Superaquecimento /estágios da ventoinha
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Superaquecimento /estágios da ventoinha
Bom pessoal, tô com um problema no arrefecimento e quero uma ajuda de vocês.
Primeiro: o meu é um GLS 96/96 com AC. Aqui no sul está fazendo um calor infernal, 40ºC diariamente sem trégua. Noto que o meu carro esquenta muito. Eu estranho em alguns momentos a ventoinha dele também. Já notei que se eu ligo o ar com o motor frio e dou uma volta com o carro, a ventoinha aciona na velocidade máxima, mesmo com o ponteiro da temperatura estando um pouquinho acima da marca azul. Na cidade o ponteiro fica marcando geralmente a metade do curso e se parar o carro no trânsito, ele sobe um pouco mais, mas a ventoinha não aciona a velocidade máxima, onde deveria, e sim na velocidade em que ela aciona normalmente com o AC ligado. :smt010 Quando eu desligo o carro com o motor quente e o deixo parado por uns 5 min, ao voltar a ligar a ignição, o ponteiro da temperatura quase beira a marca vermelha, então ligo o motor e a ventoinha aciona naquela mesma velocidade do AC e o ponteiro baixa até cerca da metade do seu curso e fica ali, disso não baixa e se deixar ligado, o ponteiro sobe um pouquinho mais. Já notei que algumas vezes a ventoinha acionou em sua velocidade máxima com o motor quente, porém desarma quando o marcador aponta o meio curso (no meu antigo GL SEM ar, ela desarmava quando o ponteiro beirava a marca azul). Na estrada e com o ar ligado, o marcador fica exatamente no meio do seu curso, por vezes sobe um pouquinho.
Segundo: Foi feita limpeza de todo o sistema de arrefecimento, colocado aditivo, trocado a VT e a bomba d'água. Mesmo assim não tem jeito do carro baixar a temperatura. Desconfiei de ter queimado a junta do cabeçote, porém na oficina foi me dito que ela está boa. Também foi apertado o cabeçote, ele estava um pouco frouxo. A temperatura baixou um pouco depois disso, mas voltou a esquentar.
Terceiro: Hoje foi tirada a VT do carro e posto ele na estrada pra testar, também esquentou. O radiador não é o original, já foi trocado pelo antigo proprietário, é um RV (fotos abaixo). Amanhã vou levá-lo para varetar, pode ter alguma sujeira dentro, mas não acho que seja esse o problema...
A minha dúvida é, O QUE PODE SER? :smt017
E quanto a ventoinha do radiador, quantos estágios ela tem de velocidade?
Primeiro: o meu é um GLS 96/96 com AC. Aqui no sul está fazendo um calor infernal, 40ºC diariamente sem trégua. Noto que o meu carro esquenta muito. Eu estranho em alguns momentos a ventoinha dele também. Já notei que se eu ligo o ar com o motor frio e dou uma volta com o carro, a ventoinha aciona na velocidade máxima, mesmo com o ponteiro da temperatura estando um pouquinho acima da marca azul. Na cidade o ponteiro fica marcando geralmente a metade do curso e se parar o carro no trânsito, ele sobe um pouco mais, mas a ventoinha não aciona a velocidade máxima, onde deveria, e sim na velocidade em que ela aciona normalmente com o AC ligado. :smt010 Quando eu desligo o carro com o motor quente e o deixo parado por uns 5 min, ao voltar a ligar a ignição, o ponteiro da temperatura quase beira a marca vermelha, então ligo o motor e a ventoinha aciona naquela mesma velocidade do AC e o ponteiro baixa até cerca da metade do seu curso e fica ali, disso não baixa e se deixar ligado, o ponteiro sobe um pouquinho mais. Já notei que algumas vezes a ventoinha acionou em sua velocidade máxima com o motor quente, porém desarma quando o marcador aponta o meio curso (no meu antigo GL SEM ar, ela desarmava quando o ponteiro beirava a marca azul). Na estrada e com o ar ligado, o marcador fica exatamente no meio do seu curso, por vezes sobe um pouquinho.
