Instalando a Megasquirt no Monza! Diário de bordo

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
lc_ss
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Instalando a Megasquirt no Monza! Diário de bordo

Mensagem não lida por lc_ss »

Bom amigos, vim aqui compartilhar com vocês a experiência de instalar o sistema de injeção eletrônica 100% customizável, open source e de ótimo custo x benefício que é a Megasquirt. Possuo um monza sl/e 1990 completo, sendo que originalmente era carburado por um brosol 2e que posteriormente foi aposentado e substituído pelo sistema Multec 700 E.F.I. dos primeiro monza e kadett com injeção digital no mercado.
Minha busca por melhorar o sistema de injeção me fez pesquisar sobre os sistemas disponíveis no mercado quando o assunto é M.P.F.I. Como sabem, podemos encontrar diversos fabricantes, nacionais e importados, de sistemas embarcados configuráveis em diversos tipos de motores. Posso citar como exemplo a Fueltech, Pandoo, entre outros, como opções "fácies" de configurar e instalar.

Por que optar pelo projeto Megasquirt?

São vários os motivos de eu ter optado por usar uma das versões da Megasquirt no meu monza. Uma delas é o vasto leque de recursos que se encontra nesse sistema, onde nem sempre se pode contar com os kits já prontos do mercado. Como meu intuito é ter um carro pro dia-a-dia, precisaria de cada recurso que a Mega me oferece e que nem sempre encontro nas outras opções.

Quais os desafios?

Tive vários problemas que precisei contornar durante a instalação do sistema. Um deles foi que meu distribuidor deu pau e perdeu todo avanço inicial que tinha. Ele deslocou internamente, fazendo com que o ponto, por mais avançado que eu fizesse, não fosse suficiente pra ter uma queima correta. Ficou beberrão e murcho. Mas foi na hora certa pois já tinha tudo o que precisava pra instalar o novo sistema, exceto por esse contratempo do distribuidor. Analisando, resolvi também aposentar o sistema por distribuidor e partir pra roda fônica e fazer um COP.

E já que é pra colocar um sistema novo de injeção, por que não atualizar também o sistema de admissão e escape?

Penhorei um rim, um pulmão e 1/3 do fígado pra conseguir um conjunto de cabeçote + comando + bobina + coletor de admissão dos últimos astra flex (dica do amigo Rafaelo que me ajudou MUITO até aqui) e assim ganhar uns cavalos a mais. Felizmente achei tudo que precisava aqui mesmo na minha cidade, saindo o cabeçote + comando por 600,00, coletor de admissão + flauta e bobina por 350,00 (tudo muito novo tirado de um vectra 2010 que deu PT). Aqui vão as primeiras fotos:

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Conjunto do cabeçote, gaiola, coletor, bobina e bicos

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Cabeçote em perfeito estado de conservação

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Retirei 1mm pra poder chegar aos 10:1 de taxa

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Detalhe do coletor de admissão em plástico

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Esse é o motivo de usar esse coletor e não o de alumínio. 8)

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Corpo de borboleta do Ômega 92

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Detalhe da adaptação da fônica montada na polia principal

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Já com todas as peças em mãos, parti pra migrar todo o sistema e.f.i. do monza pro chicote novo da megasquirt. Resolvi fazer um chicote novo, pra que não tivesse problemas na instalação elétrica do sistema. Aqui tem umas fotos da placa com algumas alterações que fiz pra poder usar a roda fônica e bobina dupla, adicionando dois drivers de ignição (na verdade um pois a mega já traz 1 no pacote básico).
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Depois coloco uma foto com o case montado, pronto pra ser instalado.

Como a ansiedade era enorme, resolvi coloca tudo no cofre do monza pra ver como ia ficar o visual. Eis o rapaz:
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Detalhe pro adicionador de ar, que controla a marcha lenta

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Adaptações

Pra usar esse cabeçote, não precisei fazer muitas adaptações, e como podem ver, serviu certinho no coletor de escape e o de admissão não se chocou com nenhuma outra parte ou peça do cofre. Porém, tive que contornar dois obstáculos, que são um suporte pro cabo do acelerador (o original desse coletor é eletrônico e essa peça não existe) e um suporte pro alternador. Quem for usar esse cabeçote com esse coletor deve ficar atento a esses dois itens.

Outra ressalva foi a nova linha de combustível que fiz, usando mangueiras de um material parecido com plástico, desses que se vê nos carros atuais. Tive que adicionar um regulador de pressão novo, do monza mpfi (o mesmo do kadett, tempra, ômega e cia) de 3 bar. A bomba mantive a mesma do monza e.f.i.
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Nessa foto está ilustrado como deve ser feito o caminho do combustível, sendo a mangueira que está ligada diretamente no regulador (parte inferior esquerda) o retorno e a que está ligada a um "T" a linha que deriva pro regulador e flauta

Quem for usar esse coletor precisará usar essa flauta por questão de ponto de apoio da mesma que é diferente das demais da linha gm. Nela temos apenas uma conexão, sendo que nas outras temos entrada e saída de combustível. Outro detalhe fica por conta da conexão com o hidrovácuo que nesse coletor é feito por engate rápido e no monza não é. Pra contornar isso basta retirar uma das buchas que ele tem de apoio e se fazer um caminho pra tomada de vácuo.
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Depois de tudo montado, apertado com o torque correto, polia e correias sincronizadas, óleo adicionado bem como a água do sistema de arrefecimento + aditivo, foi o momento de instalar a polia com a roda fônica + suporte do sensor hall. Bolei um suporte bem simples, uma chapa dobrada com a furação do sensor preso na lateral da polia, entre o compressor do AC e da bomba da DH.
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Roda fônica tirada do mesmo vectra do conjunto do cabeçote e comando, de configuração 60-2

