AJUDA COM LIGAÇÃO DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA MONZA 88

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
edu classic 88
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AJUDA COM LIGAÇÃO DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA MONZA 88

Mensagem não lida por edu classic 88 »

Galera é o seguinte, preciso de ajuda para fazer a ligação da ignição eletrônica do meu Monza, um Classic 88 álcool. Preciso saber a ligação da bobina e da central.
Comprei um chicote novo, mas não tenho a mínima noção. Sei que o certo seria chamar um eletricista, mas eu mesmo gostaria de aprender; quero saber de onde vem os fios que ligam na bobina e da ligação do chicote da central. Sei que o marrom com verde vai ao distribuidor, um outro marrom julgo ser negativo. Agora tem um fio preto e duas pernas de fios vermelho com pino macho na ponta que não sei onde ligam se vai para bobina ou algum outro lugar; sei que tem uma perna de fio verde que vem do chicote do carro que liga no negativo da bobina e só.
Alguém para ajudar?
Leocastro
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Re: AJUDA COM LIGAÇÃO DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA MONZA 88

Mensagem não lida por Leocastro »

Cara, bem vindo ao Fórum!
Essa ligação é bem simples.
Segue diagrama
Imagem
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
edu classic 88
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Re: AJUDA COM LIGAÇÃO DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA MONZA 88

Mensagem não lida por edu classic 88 »

Valeu pela ajuda Leocastro. Esse fio preto que sai da ignição é o mesmo fio que vai para o motor de partida preto com vermelho? Outra coisa; sei que tem um outro fio que sai do motor de partida para a bobina quando o carro é a álcool, vc sabe sobre isso?
Leocastro
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Re: AJUDA COM LIGAÇÃO DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA MONZA 88

Mensagem não lida por Leocastro »

Bem, não é o mesmo que sai para o motor de arranque não! Senão, a ignição só funcionaria com o arranque ligado!
Esse ai é o 12V pós chave!
Sobre o que sai do arranque para a bobina, meu Monza SL/E 1990 gasolina tinha isso, parece que é para dar um UP na centelha na hora da partida. Desativei quando instalei o arranque de Vectra e não deu diferença nenhuma.
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jesuino b ferreira
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Re: AJUDA COM LIGAÇÃO DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA MONZA 88

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

, parece que é para dar um UP na centelha na hora da partida.
Isto mesmo :smt023
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Carlos A. Freire
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Re: AJUDA COM LIGAÇÃO DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA MONZA 88

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Os veículos que tem essa ligação com motor de partida são os que tem bobina que precisam de pré resistência. Essas resistências podem ser o próprio cabo (resistivo) ou resistência propriamente dito.
A conexão elimina a resistência aumentando a tensão de entrada da bobina e consequentemente da alta tensão, melhorando a partida principalmente na fase fria do motor álcool.

Abs,

Carlos Freire
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Rafaelo
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Re: AJUDA COM LIGAÇÃO DA IGNIÇÃO ELETRÔNICA MONZA 88

Mensagem não lida por Rafaelo »

A lógica de entendimento é simples, até já expliquei em outra ocasião.

As bobinas asfálticas só podem trabalhar em 12V, o motor ligado gera 14V e o resistor reduz para 12V com o motor em funcionamento. Ao dar a partida a tensão abaixa para 10V no sistema, e com o resistor ficaria muito fraco a ignição ficando em 7V, passando pelo by pass fica nos 10V.

Só existe isso em bobina asfáltica, as bobinas plásticas eletrônica ou não trabalham em operação máxima 14.5V ou ate mais sem queimar.


Não é a toa que o sistema de injeção modernas, aumenta a "bitola" da faísca na fase de ignição (dando mais tempo de carga), e avançando mais na fase arranque para facilitar as partidas frias. O meu sistema ECU MS tem isso, a Multec já tinha tb, apesar de ser mais simples (avanço travado em 10° em qualquer situação de temperatura do motor, e um Dwell maior tb)
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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