Amigos, estou com o carro um tempo parado e aos poucos estou arrumando. Resolvi aproveitar para ver se a correia estava no ponto (uma curiosidade q sempre tive por não confiar nos Mexanicos).
As marcações tanto do Comando de Válvulas qto do Comando Virabrequim (CV) estão ok com suas devidas marcas. Mas uma coisa q me preocupou, foi o esforço necessário q precisei fazer para girar o CV, pois havia visto tutoriais na internet e esses pareciam bem macios, tendo um q o cara girava com apenas uma mão, já aqui preciso usar as 2 mãos e fazer uma força extrema, então ele roda e depois “agarra” de novo, como se estivesse preso por algo. O q acontece? :smt017
Obs 1: As 2 rodas dianteiras estavam suspensas.
2: Tds as velas haviam sido retiradas.
3: O carro estava em ponto morto.
4: Fiquei em dúvida se o giro era no sentido horário ou anti horário (alguns tutoriais diziam um sentido e outros outro sentido), embora tanto qto um sentido ou outro o esforço era o mesmo.
Abs
Comando Virabrequim
- leeloy
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Comando Virabrequim
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- Carlos A. Freire
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Re: Comando Virabrequim
Me parece usar uma ferramenta pequena, onde o efeito alavanca é pouco.
O peso do motor ao virar, além dos itens que mencionou, depende do ajuste das bronzinas e mancais. Se tiver mais folgado ficará mais livre, mas de momento não me preocuparia com isso.
O ideal é sempre virar no sentido de giro do motor, que é o horário, pois nesse sentido o lado da correia sem tensionador fica esticado.
Confira o sincronismo do motor e coloque ele para funcionar.
Abs,
Carlos Freire
O peso do motor ao virar, além dos itens que mencionou, depende do ajuste das bronzinas e mancais. Se tiver mais folgado ficará mais livre, mas de momento não me preocuparia com isso.
O ideal é sempre virar no sentido de giro do motor, que é o horário, pois nesse sentido o lado da correia sem tensionador fica esticado.
Confira o sincronismo do motor e coloque ele para funcionar.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Comando Virabrequim
.
Como o Mestre Carlos disse, a ferramenta nao ajuda no procedimento (subdimensionada) porem mesmo assim, observei no video que apos vencer a resistenca inicial, chega até a "embalar" , sinal de tudo ok.
Nao é muito facil vencer o atrito das escoras, abertura de valvulas (molas fortes) com as maos nao .
Seria interessante aproveitar que esta aberto e fazer uma marca na polia externa (polia de acessórios) onde esta a marca na polia do virabriquim, isso te ajuda amanha ou depois comferir o sincronismo sem ter que remover todo conjunto .
abraço
Como o Mestre Carlos disse, a ferramenta nao ajuda no procedimento (subdimensionada) porem mesmo assim, observei no video que apos vencer a resistenca inicial, chega até a "embalar" , sinal de tudo ok.
Nao é muito facil vencer o atrito das escoras, abertura de valvulas (molas fortes) com as maos nao .
Seria interessante aproveitar que esta aberto e fazer uma marca na polia externa (polia de acessórios) onde esta a marca na polia do virabriquim, isso te ajuda amanha ou depois comferir o sincronismo sem ter que remover todo conjunto .
abraço
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Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
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Re: Comando Virabrequim
na verdade leeloy tu multiplicou o torque por 2X nesse ponto que tu tentou girar...
a razão é 2:1 reduzida. ou seja ex: vira em 1000 rpm e comando a 500 rpm
polia virabrequim tem 21D
polia comando tem 42D
resumindo, nesse teu ponto é mais pesado girar pq tem que fazer mais torque devido a redução do sistema 2:1, se tu fizer o mesmo na polia de comando fica um pouco mais leve, acredito eu.
bom, de qualquer forma é pesado o acionamento manual. como os colegas falaram é muita peça mecanica em atrito.
eu ja testei os 3 cabeçote de modo primitivo tb...
