Nivel do óleo
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Nivel do óleo
Seguinte pessoal,
Troquei o oleo do meu carro, botei um lubrax tecno semi-sintetico.
So que o nivel dele com o motor frio esta acima da risca do MAX no final letra M (antes da letra A)...
Sera que eu deixo assim ou volto para ver isso? preciso medir com o motor quente ?
E queria saber tb, do risco MIN ateh o risco MAX tem quantos ML ?
Troquei o oleo do meu carro, botei um lubrax tecno semi-sintetico.
So que o nivel dele com o motor frio esta acima da risca do MAX no final letra M (antes da letra A)...
Sera que eu deixo assim ou volto para ver isso? preciso medir com o motor quente ?
E queria saber tb, do risco MIN ateh o risco MAX tem quantos ML ?
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Re: Nivel do óleo
Nelson,nelson escreveu:Seguinte pessoal,
Troquei o oleo do meu carro, botei um lubrax tecno semi-sintetico.
So que o nivel dele com o motor frio esta acima da risca do MAX no final letra M (antes da letra A)...
Sera que eu deixo assim ou volto para ver isso? preciso medir com o motor quente ?
E queria saber tb, do risco MIN ateh o risco MAX tem quantos ML ?
o nível do óleo deve estar entre as marcas MIN e MAX, se ficar acima ou abaixo não é bom, porém, se passou do max pouca coisa, deixe assim mesmo, se foi muito, deve ser retirado o excesso.
Da marca MIN para MAX, se compreta 1litro de óleo.
Para medir o nível de óleo, recomenda-se que seja feito em terreno plano e nivelado, com motor frio antes de ser acionado ou com quente entre 5 e 10 minutos depois de sua paralização.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Nivel do óleo
vou postar a foto pra ficar mais claro... vai ate na risca vermelha...


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Re: Nivel do óleo
Eu tiraria o excesso. Não gosto nem de ficar com ele na marca do máximo. Procuro manter um pouquinho (1 ou 2 mm) abaixo dela, pois como disseram aí em cima, o nível tem que estar entre o MIN e o MAX, e não necessariamente no MAX. 

Eduardo Rettore
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Re: Nivel do óleo
Vou tirar, vou ver se acho um posto com sugador...500EF escreveu:Eu tiraria o excesso. Não gosto nem de ficar com ele na marca do máximo. Procuro manter um pouquinho (1 ou 2 mm) abaixo dela, pois como disseram aí em cima, o nível tem que estar entre o MIN e o MAX, e não necessariamente no MAX.
So que eu discordo que o oleo pode ficar em qq marca entre o MIN e MAX... acho que deve ficar da metade ate o maximo, o ideal eh proximo ao maximo... imagina seu carro rodando com 1 litro de oleo a menos ? isso eh melhor ou pior que rodando com 1 litro a mais?
:smt023
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Re: Nivel do óleo
Pessoal, essa é uma grande dúvida que sempre aparece, se devemos medir o nível de óleo com o motor frio, quente imediatamente depois de desligar ou depois de alguns minutos
Não querendo ser o dono da verdade, mas é um pensamento que tenho: se o motor exige, em seu funcionamento, a movimentação do óleo lubrificante, acho que a medição deve ser feita imediatamente após desligar o motor, ainda quente, pois assim teremos uma real quantidade de óleo no carter, para ser puxado pela bomba.
De acordo com aqueles manuais de postos (não sei se podemos confiar... - recebi um manual escaneado, mas ainda não tive tempo de olhar) diz que na troca de óleo + filtro, devem ser colocados exatamente 4l de óleo. Fazendo isso, sempre que verifico o nível com o motor frio, aparece excesso, mas quando faço com o motor quente, fica entre as marcas min e max.
Deixo um exemplo do meu ex-Tipo. Quando andava com ele, e nas curvas a luz do óleo dava umas piscadas, verificava o nível quando o motor estava frio, e a marca ficava acima do meio, mas ao verificar com o motor quente, ao chegar no posto, aparecia na vareta o nível muito baixo, bem próx. do mínimo. Então era só completar, que parava a piscação.
Até mais.
Não querendo ser o dono da verdade, mas é um pensamento que tenho: se o motor exige, em seu funcionamento, a movimentação do óleo lubrificante, acho que a medição deve ser feita imediatamente após desligar o motor, ainda quente, pois assim teremos uma real quantidade de óleo no carter, para ser puxado pela bomba.
De acordo com aqueles manuais de postos (não sei se podemos confiar... - recebi um manual escaneado, mas ainda não tive tempo de olhar) diz que na troca de óleo + filtro, devem ser colocados exatamente 4l de óleo. Fazendo isso, sempre que verifico o nível com o motor frio, aparece excesso, mas quando faço com o motor quente, fica entre as marcas min e max.
Deixo um exemplo do meu ex-Tipo. Quando andava com ele, e nas curvas a luz do óleo dava umas piscadas, verificava o nível quando o motor estava frio, e a marca ficava acima do meio, mas ao verificar com o motor quente, ao chegar no posto, aparecia na vareta o nível muito baixo, bem próx. do mínimo. Então era só completar, que parava a piscação.
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: Nivel do óleo
Medição do nível do óleo deve ser feita com motor frio, antes de funcionar (ou então espera um pouco para ele descer). As marcações já foram feitas na vareta considerando esta situação.
Se você completar o óleo com o motor recém desligado, quando o óleo descer para o cárter, vai passar do MAX com certeza.
Quanto a manter entre o MIN e MAX, porque não poderia? Ele não pode ficar abaixo do MIN, pois, como o nome diz, este é o mínimo... hehehe
E eu procuro manter próximo à marca do MAX, (1 ou 2 mm abaixo). Não menos que isso.
Se você completar o óleo com o motor recém desligado, quando o óleo descer para o cárter, vai passar do MAX com certeza.
Quanto a manter entre o MIN e MAX, porque não poderia? Ele não pode ficar abaixo do MIN, pois, como o nome diz, este é o mínimo... hehehe
E eu procuro manter próximo à marca do MAX, (1 ou 2 mm abaixo). Não menos que isso.

Eduardo Rettore
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Re: Nivel do óleo
Removi o excesso do oleo...
Agora ele está bem proximo do risco MAX.
Notei tb que a minha vareta estava virada, acho q isso tb influi um pouco na medição, a vareta tem q ser colocada com o "engine oil" virado pra vc...
Olha, foi colocado 3,85 L mais ou menos quando ele estava acima do MAX... (com filtro novo).
Acho que o monza nao cabe 4L ate o MAX (vai passar bastante)... alguem ai colocou com filtro novo e lembra quanto foi ?
Agora ele está bem proximo do risco MAX.

Notei tb que a minha vareta estava virada, acho q isso tb influi um pouco na medição, a vareta tem q ser colocada com o "engine oil" virado pra vc...
Olha, foi colocado 3,85 L mais ou menos quando ele estava acima do MAX... (com filtro novo).
Acho que o monza nao cabe 4L ate o MAX (vai passar bastante)... alguem ai colocou com filtro novo e lembra quanto foi ?
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