Pessoal, gostaria de contar com a opinião de voces sobre essa mudança.
Vamos aos termos.
O Daewoo espero como grande maioria sabe, é motor GM igual ao monza / vectra A.
Porem a Injeção é MPFI mas utiliza o tenebroso modulo Hey.
Consegui comprar o coletor com tbi flauta bicos e etc do Daewoo Espero, e queria transformar o tuba em MPFI usando este mesmo sistema.
A minha grande duvida é referente a ligação dos bicos injetores, Como é ligado os bicos no daewoo?? saem 4 fios direto do modulo para cada bico? ou somente um fio, e depois ele liga todos os bicos em serie?
A questão é se eu pegar os fios que ligam o "bico" do monza EFI e ligar os 4 bicos do daewoo... vai funcionar???
Lembro de ler aqui no forum que existe o MPFI Digital e o Analogico, mas qual a diferença e em quais carros (motor GM) se aplicam isso?
Transformar EFI em MPFI sistema com HEY
-
- MODERADOR
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1988
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Transformar EFI em MPFI sistema com HEY
Vai ter que trocar todo o chicote de injeção do Monza pelo chicote do Espero. Além de ver a compatibilidade dos sensores.
Você vai precisar também da central do Espero.
A injeção do Espero é digital.... um modelo bem primitivo, mas é digital.
Analógica é a injeção do 500EF e do Kadett GSi.
Você vai precisar também da central do Espero.
A injeção do Espero é digital.... um modelo bem primitivo, mas é digital.
Analógica é a injeção do 500EF e do Kadett GSi.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009

-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Depois que postei a pergunta fiquei tentando decifrar as diferenças do mpfi pro efi... lembrei da sonda lambda... os bicos acho que nem seriam tanto problema...
A sonda lambda nao tenho como ligar na minha central.
Entao realmente preciso do chicote e modulo do daewoo...
vou ver com o cara que comprei as peças se ele faz um preço bacana no chicote e modulo.
obrigado pela dica.
A sonda lambda nao tenho como ligar na minha central.
Entao realmente preciso do chicote e modulo do daewoo...
vou ver com o cara que comprei as peças se ele faz um preço bacana no chicote e modulo.
obrigado pela dica.
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
leoroy acho que tu nao se deu conta ou nao te falaram. o sistema de injeçao desse carro usa o mesmo modulo ignição externa, HEY. um GM 8 pin advinha senao é a mesma coisa que no monza. mesma bobina plastica de alta transformação.
esse motor não é nativo injetado, e sim kit de fabrica pra injeção. como foi o caso do monza EFI que fizeram um kit de injeçao pra carburador familia 2. se fosse nativo usaria roda fonica, por isso se torna facil colocar esse kit. o problema vai continuar nele tambem, agora os beneficios sao bem superior ao do monza e nao sou poucos...
o modelo em questao nao é tao primitivo como o Ricardo colocou acima, acho que ele se enganou, o primitivo é a outra injeçao (eletro-mecanica) analogica de 1975 da bosch do monza mpfi,uno,gol,etc
a ECU desse Espero é boa, mas como toda ECU OEM nao vale muita coisa, é uma multec tb feita pela delphi, leva uma boa vantagem em cima da multec 700 do monza nem falo do MPFI e sim da parte tecnica da injeçao.
outra coisa ela é malha fechada da queima que nesse possui, tornando mais economico o funcionamento do motor em qualquer regime de funcionamento, no monza precisa ajustar manualmente a cada combustivel(oque seria o ideal),tempo de uso,etc esse faz centenas de micro ajustes a cada ciclo do motor, na mistura...
esse conta com sensor IAT que ajusta a mistura conforme a temperatura da admissao, e tambem tem retardante que previne batida de pino por ar quente como num engarrafamento no verao, ja no monza nao tem isso devido a limitaçao tecnica do microprocessador ser "pequeno".
nessa é MPFI semi sequencial, 2 bancos pulsam separadamente, tornando mais economico.
a unica coisa que faltou foi uma malha fechada na igniçao(batida pino) mas o IAT ja previne muito isso, o ideal seria operando os dois sistema em paralelo.
por tanto é logico que é melhor, mas é preciso saber que o mesmo problema de queima por instabilidade de tensão, sobre carga, temperatura do modulo HEI afeta esse modelo tambem.
nao é so chicote, se esta pensando em fazer uma Instalaçao vai precisar de todas as peças ate mesmo um coletor de escape de kadett pra sonda precisa,desse carro espero precisa ver se o filtro de ar entra senao tem que adaptar, o resto é so instalar. é bem simples sua colocaçao
esse motor não é nativo injetado, e sim kit de fabrica pra injeção. como foi o caso do monza EFI que fizeram um kit de injeçao pra carburador familia 2. se fosse nativo usaria roda fonica, por isso se torna facil colocar esse kit. o problema vai continuar nele tambem, agora os beneficios sao bem superior ao do monza e nao sou poucos...
