LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Mensagem não lida por waldir »

Reeditado em virtude das fotos armazenadas no ImageShack não serem mais gratuitas e uma série delas se tornaram indisponíveis para veiculação automática nas matérias que emiti aqui nos Monzeiros como poderão verificar no link que segue, como também os comentários dos associados na ocasião da emissão e que enriqueceram as informações pretendidas.

Vide tópico originário: viewtopic.php?f=14&t=6681

LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Imagem

O Carter fica embaixo do motor e é o depósito do óleo quente que lubrifica as arvores de manivela e das válvulas e os pistões.

Já perguntei para alguns mexânicos e me disseram:
- não esquenta cabeça... sabe o Carter, aquele treco bojudo que o carinha do posto tira aquele “butijão” pra vazar o óleo quente? Tem uma chapa ali onde sempre enrosca galhos, barro, saco de lixo, garrafa pet, tá ligado? ;-)
- Uhn...
-Então com o movimento do carro acima de 39km/h, o ar que passa pelos buracos da chapa e vai ventilando... ventilando... forçadamente 

Imagem

Amigos, não é isso, eu até desconfiava que não fosse o que o mexânico falou...
tão ignorante quanto eu era à respeito, ou um tremendo gozador... :D :D

SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER:

Durante o ciclo de potência de combustão, certa quantidade de combustível não queimado, gases altamente corrosivos e vapores de água passam para o Carter através dos anéis dos pistões.

Para evitar que estes produtos deteriorem o óleo lubrificante do motor, condição esta que causaria danos aos pistões, anéis etc, eles são removidos do Carter através da circulação de ar fresco proveniente do filtro de ar.

Após a sua mistura com o ar, vão para o filtro de ar e para o coletor de admissão e daí para as câmaras de combustão para serem queimados, já que, sendo altamente poluentes não podem ser liberados na atmosfera.

E o responsável por esta Ventilação Forçada do Carter é o famoso Blow-By e a mangueira com derivação cujas fotos seguem:

Imagem

As fotos acima pertencem ao Paulo Campos do Vectra-Clube.

Imagem

Imagem

O entupimento da conexão, e do Blow-by (filtro metálico), ou mangueira deste sistema podem causar:

Marcha - lenta irregular
Marcha - lenta baixa
Vazamento de óleo
Presença de óleo no filtro de ar
Borra no Carter

Uma mangueira com vazamento (rachada, furada) pode causar:

Marcha - lenta irregular
Falha no Motor
Marcha - lenta elevada


LIMPEZA

Filtro do Blow-by
O filtro metálico pode ser encontrado nas Autorizadas por R$50,00 (importado).

Por ser metálico é possível limpá-los com Thinner (preferencialmente devido a goma) ou Querosene. É só deixá-lo imerso por algum tempo, ou colocá-lo em um vidro de boca larga e agitar de vez em quando e trocar o solvente até ter liberado a sujidade. (não use pincel, pois os pelos ficam presos no filtro) Pronto, secou, está semi-novo. :smt023

LIMPEZA DA MANGUEIRA

Na derivação, diâmetro menor, pode-se introduzir uma tirinha comprida de pano de 5 a 10 mm , ou um barbante grosso de algodão, usando também um arame mais rígido para ir empurrando. Puxe o barbante de volta e se estiver muito sujo, repita a operação.
Ou uma ferramenta caseira conforme a foto abaixo.

Por ultimo, pegue 2 ou 3 tiras de pano de algodão (camiseta velha) de uns 20 x 3 cm. Amarre-as ao meio com um arame galvanizado acima de 0,8 mm de diâmetro com 50 cm de comprimento e introduza numas das pontas e puxe pela outra ‘arrastando pelo tubo o chumaço de pano, repita a operação se estiver muito sujo. Não use solvente na mangueira pois ajuda ressecá-la e rachá-la

Se não quiser ter este trabalho e divertimento, uma mangueira nova custa cerca de R$30,00

Imagem

LIMPEZA DO ‘CANINHO’ DE ENCAIXE NO COLETOR DE ADMISSÃO

Com um pedaço de 15 cm de arame de 0,8mm, introduza pelo furo do caninho, puxe de volta e vá limpando o resíduo num pano. Repita esta operação até eliminar a sujeira ou o possível entupimento. É normal formar aí uma borra de goma entupindo o dito cujo. Se o caninho estiver livre o arame adentra por mais de 10 cm . Pode-se aproveitar o spray de limpar o TBI, introduzindo o tubinho direcionador (vermelho) aspergindo o desengraxante.

