TROCANDO O PRÉ-FILTRO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL
Quando me filiei aos Monzeiros em 18.05.2008 fiquei sabendo do pré-filtro na ponta do pescador e comprei um kit filtro e junta de borracha e efetuei a troca. Na ocasião era um novato 11-09-2008 e não me ocorreu de fazer um tutorial, embora tenha colocado umas fotos num relato as quais não estão sendo veiculadas pelo Imageshack, que todos conhecem a história.
Naquele 11 de setembro eu trouxe à luz após 13 anos o dito cujo que mais abaixo mostrarei a sua sujidade.
Materiais necessários:
Kit do filtro R$14,90
Chave de boca 8mm e ou soquete e catraca.
Macaco sanfona ou jacaré + um calço de 100mm + 1 cavalete de sustentação
Bacia pequena para aparar o combustível de possa vazar
Grau de dificuldade na 1ª vez = 5
EXTREMO CUIDADO
Com a segurança pessoal e do veículo
Principalmente se o combustível for gasolina devido a sua volatilidade.
Use um pano úmido para tampar o ‘buraco’ enquanto estiver manejando o pescador fora do tanque. Tanque semi-vazio de gasolina é meio do caminho à uma explosão séria.
Os procedimentos abaixo se aplicam também aos Monzas carburados, exceto o sistema de bomba de combustível. Antes do carburador há o filtro de combustível que livra os gicleurs de entupimento (mas as mangueiras de péssima qualidade poderão entupi-los)
PROCEDIMENTOS
Com ¼ de combustível no tanque no máximo, levante a traseira direita. Eu optei para posicionar o cavalete com 43 cm.
Vide tópico
viewtopic.php?f=15&t=30822&hilit=macaco+sanfona
Deitado no chão sobre um papelão e munido das ferramentas e uma caneta de marcar DVD comecei a soltar os parafusos. Como optei por não soltar a mangueira que conecta a bomba de combustível ao pescador precisei da chavinha de boca de 8mm para soltar o parafuso que fica quase sobre a mangueira. Quanto a mangueira é possível soltá-la das 2 presilhas laterais que abrem com a mão para facilitar a remoção do pescador.
Se é a ‘sua’ primeira vez que está trocando o pré-filtro, você poderá encontrar no local uma junta de cortiça, bem mais fina que a junta de borracha e que invariavelmente ao tirar o pescador ela se rompe. Daí haverá necessidade de remover/raspar do entorno do furo do tanque e no disco do pescador. Eu aproveitei a mesma junta que está aí na foto por que decidi que ela está boa.
O pescador sai quase na vertical porque o pré-filtro fica depositado numa caneca plástica dentro do tanque que evita a falta de combustível nos aclives e declives e nas curvas.
O filtro novo entra justo e insira-o no pescador cerca de 20mm que é a altura do encaixe no filtro.
Aí estão o filtro da esquerda que estava em bom estado e ao tirar soltou um pouco de fuligem na bacia, refletindo o uso de 6,6 anos e a foto da direita mostrou o estado após 13 anos e estava sugando bem. Embora seja muito relativo indicar um tempo de verificação, devido a sujeira nos tanques dos postos de combustíveis, eu diria que daria para aguentar 10 anos se a procedência do Etanol for de bandeira boa.
Já no caso da gasolina, EU ACHO, que 5 anos seria um bom limite, devido a famosa ‘goma’ da gasolina comum, além do batismo de solventes além do álcool, principalmente em postos sem bandeira boa.
Filtros da marca Vogel, o mesmo que comprei em 2008
Se não houvesse o pré-filtro a ‘fuligem’ iria parar no filtro da bomba, sobrecarregando e aquecendo na saturação de sujeira comprometendo seu funcionamento precocemente. Acrescento que quando desmontei a bomba de combustível não encontrei a 'peneirinha' suja, o que leva a crer que o pré-filtro é eficiente.
As micropartículas que passam pelo filtro da bomba são retidas no filtro de combustível. E por garantia existe ainda um filtro na válvula injetora (bico injetor).
Faça a opção por filtros de plástico se o seu Monza é a Etanol, evitará formar a ‘geleca’ inclusive no caninho/saída que vai para a válvula injetora, pois a formação da 'geleca' é um fenômeno físico-elétrico sobre o alumínio (formação de óxido de alumínio em forma de gel).