fase 1 (do 1.6 meu antigo)
fase 2 (o teu, c20ne injetado)
fase 3 (o meu atual que é o n20xf roletado)
o fase 1 parece que jogaram agua e deixaram la enferrujando. nem sei como nao arrebenta as correia nisso.
o fase 2 ficou bem mais leve. os eng melhoraram diminuindo o atrito, valvulas com aste menor. e valvulas com menos carga(arame mais fino).
o fase 3 sem comentarios, parece que nao tem nada ligado. nem vem o caso explicar pq mudaram tudo pra diminui o atrito.
todos os teste foram feito sem torquimetro e sem base tecnica apenas "tatil" mas eu notei diferença mesmo na mao com tu fez.
de qualquer forma nao tem nada de errado nisso no teu caso, quando fica pesado é quando uma valvula esta sendo precionada e logo a outra depois.
a razão é 2:1 reduzida. ou seja ex: vira em 1000 rpm e comando a 500 rpm
polia virabrequim tem 21D
polia comando tem 42D
resumindo, nesse teu ponto é mais pesado girar pq tem que fazer mais torque devido a redução do sistema 2:1, se tu fizer o mesmo na polia de comando fica um pouco mais leve, acredito eu.
bom, de qualquer forma é pesado o acionamento manual. como os colegas falaram é muita peça mecanica em atrito.
eu ja testei os 3 cabeçote de modo primitivo tb...
fase 1 (do 1.6 meu antigo)
fase 2 (o teu, c20ne injetado)
fase 3 (o meu atual que é o n20xf roletado)
o fase 1 parece que jogaram agua e deixaram la enferrujando. nem sei como nao arrebenta as correia nisso.
o fase 2 ficou bem mais leve. os eng melhoraram diminuindo o atrito, valvulas com aste menor. e valvulas com menos carga(arame mais fino).
o fase 3 sem comentarios, parece que nao tem nada ligado. nem vem o caso explicar pq mudaram tudo pra diminui o atrito.
todos os teste foram feito sem torquimetro e sem base tecnica apenas "tatil" mas eu notei diferença mesmo na mao com tu fez.
de qualquer forma nao tem nada de errado nisso no teu caso, quando fica pesado é quando uma valvula esta sendo precionada e logo a outra depois.
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- leeloy
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Re: Comando Virabrequim
Obrigadão Carlos A. Freire, DÉCO e Rafaelo :smt023 :smt023 :smt023
Fico mais trql sabendo q está tudo normal :smt015
O sincronismo está ok
Comando Virabrequim
Comando Válvulas
Pior q precisei mover o carro e por isso já havia montando qdo postei essa msg, por isso não fiz a marcação :smt010 Mas creio q ela só irá sair do lugar caso a correia arrebente ou quebre algum dente, né?
Vlw pelas citações pessoais, Rafaelo, me amarro na parte eletrica automotiva, mas mecanica sou um zero a esquerda :smt005
Abs
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O sincronismo está ok
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Pior q precisei mover o carro e por isso já havia montando qdo postei essa msg, por isso não fiz a marcação :smt010 Mas creio q ela só irá sair do lugar caso a correia arrebente ou quebre algum dente, né?
Vlw pelas citações pessoais, Rafaelo, me amarro na parte eletrica automotiva, mas mecanica sou um zero a esquerda :smt005
Abs
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Re: Comando Virabrequim
.
Tudo ok !!
Tambem " esqueci " de marcar minha polia externa (polia de acessorios) , realmente só vai precisar em caso de manutençao da correia, coisa pra daqui a uns 40 ou 50.000 km !!
dificil dar problema no sincronismo, momento critico só no caso de tranco :smt021 , tem que evitar o maximo !!
abraço
Tudo ok !!
Tambem " esqueci " de marcar minha polia externa (polia de acessorios) , realmente só vai precisar em caso de manutençao da correia, coisa pra daqui a uns 40 ou 50.000 km !!
dificil dar problema no sincronismo, momento critico só no caso de tranco :smt021 , tem que evitar o maximo !!
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