Se o resíduo 'empedrou' no caninho é necessário girar uma broquinha ou preguinho amassado na ponta e afiado com lima e preso num alicate de pressão e ir batendo com cuidado e girando. Deve-se colocar um pano dentro do coletor de admissão (após tirar o TBI) para não deixar que as pedrinhas alcancem as válvulas ou sejam 'chupadas' pelo vácuo ao funcionar o motor.


INDÍCIOS:
A cada troca de óleo e virada do filtro de ar, observe se há óleo na ‘panela’ do filtro.
Se estiver sujo verifique o estado da mangueira se não há rachaduras e se não há gosma de óleo no caninho do coletor de admissão.

Bom divertimento com economia.

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1305
Registrado em: 18 Dez 2009, 14:05
Cidade: Sapucaia do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Mensagem não lida por pablopttm »

Excelente tópico Waldir , Faço essa manutenção 1x por ano e não tem mistério.
Outro indício de saturação do filtro (que no meu ja está aparecendo) é quando retiro a mangueira onde está escrito OHC e por ali sai bastante vapor com óleo.

Abraço
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Mensagem não lida por waldir »

Amigos,
vejam também o tutorial excelente do Leocastro

viewtopic.php?f=14&t=12552
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
billguedes
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 29
Registrado em: 05 Jan 2009, 17:14
Cidade: Piracicaba
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Mensagem não lida por billguedes »

Waldir, excelente tutorial, parabéns.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Mensagem não lida por waldir »

billguedes escreveu:Waldir, excelente tutorial, parabéns.
billguedes, obrigado!

Só limpe as mangueiras com arame e tiras de pano se elas estiverem novas.

Em Junho eu paguei uma nova R$27,00 ( a anterior já estava ressecando)
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Mensagem não lida por waldir »

waldir escreveu:
billguedes escreveu:Waldir, excelente tutorial, parabéns.
billguedes, obrigado!

Só limpe as mangueiras com arame e tiras de pano se elas estiverem novas.

Em Junho eu paguei uma nova R$27,00 ( a anterior já estava ressecando)
Agora o filtro de alumínio do blowby eu nunca troquei. Esta última vez eu usei Car80, mas já usei gasolina e uma vez usei tinner; acho que o WD 40 pode funcionar também para "despregar" eventual borra ou verniz.
Achei que o Car80 por ser uma composição desengraxante e descarbonizante teve um efeito melhor
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Antigamente eu trocava o filtro de alumínio de tempos em tempos. Tive dificuldade em encontrar uma peça nova na última manutenção no sistema de respiro e, acabei tendo de limpar o que estava lá. Usei descarbonizante e tive um bom resultado.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
billguedes
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 29
Registrado em: 05 Jan 2009, 17:14
Cidade: Piracicaba
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: LIMPAR O SISTEMA DE VENTILAÇÃO FORÇADA DO CARTER

Mensagem não lida por billguedes »

waldir escreveu:
waldir escreveu:
billguedes escreveu:Waldir, excelente tutorial, parabéns.
billguedes, obrigado!

Só limpe as mangueiras com arame e tiras de pano se elas estiverem novas.

Em Junho eu paguei uma nova R$27,00 ( a anterior já estava ressecando)
Agora o filtro de alumínio do blowby eu nunca troquei. Esta última vez eu usei Car80, mas já usei gasolina e uma vez usei tinner; acho que o WD 40 pode funcionar também para "despregar" eventual borra ou verniz.
Achei que o Car80 por ser uma composição desengraxante e descarbonizante teve um efeito melhor
Obrigado novamente por compartilhar mais informações para a manutenção.
Vou executar a limpeza neste final de semana.
Responder