Trocar de Automático para Manual?

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
Bear
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Jan 2013, 16:25
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Trocar de Automático para Manual?

Mensagem não lida por Bear »

Pessoal,

Sou novo no fórum e entendo pouco de carros, gostaria de lhes pedir a ajuda, tenho um Monza SL/E 87 Automático à Álcool, ele ficou praticamente parado por uns 20 anos, com 50.000km rodados. Esse monza já deu muita oficina, já tive que inclusive comprar um motor novo para ele ( o motor novo deve ter só 6000km rodados, ou menos). Recentemente, no entanto, eu tive mais um problema com ele, que provavelmente vai sair muito caro para arrumar.

O monza, quando eu estava andando, às vezes parecia não engatar na marcha, estando no drive parecia que quando eu pisava estava no neutro, até pegar e ir, e pouco depois dava o mesmo problema. Isso estava acontecendo sempre. Quando fui na oficina eu notei que o reservatório de água estava com uma cor estranha, abri e vi que a água estava com uma cor bege, um aspecto bem sujo, a água tinha misturado com o óleo de câmbio.

Levei em uma oficina especializada em automáticos e eles me disseram que a casa de abelha do radiador tinha furado e que roçou caixa de câmbio, ela estava perdida e que patinou a embreagem, então teria que trocar de câmbio, e aí jaz o problema.

O meu monza é bastante beberrão, não sei o que é o normal para o mesmo tipo de carro que o meu à álcool, mas o meu mal faz 4km por litro, desde que eu o peguei ele era assim, mesmo tendo levado para ver o carburador, tendo feito alinhamento, balanceamento.. Me disseram que com o câmbio manual ele fica um pouco mais econômico, que foi algo que me interessou.

Pois bem, meu dinheiro é bem escasso, portanto gostaria de saber o que vocês acham sobre trocar do automático para o manual, li em outro tópico uma resposta do Leocastro ( viewtopic.php?f=3&t=20368&#p235379 ) que essa conversão acaba saindo o mesmo preço de deixar o automático e que também precisa de uma série de adaptações, mas se o Monza ficar mais econômico vale mais a pena para mim, não?

Ademais, se não valer a pena trocar para manual, o câmbio do automático mais barato que achei foi por R$1.100,00, que é bastante salgado, em outro tópico ( viewtopic.php?f=8&t=25620#p309838 ) o usuário luiz sle disse que podia encontrar esse câmbio no Mercado Livre por R$400, mas eu procurei e não achei nenhum, vocês saberiam me dizer onde eu consigo tentar achar um preço mais amigável?

E aí, pessoal, o que vocês acham? Podendo me ajudar eu agradeço muito!
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3533
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Trocar de Automático para Manual?

Mensagem não lida por tyo »

cara troca os kits do cambio eu voltei meu monza q originalmente é automatico para automatico.o cambio nunca é condenado com 400 reais vc deixa ele zero consulte outra oficina.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Trocar de Automático para Manual?

Mensagem não lida por Diego Paiva »

400 só de peças né? E mais uns 500 de MO.... fica na casa dos 1k mesmo, não tem jeito.

Bear, seu carro é uma raridade. Não compensa fazer uma alteração dessas e "matar" o carro. Se ele não se adequa ao seu orçamento, a sugestão que eu dou é que vc venda o carro, e compre um que lhe atenda melhor que o monza auto.

Monza mecânico ou automático, ainda mais carburado... é meio beberrão mesmo. Lógico que o auto é bem mais...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Bear
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Jan 2013, 16:25
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Trocar de Automático para Manual?

Mensagem não lida por Bear »

Então, mas com esse kit master da C4 Auto Importadora será que eu consigo consertar o meu problema ou além dele vou ter que comprar também outro câmbio? Se eu conseguir consertar com o kit sozinho vale a pena, pois se for R$400 + R$500 de MO, sai mais barato do que o câmbio por R$1.100,00 + ???? de MO.. Fora que as peças são novas, e não recauchutadas, o que dá uma segurança por bem mais tempo...
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3533
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Trocar de Automático para Manual?

Mensagem não lida por tyo »

deixa ele zero sem ter que comprar outro
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Trocar de Automático para Manual?

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Antes de mais nada, tem que saber realmente qual o problema do seu câmbio....
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Paulinha
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 430
Registrado em: 10 Fev 2011, 17:48
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Trocar de Automático para Manual?

Mensagem não lida por Paulinha »

Você com uma peróla dessa querendo cometer um crime desses :smt011 . Tá merecendo uns cascudos :smt021 .
Pensa bem, mesmo que você não leve em consideração o fato de ter um Monza automático com baixa quilometragem, veja o fato prático de que você tem nas mãos um carro automático.
Tente ver qual o problema real do carro e tente resolver, mesmo que saia caro, os beneficios que vão te trazer compensam demais.
Boa sorte :smt023 !
Monzeiros, aprecie sem moderação, use com sabedoria!
Bear
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Jan 2013, 16:25
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Trocar de Automático para Manual?

Mensagem não lida por Bear »

Pessoal,

Hoje passei no mecânico e tambem liguei lá na C4 Auto Imports. O mecânico fez o orçamento pra mim e também me contou o que precisa ser arrumado, além do câmbio, precisa recondicionar o radiador ou, como ele recomendou, fazer um radiador externo, separado da caixa de câmbio, e, além disso, ele me contou que precisa de um novo conversor de torque, pois entrou água e diz ele que por conta disso ele estragou. Sobre o conversor de torque ele disse que não conseguiu entrar em contato pra ver o preço da peça, mas que estima em torno de R$900. Pois bem, segue uma planilha aqui que eu fiz dos gastos, os preços da C4 Auto Imports em cima do Kit Mater, Filtro e Cinta e os preços do Mecânico para o resto:

Imagem

O que vocês acham disso tudo? Saiu bem mais caro do que eu esperava :/
Responder