Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
ARAP
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Nov 2015, 20:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por ARAP »

Acabei de voltar da Italian Gás com GNV instalado, como o dono da oficina avisou que os cilindros 1 e 2 estava tendo falhas, ele não estava conseguindo acertar o ponto... segui sua sugestão e fui comprar as velas BPR8ES, pois ele desconfiou q as BPR6 q estavam instaladas fossem o problema (realmente estavam bem detonadas)...

Putz!! vc não imagina como é difícil arrumar essas velas nas autopeças aqui do RJ. Ou vou ter q encomendar pela internet ou pegar as BPR7 mesmo.... Esse cara dono da oficina era preparador na PickUp racer... aquela q corria com GNV, já ouviu falar!?... Acabei tascando as BR8 mesmo pra ver se ele conseguia acerta o ponto... Cilindros 1 e 2 continuam com problemas, ele reclamou bastante das velas, mas esta desconfiando da vedação das válvulas ou alguma coisa na ignição, apesar de ser de novembro de 2008, o Astrão já está com 122 mil km, ele disse q o ideal é só passar no dina se estiver tudo 100%... óbvio!!.
Tu não imagina como o GNV é sensível a problemas, um mínimo de desvio na queima e o motor fica oscilando, e no álcool o carro fica liso.
Ele recomendou a iridium para o GNV.

Reparei um pequeno vazamento de óleo próximo ao cabo de vela do cilindro 1, não sei se é da mangueira ou da junta.
Estou tentando não deixar a peteca cair... Acho q vou meter o pé na jaca e vou comprar logo um roletado e fazer um antes e depois com ele.

Tem um cara aqui na minha área q estava vendendo um a 1.000 dilmas... não faço ideia do preço de um, vou pesquisar melhor, se tiver dentro da média e com nota (não compro nada sem origem), vou pegar!!

A propósito ARAP são das iniciais do meu nome!!! :lol: :lol: :lol:
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Gnv exige mais do sistema de ignicao. Requer maior tensao para centelhar.

Ele recomendou iridium porque ela diminui a tensao necessaria para centelhar, o que ajuda a compensar.

Quanto ao cabeçote, cada um, cada um... Mas eu esperaria ate abrir o seu primeiro e avaliar. Dependendo do que encontrar, pode ser que resolva o seu problema com menos da metade disso (paguei recentemente para revisar um cabecote familia 1 de corsa/palio) e ai investe o que sobrar em outra coisa do projeto. sEm falar que para os testes que quer fazer, é mais uma mudança que vai interferir. Com certeza alguem vai dizer depois que so ganhou x% por causa do roletado... Rsrsrs

Se for comprar online, sugiro a loja mr. Centelha. O dono é meu amigo de muitos anos. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
ARAP
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Nov 2015, 20:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por ARAP »

O que temos pra hoje!!

Comprei as velas BPR8EIX (Iridium), chegam semana que vem.
Eu entendi bem sua explicação da vela, mas uma coisa ainda me faz refletir, tudo bem q eu utilizando as BR8 que estão lá até as novas chegarem, a faísca é dada mais próxima do topo da câmara e consequentemente mais longe do pistão, as BPRs devem ficar próximas ao centro da câmara, correto??
Mas aí vem a pergunta, quando vc rebaixa o cabeçote, a faísca das BPRs é deslocada da posição, para mais próximo do pistão, perdendo a posição original, não é isso!?? Dependendo de quanto for baixado, a faísca das velas BRs assumem uma posição mais centrada entre pistão e topo da câmara, os motores VHCs usam as BRs pois as BPs ficariam muito próximas, ou até poderiam tocar o pistão (como no seu caso), devido a altura entre pistão e topo da câmara... então, para centralizar a centelha, os engenheiros da GM adotaram as BRs no VHC... não é válida a reflexão!???

Para compensar as velas BRs que estão no meu carro, comprei hoje uma bobina original Bosch (não me crucifique, pela urgência não tenho como encomendar e esperar algo mais elaborado no momento) :lol: , e como cabos e velas NGK são novos, neste momento o carro está novamente na oficina instalando tudo e aumentando o gap das BR8 para 1mm 8) .

Como estou agarrado no trabalho, pedi uma força pro meu coroa para dar um pulo na oficina para também tentar identificar a origem do vazamento de óleo.

Quando chegar em casa, vou limpar todos os contatos elétricos, rever aterramentos, e utilizar um descarbonizante para dar uma limpeza no motor.

Com isso, espero q o carro fique 100% para passar no dina com taxa original na próxima segunda!

