Scanner Diagnóstico Multec 700 - USB
Enviado: 09 Out 2012, 20:39
Centralizando as informações do scanner na versão USB num único post
Principal vantagem do scanner por USB TTL é que dispensa a ligação de 12 volts do acendedor de cigarros, além de não exigir treinamento de montagem de circuitos e soldas.
Pinagem para ligação do soquete
Ligue o negativo do ALDL(pino A) no GND do USB
Junte os 2 pinos (Tx) e (Rx) e ligue no pino M do ALDL.
O conector ALDL tem esta configuração:
Foto dele:
Atenção, em muitos carros está de cabeça para baixo, então gire 180º os pinos para coincindir.
A função dos terminais é:
A – Terra
B - Ativa auto-diagnóstico
E - Se ligar 12V nele ela aciona a bomba de combustível sem o comando do módulo (direto).
K - Terminal negativo da lâmpada de auto-diagnóstico
M – 8192 BAUD DATA – pino de transmissão de dados.
Já o soquete USB TTL pode mudar a ordem dos pinos, mas as tens inscritas e podem ser lidas com o auxílio de uma lupa.
Onde comprar:
https://loja-s.tray.com.br/loja/produto ... c_cabo_usb
Também disponível por US$ 7,70 em
http://dx.com/p/jy-mcu-usb-serial-port- ... 322?item=1
Outra opção é usar o scanner serial descrito em viewtopic.php?f=50&t=22823 com o adaptador USB para serial, que já está também testado. Ele é descrito como USB-RS232 e nele está gravado em alto relevo HL-340, mas lembro que este necessita a montagem do scanner serial para funcionar, diferente dos USB TTL que são diretos. Custo R$ 20,00 no Brasil
Driver http://www.baixa.la/arquivo/9150818
Onde comprar este:
http://dx.com/p/usb-rs232-cable-622?item=1
US$ 5,80
Estes USBs funcionam em Seven 32 bits, Vista 32 Bits, XP 32 bits e Milenium, todos com porta USB 2.0, mas não funcionam em porta USB 1.1 nem em sistemas 64 bits.
Sobre o interpretador do logs, a versão 2.0e está disponível em:
http://www.baixa.la/arquivo/2362618
Ele funciona em sistemas 32 bits, bastando ativar as macros, em sistema 64 bits não funciona, nem mesmo no Office 2003, a questão do interpredador Excel do ElanScan não funcionar tem a ver com o Windows ser 32 ou 64 bits, e não com a versão do Office, exceto é claro a versão free que vem em máquinas OEM que não tem suporte para macros.
Para o uso on-line do ElanScan lembro que os dados caem com os nomes errados então é necessário usar a tabela abaixo:
Real---------------------Parâmetro do ElanScan----------Valor de correção
MAP Volts---------------BatteryVolts----------------------Dividir por 5,14
Potenciômetro do CO--Spark Advance------------------Dividir por 18,21
Voltagem Bateria-------Engine run time----------------Dividir por 10
RPM Throttle %--------RPM------------------------------Multiplicar por 60,1
Velocidade--------------DRP interval--------------------Dividir por 2 para câmbio automático e por 4 para câmbio manual
Consumo---------------Flags 12--------------------------Multiplicar por 0,071453 para l/h
Temperatura-----------Coolant temp.------------------Direto
TPS----------------------TPS voltage---------------------Direto
Ar Cond Acionado------Flags 46-------------------------Direto
Vent Motor Acionado----Flags 48-----------------------(0 desligado 1 ligado)-Atua em faixas ajustadas pelo Excel
Marcha Ascendente-------Flags 58----------------------(0 até 204 desligado, Valor acima de 205 ligado)
Atuador da Lenta----------IAC position-----------------Direto
Avanço da ignição---------Air/fuel ratio---------------Direto
Cód Lamp Acionado---------Flags 52-------------------Direto
Não que eu ache que isso seja eficaz, por isso fiz o interpretador off-line.
Ou usar o EFI Live, que apesar de não gerar log descente e não ser freeware tem como vantagens:
- Consegue ler diretamente os códigos de erro, pelo menos para os que testei que foram a falha do MAP e do sensor de CO acusou perfeitamente. Ele não apaga os erros mas basta desligar a bateria por 10 segundos.
- Consegue verificar on-line os seguintes parâmetros: RPM, IAC, MAP, TPS, Temperatura do Motor, Voltagem do alternador/bateria, Voltagem do potênciômetro de CO (testados e conferidos) e provavelmente também o VSS.
Desvantagens:
- Até consegue fazer log, mas é travado cheio de erros, exporta em CSV separado por vírgulas com o sinal decimal também com vírgula, resultado um nó total praticamente inviabilizando qualquer tipo de geração automatizada de gráficos para análise, só acertando manualmente todos os valores com os vistos on-line, resumindo inviável.
- O que ele diz ser avanço do ponto pode ser qualquer coisa, mas ponto não é fiz o teste específico de travar o avanço em zero para a regulagem do ponto e o sinal nem alterou, ou seja o principal item de análise não está presente, nem mesmo analisando o log individualmente.
- Além de não ter o avanço também não fornece indicação de consumo, indicativo de ar acionado, indicativo da eletro ventoinha do motor acionada, aceleração, potência desenvolvida (como dinamômetro caseiro), indicador de marcha ascendente acionada, e código lampejante acionado. Ou seja, tem 8 parâmetros a menos.
Ou seja a grande funcionalidade extra dele é a verificação dos códigos de erro on-line e poder regular on-line o potenciômetro de CO, apesar de existir uma discrepância de 0,03 V, mas desprezível no real e o acusado.
Demais informações em viewtopic.php?f=50&t=22823
Principal vantagem do scanner por USB TTL é que dispensa a ligação de 12 volts do acendedor de cigarros, além de não exigir treinamento de montagem de circuitos e soldas.
Pinagem para ligação do soquete
Ligue o negativo do ALDL(pino A) no GND do USB
Junte os 2 pinos (Tx) e (Rx) e ligue no pino M do ALDL.
O conector ALDL tem esta configuração:
Foto dele:
Atenção, em muitos carros está de cabeça para baixo, então gire 180º os pinos para coincindir.
A função dos terminais é:
A – Terra
B - Ativa auto-diagnóstico
E - Se ligar 12V nele ela aciona a bomba de combustível sem o comando do módulo (direto).
K - Terminal negativo da lâmpada de auto-diagnóstico
M – 8192 BAUD DATA – pino de transmissão de dados.
Já o soquete USB TTL pode mudar a ordem dos pinos, mas as tens inscritas e podem ser lidas com o auxílio de uma lupa.
Onde comprar:
https://loja-s.tray.com.br/loja/produto ... c_cabo_usb
Também disponível por US$ 7,70 em
http://dx.com/p/jy-mcu-usb-serial-port- ... 322?item=1
Outra opção é usar o scanner serial descrito em viewtopic.php?f=50&t=22823 com o adaptador USB para serial, que já está também testado. Ele é descrito como USB-RS232 e nele está gravado em alto relevo HL-340, mas lembro que este necessita a montagem do scanner serial para funcionar, diferente dos USB TTL que são diretos. Custo R$ 20,00 no Brasil
Driver http://www.baixa.la/arquivo/9150818
Onde comprar este:
http://dx.com/p/usb-rs232-cable-622?item=1
US$ 5,80
Estes USBs funcionam em Seven 32 bits, Vista 32 Bits, XP 32 bits e Milenium, todos com porta USB 2.0, mas não funcionam em porta USB 1.1 nem em sistemas 64 bits.
Sobre o interpretador do logs, a versão 2.0e está disponível em:
http://www.baixa.la/arquivo/2362618
Ele funciona em sistemas 32 bits, bastando ativar as macros, em sistema 64 bits não funciona, nem mesmo no Office 2003, a questão do interpredador Excel do ElanScan não funcionar tem a ver com o Windows ser 32 ou 64 bits, e não com a versão do Office, exceto é claro a versão free que vem em máquinas OEM que não tem suporte para macros.
Para o uso on-line do ElanScan lembro que os dados caem com os nomes errados então é necessário usar a tabela abaixo:
Real---------------------Parâmetro do ElanScan----------Valor de correção
MAP Volts---------------BatteryVolts----------------------Dividir por 5,14
Potenciômetro do CO--Spark Advance------------------Dividir por 18,21
Voltagem Bateria-------Engine run time----------------Dividir por 10
RPM Throttle %--------RPM------------------------------Multiplicar por 60,1
Velocidade--------------DRP interval--------------------Dividir por 2 para câmbio automático e por 4 para câmbio manual
Consumo---------------Flags 12--------------------------Multiplicar por 0,071453 para l/h
Temperatura-----------Coolant temp.------------------Direto
TPS----------------------TPS voltage---------------------Direto
Ar Cond Acionado------Flags 46-------------------------Direto
Vent Motor Acionado----Flags 48-----------------------(0 desligado 1 ligado)-Atua em faixas ajustadas pelo Excel
Marcha Ascendente-------Flags 58----------------------(0 até 204 desligado, Valor acima de 205 ligado)
Atuador da Lenta----------IAC position-----------------Direto
Avanço da ignição---------Air/fuel ratio---------------Direto
Cód Lamp Acionado---------Flags 52-------------------Direto
Não que eu ache que isso seja eficaz, por isso fiz o interpretador off-line.
Ou usar o EFI Live, que apesar de não gerar log descente e não ser freeware tem como vantagens:
- Consegue ler diretamente os códigos de erro, pelo menos para os que testei que foram a falha do MAP e do sensor de CO acusou perfeitamente. Ele não apaga os erros mas basta desligar a bateria por 10 segundos.
- Consegue verificar on-line os seguintes parâmetros: RPM, IAC, MAP, TPS, Temperatura do Motor, Voltagem do alternador/bateria, Voltagem do potênciômetro de CO (testados e conferidos) e provavelmente também o VSS.
Desvantagens:
- Até consegue fazer log, mas é travado cheio de erros, exporta em CSV separado por vírgulas com o sinal decimal também com vírgula, resultado um nó total praticamente inviabilizando qualquer tipo de geração automatizada de gráficos para análise, só acertando manualmente todos os valores com os vistos on-line, resumindo inviável.
- O que ele diz ser avanço do ponto pode ser qualquer coisa, mas ponto não é fiz o teste específico de travar o avanço em zero para a regulagem do ponto e o sinal nem alterou, ou seja o principal item de análise não está presente, nem mesmo analisando o log individualmente.
- Além de não ter o avanço também não fornece indicação de consumo, indicativo de ar acionado, indicativo da eletro ventoinha do motor acionada, aceleração, potência desenvolvida (como dinamômetro caseiro), indicador de marcha ascendente acionada, e código lampejante acionado. Ou seja, tem 8 parâmetros a menos.
Ou seja a grande funcionalidade extra dele é a verificação dos códigos de erro on-line e poder regular on-line o potenciômetro de CO, apesar de existir uma discrepância de 0,03 V, mas desprezível no real e o acusado.
Demais informações em viewtopic.php?f=50&t=22823