Na partida a frio do Monza EFI, a Unidade de Controle Eletrônico (UCE, ECU, Centralina) através do terminal A4 fornece sinal negativo ao relé com base na informação do Sensor de Temperatura CTS, fazendo com que o relê acione a bombinha de gasolina e a válvula solenoide injetando uma quantidade mínima de gasolina no TBI abaixo da borboleta.

Ocorre que em temperaturas acima de 15ºC a UCE não fornece sinal negativo e nessa temperatura e alguns casos até em 20ºC há que se tentar dar a partida várias vezes o que contribui para um desgaste prematuro dos componentes do motor de partida e problemas com a bateria se ela não tiver carga plena 12,6 V. Lembrando que com voltagem inferior a 11,5V o motor de partida não é acionado e com voltagem inferior a 10 V a UCE não atua.
A solução é colocar em paralelo ao relé de partida a frio 52288733 (DNI 0123) um sistema manual para quando a UCE não contribuir na partida. Para isso basta aterrar o terminal 85 do relê de partida a frio. O terminal 86 é a alimentação da bobina do relê, e os terminais 30 e 87 são a chave do relê que energiza a eletrobomba e o eletro-injetor. O fusível M3 de 5 Amperes protege e fornece os 12 V ao circuito. Conforme figura acima.
A parte mais trabalhosa desse processo é soltar e recolocar a cx de fusíveis. Solte os parafusos da parte superior da caixa, desencaixe-a para trás e para baixo em direção aos pedais. Com uma chave de fenda pequena ajuda-se abaixar a aba superior. Para recolocar, encaixam-se as inferiores e puxa-se a aba superior com jeito e com um alicate bico fino.

Identificado o fio do terminal 85 da caixa do relé pode-se desencapar uns 3mm do fio e juntar outro pedaço de bitola equivalente (não é crítico pq é o negativo) e ou soldar e cobrir com fita isolante sem cola e conectá-lo num dos polos do push bottom NA (Normalmente Aberto)
Monta-se o push bottom numa chapinha de 80mm x 20mm x 2mm e aproveita-se o parafuso que fixa o tabellier para prender a chapinha. Fica próximo à alavanca de liberar o capuz do motor.




Após isso é somente apertar de leve e escutar o bzzz da bombinha e do eletro-injetor. Quando está frio demais abaixo de 10º C vai precisar de dois bzzz ou um bzzzzzzz longo.
Uso este sistema alternativo há cerca de 10 anos e sempre pegou na primeira virada da chave após o bzzz. E ultimamente com melhor estabilidade no motor pela manhã após ter reativado a resistência de aquecimento do coletor.
OUTRA CONEXÃO POSSÍVEL:
Se optar pela conexão que segue, eu sugiro que compre um push bottom parecido com o meu (da foto) e que faça as ligações com os terminais de latão protegidos por que estará trabalhando com 12,6V e há que se evitar curto circuito com a lataria.
E os fios flexíveis podem ser desencapados a 10mm na ponta e o cobre espalhado conforme o diagrama e inserir por traz dos pinos 87 e 30 onde vai ser encaixado o relé que será o suficiente para formar contato.
Porém convém passar uma presilha plastica em cada um amarrando a qualquer fio que chegam na cx de fusíveis para que estes não escapem. Mas podem ser soldados também nos fios correspondentes já existentes ou com habilidade juntar os fios e crimpar novos terminais para 87 e 30.
Funciona por chaveamento acionando diretamente a bombinha e o eletro injetor... e o sistema anterior é acionado a bobina do relé que chaveia o pino 30 ao 87.

Caso tenham dúvidas estarei à disposição via MP ou aqui mesmo no forum.
Abs
waldir
13.08.12