã e depois relato aqui pra ve se bate com sua orientação ...
Deixo aqui umas fotos de 3 meses atrás quando troquei a junta ... não é possivel :smt010

http://imgur.com/9WfQ63h
http://imgur.com/Rw3Mghl
http://imgur.com/FsiGplX

Peguei o motor nesse estado ...
http://imgur.com/TyN6RpA

Levei 7 meses pra deixa-lo assim ... :|
http://imgur.com/dRd5xAD
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
O seu problema esta estranho . . .

Tive problema sério com minha bomba mecanica a muito tempo atraz . . .

JORAVA alcool pra dentro da gaiola, abria a tampa do oleo com motor meio quente chegava a " doer " o olho de tanto alcool, o seu tambem tem este cheiro absurdo de alcool ?
Troquei bomba e oleo e tudo ok.

AGORA o que nao fecha nesta historia é suas velas MELAREM :smt017 , porem quando o nivel do oleo (oleoalcool :lol: ) passa do maximo, ele joga tudo pra dentro do bura pelo cano de ventilaçao forçada (aquele de borracha, preto que vem do motor e vai um grosso pro filtro e um fino pro coletor, sabe ? ) . . .FAZENDO fumaça e melando as velas . .

RESUMINDO : troca sua bomba de combustivel,(c o cheiro de alcool for insuportavel quando abre a tampa) tenta salvar seu oleo com o ótimo procedimento que o ninja do Waldir te indicou, e coloque o oleo no nivel certo, c for alcool mesmo, que contaminou o oleo, da uma ligada no motor depois de todo procedimento, deixa ele aquecer um pouco, desliga o motor, tira a tampa do oleo , protege a entrada com uma meia de mulher ou uma telinha e deixa o "resto" do alcool evaporar, por umas 4 horas, c continuar um pouco de alcool, nao c preocupe, ele em pouco uso evapora, porem anda de boa com o carro.

Estando o oleo no nivel, bomba em ordem, NAO pode mais melar as velas, c melar depois deste procedimento, desliga o carro e tira o cabeçote fora, sua junta ja era (talvez até por falta de torque adequado), NAO acredito em problemas com a junta .

Nao ha necessidade de limpeza dos residuos de alcool que sobraram nas paredes do motor,(como vc disse, retirando a tampa de valvulas), ele evapora rapidamente, fora que o sistema de ventilaçao forçada vai dar conta deste recado " consumindo " este residuo, em pouco tempo de uso.

C o procedimento que o Waldir indicou nao resolver, pode usar o oleo que vc tirou sim, porem tem que " filtrar " ele com um pano limpo e sem fiapo.

OBS : mesmo feito o procedimento do jeito que for, até trocando umas 3x o oleo, VAI FICAR residuo de alcool, que quando frio nao da pra ver, mas quando ele c movimenta vai " emulsionar " e voltar a ficar levemente " café com leite " , mas nao c preocupe, como ja disse, c for alcool o proprio calor e sistema de ventilaçao resolvem o problema .

Sendo problemas com a bomba jogando alcool pra dentro do motor ; resolvido tudo ; feito os procedimentos indicados aqui; com bastante criterio, LEMBRE-SE , vai ficar algum residuo inofensivo na tubulaçao da ventilaçao forçada do carter, e tambem no coletor, nao acredito ser necessario, porem c quiser pode tirar o coletor e lavar bem ele com gasolina por dentro (realmente nao acho necessario) ,mas nao esqueça que ainda pode ficar fumando um pouquinho e por um curto espaço de tempo exatamente por causa destes residuos do coletor, os do motor o sistema da conta de resolver sem intervençao sua ok ?

Dúvidas ? pergunte, C ja tiver resolvido, poste aqui a soluçao pra nós ok ? :smt023

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Felipe Demasiado
Membro GL (Ní­vel 2)

Legal Déco !
Valeu mesmo brother !
Então , na verdade só a vela do 4°cilindro encharcaram duas vezes depois disso o carro veio piorando e detalhe .. as velas estavam sequinhas como postei na foto !
quanto ao cheiro de álcool tem mas não a ponto de arder os olhos !
vale lembrar também que os postos de gasolina são tudo lixo !!! tem mais água do que álcool e um detalhe muito importante que esqueci de mencionar o carro veio a tona mesmo com todo esse falhamento depois que abasteci no posto ipiranga :smt021
Felipe Demasiado
Membro GL (Ní­vel 2)

Não que todo posto Ipiranga seja ruim ... mas esse perto de casa quando eu disse a outras pessoas que abasteci la me indicaram pra nunca mais ir la alegando combustível de má qualidade .
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Pra mim , ta claro que é bomba de combustivel furada, como vc disse que mexeu na junta do cabeçote e foi criterioso na hora de torquear , da pra ver a bomba jogando alcool pra dentro c tirar a tampa e ligar o carro, POREM , nao anda com o carro assim, vai comprometer a durabilidade do motor, comando etc . . .

Leia de novo os posts e faça os procedimentos, NAO ande com o carro com oleo acima do nivel, vai FUMAR mesmo !! vai dar B.O. ! mas da pra resolver sim sem abrir.

Troca a bomba, troca o oleo pelo que vc tem guardado (previamente filtrado com pano) , vai dar certo .

Realmente nao acredito que NAO seja junta do cabeçote, pelo que vc disse que ja foi feito . . .

abraço, tamu junto :smt023
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Motor: 2.0
Ano: 1986

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Mensagem não lidapor DÉCO » 29 Ago 2015, 23:10

.