Monza Morrendo e RPM oscilando...

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Monza Morrendo e RPM oscilando...

Mensagem não lida por RappeR »

Olá, boa tarde galera! Bom, não sei se este é o lugar mais correto para postar o tópico, se estiver errado mudem por favor..

É o seguinte... Tem uns 3 dias já que meu monza começou apresentar uns probleminhas muito chatos e gostaria da ajuda de vocês para poder solucionar o problema pq não aguento mais cada mecânico q eu levo me diz uma coisa diferente... Já cheguei até desinstalar meu bloqueador por completo achando que era ele, mas não é... Vou relatar um pouco sobre o q está acontecendo:

Geralmente é nas primeiras partidas, por exemplo... Chego a noite em casa, desligo o carro... Aí no outro dia vou dar a 1° partida aí o carro pega belezinha, ou as vezes dou a partida e ele morre em seguida... Acontece também de eu chegar em casa deixar o motor esfriar, ai quando ligo novamente a mesma novidade, mais detalhe ele só faz quando quer... Outra coisa também, quando estou andando com ele na rua de 1° marcha, 2° marcha, 3° marcha as vezes o ponteiro da rotação cai todo fazendo como se o carro fosse morrer, aí sinto q o combustível corta e no mesmo momento o pedal não responde ao acelerar.. Tem horas que chega a morrer e outras não, o ponteio do RPM cai e depois de uns 5, 3 segundos volta ao normal e o carro anda... Outra coisa também que notei ontem não tinha visto acontecer isso depois q tive esse problema, é quando o carro está desligado e viro a chave pro segundo estágio o ponteiro do RPM começou a mexer sozinho para cima e para baixo como se estivesse acelerando sozinho, isso com o carro frio também...

Bom, o que tenho a deixar de dicas para vocês é que esse problema começou a aparecer depois que levei meu carro no meu mecânico para tirar um vazamento da tulipa do cambio! Outra coisa também, minha bateria não está das melhores, depois que um Gol bateu na minha lateral lado passageiro o liquido da bateria derramou e depois eu só completei, mais de lá para cá a minha bateria nunca mais foi a mesma, as vezes ela fica ruim do nada, as vezes fica boa, as vezes necessita dar uma carga nela, mas isso já faz mais de 2 meses que aconteceu, não sei se vem a ser o caso.. E outra coisa também é o bloqueador né, que mandei instalar recentemente, mais levei lá nos cara e eles instalaram a chave para desativar e ativar e desligaram o fio do bloqueador q vai pra bomba de combustível, deixando como original..

Bom galera, é isso aí.. Se precisar de mais informações estarei a disposição de todos aqui para que possam me ajudar a solucionar esse problema, porque fica difícil confiar em mecânicos falando coisas diferentes.. Sendo que primeiramente meu mecânico falou que era o bloqueador! Levei em outro disse q era elétrica, aterramento no painel!

Nossa meu, tou muito triste com meu monza, pois é um problema atrás do outro q ele está me dando! Ontem mesmo tive q levar ele na inspeção veicular, a primeira não passou por causa de vazamento de óleo na tulipa do cambio, ai resolvi o problema aí tava marcado pra ontem a inspeção, tive que levar o carro com esse problema pois não dava mais para reagendar o medo de ser reprovado na segunda vez, graças a Deus deu tudo certo, levei ele e não apresentou esse problema e passou...

Monza E.F.I - 92 - Álcool!
Injeção..

Obrigado a todos, fico no aguardo.. Valeu!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Re: Monza Morrendo e RPM oscilando...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Primeiro deve identificar o porque do motor apagar ou não funcionar. Seria falta de ignição ou pane de combustível?

Se o ponteiro de RPM cai com motor engrenado, já indica um problema na ignição. Sendo ignição as causas prováveis já que é intermitente seria a bobina impulsora ou módulo HEI.
Mas tem que avaliar primeiro.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Então Carlos, eu desconfio também da bomba de combustível, mais meu pai disse q se fosse bomba de combustivel o carro nem ligava.. Procede isso? Percebi q quando o carro está ligado a bomba de combustível fica fazendo um barulho como se fosse um pneu furado esvaziando.. Esqueci de falar, vc comentou sobre a ignição.. Recentemente tem mais ou menos 1 mês e eu instalei xenon nos neblinas, e quando isso é instalado mexe com a parte de ignição também né, será se tem alguma coisa haver?

Essa bobina impulsora q vc fala é a q está próxima ao distribuidor? Há 2 meses atrás eu tive q trocar a minha pois tinha quebrado o pino, acredito q coloquei uma marca bem vagabunda.. Se for essa a bobina q vc fala, vou primeiramente fazer o teste com ela substituindo por uma outra pra ver se resolve o problema..

Tem algum jeito de realizar o teste de ignição, para ver se está com problema? Sou leigo no assunto assim de carro, tou aprendendo algumas coisas por agr..

Valeu...
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Opa, galera...

É o seguinte.. Mais uma noticia ruim do monza! Hoje de manha cheguei em casa e deixei o monza parado do lado de fora, depois de mais ou menos 1 hora fui e abri o capo para tentar fuçar sobre aquele problema e joguei WD na seguinte imagem q vou postar..

Joguei Wd no conector que encaixa na bobina..

http://imageshack.us/photo/my-images/585/foto0254a.jpg/

Também joguei Wd nesse pino do distribuidor, pois estava com residuos...[/b]

http://imageshack.us/photo/my-images/195/foto0256d.jpg/

Agora fica a duvida, eu não sei se antes de eu jogar WD nessas partes o carro já não iria pegar devido ao problema q estava e acabou piorando, ou se o carro não está mais pegando devido a eu ter jogado WD nessas partes.. Pois agora estou tentando dar partida no carro, e ele não pega de jeito nenhum, fico só dando partida e ele respondendo querendo pegar mais não pega...

Alguém pode me ajudar?

Obrigado galera..
Carlos A. Freire
MODERADOR

A bobina impulsora fica dentro do distribuidor, junto com módulo HEI. É responsável pelo sinal de rotação que será enviado a UCE.

Circuito de ignição compreende: bobina de ignição, módulo HEI, tampa do distribuidor, cabos de velas, velas e rotor e, também as tensões e aterramentos para que funcionem corretamente.

O ideal a ser aplicado em contatos elétricos é o limpa contato e não micro óleo desengripante.

Temos muitos tópicos aqui no fórum sobre a bobina impulsora, módulo HEI, os funcionamentos, defeitos, sintomas, procedimentos de avaliações e de manutenção. Dê uma pesquisada aqui no fórum com a ferramenta de pesquisa que encontrará muitas informações importantes sobre essa manutenção.

A bomba de combustível quando funcionando emite um ruído como um chiado. Essa é uma condição normal.
Se pai está errado. Se a pressão da linha de combustível estiver baixa, dependendo do valor da pressão o motor continua funcionando, mas de forma irregular. Se a bomba parar de vez aí sim o motor apaga no ato.

Volto a dizer que precisa avaliar o defeito e usando de critérios. Nos passe informações técnicas para podermos ajuda-lo com informações mais precisas, ou encontre os tópicos com as informações sobre os defeitos já relacionados para que entenda o funcionamento de cada setor.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Ola Carlos, bom dia..

Obrigado pelas informações.. Mas ontem o mecânico foi lá em casa e notou o problema logo de cara quando abriu o capo..
O que aconteceu foi o seguinte, quando fui jogar W.D no pino que vem do distribuidor para a bobina eu soltei aqueles cabos tudo do distribuidor e quando fui ligar liguei o da bobina em outro lugar do distribuidor, não liguei no meio, conforme tem q ligar.. Em fim, o mecânico ajustou o cabo e o carro pegou... Porem aquele problema do RPM cair sozinho quando estou andando com o carro ainda continua, e as vezes quando vou dar partida no carro o RPM fica subindo e descendo sozinho sem parar.. Esses problemas não fez na frente dele.. Só comentei com ele e ele disse q isso de o RPM cair e o carro morrer, deve ser limpeza no T.B.I e regulador da marcha lenta... Mais se fosse só isso acho q o RPM nao subiria sozinho para o numero 5, 6 em partidas mto menos qnd da o contato.. Acredito q o problema seja outra coisa...

Valeu, até mais..
Carlos A. Freire
MODERADOR

Rapper,

esse é um erro primário. Por isso a dificuldade de avaliação sem estar com carro presente. Não sabemos se os procedimentos foram corretos.

O sintoma de oscilação, pode ser sim de sujeira no TBI, bem como sensores com defeito, chicote, aterramentos, ar falso... Temos muiiiiiiiiiiiitos tópicos sobre esse sintoma. Use a ferramenta de busca que vai ter informações importantes sobre essa manutenção, com imagens, procedimentos, causas, defeitos e soluções.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Ola Carlos, Boa noite..

Problema já resolvido galera, graças a Deus..
Hoje de manhã liguei o carro, e não segurava ele morria... Pra segurar tinha q ficar acelerando, e nem assim as vezes não dava certo.. Aí depois de umas 10 partidas consegui manter ele ligado.. Aí depois de rodar uns 10 min chegando perto de casa o carro morreu, aí não pegava mais. Deixei ele perto de casa parado e fui chama o meu mecânico, ele veio até o local olhou rápido e desconfiou de modulo hey.. Aí fui ao desmanche comprei o Distribuidor completo com bobina e o modulo Hey por R$80,00 e meu pai fez a troca pra mim.. Depois da troca dei partida, e o monzão ficou dez :D.

Carlos fico grato pela atenção, muito Obrigado pela ajuda..

Valeu..
Responder