so completando a explicaçao que dei acima da multec 700.
tirei em um dos meus livros de engenharia computacional que uso pra ECU MS, como base de estudo na Megasquirt MS2(desenvolvo funções extras tb) na qual essa ECU usa um microcontrolador motorola freescale 16-bit MC9S12C64, flash EEPROM 128 kB, 24 Mhz , 4 kb RAM. cabe muita informação lógica(funçao e dispositivos) dentro dele e controla muitas portas, alem ser muito rapido tornando o motor mais preciso na saída/entrada dos dados e conversão digital. uma delas é o CLT em decimal, avanço igniçao tb ultra preciso, fora o tempo de injeção na casa dos nanoseg.
*microcontroladores tem tudo la dentro oque precisa uma ECU... mem RAM,ROM,EEPROM,DAC,ACD,CPU,etc
*microprocessadores nao tem, é tudo externo, como é o caso do Z80
informaçoes tecnica do Z80, reparem onde diz que precisa de memoria externa, o memcal que o pessoal chama, e esse memcal tem um adesivo em uma EPROM(se voces notarem no "pente"), se tirar o adesivo o nucleo fica exposto dessa EPROM. esse tipo de arquitetura foi aposentada ainda nos anos 80. hj so tem mais microcontrolador e o minimo é 16 bits e alguns podendo ser 24 bits em injeçao eletronica.
-----------------------
pra voces terem uma ideia.
eu gasto 50,00 pra encher 19 litros de alcool no galao pro monza. so uso alcool pq tenho que programar uma imagem(alcool) pra ECU MS2 e outra pra gasolina, como o meu motor é flexivel aceita as 2 programaçoes. e sempre quiz ter carro alcool. realmente financeiramente nao vale mais apena ter carro alcool, aqui nao vale pra ninguem, muito menos pra monza EFI. pelo menos em 80% territorio brasileiro. o pior lugar é aqui no Sul. ta quase o valor da gasolina o alcool.
a parte boa que meu caso uso um motor novo de alta eficiencia N20XF e aliada a uma ECU prog de alto nivel com diversas opçao, alem do uso da sonda lambda wideband que resulta a economia. o resultado é que esse meu sistema atual, feito uma engenharia original projetado especialmente pra esse motor virgem e a ECU prog, tenho um consumo estático de +-22ml por min no alcool puro E100 motor a 100°C e 850 rpm, e lambda 0.99~1.0(estequiometrico). é muito econômico, isso esta dando 1300ml por hora com alcool puro ligado em lenta, mais tenho muito investimento tecnico e monetario em cima disso, chega ser melhor que o de fabrica(N20XF com bosch 7.9.9) é so trabalhar bem a engenharia de programação da ECU.
opniao particular:
ao meu ver converter um motor simples de injeçao EFI como do monza pra alcool é muito desperdício de grana. é melhor troca o modelo, e morar num local que o alcool seja viavel. agora atualizar pra da pra tras nao é lucro. na verdade nao existe economia sem investimento. essa que é a verdade.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.