Ar condicionado Adaptado Monza
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Ar condicionado Adaptado Monza
Pessoal, vi todos os topicos desses site sobre ar condicionado Adaptado. Porém nenhum conseguiu sanar minhas duvidas.
Então decide procurar alguem que instala-se um ar condicionado adpatado no Monza.
Várias pessoas, várias lojas, disseram que não ficava bom.
Até que arrumei um cara que trabalho na GM, fez cursos do Monza tanto do modelo antigo, como do modelo novo.
Comprei um Kit de ar condicionado universal e encarei o desafio, de instalar no Monza, deixar o mais original possivel e gelar mais que o original do Monza.
Ele aceitou o desafio, comprou 500 da instalação + 120 do gas + 150 de alguns outros gastos que ele teve.
Ele adpatou o Condesador igual ao do original, com a diferença que ele tem uma ventoinha só pra ele. O compreensor do ar, ficou no mesmo local do original. A instação das mangueiras, imitou ao maximo as instalações do original. Ele desmontou o painel, furou apenas dois buracos para passagens das mangueiras. A caixa de ar universal ficou dentro do painel, mantendo assim todo originalidade do veiculo. Os dutos de ar, ele usou os do carro, para ligar o ar, eu comprei uma chave original do Monza com ar, entao para funcionar o carro, basta levar a chave um estagio, que ja ativa o compreensor. Para velocidade do ventilador, ele usou o botao do ventilador original do carro.
Por precauão, eu troquei o alternador japones de 65 ampers, por um bosch 75 ampers original do Monza com ar.
A instalação dele foi artesanal mesmo, com muito carinho. Ele gastou 8 dias trabalhados para poder fazer essa adpatação. Tanto que modificou o carro em apenas 2 furos, mantendo tudo original do carro.
Resultado: o ar do carro esta congelando, você coloca no estagio 1 do ventilador, vc nao aguenta de tanto que gela.
O instalador, meu amigo, disse que não adianta a gente querer instalar o ar original de fabrica num Monza que nao tem ar. Muda a carroceria, se insistir, vai instalar, vai gelar, só que a ventilação não vai ficar boa. POr isso ele me sugeriu comprar esse ar universal. Só que ele pediu marca das peças que vinha no kit, tipo marca do radiador, marca do compreensor, etc. As mangueiras do kit, ele jogou todas fora, ele fabricou as mangueiras todas artesanalmente. O suporte do compreensor, eu comprei no mercado livre original. Eu tentei mesclar originalidade com adpatação.
Vale lembrar aos amigos, que ficar original, somente um que sai de fabrica, mais pra quem tinha que andar de vidro aberto, ficou otimo.
O instalador disse, melhor um kit paralelo do que um usado original. Monza sem ar nao consegue por kit original, nao fica bom, ja o kit universal fica bom, porem adpatado
Então segue ai uma dica, pra quem pensa em fazer.
Abraços
Então decide procurar alguem que instala-se um ar condicionado adpatado no Monza.
Várias pessoas, várias lojas, disseram que não ficava bom.
Até que arrumei um cara que trabalho na GM, fez cursos do Monza tanto do modelo antigo, como do modelo novo.
Comprei um Kit de ar condicionado universal e encarei o desafio, de instalar no Monza, deixar o mais original possivel e gelar mais que o original do Monza.
Ele aceitou o desafio, comprou 500 da instalação + 120 do gas + 150 de alguns outros gastos que ele teve.
Ele adpatou o Condesador igual ao do original, com a diferença que ele tem uma ventoinha só pra ele. O compreensor do ar, ficou no mesmo local do original. A instação das mangueiras, imitou ao maximo as instalações do original. Ele desmontou o painel, furou apenas dois buracos para passagens das mangueiras. A caixa de ar universal ficou dentro do painel, mantendo assim todo originalidade do veiculo. Os dutos de ar, ele usou os do carro, para ligar o ar, eu comprei uma chave original do Monza com ar, entao para funcionar o carro, basta levar a chave um estagio, que ja ativa o compreensor. Para velocidade do ventilador, ele usou o botao do ventilador original do carro.
Por precauão, eu troquei o alternador japones de 65 ampers, por um bosch 75 ampers original do Monza com ar.
A instalação dele foi artesanal mesmo, com muito carinho. Ele gastou 8 dias trabalhados para poder fazer essa adpatação. Tanto que modificou o carro em apenas 2 furos, mantendo tudo original do carro.
Resultado: o ar do carro esta congelando, você coloca no estagio 1 do ventilador, vc nao aguenta de tanto que gela.
O instalador, meu amigo, disse que não adianta a gente querer instalar o ar original de fabrica num Monza que nao tem ar. Muda a carroceria, se insistir, vai instalar, vai gelar, só que a ventilação não vai ficar boa. POr isso ele me sugeriu comprar esse ar universal. Só que ele pediu marca das peças que vinha no kit, tipo marca do radiador, marca do compreensor, etc. As mangueiras do kit, ele jogou todas fora, ele fabricou as mangueiras todas artesanalmente. O suporte do compreensor, eu comprei no mercado livre original. Eu tentei mesclar originalidade com adpatação.
Vale lembrar aos amigos, que ficar original, somente um que sai de fabrica, mais pra quem tinha que andar de vidro aberto, ficou otimo.
O instalador disse, melhor um kit paralelo do que um usado original. Monza sem ar nao consegue por kit original, nao fica bom, ja o kit universal fica bom, porem adpatado
Então segue ai uma dica, pra quem pensa em fazer.
Abraços
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Re: Ar condicionado Adpato Monza
Muito útil sua dica, o que mais tem é gente que não quer ter trabalho desanimando a gente, tenho um classic e por não achar a polia original tirei o ar e a diração hidráulica, passou o tempo conheci um eletricista que me garantiu que colocaria o ar gelando, gastei até agora 1200,00 e amanhã verei o resultado, tudo depende do profissional, tem um monte de "técnico" que só sabe pegar carro novo e trocar peças, vc conseguiu o cara certo, quero ver agora se eu também, gostei muito de seu relato, grato.
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Re: Ar condicionado Adpato Monza
Esse cara é muito gente boa, ele chama Renato. A oficina dele não é cheia de teretete, se a pessoa olhar, ela desanima. Só que o cara é inteligente e faz as coisas com amor. Ele nao olha pro Monza la fora e diz, esse nao mexo. Eu tenho 3 Monzas, Um classic 1989, um SLE 1990 e esse que to pondo ar 1996. Todos meus monza ele mexe com carinho.. É ate bonito de se ver. Antes de levar nele, liguei em tudo lugar, e os caras nem esperavam eu acabar de falar e falava, nao mexo.
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Re: Ar condicionado Adpato Monza
Parabéns cara pelo empenho e coragem em destruir esse mito 'tabajara' de que ar condicionado que não é de fabrica não fica bom!! Se puder tire fotos do sistema instalado pra gente dar uma olhada!!
Tenho certeza que deve ter ficado show cara, gelando bem... O meu tubarone tb tem AC, tb é um 96 mas veio de fábrica instaldo e te garanto, é de congelar os ... do saco de tão gelado que fica o interior do carro ao ligar o AC...
Parabéns amigo mandou muiuto bem poste fotos do teu 96, é um GLS ou GL ?
Abraço !
Tenho certeza que deve ter ficado show cara, gelando bem... O meu tubarone tb tem AC, tb é um 96 mas veio de fábrica instaldo e te garanto, é de congelar os ... do saco de tão gelado que fica o interior do carro ao ligar o AC...
Parabéns amigo mandou muiuto bem poste fotos do teu 96, é um GLS ou GL ?
Abraço !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
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Como assim?
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- david crozeta
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Re: Ar condicionado Adpato Monza
Bacana!
Se possível poste umas fotos do serviço feito.
Abraço
Se possível poste umas fotos do serviço feito.
Abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988


fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886
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- jesuino b ferreira
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Re: Ar condicionado Adpato Monza
gostei de ler amigo
se puder,posta fotos do ar instalado.
tenho certeza que ficou muito bom,mas sao poucas pessoas que fazem este tipo de serviço
ainda bem que voçe conheçeu um
tudo de bom amigo e boa sorte com o monzao,agora com ar :smt023
se puder,posta fotos do ar instalado.
tenho certeza que ficou muito bom,mas sao poucas pessoas que fazem este tipo de serviço
ainda bem que voçe conheçeu um

tudo de bom amigo e boa sorte com o monzao,agora com ar :smt023
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Re: Ar condicionado Adpato Monza
Ola pessoal.
Eu sou um amante do Monza, ja tive 10 monzas e atualmente tenho 3 Monza.
Esse que adpatei o ar, é um GLS 1995/1996, com apenas 64 mil km originais, por isso encarei o desafio, pela conservação do carro, esse carro é o carro que uso no meu dia a dia. E tenho a honra de ter mais dois Monzas guardados na garagem. Um Classic 1989, azul, 4 portas, alcool, completasso com apenas 42 mil km, nos ultimos 2 anos, rodei apenas 100 km, assim mesmo foi para levar pra trocar o oleo ha cada 6 meses. E tenho um SLE 1990, 1.8, com 95 mil km originais, esse geralmente utilizo em finais de semana, ou quando o 1996 ta arrumando alguma coisa.
Sou tao vidrado por Monza, que faz 5 anos que venho comprando peças originais de Monza, atualmente ja conto com mais de 350 peças originais na caixa, tenho de tudo, desde antena eletrica, desde chaveiros magneticos, ate farol, radiador, etc.
A respeito do meu desafio, posso garantir que foi desafio mesmo, pois todos eletricistas que mexem com ar, debocham do fato de querer colocar ar em Monza, eles falam, ficam caro, mais dai pergunto ha vocês, eu nem perguntei de preço, eu ando de Monza nao pelo preço que custa e nao por eu nao ter condiçoes de comrpar um zero, ando de Monza por ter prazer nao tem preço.
Como ja foi dito, eu tenho esse amigo, que trabalho na GM por varios anos e ele topo o desafio. O desafio era, adpatar um ar universal no monza, deixando o mais original possivel. O compreensor, ficou no msm local do original, condesador tambem no mesmo local do original, foi colocado uma ventuinha especialmente para o condesador. A caixa do ar, ficou dentro do painel, sendo assim, nao se ve nada da caixa. Os controle ficaram os originaos do Monza com ar, ou seja, primeiro pique liga o ar, o o botao da regulagem do ventilador, tambem ficou o mesmo. Pra vocês terem uma ideia, só se sabe que o ar nao é original, pelo fato ddo filtro secador ficar parafusado na parede do carro. É obvio que toda adpatação não fica perfeita e no meu caso, o ar condicionado sai somente no peito, nao tem a função de sair no vidro e nos pés. Mais eu me considero no lucro, ja que ha poucos dias atras eu andava com o vidro aberto.
A temperatura do carro encontra-se ha 0,02 C, mesma temperatura de um Monza original com ar. Segundo o instalador, o ar adpatado ficou mais forte, mais eu sinceramente nao achei diferença do original, pra mim ta gelando a mesma coisa. Uma outra coisa que fiz, foi trocar o alternador. O instalador me disse que nao precisaria, mais eu fiquei com medo e coloquei um original Bosch de 75 ampers.
Ele me disse tambem que a maiora das adpatações não ficam boas, pois o pessoal faz correndo, faz de qualquer jeito e uma adaptação requer tempo, requer carinho. Ele gastou 8 dias trabalhados no meu carro, foi fazendo etapa por etapa, foi fabricando tudo e sempre tentando manter originalidade do carro. O painel ele gastou 2 dias pra monta-lo, vendando tudo com espuma para que o msm nao faça barulho.
Eu pra falar a verdade, achei adaptação perfeita, só quem conhece mesmo que vai saber que não é original, mais quem quer guardar um Monza, como no meu caso, eu jamais faria isso, pq da dó de ver o carro todo desmontando, dá do de furar, etc. Eu fiz mesmo isso por encarar o desafio e porque eu tenho o carro pra uso dia a dia. Eu sempre prometo, só compro Monza com ar, só que dai aparece esses file de borboleta e eu acabo me seduzindo pela originalidade.
Eu gastei em torno de 2500 reias final. O carro ja ta pra mim por 15 mil reais, com tudo que ja gastei (ar, revisao, pneus, documento, etc).
Vou tentar bater as fotos que todos querem.
Mais minha dica é: se forem adpatar um ar, que procure profissionais que querem atender o cliente com carinho, amor, e satisfação. Profissionais que so sabem falar mal, é sinal que não tem capacidade para o serviço...
Abraços ha todos
Eu sou um amante do Monza, ja tive 10 monzas e atualmente tenho 3 Monza.
Esse que adpatei o ar, é um GLS 1995/1996, com apenas 64 mil km originais, por isso encarei o desafio, pela conservação do carro, esse carro é o carro que uso no meu dia a dia. E tenho a honra de ter mais dois Monzas guardados na garagem. Um Classic 1989, azul, 4 portas, alcool, completasso com apenas 42 mil km, nos ultimos 2 anos, rodei apenas 100 km, assim mesmo foi para levar pra trocar o oleo ha cada 6 meses. E tenho um SLE 1990, 1.8, com 95 mil km originais, esse geralmente utilizo em finais de semana, ou quando o 1996 ta arrumando alguma coisa.
Sou tao vidrado por Monza, que faz 5 anos que venho comprando peças originais de Monza, atualmente ja conto com mais de 350 peças originais na caixa, tenho de tudo, desde antena eletrica, desde chaveiros magneticos, ate farol, radiador, etc.
A respeito do meu desafio, posso garantir que foi desafio mesmo, pois todos eletricistas que mexem com ar, debocham do fato de querer colocar ar em Monza, eles falam, ficam caro, mais dai pergunto ha vocês, eu nem perguntei de preço, eu ando de Monza nao pelo preço que custa e nao por eu nao ter condiçoes de comrpar um zero, ando de Monza por ter prazer nao tem preço.
Como ja foi dito, eu tenho esse amigo, que trabalho na GM por varios anos e ele topo o desafio. O desafio era, adpatar um ar universal no monza, deixando o mais original possivel. O compreensor, ficou no msm local do original, condesador tambem no mesmo local do original, foi colocado uma ventuinha especialmente para o condesador. A caixa do ar, ficou dentro do painel, sendo assim, nao se ve nada da caixa. Os controle ficaram os originaos do Monza com ar, ou seja, primeiro pique liga o ar, o o botao da regulagem do ventilador, tambem ficou o mesmo. Pra vocês terem uma ideia, só se sabe que o ar nao é original, pelo fato ddo filtro secador ficar parafusado na parede do carro. É obvio que toda adpatação não fica perfeita e no meu caso, o ar condicionado sai somente no peito, nao tem a função de sair no vidro e nos pés. Mais eu me considero no lucro, ja que ha poucos dias atras eu andava com o vidro aberto.
A temperatura do carro encontra-se ha 0,02 C, mesma temperatura de um Monza original com ar. Segundo o instalador, o ar adpatado ficou mais forte, mais eu sinceramente nao achei diferença do original, pra mim ta gelando a mesma coisa. Uma outra coisa que fiz, foi trocar o alternador. O instalador me disse que nao precisaria, mais eu fiquei com medo e coloquei um original Bosch de 75 ampers.
Ele me disse tambem que a maiora das adpatações não ficam boas, pois o pessoal faz correndo, faz de qualquer jeito e uma adaptação requer tempo, requer carinho. Ele gastou 8 dias trabalhados no meu carro, foi fazendo etapa por etapa, foi fabricando tudo e sempre tentando manter originalidade do carro. O painel ele gastou 2 dias pra monta-lo, vendando tudo com espuma para que o msm nao faça barulho.
Eu pra falar a verdade, achei adaptação perfeita, só quem conhece mesmo que vai saber que não é original, mais quem quer guardar um Monza, como no meu caso, eu jamais faria isso, pq da dó de ver o carro todo desmontando, dá do de furar, etc. Eu fiz mesmo isso por encarar o desafio e porque eu tenho o carro pra uso dia a dia. Eu sempre prometo, só compro Monza com ar, só que dai aparece esses file de borboleta e eu acabo me seduzindo pela originalidade.
Eu gastei em torno de 2500 reias final. O carro ja ta pra mim por 15 mil reais, com tudo que ja gastei (ar, revisao, pneus, documento, etc).
Vou tentar bater as fotos que todos querem.
Mais minha dica é: se forem adpatar um ar, que procure profissionais que querem atender o cliente com carinho, amor, e satisfação. Profissionais que so sabem falar mal, é sinal que não tem capacidade para o serviço...
Abraços ha todos
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4249
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
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Re: Ar condicionado Adpato Monza
Majelinha
Eu sou um dos que não recomendam instalação de ar não original em qualquer carro, principalmente no Monza, no qual, qdo o mesmo não tem ar de fábrica, tudo é diferente, até a localização do ventilador interno.
Mas isso porque eu mesmo já fiz isso, instalei (não procurei mecânico, eu mesmo meti a mão na massa) um ar condicionado em um Chevette 75 modelo 76.
No caso do meu Chevette, carro pequeno e sem preparação nenhuma para suportar um sistema de ar condicionado, o resultado não ficou legal.
Para ter uma idéia, nessa época não existia Chevette com ar de fábrica, portanto eu não tinha idéia do que iria acontecer qdo o motorzinho de 1.4 l tivesse de suportar a carga extra do compressor, por exemplo.
