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Conversão de etanol para gasolina

Enviado: 01 Jun 2013, 20:08
por alexansouza
Olá pessoal, depois de muito, muito e muito pesquisar aqui neste ilustre fórum, não consegui encontrar o que queria. Sendo assim, peço com humildade para aqueles que realmente entendem do assunto e, assim, possam me ajudar com meu problema. Gente, por favor, nada de coisas absurdas tipo: "leve no mecânico", "compre isso", "troque aquilo".

Comprei meu Monza tubarão a apenas 03 meses, AMO muito ele (é o 2º Monza) e vou reformá-lo inteirinho e será o Monza mais lindo de Ribeirão Preto - SP :) !
Gente, estou aqui porque não conheço NENHUM mecânico 100% honesto ou 100% profissional. Por essa razão, prefiro confiar em você que vai me ajudar :mrgreen: .

É seguinte:

Meu carro é um Monza ano 92, 1.8, EFI, a álcool (Não tenho certeza se ele REALMENTE É ORIGINAL A ÁLCOOL). Pois esse carro bebe muito (de 4,5 a 5,0 na cidade, e 6 a 7 na estrada). Penso que ele ele deveria fazer um pouco mais tendo em vista o preço do álcool.

Acredito que o antigo dono deve ter tentado passar esse carro de gasolina para álcool, pois as características dele se parece com um carro a gasolina, tipo, não tem injetor de partida a frio, não tem afogador, o carro é difícil de pegar de manhã cedo etc e tal .

Pergunto :?: ;
1-posso converter esse carro de álcool para gasolina? Além do bico azul, que mais eu precisaria? Como ajustar o ponto no distribuidor (por favor envie fotos, vídeos ou gráficos de como se faz isso) :mrgreen: .

2-Se o motor for a álcool original, quais são os riscos que eu corro convertendo um carro a álcool para gasolina? o Motor ficará fraco? Vai estragar alguma peça?

3-Na crise do álcool (em meados da década de 90), muitos converteram seus carros a álcool para gasolina (não ouvi uma reclamação sequer pós conversão, quem se lembra?).

4-Tem alguma dica para esgotar o tanque de combustível? (pois sempre ando com mais de 20 litros de etanol).

5-depois de trocado o bico, deve-se "zerar" a ECU (central/módulo IE) retirando os cabos da bateria por 30 segundos?

Sei que a resposta aqui é rápida e muitos irão me ajudar! Fé em Deus! :mrgreen:
Abraços!
fui! :smt023

Re: Conversão de etanol para gasolina

Enviado: 01 Jun 2013, 20:39
por marega07
primeiro que para vc converte de alcool para gasolina o ideal seria trocar os pistoes pelos a gasolina, por causa da taxa e batida de pino, etc....o monza efi acredito eu nao possui afogador, o consumo a gasolina acredito que nao va mudar muito, pois o meu na gasosa faz 8 na cidade e em media 12 na br, isso auns 100, 110, sem força, mais que isso media de 10,

Re: Conversão de etanol para gasolina

Enviado: 01 Jun 2013, 20:39
por marega07
mais vai vir mais gente ai pra te dar uma clareza legal
abs

Re: Conversão de etanol para gasolina

Enviado: 01 Jun 2013, 20:48
por RicardoDS
Primeiro precisamos descobrir se o seu carro é original a alcool ou gasolina.
Siga a mangueira de combustível que vem do tanque, alí onde ela entra no cofre do motor, são 2 ou 3 mangueiras?

Seu carro é equipado com injeção eletrônica, portanto, não possui afogador nem na versão a gasolina e nem na versão a álcool.

Respondendo a pergunta que fiz acima, poderemos lhe dar mais coordenadas. :smt023

Re: Conversão de etanol para gasolina

Enviado: 01 Jun 2013, 21:38
por DÉCO
Entao Alex, como o amigo disse, precisamos mais informaçoes, e tenha cautela: se seu carro foi modificado o motor para alcool (alterado pistao, etc...) para taxa de compressao de alcool, e a IE adaptada para alcool e vc reverter esta operaçao, alterando apenas a IE para gasolina, vai arrebentar seu motor, vai ter que mudar tambem pistao etc... .

Ele nao ter reservatorio etc... de partida a frio é sinal que ele era a gasolina, mas e se mudaram o motor tambem para alcool?

Talvez vai ter que tirar o cabeçote e olhar os pistoes, medir curso, para ver que motor esta no momento, alcool ou gasolina e a partir dai fazer a reversao (ou nao) dependendo do resultado.

OBS : talvez os amigos monzeiros tenham um metodo menos "invasivo" de fazer a verificaçao, espera mais algumas respostas .

Espero ter ajudado :smt023

Re: Conversão de etanol para gasolina

Enviado: 02 Jun 2013, 02:39
por marega07
talves medindo a compressao dos cilindros nao? a alcool deve haer mais compressao q no a gasolina, so utiliza o compressimetro

Re: Conversão de etanol para gasolina

Enviado: 02 Jun 2013, 09:25
por Carlos A. Freire
Como disseram lá em cima, sem sabermos se o carro ou o motor é ou era álcool ou gasolina é difícil dizer o que fazer. Mesmo porque, se foi alterado, não sabemos qual o nível de alteração.

No motor, diferenças entre álcool e gasolina está nos pistões (compressão maior para álcool), coletor de admissão com pré aquecimento elétrico na fase fria. Numeração da velas, entre outros...

Na carroceria os modelos gasolina tem canister e álcool não tem. O sistema de partida a frio disponível só para álcool.

Na IE verifique qual aplicação da UCE, embora alguém possa reprogramar ou trocar o chip de memória.

Juntando todos indício se tem uma ideia de como era esse Monza.

Abs,

Carlos Freire

Re: Conversão de etanol para gasolina

Enviado: 02 Jun 2013, 12:12
por alexansouza
Carlos A. Freire escreveu:Como disseram lá em cima, sem sabermos se o carro ou o motor é ou era álcool ou gasolina é difícil dizer o que fazer. Mesmo porque, se foi alterado, não sabemos qual o nível de alteração.

No motor, diferenças entre álcool e gasolina está nos pistões (compressão maior para álcool), coletor de admissão com pré aquecimento elétrico na fase fria. Numeração da velas, entre outros...

Na carroceria os modelos gasolina tem canister e álcool não tem. O sistema de partida a frio disponível só para álcool.

Na IE verifique qual aplicação da UCE, embora alguém possa reprogramar ou trocar o chip de memória.

Juntando todos indício se tem uma ideia de como era esse Monza.

Abs,
Bom dia Mestre!
É uma honra para mim você ter Carlos A. Freire tentando me ajudar!
Com base nas respostas sua e acima, vou fazer uma investigação melhor e postar depois. Porém, aproveitando a oportunidade, por favor me diga: Estive observando que carros adaptado para uso de álcool (não originais), costumam queimar óleo mais rapidamente (fumar), pois, pelo que sei, o álcool corrói os anéis, pistões e retentores da haste de válvulas com mais rapidez do que a gasolina (mais um motivo para utilizar gasolina). Por essa razão, penso que o motor TEM que ser a álcool ORIGINAL E NÃO ADAPTADO, pois o motor a etanol original possui anéis, pistões e retentores projetados mais resistentes para o uso do álcool devido a sua corrosão. Para mim, motor adaptado para uso de álcool trocando apenas uma ou duas peças e fazendo algumas regulagens, com devido respeito, é burrice e gastos com retífica a curto prazo. Estou certo ou errado?
Abraços.