SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Enviado: 09 Jun 2014, 16:14
Reeditado em virtude das fotos armazenadas no ImageShack não serem mais gratuitas e uma série delas se tornaram indisponíveis para veiculação automática nas matérias que emiti aqui nos Monzeiros como poderão verificar no link que segue, como também os comentários dos associados na ocasião da emissão e que enriqueceram as informações pretendidas.
Vide tópico originário: viewtopic.php?f=14&t=6139
SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Olá Amigos Monzeiros,
Segue um “faça você mesmo” por conta e risco, porém, muito fácil.
Material necessário:
Válvula Termostática 93215643 Monza/Kadett/Ipanema 1.8/2.0 EFI 91/ R$ 70,00 + R$0,95 anel retentor de borracha
Chave estrela, ou de boca, ou catraca 10mm
Chave de Fenda ou canhão p/ abraçadeira
Silicone alta Temperatura (opcional)
Desengripante se os parafusos estiverem emperrados
1.- Para evitar riscos de queimar as mãos, realize a troca com o motor frio.
2.- Com a chave estrela experimente soltar o parafuso da válvula, se tiver emperrado espirre um desengripante enquanto remove as outras peças.
2.- Solte e desloque a ‘panela’ do filtro de ar para facilitar o manuseio
3.- Solte a abraçadeira da mangueira junto à válvula e desloque a mangueira. Mantendo a tampa do reservatório fechado, irá vazar cerca de 1 litro de solução de arrefecimento.
4.- Solte os parafusos da válvula e retire-a. Limpe a flange de assentamento.
5.- Coloque o anel de borracha novo no canal apropriado na flange da VT e se achar necessário passe uma camada FINA (não exagere como eu fiz) de silicone para alta temperatura. Escolha silicone preto que o visual é melhor.
6.- Enxugue o alojamento e a flange do suporte e encaixe a válvula já na posição dos parafusos e insira e enrosque os parafusos com os dedos mantendo firme a válvula e depois dê o aperto final por igual nos parafusos com a chave estrela, sem exagerar, por que daqui a 40.000 Km ou em inspeção intermediária você deverá sacá-la novamente.
http://i60.tinypic.com/f27r84.jpg
7.- Depois que secar o silicone, tire o excesso do entorno com um estilete. Se você exagerou no silicone ele poderá prejudicar o funcionamento da VT. Se usar o silicone, passe-o do anel para fora.
8.- Reposicione o conjunto do filtro de ar, verifique se não soltou alguma mangueirinha.
9.- Abra a tampa do reservatório de expansão da água e complete com a emulsão (água + aditivo proporcional).
10.- Ligue o motor e observe quando começar a sair vapor da água feche a tampa e deixe acionar a ventoinha por 3 vezes e aproveite para fazer a sangria do ar, se necessário.
11.- Quando esfriar abra a tampa do reservatório e verifique se há necessidade de completar o nível.
12.- Na manhã seguinte, verifique mais uma vez o nível de água, se necessário complete.
waldir
09.06.14
Vide tópico originário: viewtopic.php?f=14&t=6139
SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Olá Amigos Monzeiros,
Segue um “faça você mesmo” por conta e risco, porém, muito fácil.
Material necessário:
Válvula Termostática 93215643 Monza/Kadett/Ipanema 1.8/2.0 EFI 91/ R$ 70,00 + R$0,95 anel retentor de borracha
Chave estrela, ou de boca, ou catraca 10mm
Chave de Fenda ou canhão p/ abraçadeira
Silicone alta Temperatura (opcional)
Desengripante se os parafusos estiverem emperrados
1.- Para evitar riscos de queimar as mãos, realize a troca com o motor frio.
2.- Com a chave estrela experimente soltar o parafuso da válvula, se tiver emperrado espirre um desengripante enquanto remove as outras peças.
2.- Solte e desloque a ‘panela’ do filtro de ar para facilitar o manuseio
3.- Solte a abraçadeira da mangueira junto à válvula e desloque a mangueira. Mantendo a tampa do reservatório fechado, irá vazar cerca de 1 litro de solução de arrefecimento.
4.- Solte os parafusos da válvula e retire-a. Limpe a flange de assentamento.
5.- Coloque o anel de borracha novo no canal apropriado na flange da VT e se achar necessário passe uma camada FINA (não exagere como eu fiz) de silicone para alta temperatura. Escolha silicone preto que o visual é melhor.
6.- Enxugue o alojamento e a flange do suporte e encaixe a válvula já na posição dos parafusos e insira e enrosque os parafusos com os dedos mantendo firme a válvula e depois dê o aperto final por igual nos parafusos com a chave estrela, sem exagerar, por que daqui a 40.000 Km ou em inspeção intermediária você deverá sacá-la novamente.
http://i60.tinypic.com/f27r84.jpg
7.- Depois que secar o silicone, tire o excesso do entorno com um estilete. Se você exagerou no silicone ele poderá prejudicar o funcionamento da VT. Se usar o silicone, passe-o do anel para fora.
8.- Reposicione o conjunto do filtro de ar, verifique se não soltou alguma mangueirinha.
9.- Abra a tampa do reservatório de expansão da água e complete com a emulsão (água + aditivo proporcional).
10.- Ligue o motor e observe quando começar a sair vapor da água feche a tampa e deixe acionar a ventoinha por 3 vezes e aproveite para fazer a sangria do ar, se necessário.
11.- Quando esfriar abra a tampa do reservatório e verifique se há necessidade de completar o nível.
12.- Na manhã seguinte, verifique mais uma vez o nível de água, se necessário complete.
waldir
09.06.14