Estava buscando Monzas desde o fim da restauração do SR 89. Aliás, a pergunta que virá: vc vai vender ou está vendendo o Hugo? Não. Estou curtindo bastante ele. Um carro bem pacato e confortável, e foi feito com um nível de carinho e dedicação maior que eu apliquei no 88, e gostei mais do resultado final. Ele continua na família, principalmente por ser um carro com muita história e apenas 109 mil km nesse momento (já rodei 4 mil desde a aquisição).
Voltando ao 500 EF...
Estava buscando Monzas Classic, qualquer um até 90, e preferencialmente, um saia e blusa ou um 500EF.
Os saia e blusa estão realmente raros! Não se encontra. Meu sonho é um azul (como do LeoBec), um verde ou o marrom-dourado. Até um prata-cinza tava valendo. Mas não encontrei nada. Os Monzas Classic inteiros estão acima de 15 paus. Inviável.
Flertei com 2 SRs também. 2 azuis Venezuelanos (um abandonado em Cps, outro de S. Caetano), e um SR de Brasilia, que tive dificuldades de contatar o dono. Os Venezuelanos não me empolgaram pq já tenho um (mas o de Campinas seria uma salvação). O de Brasília me pilhava pois queria um Monza de "primeira geração" (não tuba) com desempenho forte. A resposta era o SR de Brasilia. Mas eu teria 2 SRs pratas, o que também me broxava um pouco.
A resposta era buscar algo que unisse 2 mundos: um caixote Classic com desempenho de SR. E isso me direcionou para os 500 EF. Ao todo flertei com 4 Monzas.
- O primeiro em MG, vinho 4p. Não me empolguei pois a interna do Monza já estava bem descaracterizada. Os bancos já tinham sido refeitos, o que dificultaria a reprodução perfeita dos originais.
Os outros 3 em SP.
- Um deles (vinho 4P) o cara trouxe de SP para Cps para eu ver. Perguntei várias vezes se o carro era top para o dono, e o cara dizia: a toda prova. Perdi a manhã de domingo... :smt011 .
- Outro preto 4p, na cidade de Caieiras. Por foto, parecia lindo. Ao vivo... :smt011 (de novo, o dono dizendo a toda prova, bla, bla, bla). Não adianta o dono enfeitar o pavão do que está vendendo. O carro está ali, para qualquer um ver...
- Finalmente, o que vamos acompanhar aqui a saga...
Um pouco da versão
Bom, vcs amantes dos carros já devem ter visto e tido contato com a história dessa bela versão.
Não tenho a pretensão de ensinar a missa ao vigário. Então, vamos a um briefing sobre essa versão, e algumas informações interessantes.
Porque essa versão é interessante: trata-se de uma versão comemorativa de edição limitada, dedicada a vitória do Fittipaldi nas 500 milhas de Indy em 89, usando um propulsor Chevrolet. Foram produzidas apenas 5.000 unidades, em que o único opcional era a cor e o número de portas. De resto, vinha completíssima (AC, DH, Trio, couro, milha, computador de bordo de 7 funções, som Alpine, pintura metalica. Não tinha cambio automatico como opcional).
A versão foi lançada no final de Janeiro/inicio de Fevereiro de 1990, e foi o primeiro Chevrolet nacional equipado com injeção eletrônica multi-ponto do tipo analógica (Bosch LE Jetronic) - 3º no Brasil, depois de Gol GTI e Santana EX.
Seu preço nos dias de hoje (Abril/2013) corresponderia a pouco mais de R$ 160 mil !!!!!! Era o carro mais caro da GM em 1990.
A injeção trouxe uma bela melhoria, elevando a potencia do motor 2.0 gasolina de 99cv para 116 cv! (números bem baixos para os padrões atuais). Mas ainda assim, mais potencia que o motor 2.0 alcool carburado, com 110 cv.
Comparando um Monza forte da época, o então recém extinto SR 88 (carburado - álcool), com um EF 500 (ie - gasolina), temos:
Item / SR / 500 EF
Pot cv / 110 / 116
Torque / 17,3 / 17,8
0-100 / 11,6 / 10,9
vel max / 173 / 173
A injeção deu um belo fôlego ao motor a gasolina 2.0, elevando-o ao mesmo patamar do motor a álcool, ou mais, já que o sedan era mais pesado e vinha com mais acessórios, e o SR era mais leve.
Ah... sem falar na economia de combustível. Achei o carro bem razoável em termos de consumo!
Pelo que se dizia nas revistas, o 500 EF andava tanto quanto um Diplomata 6 cilindros. Bom, é o que se dizia, não sou eu que estou falando...kkkkk
Falando do carro do tópico:
Bom, não tenho muita história do carro específico. Trata-se de um carro bem conservado, um carro de uso, cujo ex-proprietário, atualmente com 60 anos, já estava com ele há 18 anos. É um carro de uso, como falei. Não teve intervenções que o descaracterizasse, mas necessita de restauração para elevá-lo ao patamar de conforto, confiabilidade e beleza que tinha há 23 anos atrás (ou, como sempre digo, chegar o mais próximo disso).
Boa mecânica, sem podres, amplas partes com pintura ainda original, porém desgastada pelo tempo, nunca bateu. Bancos necessitando de restauro, porém, todos componentes internos em perfeito estado, necessitando apenas de limpeza e troca do couro dos bancos. Pneus semi-novos muuuuito acima do meia vida, marca Pirelli.
Abaixo as primeiras fotos (o carro está há 2 semanas comigo)
Primeira foto do painel, para registrar o km de quando eu o peguei. Segundo o senhor que me vendeu, ele usou o carro muito pouco, o que pode se constatado pelo último selo do óleo no para-brisa. O estado geral do carro também corrobora a teoria. Totalmente plausível que tenha 152.000 km pelo seu estado geral.

No caminho de casa, a visita nem sempre esperada dos gentis vendedores de semáforos que colocam as coisas no seu espelho retrovisor. Gostei porque mostra que o carro está sem tremedeira, já que o carro passou no teste da paçoca...kkkk...a pilha ficou imóvel

Aqui o meu amigo Marcelo que me ajudou no resgate desse Monza, também tendo seu carro aprovado pelo teste da paçoca...kkk

Primeira parada na garagem do meu camarada, onde o Monzinha encontrou seu novo companheiro de garagem

Tempos em que um "i" na tampa era tudo que um carro queria! kkkk

Pra galera que curte, seu amiguinho de garagem que conheceu hoje...


E aqui, fotos dessa noite, onde o velho Monza já está em sua nova morada, ao lado do Jetta e do SR 89 "El Comandante". O pobre 500 EF ainda não tem nome...
Ainda com a placa vende-se no parabrisa

E no vidro traseiro... mas já em processo de retirada

Galera, por ora é isso. Ao longo da semana vou postar melhores fotos!
Abs a todos!