Dúvida sobre Pistões e Turbo

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
DENI PORTO
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Dúvida sobre Pistões e Turbo

Mensagem não lida por DENI PORTO »

Galera, vou dar uma geral no meu SR 2.0 álcool e quero dar uma pequena apimentada no motor, mas minhas dúvidas são:
1º - Preciso trocar os pistões? pois não quero nada além de uns 200 a 220 cv.
2º -Vale a pena colocar o jogo de pistões do vectra GSI?
3º - Bielas podem ser as originais ou forjadas?
4º - tenho uma cabeçote roletado com injeção completa quase em mãos, está bem barato. Vale a pena colocá-lo?

Obs: o carro será para uso quase sempre de fim de semana... só quero sair da potencia normal..

Obrigado !!
Editado pela última vez por DENI PORTO em 02 Out 2012, 14:57, em um total de 1 vez.
Potência não é nada sem controle !!!
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Dúvida sobre pistões

Mensagem não lida por Rafaelo »

DENI PORTO escreveu:1º - Preciso trocar os pistões? pois não quero nada além de uns 200 a 220 cv.
nao precisa
DENI PORTO escreveu:2º -Vale a pena colocar o jogo de pistões do vectra GSI?
nem um pouco
DENI PORTO escreveu:3º - Bielas podem ser as originais ou forjadas?
original em bom estado aguenta 250cv aspirado mostro
DENI PORTO escreveu:4º - tenho uma cabeçote roletado com injeção completa quase em mãos, está bem barato. Vale a pena colocá-lo?
se for injeçao original desse cabeçote nao vale apena é muita adaptação a ser feita. prefira injeções programaveis de alto nivel como a megasquirt original MS2 extra. com ela evita muita adaptaçao e suas funçoes é original(sensores,plugs,funçoes,etc)

de mais detalhes na parte da injeçao que te dou umas dicas mais precisas
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
DENI PORTO
Membro SL (Ní­vel 1)

Olá rafaelo;
1 - Bom a injeção é como havia dito, é um cabeçote roletado completo com toda injeção dele original. está praticamente de graça o conjunto.
2 - teria como eliminar algo da injeção original e deixar apenas o necessário para o carro rodar numa boa? ou vendo a injeção original e depois compro uma regulável. Achava que a regulável seria desnecessário para pouca potência que quero, por isso optei pela original, além de já vir com o cabeçote.
3 - Quanto ao jogo de pistão do vectra GSI eu os comprei por 100,00 reais o jogo (usados em perfeito estado), estavam de graça, mas se for dar problemas eu nem os coloco, os vendo mais tarde...
4 - As bielas vou levá-las na retífica para conferir se estão perfeitas. Já ví pessoas falando em aliviar o volante do motor, bielas e o virabrequim. Isso serve ou é necessário para algo?
Rafaelo
MODERADOR

ola,
DENI PORTO escreveu:1 - Bom a injeção é como havia dito, é um cabeçote roletado completo com toda injeção dele original. está praticamente de graça o conjunto.
ate daria pra usar se adaptar o pedal eletronico, desativar o imobilizador, entre outros. como expliquei é adaptaçao e nao instalaçao original como com as ECU programaveis que é so acertar sem mexer no motor. porem ECU programaveis é mais caro a instalaçao e precisa gente especializada nesse assunto. porem é a melhor opçao
DENI PORTO escreveu:2 - teria como eliminar algo da injeção original e deixar apenas o necessário para o carro rodar numa boa? ou vendo a injeção original e depois compro uma regulável. Achava que a regulável seria desnecessário para pouca potência que quero, por isso optei pela original, além de já vir com o cabeçote.
nao, so funciona com ela inteira. a programavel é sempre melhor como expliquei ela evita adaptaçao. a original de outro carro fatalmente termina em adaptaçao e a programaçao da ECU nao casaria com teu motor e projeto. com uma ECU prog faz o ajuste conforme teu projeto.
DENI PORTO escreveu:3 - Quanto ao jogo de pistão do vectra GSI eu os comprei por 100,00 reais o jogo (usados em perfeito estado), estavam de graça, mas se for dar problemas eu nem os coloco, os vendo mais tarde...
vai da problema, nao se deve usa pistao usados cada pistao usado tem sua memoria mecanica e nao vai casar com teu motor nesse aspecto. tem que ser pistao novo e fazer o brunimento das camisa. pode queimar oleo,travar,em fim
DENI PORTO escreveu:Já ví pessoas falando em aliviar o volante do motor, bielas e o virabrequim. Isso serve ou é necessário para algo?
desnecessario, se quiser perder torque e economia faça, mais o retorno disso é perda de torque e ganho de giro rapido. carro original nao vale apena, especialmente circuito urbano onde se usa muito o torque.
DENI PORTO
Membro SL (Ní­vel 1)

Ok, vai ser muito trabalho para pouca coisa que eu quero tirar do motor... Esse cabeçote é bom mais sobra pro que eu quero. Caso fosse um cabeçote convencional de um vectra ou astra com a injeção dele teria o mesmo problema ou seria mais fácil?

Essa Injeção programável presta?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -turbo-_JM

ou esta?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... versal-_JM
Editado pela última vez por DENI PORTO em 02 Out 2012, 13:17, em um total de 1 vez.
Rafaelo
MODERADOR

é um trabalho bem profissional esse, mais a qualidade final é indiscutivel parece que sai da fabrica assim de tao bom que fica. só que é aquilo né tem um custo bem alto. nao sei qual teu objetivo se é potencia suja, potencia limpa. um update de baixo custo. de mais detalhes quanto quer gastar, se quer potencia com baixo custo. pq ae fica mais facil focalizar

todas complicam devido a utilizaçao da roda fonica, como expliquei acima precisa adaptar. ou troca o bloco por um novo GM 2.0 que custa 2200 a 2700 na agencia. bem mais facil, mais garantido e é um bloco que nao precisa adaptar é plugar e usar.

pra por ECU originais tem que instalar o sensor de rotaçao ae complica, e tem que instalar o pedal eletronico mesmo dos cabeçote convencional flexpower, deastivar o imobilizador... nao é pouca coisa nao...

mais entao qual teu objetivo? tem mais potencia ou ter qualidade^aliado a potencia?
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

DENI PORTO escreveu:Ok, vai ser muito trabalho para pouca coisa que eu quero tirar do motor... Esse cabeçote é bom mais sobra pro que eu quero. Caso fosse um cabeçote convencional de um vectra ou astra com a injeção dele teria o mesmo problema ou seria mais fácil?

Essa Injeção programável presta?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -turbo-_JM

ou esta?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... versal-_JM
Essas injeções são somente para "controlar" bicos auxiliares em motores preparados, ou seja, o motor já tem o sistema de alimentação e injeção completo, e para não mexer nisso, ou então o cara tem um carro original, colocou turbo e pra não quebrar colocou 4 bicos a mais para não dar falta, pra não mexer em todo o sistema original coloca-se essas "injeções programaveis" para controlar SOMENTE os bicos auxiliares.

Na verdade elas não são centrais de injeção e sim gerenciadores de bicos auxiliares.

A Pandoo fornece sistema de gerenciamento de motor completo, mas custa bem caro.

O melhor sistema de gerenciamento de motor em termos de compatibilidade, versatilidade é a MEgaSkirt, ela é muito versátil e a programação dela é totalmente aberta, bem contrario dessas outras que temos no brasil, tem uma empresa que é fornecedora da MegaSkirt no brasil e que monta a placa e vende ela "pronta" para o uso, ficando somente a cargo de um preparador fazer os ajustes finais. A MegaSkirt tem a função de auto-ajuste que facilita e muito a instalação, pois com o motor ligado ela vai se ajustando para manter o motor funcionando e até para rodar, ficando a cargo do preparador os ajustes finos.
É uma central de plataforma aberta e é utilizada no mundo todo, é um projeto que demanda muito tempo de estudo, mas que é o melhor caminho a seguir...

Esqueça essas coisas de peças forjadas, isso é 70% de marketing, isso é mais para motor de pista, carro de rua, o importante é torque e pra isso não precisa de nada tão diferente assim, a maior parte de um projeto bem executado está no gerenciamento e não nas peças mecanicas somente.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
DENI PORTO
Membro SL (Ní­vel 1)

O que eu quero é um motor com cerca de 200 a 220 cv, nada mais. Como vc disse um Update de baixo custo mesmo.Optei pela injeção pois acho que carburado turbo dá muito probleminha de acerto como já ví alguns terem e não via isso nos injetados, ao meu ver são mais fáceis de regular... Mas me dê sua opinião pois não entendo nada sobre turbinar carros.
Só uso o carro nos fins de semana e no máximo que faço de distancia longa não passam de 200 km em um fim de semana. só quero dar pau em uns carrinhos como golf, e outros 2.0 novos..
Responder