o modelo em questao nao é tao primitivo como o Ricardo colocou acima, acho que ele se enganou, o primitivo é a outra injeçao (eletro-mecanica) analogica de 1975 da bosch do monza mpfi,uno,gol,etc
a ECU desse Espero é boa, mas como toda ECU OEM nao vale muita coisa, é uma multec tb feita pela delphi, leva uma boa vantagem em cima da multec 700 do monza nem falo do MPFI e sim da parte tecnica da injeçao.
outra coisa ela é malha fechada da queima que nesse possui, tornando mais economico o funcionamento do motor em qualquer regime de funcionamento, no monza precisa ajustar manualmente a cada combustivel(oque seria o ideal),tempo de uso,etc esse faz centenas de micro ajustes a cada ciclo do motor, na mistura...
esse conta com sensor IAT que ajusta a mistura conforme a temperatura da admissao, e tambem tem retardante que previne batida de pino por ar quente como num engarrafamento no verao, ja no monza nao tem isso devido a limitaçao tecnica do microprocessador ser "pequeno".
nessa é MPFI semi sequencial, 2 bancos pulsam separadamente, tornando mais economico.
a unica coisa que faltou foi uma malha fechada na igniçao(batida pino) mas o IAT ja previne muito isso, o ideal seria operando os dois sistema em paralelo.
por tanto é logico que é melhor, mas é preciso saber que o mesmo problema de queima por instabilidade de tensão, sobre carga, temperatura do modulo HEI afeta esse modelo tambem.
nao é so chicote, se esta pensando em fazer uma Instalaçao vai precisar de todas as peças ate mesmo um coletor de escape de kadett pra sonda precisa,desse carro espero precisa ver se o filtro de ar entra senao tem que adaptar, o resto é so instalar. é bem simples sua colocaçao
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Class (Nível 5)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1993
- Injeção: EFi
Espero não saiu a álcool não é? No caso dessa conversão só seria possível nos monzas a gasolina? Tu acha que vale apena essa conversão Rafaelo?
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Vou confessar uma coisa, essa minha tara por colocar MPFI foi por que meu primo tem um daewoo espero, e o carro anda muuuito mais que o monza, e mais economico.
como ele tava procurando umas peças pro carro dele, achamos um cara vendendo peças de um batido, e comprei o coletor tbi flauta e bicos...
mas ja estou desistindo dessa ideia pois vai dar um trabalho do cão trocar o chicote.
agora voltando a falar sobre o desempenho do daewoo... essa diferença é só por causa do MPFI mesmo ou a caixa de marcha muda alguma coisa tambem?
como ele tava procurando umas peças pro carro dele, achamos um cara vendendo peças de um batido, e comprei o coletor tbi flauta e bicos...
mas ja estou desistindo dessa ideia pois vai dar um trabalho do cão trocar o chicote.
agora voltando a falar sobre o desempenho do daewoo... essa diferença é só por causa do MPFI mesmo ou a caixa de marcha muda alguma coisa tambem?
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Injeção: MPFi
Saul so gasolina saiu, tudo vai depender do valor cobrado, apesar de ser uma ECU razoavel em termos tecnico, tem que ver se o custo compensa, se pensar que a potencia esta limitada em 110cv nao vai mudar muita coisa, oque mudaria é como todo MPFI bem faz, Torque, a linha de torque é diferente nesses motores, tem uma resposta melhor no pedal. e o consumo é melhor, nao precisa de acerto a nao ser o da igniçao.
os MPFI tem 60mm de entrada de ar contra apenas 43mm do EFI, o torque só aparece quando tem volume de ar, e a regra diz quem tem mais vazao gera melhor torque, nao é atoa que esses carros em baixo giro sao bem mais fortes de torque e potencia. é onde o torque esta, agora esse modelo em potencia nao vai mudar muita coisa nao. tem melhorias sim na troca.
leoroy so pelo fato do MPFI mesmo, sentiu como ele é mais energico em baixa e media rpm? isso que é bem simples esse MPFI.
os MPFI tem 60mm de entrada de ar contra apenas 43mm do EFI, o torque só aparece quando tem volume de ar, e a regra diz quem tem mais vazao gera melhor torque, nao é atoa que esses carros em baixo giro sao bem mais fortes de torque e potencia. é onde o torque esta, agora esse modelo em potencia nao vai mudar muita coisa nao. tem melhorias sim na troca.
leoroy so pelo fato do MPFI mesmo, sentiu como ele é mais energico em baixa e media rpm? isso que é bem simples esse MPFI.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.