[TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza
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[TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza
Pessoal, a muito tempo eu queria instalar os freios a disco traseiros no meu Monza, mas devido a dificuldade enorme de encontrar o sistema do Vectra A, e até mesmo o do Monza, vinha me desanimando, porém, após diversos problemas no meu sistema original, a tambor, eu decidi instalar os a disco. O primeiro que apareceu a um preço bem acessível, foi o do Vectra B. Analisando ele, vi que o sistema é praticamente o mesmo do Vectra A, diferenciando-se apenas pelo local de acionamento do freio de mão. Vendo a foto abaixo, o acionamento do Freio de mão é na alavanca que fica na parte de baixo do sistema (E no Vectra A, é por cima).
A princípio, seria plug and play também.
Comprei o sistema, mas ao colocar no carro, vi uma interferência grande. Essa alavanca de acionamento, encostava na flange do eixo. logo, não sendo possível instalar.
Pensei em colocar espaçador entre a flange e o sistema, mas, optei por fazer um corte no eixo, para essa alavanca trabalhar.
Retirando o sistema original
Coloquei a base do sistema, sem as sapatas, para poder marcar no eixo onde seriam feito os furos.
Marcação feita a Lapis.
Veja os furos iniciais
E agora como ficou.
Não ficou nível CNC, mas achei que ficou bom!
Feito isso, o sistema serviu perfeitamente!, e, utilizei o cabo do freio de mão do Vectra A, serviu perfeitamente.
Sistema instalado, e já devidamente sangrado, faltava apenas colocar o cabo do freio de mão.
Concluido, agora é esperar as pastilhas assentarem corretamente nos discos, para eles funcionarem perfeitamente, enquanto isso, nada de freadas bruscas, apenas de leve.
E, pra regular o freio de mão, deve-se ajustar uma roda por vez, e depois ajusta-se o cabo, fica perfeito.
Abraços!!!
Pena que essa roda esconde um pouco o freio! Rs.
A princípio, seria plug and play também.
Comprei o sistema, mas ao colocar no carro, vi uma interferência grande. Essa alavanca de acionamento, encostava na flange do eixo. logo, não sendo possível instalar.
Pensei em colocar espaçador entre a flange e o sistema, mas, optei por fazer um corte no eixo, para essa alavanca trabalhar.
Retirando o sistema original
Coloquei a base do sistema, sem as sapatas, para poder marcar no eixo onde seriam feito os furos.
Marcação feita a Lapis.
Veja os furos iniciais
E agora como ficou.
Não ficou nível CNC, mas achei que ficou bom!
Feito isso, o sistema serviu perfeitamente!, e, utilizei o cabo do freio de mão do Vectra A, serviu perfeitamente.
Sistema instalado, e já devidamente sangrado, faltava apenas colocar o cabo do freio de mão.
Concluido, agora é esperar as pastilhas assentarem corretamente nos discos, para eles funcionarem perfeitamente, enquanto isso, nada de freadas bruscas, apenas de leve.
E, pra regular o freio de mão, deve-se ajustar uma roda por vez, e depois ajusta-se o cabo, fica perfeito.
Abraços!!!
Pena que essa roda esconde um pouco o freio! Rs.
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Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza
Trabalho bem feito!
Monza 91 automático (o melhor)
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Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza
Valeu Jorge, muito obrigado!
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Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza
Pra isso, CNC ia ser melhor, mas como não tem em casa, EXCELENTE que tenha conseguido "no braço"!!!
Ficou ótimo, Léo! De verdade! E espero que esse sistema torne o freio do seu Monza (mais ainda!) melhor de ANCORAR o bicho!!!
Pergunta: o corte foi feito como "caseiramente"?
Parabéns, ceuc g@ayc!
Abração!
Robson
Ficou ótimo, Léo! De verdade! E espero que esse sistema torne o freio do seu Monza (mais ainda!) melhor de ANCORAR o bicho!!!
Pergunta: o corte foi feito como "caseiramente"?
Parabéns, ceuc g@ayc!
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* 20/11/18 146K km e contando...
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- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km
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Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza
Valeu Robson! o CNC fica pra depois! Rs.
Então, o corte foi feito com brocas. Comeceu com uma de 4mm, depois fui pra uma de 6, e por fim, a de 10mm.
Minha noiva, a Elen, me ajudou, ela ficou molhando o local enquanto eu furava. É importante fazer isso pra resfriar a broca, senão ela fica cega rapidinho.
Então, o corte foi feito com brocas. Comeceu com uma de 4mm, depois fui pra uma de 6, e por fim, a de 10mm.
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Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza
legal Leandro, vamos ver se consigo te ajudar.
o rasgo pra um melhor acabamento tu pode usar uma linha rotativa 8mm e uma retifica meia parruda de 250w. uma coisa interessante o meu eixo, ou melhor, o eixo antigo 82-86 ja esta aberto esse lugar, no meu caso nao precisei adaptar isso. por esse motivo que parei de fornecer o suporte pro freio de mao, o pessoal estava com problemas e tinha que adaptar isso. dae nao é meu objetivo vender algo que é preciso adaptar.
eu to estudando a possibilidade de usar o sistema superior de ancoragem, e os suportes do cabo de fabrica do eixo. dae sim, quem sabe um dia. mas agora tenho outra prioridades.
vai freias muito bem. tu me disse que tava pensando por ABS correto? esse teu cubo é sem ABS, teria que trocar o cubo. e tem que alargar o centralizador pra 63mm senao me engano. se usar minha tecnica, tu alargar em casa com padrao industrial. so precisa de tempo e uma furadeira industrial de mao. e umas serra copo pra aço rapido. e fluido de corte. não vale apena tirar o eixo... se quiser te passo as imagens
é verdade, essas rodinha tapam oque é bunito rsrsrsrs
o rasgo pra um melhor acabamento tu pode usar uma linha rotativa 8mm e uma retifica meia parruda de 250w. uma coisa interessante o meu eixo, ou melhor, o eixo antigo 82-86 ja esta aberto esse lugar, no meu caso nao precisei adaptar isso. por esse motivo que parei de fornecer o suporte pro freio de mao, o pessoal estava com problemas e tinha que adaptar isso. dae nao é meu objetivo vender algo que é preciso adaptar.
eu to estudando a possibilidade de usar o sistema superior de ancoragem, e os suportes do cabo de fabrica do eixo. dae sim, quem sabe um dia. mas agora tenho outra prioridades.
vai freias muito bem. tu me disse que tava pensando por ABS correto? esse teu cubo é sem ABS, teria que trocar o cubo. e tem que alargar o centralizador pra 63mm senao me engano. se usar minha tecnica, tu alargar em casa com padrao industrial. so precisa de tempo e uma furadeira industrial de mao. e umas serra copo pra aço rapido. e fluido de corte. não vale apena tirar o eixo... se quiser te passo as imagens
é verdade, essas rodinha tapam oque é bunito rsrsrsrs
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Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza
Opa Rafaelo! Então, estarei de férias e vou dar um melhor acabamento sim ai, mas por hora, deixarei como está!
Sobre o ABS, sim, projeto de longo prazo, e, já vi as suas fotos e, quando eu for aumentar o diâmetro do furo, vou sim querer umas dicas de você.
abraço!!!!
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Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza
.
Aí sim heim leo, nota 10 "procê" .
E o resultado ? como ficou a frenagem do carro ? nao ficou com freio " demais " na trazeira ?
abraçao amigo !!
Aí sim heim leo, nota 10 "procê" .
E o resultado ? como ficou a frenagem do carro ? nao ficou com freio " demais " na trazeira ?
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CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
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