Acho que até 95 se não estiver enganado, todos os monzas usavam o gás R12 (proibido posteriormente por agredir a camada de ozônio) . Pois bem , o atual R134 é naturalmente mais corrosivo e exige o uso de óleo sintético no compressor( com r12 era mineral) . Os o-rings e selo do compressor no sistema antigo SEMPRE acabam por dar vazamento de gás refrigerante . Portanto tem que se desmontar TUDO , limpar TUDO , trocar todos os o-rings e o selo ,não pode haver nenhum resquício de óleo mineral , gás antigo e/ou umidade , dar carga inicial de nitrogênio e depois de gás refrigerante e orar muito para que não tenha mais nenhum problema escondido. Existem gases substitutos do R12 , procurei muito por eles em lojas renomadas , ninguém tinha .
Por razões óbvias um AC deixou de ser item de conforto e virou NECESSIDADE BÁSICA !! pelo menos aqui no RJ . “Gabriel , isso é muito caro !! não vale a pena !! nunca vai ser igual a um AC original , blá , blá , blá ... “ meu vizinho gastou 3K com rodas e pneus e vem me dizer que meus 2K do AC não valem a pena ? Ha , Ha , Ha ...
Respeito opiniões contrárias mas entre um jogo de rodas e um AC eu fico com o AC.
Aqui mesmo no fórum tem pessoas com projetos que batem 20K por baixo , e eu acho maneiríssimo ! Quisera eu poder fazer o mesmo !
Vamos ao projeto : Uma caixa evaporadora universal “gela-saco” , tem o inconveniente de ser de difícil adaptaçao embutida no painel e se ligada aos dutos de ventilação ela perde força pelas curvas dos dutos o que compromete o seu rendimento . Elas foram feitas para trabalhar em baixo do porta-luvas o que castiga muito o carona. Daí o seu carinhoso apelido de “gela-saco” rsrsrsrrsrs . Já essas caixas universais TRIPAC tem capacidade de refrigeração bem reduzida . E para piorar não há muito espaço interno no monza para o AC , tanto que no AC original do monza o motor e duto de ar da caixa evaporadora trabalham dentro do cofre. Parece que tudo conspira contra , rsrsrsrrs ...
Optei por construir a minha própria caixa evaporadora em cima de um evaporador consagrado : A do PALIO FIRE , todos sabem que o ar da FIAT é ótimo . Comprei o evaporador e válvula de expansão novos.
Tirei as medidas internas com moldes de papelão e fiz a caixa com EUCATEX e duas camadas de fibra-de-vidro por dentro e por fora o dá excelente resistência e impermeabilidade .








Usei como ventilador uma turbina DENSO comprei no ferro-velho e uma vasilha plástica .


Aqui um videozinho eu ligando a caixa pela primeira vez testando antes da instalação :
http://www.youtube.com/watch?v=i_1eWp_4DTw
Para aumentar o fluxo de ar a turbina ( que trabalha sugando ar do evaporador ) teve que ficar um pouco afastada do evaporador o que aumentou o volume da caixa . Aí o jeito foi serrar a ponta de trás do console central ( o que nem aparece) .
Os dutos de ar foram redimensionados e pintados com tinta cromo para absorverem menos calor .



Fiz uma pequena válvula de recirculação (manual) com acionamento no painel . Assim posso permitir ou bloquear a entrada de ar externo na cabine .Ela vai ligada por um duto até o antigo ventilador do painel que mantive no local para esse fim.




Válvula pneumatica KICKER com solenoide ( para corrigir a marcha-lenta) .

Usei o condensador para monza NOVO .
Compressor NOVO.

Controle de três velocidades com reles individuais e resistência de chuveiro rsrsrrsrsrsr ...

Ventoinha principal do ASTRA (40cm de diâmetro) e mais uma ventoinha auxiliar .

Pressostato universal (desliga o compressor por excesso de pressão ou por falta de gás)

Acabamento anti-termico nas mangueiras .

Termostato

Meu alternador já era um BOSH de 70A que segura bem sem exageros , não precisei mexer na bomba d`água pois a ventilação ficou ótima . Situação comprovada em um engarrafamento monstruoso na DUTRA por volta das 13:00hrs , meu termômetro não chegou nem em ¼ de curso ! Também meu radiador tem 6 meses de uso e so rodo com água sem cloro e com aditivo. Minha bomba d`água deve ter 1 ano e meio mais ou menos.
6 dias de ralação em um calor insuportável e aproximadamente 2 mil reais de peças . Tive que tirar o tabelier, o volante , forraçao e bancos para ter espaço e acesso.



Tudo tem fusíveis, conexões (e não emendas), relés para tudo inclusive para desligar o AC na hora de acionar o arranque . Aqui um rascunho de do esquema elétrico de minha autoria :


Visão dos controles no painel :

Aqui um teste de temperatura na saída dos dutos de ventilação : O ideal é de 5º C até 9º C . Aqui ele bate 5º C com o carro parado em um dia quente.

Ah galera , só um detalhe : sabem esses caras que dão carga de gas por cinquenta reais ?? corram deles !! Como disse antes o R134 é naturalmente mais corrosivo e esses que essa corja põe a cinquenta conto é R134 CHINÊS !! gás de péssima qualidade e muuuuuuito mais corrosivo que corrói teu sistema todo !! Gás bom é o "DuPont" e o óleo do compressor é o "PAG".
Espero que gostem , qualquer pergunta estamos aí !! :smt023