Vou ficando hoje por aqui, amanhã vou atualizar o tópico com mais fotos sobre o processo de montagem do sistema e alguns vídeos do motor em funcionamento, o sistema novo de escape (4x1 em inox 2"), os problemas que tive e como contornei. Queria agradecer ao amigo Rafaelo que me ajudou muito até aqui. Valeu cara! 8)
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Rafaelo
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Re: Instalando a Megasquirt no Monza! Diário de bordo

Mensagem não lida por Rafaelo »

que otimo que colocou a experiencia e a realidade de uma ECU de ponta como essa. e no mais obrigado Luiz tambem me ajudou bastante no meu monza. e esse kit roletado é muito bom, sou suspeito pra falar. depois coloque uns video e umas fotos dos recursos originais dele como o cutoff,entre outros configuração da MS.
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RENATO.POA
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Re: Instalando a Megasquirt no Monza! Diário de bordo

Mensagem não lida por RENATO.POA »

Ae irmão meus parabéns pela iniciativa,
Muito bom mesmo, a propósito, tenho algumas peças guardadas para fazer o mesmo projeto,ou bem próximo disto o Rafaelo me deu muitas dicas e orientações a respeito do caso, meu problema é que não tenho tanto tempo disponível para ficar com o carro parado, por isto o projeto parou até eu poder definir o que vou fazer e para piorar ainda me queimou a junta do cabeçote e ferveu o carro nos 44ºC que fez aqui final de semana passado, como tenho cabeçote de vectra, coletor de admissão, TBI, flauta e outras coisinhas guardadas (tudo de Vectra A) pensei em tocar o projeto mas o tempo para acerto me desmotiva, pois preciso do carro para levar minha filinha para escola, porém ela está de férias em janeiro, mas o problema é que eu não teria certeza que conseguiria terminar em janeiro,então... não sei!
Com 10:1 de taxa vc vai usar gasolina correto?

Abraço
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Re: Instalando a Megasquirt no Monza! Diário de bordo

Mensagem não lida por lc_ss »

RENATO.POA escreveu:Ae irmão meus parabéns pela iniciativa,
Muito bom mesmo, a propósito, tenho algumas peças guardadas para fazer o mesmo projeto,ou bem próximo disto o Rafaelo me deu muitas dicas e orientações a respeito do caso, meu problema é que não tenho tanto tempo disponível para ficar com o carro parado, por isto o projeto parou até eu poder definir o que vou fazer e para piorar ainda me queimou a junta do cabeçote e ferveu o carro nos 44ºC que fez aqui final de semana passado, como tenho cabeçote de vectra, coletor de admissão, TBI, flauta e outras coisinhas guardadas (tudo de Vectra A) pensei em tocar o projeto mas o tempo para acerto me desmotiva, pois preciso do carro para levar minha filinha para escola, porém ela está de férias em janeiro, mas o problema é que eu não teria certeza que conseguiria terminar em janeiro,então... não sei!
Com 10:1 de taxa vc vai usar gasolina correto?

Abraço
Renato
Exato, gasolina sim e quem sabe, quando compensar usar o álcool também. O que posso te afirmar com certeza é que em 1 mês com tudo em mãos, dá pra ter o carro pra andar sim, não 100%, mas com um certo acerto. Pretende usar a megasquirt? Se tiver realmente 1 mês pra fazer o transplante, acredito que consiga sim, se dedicar tempo a isso. Eu fiz tudo em casa, trabalhando nos fins de semana e levei mais ou menos isso pra ter o carro montado, faltando acerto. Se precisar, já tenho alguns mapas de ignição e afr pro teu monza, se for na gasolina. Agora tô montando outra mega pro kadett gsi do meu irmão.
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RENATO.POA
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Re: Instalando a Megasquirt no Monza! Diário de bordo

Mensagem não lida por RENATO.POA »

Tenho a principio o mes de janeiro pela manhâ, estava afim de usar MS sim áquela vendida no ML ou a Hardware aspro, mas em virtude do tempo é minha maior duvida...

Abraço
Renato
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Leocastro
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Re: Instalando a Megasquirt no Monza! Diário de bordo

Mensagem não lida por Leocastro »

Acompanhando!
No meu caso já facilita pois tenho a roda fonica no bloco!
Abraços e, to acompanhando!
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lc_ss
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Re: Instalando a Megasquirt no Monza! Diário de bordo

Mensagem não lida por lc_ss »

Continuando, vou postar aqui um dos primeiros videos que fiz assim que montei a mega no monza.


E tem uma pegadinha nesse vídeo, um detalhe importante... Não sei se vão perceber!
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lucaspogg
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Re: Instalando a Megasquirt no Monza! Diário de bordo

Mensagem não lida por lucaspogg »

parabéns pela iniciativa! acompanhando e quem sabe um dia irei fazer tmb hehe
"Monza, a perfeita relação entre homem e maquina."
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