vamos falar um pouco do sistema CAI. que significa Cool Air Intake, tradução ar frio na admissao... isso é muito divulgado no meio de forma erronia e tambem com muitas lendas a respeito. seja por gente mal informada, seja por ignorantes, seja por vendedores mentirosos, seja por crentes e por ae vai. uma coisa é certa sistema CAI é especifico, nao é generico,nao serve pra qualquer aplicaçao, nao adianta querer instalar um sistema de captaçao de ar ambiente em um carburador ou em um EFI que nao vai trazer mais potencia, ah outros beneficios que explico depois. como ja expliquei algumas vezes, esse tipo de sistema nao diferencia do frio e do quente e vice-versa. somente os MPFI tem essa capacidade de diferenciar, os monza MPFI mesmo sendo analogicos sabem oque é frio e o que é quente, apesar de nao redender muito com esse sistema, ja que nao possui sonda pra correçao, e tem o sensor MAF pra atrapalhar o fluxo.
um detalhe curioso os MPFI sao CAI tambem de fabrica, mais ae voces me perguntam qual a vantagem de fazer um CAI? resposta: pq o CAI é projetado pra um sistema de alto fluxo de ar, tem o duto liso por dentro, nao possui camara anti ressonancia(na caixa de filtro de ar mpfi), possui menos volta, o filtro tem maior vazao, tem o apelo estetico, efeito esportivo ruido, tem alto rendimento em rotaçao elevadas quando utilizado um sistema de escape de alto fluxo. em fim se for levar em consideração é melhor que o original quando bem instalado. quando mal instalado é pior como ja vi muitos adaptarem no paralama captando todo ar quente que fica acima(ar quente sobe)do capo
o CAI é bem aproveitado quando tem um coletor 4.1 de alto fluxo, isso em rpm elevada o ar entra rapido e sai rapido, ajuda nas aceleraçoes rapidas e afinadas em alta rpm. em um sistema original nao se ve esse beneficio seja pelo coletor estrangulado ou seja pela captaçao estrangulada. o tal do gargalo...
pessoalmente em motor stock nao vejo muita utilidade CAI, eu só fiz no meu pra evitar ter que adaptar um caixa original de ar, oque complicaria e MUITO devido o local ser pequeno, teria que rasgar o paralama, teria que fazer um suporte, poderia bater em algo, poderia encomodar ao fazer uma manutenção! em fim... nao trabalho assim, gosto de praticidade e principalmente um projeto desenhado pra aplicaçao em questao, e da maneira que fiz eu consegui isso. a peça é totalmente removivel, totalmente reversivel. diferente de uma adaptaçao sem reversao.
filtro: no mercado existe desde as porcaria ate os filtro de competição de alta qualidade como é o caso dos K&N, Simota, Green entre outros... K&N eu acho muita baitolagem e pura marca a qualidade é boa é claro mais tem um imposto e tanto, o Green nao achei a venda, e o Simota é japones de qualidade, foi oque comprei. peguei logo um com duplo fluxo de 150mm é um filtro bem grande esse. ele é tramado com uma tela,tem a borracha bem grossa e dura,o acabamento desse filtro é fantastico e custa a metade de um K&N e a qualidade é identica.

tubulação:tem que ser inox, e tem que ser oque nao enferruja caso é a familia 300 do inox, mais precisamente o 304L, fiz em 2.5", sem cordao de solda interno e externo, sem dobras, sao peças ja extrusadas assim, o tipo de solda é MMA inox 304 de baixa e media penetraçao(nao forma cordao de solda interno). material de 1.5mm com boa resistencia mecanica.
material Inox 304L polido 2 curvas 90° e 300mm tubo.

aqui cortei uma curva de 90° em 2 de 45° é mais barato fazer isso.

tubulação finalizada, ja com seu suporte especialmente desenhado pra encaixar em um dos parafuso do coxim do motor, assim ele fica preso,reversivel,e sem adaptaçao. a manutençao do filtro é muito simples. nao atrapalha em nada.

confecção da tubução:
maquina de corte "preciso" sai reto o corte depois é passado na retifica. ae tava fazendo 2 curvas de 45°

curva de 45° finalizada depois do corte e da passada na cinta de retifica.

suporte:
esse tipo de tubulaçao, gera muita vibração nao pode ser feito com pouco material no suporte, tem que ser feito com um material de maior area de contato como é esse o caso, a mangueira vibra e se mexe devido o deslocamento do motor em aceleraçao. fiz um teste de vibração e movimento e passou sem problemas. em breve coloco o video. dessa forma eu nao estrago o carro utilizo a engenharia presente como ja fiz em varios outras instalaçoes nesse monza, sempre utilizo da eng. presente e uso ela como aliada e nunca contra ela. nos estados unidos é comum lojas venderem kit esportivos originais pra varios carros sem adaptaçao como foi meu caso, sao projetos especialmente desenhados visando a falicitaçao de sua instalaçao e uso. é claro sempre com a segurança de testes do mesmo.

montagem: como meu monza nao tem AC eu pude escolher o melhor local pro filtro onde ele fosse funcional, o filtro nessa posiçao vertical nao tem como captar agua mesmo com o filtro exporto como ficou, abaixo o video demostra isso na pratica. como tenho a saia do S/R o ar vai entrar em cima do filtro fazendo o CAI ser bastante eficiente. agua de chuva nao é sugado! vejam os videos abaixo

ainda nao tenho a capa das polia, com a capa nao pega sujeira da roda e nem o po.

mangueira: utilizei uma mangueira original GM vectra flex, tambem nao adaptei,apenas instalei como saiu da embalagem,fiz a inversao e conectei nos bocais, inclusive a mangueira da tampa de valvulas entrou perfeitamente sem torçao nem nada. a mangueira tem boa mobilidade ja que ela é projetada pra sofrer isso, devido o movimento do motor. ja testei e passou. um outro detalhe é que nao raspou na torre. diferente do kadett que raspa mesmo sendo original

montado e finalizado

custo total:
* 140,00 material inox
* 20,00 solda inox
* 100,00 mangueira original
* 160,00 filtro
* 0,00 M.O
pra quem esta querendo por nos monza carburador e EFI alerto que nao ah ganho de potencia e tambem nao ah perdas. acontece que esse sistema nao é projetado pra CAI, o lado do beneficio fica restrito apenas pro apelo estetico e pela mudança no ruido da aspiraçao, oque poderia mudar. cada um faz a sua avaliação se vale ou nao apena no original. na minha opnião é muita grana pra pouco rendimento nesse caso isolado. somente nos preparados aspirados vale apena ao meu ver, como os que usam coletor 4X1 ou comando de maior duraçao, sendo carburador,EFI,MPFI nesse ponto vale apena investir em um sistema de alto fluxo como é no coletor 4X1. nao adianta so ter o 4X1 se o resto é restritivo. é preciso mudar desde a entrada do ar ate a saida pra se tornar mais eficiencie.
proximo post testes