Segundo: Foi feita limpeza de todo o sistema de arrefecimento, colocado aditivo, trocado a VT e a bomba d'água. Mesmo assim não tem jeito do carro baixar a temperatura. Desconfiei de ter queimado a junta do cabeçote, porém na oficina foi me dito que ela está boa. Também foi apertado o cabeçote, ele estava um pouco frouxo. A temperatura baixou um pouco depois disso, mas voltou a esquentar.
Terceiro: Hoje foi tirada a VT do carro e posto ele na estrada pra testar, também esquentou. O radiador não é o original, já foi trocado pelo antigo proprietário, é um RV (fotos abaixo). Amanhã vou levá-lo para varetar, pode ter alguma sujeira dentro, mas não acho que seja esse o problema...
A minha dúvida é, O QUE PODE SER? :smt017
E quanto a ventoinha do radiador, quantos estágios ela tem de velocidade?
Monza GLS 1996 Bege El Greco Perolizado - viewtopic.php?f=33&t=29289
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Re: Superaquecimento /estágios da ventoinha
No Monza 96 c/ ar tem uma resistência no que faz a ventoinha trabalhar em duas velocidades. A válvula termostática é a correta para o seu Monza? Se funcionar o carro verifique nas duas mangueiras do radiador, a superior que vem da carcaça da VT e a inferior que vai pro motor. Se a superior tiver quente e a inferior fria a agua não ta circulando pelo radiador. Verificou se não tem vazamentos nas mangueiras? Sensor de temperatura?
Já tive problema de superaquecimento há pouco tempo. e muita briga com alguns vendedores que vendem peças erradas e mexanicos malucos. :evil: Não levei mais em oficina e fui resolvendo os problemas dele com a ajuda da galera aqui do fórum através dos tópicos e em especial a ajuda de nosso brother Coroner Jesuíno!
Já tive problema de superaquecimento há pouco tempo. e muita briga com alguns vendedores que vendem peças erradas e mexanicos malucos. :evil: Não levei mais em oficina e fui resolvendo os problemas dele com a ajuda da galera aqui do fórum através dos tópicos e em especial a ajuda de nosso brother Coroner Jesuíno!
- Carlos A. Freire
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Re: Superaquecimento /estágios da ventoinha
Esse assunto de ventoinha, quando ligar, desligar marcador do painel... Já foi muito discutido aqui no fórum. Um rápida pesquisa já tiraria suas dúvidas.
Primeiro:
Quando eu desligo o carro com o motor quente e o deixo parado por uns 5 min, ao voltar a ligar a ignição, o ponteiro da temperatura quase beira a marca vermelha, então ligo o motor e a ventoinha aciona naquela mesma velocidade do AC e o ponteiro baixa até cerca da metade do seu curso e fica ali, disso não baixa e se deixar ligado, o ponteiro sobe um pouquinho mais.
Abs,
Carlos Freire
Primeiro:
Faça uma medição com termômetro de mira a laser em conjunto com scanner, para saber se o motor está aquecendo realmente ou se é erro do marcador.o meu é um GLS 96/96 com AC. Noto que o meu carro esquenta muito.
A entrada da segunda velocidade vai depender da pressão interna do sistema de A/C e de temperatura do motor. Não dá para usar isso como sintoma anormal.Já notei que se eu ligo o ar com o motor frio e dou uma volta com o carro, a ventoinha aciona na velocidade máxima
Condição normal quando se liga o A/C.mesmo com o ponteiro da temperatura estando um pouquinho acima da marca azul
Pode ser um problema de falta de aterramento, obstruções ou ventoinha com problemas. Siga as instruções de aferir o marcador de temperatura do painel.Na cidade o ponteiro fica marcando geralmente a metade do curso e se parar o carro no trânsito, ele sobe um pouco mais
. Com A/C desligado e em condições normais a segunda velocidade não deve entrar mesmo. A primeira da conta do recado.mas a ventoinha não aciona a velocidade máxima, onde deveria, e sim na velocidade em que ela aciona normalmente com o AC ligado
Quando eu desligo o carro com o motor quente e o deixo parado por uns 5 min, ao voltar a ligar a ignição, o ponteiro da temperatura quase beira a marca vermelha, então ligo o motor e a ventoinha aciona naquela mesma velocidade do AC e o ponteiro baixa até cerca da metade do seu curso e fica ali, disso não baixa e se deixar ligado, o ponteiro sobe um pouquinho mais.
SEu Monza tem que funcionar como o seu antigo GL. Ou seja, ligar a ventoinha (A/C desligado) no 1/2 de escala e desligar pouco antes da faixa azul (1/4).Já notei que algumas vezes a ventoinha acionou em sua velocidade máxima com o motor quente, porém desarma quando o marcador aponta o meio curso (no meu antigo GL SEM ar, ela desarmava quando o ponteiro beirava a marca azul). Na estrada e com o ar ligado, o marcador fica exatamente no meio do seu curso, por vezes sobe um pouquinho.
Quando temos problemas de temperatura, o primeiro passo é identificar se é erro do marcador ou o motor está mesmo super aquecendo. Depois se toma providência para parte elétrica, painel ou no motor.Segundo: Foi feita limpeza de todo o sistema de arrefecimento, colocado aditivo, trocado a VT e a bomba d'água. Mesmo assim não tem jeito do carro baixar a temperatura. Desconfiei de ter queimado a junta do cabeçote, porém na oficina foi me dito que ela está boa. Também foi apertado o cabeçote, ele estava um pouco frouxo. A temperatura baixou um pouco depois disso, mas voltou a esquentar.
Veja se a VT é 92/107ºC. Antes de mexer no radiador, verifique a temperatura do motor com scanner e termômetro. O Monza tubarão e Kadett tem alto índice de problemas com aterramento e painel com trilhas abertas.Terceiro: Hoje foi tirada a VT do carro e posto ele na estrada pra testar, também esquentou. O radiador não é o original, já foi trocado pelo antigo proprietário, é um RV (fotos abaixo). Amanhã vou levá-lo para varetar, pode ter alguma sujeira dentro, mas não acho que seja esse o problema...
Abs,
Carlos Freire
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Re: Superaquecimento /estágios da ventoinha
Obrigado pela ajuda dos amigos Sérgio e Carlos.
Pois bem, hoje levei o radiador pra varetar e foi constatado que o meu radiador é o errado, ou seja: o radiador que está no meu carro é o do Monza SEM ar. A solução: comprar um novo. Amanhã será instalado um novo radiador no carro, espero que resolva esse problema de superaquecimento.
Mas por outro lado ainda me resta uma dúvida: mesmo o radiador sendo o do Monza SEM ar, o motor esquentaria mais do que o normal mesmo não usando ar?
Pois bem, hoje levei o radiador pra varetar e foi constatado que o meu radiador é o errado, ou seja: o radiador que está no meu carro é o do Monza SEM ar. A solução: comprar um novo. Amanhã será instalado um novo radiador no carro, espero que resolva esse problema de superaquecimento.
Mas por outro lado ainda me resta uma dúvida: mesmo o radiador sendo o do Monza SEM ar, o motor esquentaria mais do que o normal mesmo não usando ar?
Monza GLS 1996 Bege El Greco Perolizado - viewtopic.php?f=33&t=29289
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Re: Superaquecimento /estágios da ventoinha
logo vai tomar o lugar do professor jesuino e eu nao viajo mais para pariscityJá tive problema de superaquecimento há pouco tempo. e muita briga com alguns vendedores que vendem peças erradas e mexanicos malucos. :evil: Não levei mais em oficina e fui resolvendo os problemas dele com a ajuda da galera aqui do fórum através dos tópicos e em especial a ajuda de nosso brother Coroner Jesuíno!
brincadeira amigo :smt023
minha opiniao? nao.Mas por outro lado ainda me resta uma dúvida: mesmo o radiador sendo o do Monza SEM ar, o motor esquentaria mais do que o normal mesmo não usando ar?
o radiador do meu carro e tao grande que acho ele exagerado pelo carro.
tanto que viajando,a temperatura nem se mexe.
se tivesse ar,com certeza ele daria conta do recado com folga.
de vez em quando mexo em gol dos amigos e me surpreendo com o radiador deles,
pareçe uma caixa de fosforos
- Carlos A. Freire
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Re: Superaquecimento /estágios da ventoinha
Jesuíno, o radiador do Monza tubarão tem larguras diferentes para modelos com e sem A/C.
Se vai ter alteração na temperatura? Pode ser que sim... Não muito, mas pode acontecer. Nunca coloquei radiadores com aplicação errada e verificar o comportamento do sistema de arrefecimento. Vale lembrar que o tubarão tem menos entrada frontal que o caixote e, quando tem A/C, tem o condensador na frente.
Abs,
Carlos Freire
Se vai ter alteração na temperatura? Pode ser que sim... Não muito, mas pode acontecer. Nunca coloquei radiadores com aplicação errada e verificar o comportamento do sistema de arrefecimento. Vale lembrar que o tubarão tem menos entrada frontal que o caixote e, quando tem A/C, tem o condensador na frente.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Superaquecimento /estágios da ventoinha
Pois bem, hoje comprei um radiador novo pro Monza, é um Delphi específico do modelo com AC (É a marca que originalmente vinha nos Monza de 91 em diante?). O novo radiador será instalado agora a tarde, e vamos fazer alguns testes de temperatura com o carro na estrada com e sem a VT, e com e sem aditivo no radiador.
Como o Carlos falou, existem diferenças entre os modelos de radiadores do Monza com e sem AC. O modelo com AC é maior, mais largo e a parte da colmeia também é diferente...
Tá aí, as fotos que tirei agora de manhã do novo radiador, espero que se resolva esse problema de temperatura.
Como o Carlos falou, existem diferenças entre os modelos de radiadores do Monza com e sem AC. O modelo com AC é maior, mais largo e a parte da colmeia também é diferente...
Tá aí, as fotos que tirei agora de manhã do novo radiador, espero que se resolva esse problema de temperatura.
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- Carlos A. Freire
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Re: Superaquecimento /estágios da ventoinha
Que bom que encontrou o radiador original do Monza tubarão. De 91 a 96 o radiador original é Delphi mesmo.
Quando fui trocar o radiador do meu Monza GLS 96, não encontrei o Delphi e fui obrigado a usar o Visconde. Não tenho problemas com super aquecimento e está funcionando muito bem, mas com essa radiador Delphi o visual no motor fica muito melhor.
Só por curiosidade, qual valor desse radiador?
Aqui em São Paulo as lojas especializadas não compram da Delphi, por dizerem ser muito caro, mais de R$400,00, sendo que o Visconde R$150,00 (preços e quando troquei o radiador, a uns 4 anos atrás).
Abs,
Carlos Freire
Quando fui trocar o radiador do meu Monza GLS 96, não encontrei o Delphi e fui obrigado a usar o Visconde. Não tenho problemas com super aquecimento e está funcionando muito bem, mas com essa radiador Delphi o visual no motor fica muito melhor.
Só por curiosidade, qual valor desse radiador?
Aqui em São Paulo as lojas especializadas não compram da Delphi, por dizerem ser muito caro, mais de R$400,00, sendo que o Visconde R$150,00 (preços e quando troquei o radiador, a uns 4 anos atrás).
Abs,
Carlos Freire
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