Qdo saiu o Chevette com ar de fábrica, ele veio com as seguintes alterações: Molas dianteiras maiores, ventilador do motor com mais pás, bomba dágua superdimensionada, vidros verdes, sistema no carburador para controlar a marcha lenta qdo o compressor estivesse acionado (kicker), bateria e alternador de maior capacidade (o alternador original era de 28 amperes, e o do carro com ar era de 55 amperes).
Eu só fiz colocar um radiador de maior capacidade e uma carenagem em volta do ventilador, para aumentar o fluxo de ar, além de uma bateria maior. Alternador era um ítem caríssimo e difícil de adaptar no Chevette.
O ar funcionou por quase 30 anos, mas só porque eu sabia operar o danado. Para ter um exemplo, qdo pegava um engarrafamento brabo tinha de desligar o ar, pois o motor aquecia. Poxa, logo na hora em que eu mais precisava do ar tinha de desligar o mesmo?
No caso do Monza sei que não existem tantas restrições, mudam poucos componentes, como coxim direito do motor (acho que agora só existe o reforçado), o eletroventilador tem duas velocidades (o seu tem?), o controle da marcha lenta pelo Kicker nos carburados (não sei se no EFI existe algum controle extra para a marcha lenta qto o Monza tem ar condicionado de fábrica).
Mas tudo isso pode ser contornado, se o instalador for capacitado e honesto...coisa quase impossível de se encontrar, pelo menos aqui no Rio de Janeiro. Qdo se encosta um Monza na grande maioria das oficinas de ar, o atendente já vem logo dizendo que não trabalham com Monza, pois a grande maioria deles ainda usa o gás R-12, banido da praça.
Se o seu Monza está assim tão conservado, o ar está funcionando bem, não há por que não aprovar seu projeto. :smt020
Abs
Eu sou um dos que não recomendam instalação de ar não original em qualquer carro, principalmente no Monza, no qual, qdo o mesmo não tem ar de fábrica, tudo é diferente, até a localização do ventilador interno.
Mas isso porque eu mesmo já fiz isso, instalei (não procurei mecânico, eu mesmo meti a mão na massa) um ar condicionado em um Chevette 75 modelo 76.
No caso do meu Chevette, carro pequeno e sem preparação nenhuma para suportar um sistema de ar condicionado, o resultado não ficou legal.
Para ter uma idéia, nessa época não existia Chevette com ar de fábrica, portanto eu não tinha idéia do que iria acontecer qdo o motorzinho de 1.4 l tivesse de suportar a carga extra do compressor, por exemplo.
Qdo saiu o Chevette com ar de fábrica, ele veio com as seguintes alterações: Molas dianteiras maiores, ventilador do motor com mais pás, bomba dágua superdimensionada, vidros verdes, sistema no carburador para controlar a marcha lenta qdo o compressor estivesse acionado (kicker), bateria e alternador de maior capacidade (o alternador original era de 28 amperes, e o do carro com ar era de 55 amperes).
Eu só fiz colocar um radiador de maior capacidade e uma carenagem em volta do ventilador, para aumentar o fluxo de ar, além de uma bateria maior. Alternador era um ítem caríssimo e difícil de adaptar no Chevette.
O ar funcionou por quase 30 anos, mas só porque eu sabia operar o danado. Para ter um exemplo, qdo pegava um engarrafamento brabo tinha de desligar o ar, pois o motor aquecia. Poxa, logo na hora em que eu mais precisava do ar tinha de desligar o mesmo?
No caso do Monza sei que não existem tantas restrições, mudam poucos componentes, como coxim direito do motor (acho que agora só existe o reforçado), o eletroventilador tem duas velocidades (o seu tem?), o controle da marcha lenta pelo Kicker nos carburados (não sei se no EFI existe algum controle extra para a marcha lenta qto o Monza tem ar condicionado de fábrica).
Mas tudo isso pode ser contornado, se o instalador for capacitado e honesto...coisa quase impossível de se encontrar, pelo menos aqui no Rio de Janeiro. Qdo se encosta um Monza na grande maioria das oficinas de ar, o atendente já vem logo dizendo que não trabalham com Monza, pois a grande maioria deles ainda usa o gás R-12, banido da praça.
Se o seu Monza está assim tão conservado, o ar está funcionando bem, não há por que não aprovar seu projeto. :smt020
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