Sugiro que você veja a ‘dissecação’ de um tanque de combustível dum Monza, apresentado pelo Monzeiro Dutra.
Vide o tópico:
viewtopic.php?f=3&t=31440&start=75&hili ... ombustivel
Finalizando
1 hora de serviço, sem correria e cuidado. (mamão com açúcar)
CURIOSIDADE
O combustível de um tanque cheio é filtrado teoricamente e a grosso modo em 1 hora, isto é:
57 litros /0,600ml (30 segundos) = 57.000 ml /1.200ml por minuto = 47,5 minutos
Então a chance de chegar partículas no filtro da válvula injetora é quase inexistente, pois ficará retida no filtro de combustível.
02.04.2015
waldir
TROCANDO O PRÉ-FILTRO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL
- waldir
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TROCANDO O PRÉ-FILTRO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL
Editado pela última vez por waldir em 03 Abr 2015, 12:08, em um total de 3 vezes.
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Re: TROCANDO O PRÉ-FILTRO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL
.
Como sempre, ajudando muito!!
GRANDE PROBLEMA, muitos problemas nos carros EFI pode ser causado por saturação deste filtro, é muito difícil de diagnosticar, principalmente variação de pressão na linha de combustível, fora os já citados acima, inclusive perda de garantia de bomba elétrica (aconteceu isso comigo).
Olha o estado do pré-filtro, que troquei há tempos no EFI da minha amiga:
Abraço
Como sempre, ajudando muito!!
GRANDE PROBLEMA, muitos problemas nos carros EFI pode ser causado por saturação deste filtro, é muito difícil de diagnosticar, principalmente variação de pressão na linha de combustível, fora os já citados acima, inclusive perda de garantia de bomba elétrica (aconteceu isso comigo).
Olha o estado do pré-filtro, que troquei há tempos no EFI da minha amiga:
Abraço
Editado pela última vez por DÉCO em 04 Abr 2015, 21:13, em um total de 1 vez.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
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Re: TROCANDO O PRÉ-FILTRO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL
DÉCO,
obrigado por comentar e mostrar a sujidade do filtro que vc trocou, me fez lembrar que pulei um pedaço do rascunho do tutorial, que é o que falei que apresentaria quão sujo estava o filtro de 13 anos.
Já fiz a edição. Ainda bem que deu tempo (dentro dos 3 dias).
Abs
waldir
obrigado por comentar e mostrar a sujidade do filtro que vc trocou, me fez lembrar que pulei um pedaço do rascunho do tutorial, que é o que falei que apresentaria quão sujo estava o filtro de 13 anos.
Já fiz a edição. Ainda bem que deu tempo (dentro dos 3 dias).
Abs
waldir
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Re: TROCANDO O PRÉ-FILTRO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL
Vou reviver o tópico, pois sem querer descobri esse Pre Filtro no Monza, e provavelmente nunca foi trocado no meu.
A pergunta é, vale a pena gastar 40 reais para trocar isso? Pois em loja nenhuma daqui da região tem isso, muitos nem sabiam que o Monza tinha isso, ai achei o Pre Filtro da DS por 19 + 19 de frete.
Ai não sei se é tão importante assim trocar isso visto que quase ninguém troca ou sabe da existência.
[]'s
A pergunta é, vale a pena gastar 40 reais para trocar isso? Pois em loja nenhuma daqui da região tem isso, muitos nem sabiam que o Monza tinha isso, ai achei o Pre Filtro da DS por 19 + 19 de frete.
Ai não sei se é tão importante assim trocar isso visto que quase ninguém troca ou sabe da existência.
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Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann
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Re: TROCANDO O PRÉ-FILTRO DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL
Se não trocar a bomba irá sofrer na sucção do combustível, além do que pode puxar micro sujeiras e danificar ela.
Mesmo álcool ou gasolina se tiver muito suja tem de trocar e, desta forma, só retirando para analisar. Muitos limpam com desengripante e outros fazendo a troca, eu prefiro fazer a troca.
abs estamos ai
Mesmo álcool ou gasolina se tiver muito suja tem de trocar e, desta forma, só retirando para analisar. Muitos limpam com desengripante e outros fazendo a troca, eu prefiro fazer a troca.
abs estamos ai
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