Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 288/286mm 5x110 no Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

sem duvida Julio, quem mora em areas serra como eu, aqui dificilmente acha um plano. e as cidades em volta tb é sobe desce e inclinações fortes. exige muito dos freios. ae vem o pessoal que mora e usa o carro no plano em cidade grande de alto congestionamento. bom ae qualquer freio é bom rsrsrs. e olhem que meu monza era o mais leve de todos 1000kg assim como o Julio eu tinha tudo novo Varga e o escabal nada adianta em situação severa. agora é o seguinte, o freio do monza funciona muito bem nao chega a ser problematico so que em situaçao dessa nao vai funcionar.

o monza hatch 1.6 de 75cv tem os mesmo freios de um monza mpfi 125cv de 1100kg rsrsrsrs olhem a descrepancia. tavam nem ae pra segurança mesmo.

vo dar um exemplo na casa do meu tio tem uma descia de 55 a 60° de inclinaçao com uma extenção de 400m sim é uma mega rampa. o monza quando chega la embaixo esta apitando os freios e tem que ir so na manha usando freio motor. ruas como essa aqui é normal tipo apertando e soltando e forte por sinal senao nao para, pra tirar o calor do disco(fadding). na cidade plana e de baixa velocidade <80 km/h o freio do monza é suficiente. aqui tb tem isso porem é pouco ja que é cidade do interior e pequena.

Julio faça uma pesquisa pra ver quantos quase se mataram em um agile.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17766
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eu particularmente acho o Freio do Monza (Tubarão 96/96) muito mediano/ruim, com tendência grotesca a dar fadding em descidas de serra se o 'cidadão' não usar freio motor com frequência...

Se vc resolver dar uns pau por ae, na cidade, tais ferrado.... O freio vai te deixar na mão depois de 15 min acelerando...

O freio do meu Monza GLS 96 não é assim não... Ele é muito bom, já até falei aqui no fórum. Não fica devendo nada para qualquer freio de carros mais novos. Só não tem os recursos eletrônicos (ABS, EBD...) De resto é muito bom, pedal macio, freia bem, e não fadiga com facilidade como comentou.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

em que situaçao tu usa eles Carlos? plano? 60km/h e para? vazio? me parece que temos os 2 lados da moeda. por isso que é relativo isso, vai depender da situaçao de uso.

nessa sitação(moderada) ate o meus antigos 236mm era bom. o suficiente
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

No uso normal é bom sim, não tenho reclamações.... Talvez o 'fabricante' dos componentes do seu freio tenha material de qualidade melhor que os meus, aqui não sei que fabricante tenho, só sei o estado em que estes componentes se encontram.....

Tudo acima de meia vida....

Agora experimenta fazer um uso 'extremo', seja tocada esportiva ou descer uma longa serra segurando e torrando o freio, já era, vai se matar...

Já passei um susto danado devido a fadding do meu Freio, E NA CIDADE, simplismente apertei o freio depois de um uso severo e?

NADA ACONTECEU !!

:smt021

Abraço e boa sorte Carlos !
Carlos A. Freire escreveu:
Eu particularmente acho o Freio do Monza (Tubarão 96/96) muito mediano/ruim, com tendência grotesca a dar fadding em descidas de serra se o 'cidadão' não usar freio motor com frequência...

Se vc resolver dar uns pau por ae, na cidade, tais ferrado.... O freio vai te deixar na mão depois de 15 min acelerando...

O freio do meu Monza GLS 96 não é assim não... Ele é muito bom, já até falei aqui no fórum. Não fica devendo nada para qualquer freio de carros mais novos. Só não tem os recursos eletrônicos (ABS, EBD...) De resto é muito bom, pedal macio, freia bem, e não fadiga com facilidade como comentou.

Abs,

Carlos Freire
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 17 Dez 2012, 13:09, em um total de 5 vezes.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

Julio faça como fizeram no vectra A rsrsrsrs. coloca 256mm e seja feliz ja vai melhora 100% em situaçao severa. todos sem exessao gostaram por algum motivo deve ser. 288mm o custo é carissimo ja que precisa mudar roda,cubo,todos o kit freio. e um pouco exagerado pra monza stock de fabrica.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Rafaelo nesse caso bastaria trocar somente o disco ou tb teria que trocar as Pinças e Pastilhas tb ?

Vou procurar relatos de problemas com os freios do Agile sim !! Alias esse carro é campeão de reclamações pelo que ando vendo....

Pretendo ano que vem renovar o sistema de freios do meu Monza, com certeza vou comprar tudo Cobreq ou Fras-le, mas se for possível uma atualização de 'baixo custo' como vc citou, posso pensar nessa alternativa....

Com o meu Gol 1.6 CHT NUNCa me preocupei com freios após descer uma Longa Serra, com o Monza fico só no freio motor pq sei que se eu abusar, vai dar m.e.r.d.a !

Como citei acima, já passei susto com o Freio do meu Monza na cidade, e depois daquele dia, nunca mais confiei nesse freio como eu confiava 'de olhos fechados' do freio do meu gol...

Essa idéia do Vectra A é interessante.....

Imagino que, talvez, o uso 'severo/extremo' que o Carlos aplica aos seus freios não é o mesmo uso que faço nos meus.... Mas acredito no que o Carlos comenta de olhos fechados....

Deixa eu dar uma 'volta' no seu Monza Carlos pra tirar essa dúvida ? rs rs :mrgreen:

Se tiver com tudo em dia (mecânica), garanto que não ele quebra mesmo acelerando forte !!! Se o meu não quebra, o teu tb não vai quebrar ! rs rs

Abraço a todos !
Rafaelo escreveu:Julio faça como fizeram no vectra A rsrsrsrs. coloca 256mm e seja feliz ja vai melhora 100% em situaçao severa. todos sem exessao gostaram por algum motivo deve ser. 288mm o custo é carissimo ja que precisa mudar roda,cubo,todos o kit freio. e um pouco exagerado pra monza stock de fabrica.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17766
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Uso o carro no dia a dia, na cidade, em rodovias, vazio, cheio de todos os modos.
Sou de Sao Paulo-capital, vou e volto da praia, vou para o interior e sempre com carro cheio, 4 pessoas e porta malas lotado. Nunca tive sustos com freio do meu Monza GLS 96. Para rápido sem precisar arrastar rodas ou melhor, não arrasta rodas a toa.
Ele é bem diferente de outros Monza que tive e de Monza de amigos.

Comprei esse Monza em 1999, estava semi novo. Uma vez por ano troco e limpo o sistema de arrefecimento e a cada dois anos troco e limpo o sistema de freios.
Com relação a manutenção de freios, corretivo mesmo foi apenas o cabo do freio de mão e um compensador de desgaste das lonas. Além é claro, pastilhas, disco, lonas e tambores. Nunca precisei trocar cilindro mestre, cilindro de rodas ou hidrovácuo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Imagino então que o fator 'qualidade dos componentes' e a definição de 'uso severo' sejam bem diferentes na minha aplicação e na sua aplicação dos freios Carlos....

De qualquer forma obrigado pelo relato positivo... É sempre bem vindo o seu comentário em um assunto importante como este... Mas compartilho a opinião do Rafaelo, sem dúvidas....

Abraço !
Carlos A. Freire escreveu:Uso o carro no dia a dia, na cidade, em rodovias, vazio, cheio de todos os modos.
Sou de Sao Paulo-capital, vou e volto da praia, vou para o interior e sempre com carro cheio, 4 pessoas e porta malas lotado. Nunca tive sustos com freio do meu Monza GLS 96. Para rápido sem precisar arrastar rodas ou melhor, não arrasta rodas a toa.
Ele é bem diferente de outros Monza que tive e de Monza de amigos.

Comprei esse Monza em 1999, estava semi novo. Uma vez por ano troco e limpo o sistema de arrefecimento e a cada dois anos troco e limpo o sistema de freios.
Com relação a manutenção de freios, corretivo mesmo foi apenas o cabo do freio de mão e um compensador de desgaste das lonas. Além é claro, pastilhas, disco, lonas e tambores. Nunca precisei trocar cilindro mestre, cilindro de rodas ou hidrovácuo.

Abs,

Carlos Freire
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Responder