Agora q comprei as BPRs Iridium, estou receoso de mexer nela para caber no carro quando taxado... Eduardo, será que pela sua experiência, vc dá um chute de qual o máximo que da para rebaixar sem tocar nas velas, talvez recorra a um rebaixamento um pouco mais conservador, para poupar mais a ignição e não ter que mexer nas velas.

Mais tarde, lanço os cálculos de como cheguei na taxa de 14,55:1, talvez ajude mais pessoas a simular.

Abraço!!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Olha, mesmo tirando 2mm, a vela fica longe do centro. Tanto uma quanto a outra. Pode ver na imagem do cabeçote que postei aí em cima. Ele é da minha blazer e já estava com -2mm na foto.

Nos 16v isso é melhor, porque a vela fica centralizada e no topo da câmara, já que a ela é posicionada entre as válvulas.

Nos 8v elas entram lateralmente, entre os dutos do escapamento.

E não é que tenha que mexer nas velas, apenas cuidar para que nenhuma delas fique com o eletrodo virado para baixo depois de torqueadas no cabeçote. Basta fazer uma marca com canetinha para saber onde está o eletrodo quando estiver instalando.

1mm pode ser muito para gnv, hein? cuidado para não ferrar o isolamento dos seus cabos e começar o show de falhadeira.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
ARAP
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Nov 2015, 20:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por ARAP »

Esse fim de semana dei uma geral no Astra... vi a imagem do seu cabeçote, com 2mm mais baixo somente indexando mesmo, posição 3 ou 9h, não é isso!??
Dei uma olhada também nos cálculos q fez do rebaixamento, realmente completando com fluido é o mais real, vc mediu com as Denso, teve coragem de mergulhar elas ??
Como não tinha o cabeçote desmontado fiz o seguinte:

Vcc=499,56/10,3= 48,50cm³ (Volume da câmara com taxa original)

hcc=(4*48,50)/(Pi*8,6²)= 0,835cm = 8,35mm (altura da câmara de combustão com taxa original)

Vcc novo=(Pi*8,6²)/4*(0,835 - 0,2 [rebaixamento em cm])= 36,89cm³

T nova= (499,56+36,89)/36,89= 14,54 (nova taxa)

*** fiz essa simulação com várias medidas, deu 13,5 para 1,5mm, 13,9 para 1,7mm, 14,1 para 1,8 mm e essa última com 2mm q deu 14,5


Essa fórmula da uma ideia próxima do q podemos obter sem desmontar o cabeçote.

Achei uma mangueira pequena q é ligada ao coletor q estava desconectada dando passagem de ar... com certeza aconteceu durante a instalação do GNV, provavelmente por isso q o instalador não conseguiu acertar o ponto. Tb esbarraram no trambulador, a 4ª não tá entrando. :smt021

Por enquanto as BR8 estão rodando bem com gap de 1mm... e como ainda não está taxado, tá light, talvez um pouco puxado pro GNV, abasteci com o etanol aditivado da Shell pra da mais uma limpada no motor.

Achei um catálogo da Denso para as velas q informa o mesmo código de equivalência para as velas NGK BPR e BR, então a Denso deve ser do tamanho próximo das BRs para caber nas câmaras dos motores VHC. Por enquanto vou mantendo as BRs e observando!!

Posso utilizar sua foto do cabeçote rebaixado no meu trabalho?? Teria tb uma foto dele com fluido de quando vc mediu a taxa??
Vai me ajudar bastante!! :mrgreen:
ARAP
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Nov 2015, 20:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por ARAP »

Velas BPR8EIX instaladas, GNV 100% funcionando.

Semana de testes antes de ir para o dinamômetro!!

:smt023
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Não tinha visto sua mensagem aí em cima.

E como fizeram com o avanço de ponto no GNV?

Tenho outras fotos aqui sim. Manda seu email por MP que eu encaminho. (EDIT: Fiz melhor... Ressuscitei as fotos que o imageshack tinha perdido aqui neste tópico, de quando fiz a medição no cabeçote do astra, em 2013.

LINK direto para o post da época, com as fotos e explicações: viewtopic.php?f=23&t=24395&p=334296#p334296

Pode usar a imagem e/ou qualquer informação que queira. Só lembra de colocar referência para não tomar puxão de orelha da banca e boa... :mrgreen:

Também tenho um vídeo feito no mesmo local, nas mesmas condições, comparando o antes e depois, com redução significativa no tempo da retomada.

Inclusive, nesta aqui dá para ilustrar bem o que eu havia falado sobre a comparação entre a vela BPR e a BR. Na BR não haveria aquela cerâmica branca aparecendo e o eletrodo ficaria recolhido, bem encostado na parede da câmara). E veja como mesmo com a BPR a centelha ainda vai pular bem longe do centro... Imagina na BR então... :smt018

Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder