Troca Correia Dentada Sem Esticador?

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Daniel Vergara
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Troca Correia Dentada Sem Esticador?

Mensagem não lida por Daniel Vergara »

Boa noite a todos.
Já sou registrado há um tempo e leio bastante oq o pessoal vem fazendo em seus carros. Um fórum muito bom msm, bem diferente de tantos q tem na net!
Bom minha duvida é a seguinte: O meu Monza 87 não usa esticador de correia é pela bomba d'água (se já tiver um tópico por favor me desculpem, não devo ter achado).
Se alguém puder me dar uma dica de como estico a correia pela bomba d'água, pois nunca fiz sem esticador, então para não fazer merd... melhor consultar vcs, certo?
Estou fazendo o serviço em casa com um amigo, se alguém puder dar uma luz ou se é só esticar e pronto?
Abraço a todos!
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Troca Correia Dentada Sem Esticador?

Mensagem não lida por waldir »

Daniel,

veja o tópico com atenção:

viewtopic.php?f=14&t=30797
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Com tensionador ou sem tensionador para tensionar a correia dentada do Monza o procedimento é o mesmo, é pela bomba d'água.
Apenas no Monza 96 que pode deixar a bomba d'água fixa e fazer o ajuste pelo tensionador.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Daniel Vergara
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Daniel Vergara »

Waldir e Carlos, obrigado pela ajuda, era só para ter certeza msm.
Engraçado q não achei aquele tópico na procura. Bom... agradeço a vcs, abraço!
Giliarde
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por Giliarde »

O meu Monza é um Classic se 91 e a princípio era para usar tensionador, mas quando fiz o motor o cara que fez ele é preparador de carros de corrida, ele disse que iria deixar sem o esticador e disse que não precisava, que era uma coisa a menos para mim me preocupar e já faz quase dois anos e não me deu nem um problema. Ele disse que usou a correia dentada do Monza 86 ou 87, não me recordo bem, só me lembro que ele tensionou pela bomba d'água, mas pelo que eu vi quando fui fazer a retífica do motor, que meu motor não é original do Monza pq usa roda fônica e segundo quando eu fui trocar o virabrequim, ele constava a mesma numeração do Vectra. Então seria tensionador em baixo junto com a bomba de óleo mas eu deixei sem mesmo e está tudo ok.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Carlos A. Freire escreveu:Com tensionador ou sem tensionador para tensionar a correia dentada do Monza o procedimento é o mesmo, é pela bomba d'água.
Apenas no Monza 96 que pode deixar a bomba d'água fixa e fazer o ajuste pelo tensionador.

Abs,
Carlos Freire
Só que se a bomba d'água estiver sido posicionada a 1ª vez corretamente, isto é, "ajudado" no tensionamento da correia dentada (bomba + tensionador) na próxima vez que trocar a correia e não mexer na bomba o ajuste será pelo tensionador suficientemente.

Se trocar bomba e tiver o cuidado de posicioná-la conforme a bomba anterior anterior o tensionamento pelo esticador será o suficiente.

Eu ajustei uma vez na oficina pela bomba e já troquei a bomba mais uma vez e a correia dentada outras duas vezes (antes do prazo) e não tive problemas.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Carlos A. Freire
MODERADOR

Giliarde escreveu:O meu Monza é um Classic se 91 e a princípio era para usar tensionador, mas quando fiz o motor o cara que fez ele é preparador de carros de corrida, ele disse que iria deixar sem o esticador e disse que não precisava, que era uma coisa a menos para mim me preocupar e já faz quase dois anos e não me deu nem um problema. Ele disse que usou a correia dentada do Monza 86 ou 87, não me recordo bem, só me lembro que ele tensionou pela bomba d'água, mas pelo que eu vi quando fui fazer a retífica do motor, que meu motor não é original do Monza pq usa roda fônica e segundo quando eu fui trocar o virabrequim, ele constava a mesma numeração do Vectra. Então seria tensionador em baixo junto com a bomba de óleo mas eu deixei sem mesmo e está tudo ok.

Problema não vai dar mesmo, pois os modelos até 88 não usavam tensionador. Mas acha mesmo que a montadora iria colocar tensionador nos modelos de Monza e Kadett de 89 em diante a toa? Imagine quanto não economizaria sem a colocação desse item e com correia menor?

Na minha opinião é que se a montadora resolveu mudar é porque descobriu que poderia melhorar de alguma forma com esse componente. E ficou melhor ainda em toda linha a partir de 96.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Só que se a bomba d'água estiver sido posicionada a 1ª vez corretamente, isto é, "ajudado" no tensionamento da correia dentada (bomba + tensionador) na próxima vez que trocar a correia e não mexer na bomba o ajuste será pelo tensionador suficientemente.

Se trocar bomba e tiver o cuidado de posicioná-la conforme a bomba anterior anterior o tensionamento pelo esticador será o suficiente.

Eu ajustei uma vez na oficina pela bomba e já troquei a bomba mais uma vez e a correia dentada outras duas vezes (antes do prazo) e não tive problemas.
Waldir,

nos modelos de 96 em diante, Monza, Kadett, Vectra, Astra... Toda linha GM tem um ressalto no bloco e uma marcação na bomba d'água. Basta manter alinhados essas marcações na colocação da bomba d'água e depois fazer o ajuste pelo tensionador.

Se não observar essas marcações, vai ter de fazer o pré ajuste pela bomba d'água como antes, pois a correia pode não entrar por já estar tensionado ou ficar muito frouxa mesmo tensionando pelo tensionador.

Esse sistema de 96 é na minha opinião o melhor de todos.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Responder