Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Rafaelo »

essa noite ou amanha engato o oscilo no monza e faço lenta, rpm alta sem carga, e aceleraçao rapida.

vamos ver. como disse, meu equipamento é zerado, as peças alem de original sao novas, e o sistema de igniçao é de qualidade IGBT bosch, e pra completar tenho o controle total da situaçao né(ECU monitorada e logada).

vamos ver isso na pratica entao.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Eu ainda acho que vai ver a tensão e/ou o tempo de queima caindo durante a aceleração rápida e estabilizando depois... ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Rafaelo »

alternador de 120a + bat 56a nova. será que o sistema de ignição nao consegue chavear e manter a tensao? vamos ver pq to curioso tb, meu equipamento é 100mhz e 2g/s é rapido o samples

agora to arrumando o PD de um amigo, chegou os comp e amanha eu faço isso
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Se segurar a tensao, o tempo de queima cai...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Rafaelo »



como avia previsto a tensao nao caiu, nem segurando em rpm media, nem aceleração rapida. oque aconteceu foi uma diminuição no tempo da queima na rápida, mas é bem pouco. o tempo normal no meu caso é 1ms e a queda fica em 0.800ms e logo volta.

em bancada nao tem encurtamento no tempo da queima, em aceleração rapida, eu fiz e nao mostrou problema. simulei a 14.4v na fonte.

de quebra ja vi que o tempo de carga ta ok fiel ao configurado, conforme a ECU estiver setado. no meu caso agora eu subi mais coloquei 4ms posterior ao que seria o limite, ta em bancada e coloquei 15min em 3k e a dissipação esta boa em torno dos 80° ainda é toleravel. e na lenta fica 45°C nada mal. vai ficar com 4ms mesmo, o tempo de queima aumentou tb.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Bom vídeo!

Com o carro parado, o único jeito de tentar simular carga (e mesmo assim, não é a mesma coisa) é quando afundamos o pé de uma vez, como você fez no vídeo várias vezes.

O problema é que isso é muito rápido para nós vermos em tempo real. Por isso que eu gosto de filmar a tela (como você fez) e depois jogar em um editor para poder passar quadro-a-quadro.

Vejam, por exemplo, nesta sequência de prints o que acontece com o tempo de queima quando afundou o pé, chegando a uns 60% de abertura da borboleta pelo seu log (poderia ter escolhido vários outros, em que o fenômeno também aconteceu).

A pior situação está no penúltimo print (6:34:017 minutos do vídeo). O tempo de queima cai bastante (não apaga a vela... tem centelha e tem queima, mas por pouco tempo). Dali em diante você já começa a tirar o pé novamente e a situação volta ao normal gradativamente:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Rafaelo »

pois é, deixei todos os instrumentos visível juntos pra nao ter erro.

oque notei:
1° a tensao da igniçao nao tem variaçao, fica sempre nos 375v +-
2° tempo da queima em qualquer rpm é sempre de 1ms, coloquei mais Dwell e consegui aumentar uns uSeg apenas, agora estou com 4ms o limite pro meu dissipador da ECU.
3° quando entra em carga(depende da carga) o tempo de queima cai, porem o mínimo que eu pude ver depois(filmar,falar,observar nao deu muito certo) foi de 500us ou seja meio milessimo.
4° dwell se permanece igual ao ajustado na ECU
5° tensao do sistema cai de 14.4 pra 14 ou 13.9v no momento da pisada, porem nao tem relaçao com a carga, eu fiz no simulador sem carga e acontece o mesmo. devido os injetores abrirem em quase 85DC% sao 4 e cada um consome 2A, fora a ign que tem 8A cada bobina no pico ambos...

se tu observar, vai notar que é quando tem carga total no motor. quando atinjo 95% VE ou kpa.

gostei do teste. sistema DIS muito bom

veja esse outro em bancada
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Tudo bem.

Mas no teste em bancada, com as velas em "condições ambiente" (CNTP) é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais fácil de centelhar do que lá dentro do cilindro, né?

A coisa fica feia exatamente quando você vem de pouca ou nenhuma carga e afunda o pé.

Entra mistura de uma vez, "esfria" o eletrodo da vela, compressão, turbulência, etc.

Uma série de complicadores que não tem como simular em uma bancada simples (até existem câmaras hiperbáricas para teste de vela em compressão, mas nem assim é a mesma coisa que dentro de um cilindro em combustão...) ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder