eletro-ventilador nao aciona ao ligar o ar condicionado
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
eletro-ventilador nao aciona ao ligar o ar condicionado
Pessoal estou aki de volta recorrendo a ajuda de vcs...e o seguinte meu tuba nao esta acionando o eletro-ventilador do radiador ao ligar o AC....e quando desligo o AC o eletro-ventilador nao aciona mais, nem com o carro em alta temperatura e nem se tirar o conector do sensor de temperatura, o mais estranho e que tirando o conector o motor pesa a luz de injeção acusa no painel mas o eletro nao aciona, esses dias ele quase ferveu comigo, todos os relés e fusiveis esta ok, fiz uma simples vistoria no motor e percebi que as condições dos fios do conector do sensor de temperatura nao estavam boas e entao substituir o conector...agora gostaria de saber se alguem tem alguma ideia do que pode ser....se um problema no conector do sensor de temperatura poderia estar mandando um sinal "errado" para UCE e nao acionando o eletro ou se pode ser um problema no AC que esta falhando o eletro?
OBS: Esqueci de mencionar que o carro estava ratiando (falhando) e parou depois q troquei o conector do sensor de temperatura, o sensor influencia nisso?
OBS: Esqueci de mencionar que o carro estava ratiando (falhando) e parou depois q troquei o conector do sensor de temperatura, o sensor influencia nisso?
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: eletro-ventilador nao aciona ao ligar o ar condicionado
.
Entao amigo, tenho alguma experiencia em carburados e estou começando a conhecer IE por causa de estar "mexendo" no classic se 2.0 efi da minha amiga.
Este sensor (de temperatura) é extremamente importante para a UCE pois de acordo com a temperatura do carro existe uma configuraçao diferente que impacta em todo o sistema : mistura ar combustivel, aceleraçao etc... e é ele que "avisa" a UCE que tem que ligar a ventoinha.
O carro dela estava tbm com um problema parecido, so que nao acionava a ventoinha, ela só acionava c ligasse o ar.
Sera preciso fazer os testes para saber como esta o funcionamento dele nao troque nada sem ter certeza que ta com defeito.
Faça os testes e depois de confirmado voce troca. com multimetro e caneta de testes c mata a charada e confirma c é ele, c nao for partimos pra outra, mas acho que é !

ESPERO TER AJUDADO !
Entao amigo, tenho alguma experiencia em carburados e estou começando a conhecer IE por causa de estar "mexendo" no classic se 2.0 efi da minha amiga.
Este sensor (de temperatura) é extremamente importante para a UCE pois de acordo com a temperatura do carro existe uma configuraçao diferente que impacta em todo o sistema : mistura ar combustivel, aceleraçao etc... e é ele que "avisa" a UCE que tem que ligar a ventoinha.
O carro dela estava tbm com um problema parecido, so que nao acionava a ventoinha, ela só acionava c ligasse o ar.
Sera preciso fazer os testes para saber como esta o funcionamento dele nao troque nada sem ter certeza que ta com defeito.
Faça os testes e depois de confirmado voce troca. com multimetro e caneta de testes c mata a charada e confirma c é ele, c nao for partimos pra outra, mas acho que é !

ESPERO TER AJUDADO !
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
.
C por acaso nao souber "ler" os resultados obtidos, anota e passa que a gente te ajuda ok
boa sorte !
C por acaso nao souber "ler" os resultados obtidos, anota e passa que a gente te ajuda ok
boa sorte !
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
-
- Membro SR (Nível 4)
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Injeção: EFi
Graciliano, o sensor influencia sim no funcionamento do motor pois o tempo de injeção leva a informação do sensor em conta, pois é ele que diz para a ECU como está a temperatura do motor.
Agora, se entendi bem, quando você liga o motor com o conector do sensor de temperatura retirado, a ventoinha não gira. É isso mesmo?
Agora, se entendi bem, quando você liga o motor com o conector do sensor de temperatura retirado, a ventoinha não gira. É isso mesmo?
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
Se tirar o conector do sensor de temperatura com o carro desligado ele não deveria nem pegar, e sim afogar.... Se vc ligar o carro e desconectar o sensor de temp. ai sim a ventoinha deve armar direto, pois a injeção entra em modo de 'erro' e ativa direto a ventoinha...
O ideal seria revisar todo o esquema elétrico do carro, os pressostatos de alta e baixa do AC, mas primeiro tem que descobrir o pq da ventoinha não armar, tem alguma gambiarra ai nesse sistema hein !
Boa Sorte !
O ideal seria revisar todo o esquema elétrico do carro, os pressostatos de alta e baixa do AC, mas primeiro tem que descobrir o pq da ventoinha não armar, tem alguma gambiarra ai nesse sistema hein !
Boa Sorte !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
-
- Membro GL (Nível 2)
pessoal muito obrigado pela ajuda.... vou fazer os testes fins de semana e posto o resultado segunda...ok
-
- Membro GL (Nível 2)
pessoal fiz todos os testes e tudo ok...o carro voltou a apresentar o problema...retirei o conector do sensor de temperatura o motor pesava o painel acusava na luz de injeção mas o carro nao armava o eletro-ventilador....tava ficando desesperado ja....só que derrepente deu na minha cabeça de que com o carro ligado tirar o positivo da bateria...batata...ao retirar o positivo da bateria o eletro armou...o que pode ser esse problema?
-
- Membro SR (Nível 4)
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Injeção: EFi
Graciliano, tomara que seu santo seja forte, que o problema esteja no alternador e que ele não tenha mandado mais do 15V para o sistema elétrico. O problema está associado ao alternador, que está arrancando carga da bateria invés de carrega-la. Pode haver curto-circuito interno ou no regulador de voltagem, ou até na fiação. O negócio é mandar pro eletricista dar uma geral.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE