CORREIA DO ALTERNADOR, BARULHO ESTRANHO
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Mensagens: 17
- Registrado em: 31 Mai 2012, 01:42
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
CORREIA DO ALTERNADOR, BARULHO ESTRANHO
Prezados monzeiros, bom dia!
Meu monza quando ligo o motor e ainda frio faz uma barulho agudo e irritante, me disseram que é a correia do alternador ou correia dentada que está deslizando. O que devo fazer para acabar com este barulho?
Um abração.
Meu monza quando ligo o motor e ainda frio faz uma barulho agudo e irritante, me disseram que é a correia do alternador ou correia dentada que está deslizando. O que devo fazer para acabar com este barulho?
Um abração.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17871
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: CORREIA DO ALTERNADOR, BARULHO ESTRANHO
A solução é simples, identificar onde está o ruído e trocar a peça com defeito, depois ajustar corretamente a tensão da correia a qual sofreu manutenção.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4252
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: CORREIA DO ALTERNADOR, BARULHO ESTRANHO
jeandias86
A correia dentada não desliza, já que ela tem dentes.
A correia de acessórios, que aciona o alternador, caso não esteja perfeitamente esticada ou esteja muito lisa (vitrificada) pode deslizar, e costuma fazer isso mais logo após a partida, que é o momento em que o alternador está tentando repor a carga consumida pela bateria durante o acionamento do motor de arranque e fica mais pesado para girar.
Para ter certeza de que a culpada é ela, borrife um pouco de água sobre ela no momento em que ouvir o barulho.
Se parar o chiado instantaneamente, é ela.
Comece verificando a tensão da mesma e regulando, caso esteja frouxa.
Caso não resolva, substitua a mesma.
Existia uma correia, da Goodyear, que deslizava menos que as comuns, por ter uns cortes transversais. O nome dela era Gatorback (lombo de aligátor).
Infelizmente é difícil de achar a danada.
Nota: a.li.gá.tor
s. m. Zool. Réptil crocodiliano que só ocorre na América do Norte, com cabeça mais larga e curta que a dos crocodilos africanos. Pl.: aligatores (ô).
Abs
A correia dentada não desliza, já que ela tem dentes.
A correia de acessórios, que aciona o alternador, caso não esteja perfeitamente esticada ou esteja muito lisa (vitrificada) pode deslizar, e costuma fazer isso mais logo após a partida, que é o momento em que o alternador está tentando repor a carga consumida pela bateria durante o acionamento do motor de arranque e fica mais pesado para girar.
Para ter certeza de que a culpada é ela, borrife um pouco de água sobre ela no momento em que ouvir o barulho.
Se parar o chiado instantaneamente, é ela.
Comece verificando a tensão da mesma e regulando, caso esteja frouxa.
Caso não resolva, substitua a mesma.
Existia uma correia, da Goodyear, que deslizava menos que as comuns, por ter uns cortes transversais. O nome dela era Gatorback (lombo de aligátor).
Infelizmente é difícil de achar a danada.
Nota: a.li.gá.tor
s. m. Zool. Réptil crocodiliano que só ocorre na América do Norte, com cabeça mais larga e curta que a dos crocodilos africanos. Pl.: aligatores (ô).
Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 14 Ago 2012, 12:40, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17871
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: CORREIA DO ALTERNADOR, BARULHO ESTRANHO
A correia dentada não desliza pois se acontecer, o motor perderá o sincronismo. Mas, a correia dentada também apresenta problemas com ruídos.
Lembro que usei uma correia dentada da Dayco e em pouco tempo causou um ruído, que tive dificuldade de identificar de onde vinha. O ruído só ocorria com motor frio e nos primeiros instantes de motor funcionando. Depois de muita dificuldade, identifiquei que era a correia dentada nova fazendo o barulho. Troquei pela Gates que está até hoje no carro e já está próximo da nova troca e não tive mais ruídos com essa correia. Depois tive ruído também com a correia de acessórios, que também era Dayco. Essa foi fácil de identificar, usando os procedimentos que o Luiz Carlos mencionou.
Só ums correção, Gatorback é correia da Goodyear e não da Gates.
Abs,
Carlos Freire
Lembro que usei uma correia dentada da Dayco e em pouco tempo causou um ruído, que tive dificuldade de identificar de onde vinha. O ruído só ocorria com motor frio e nos primeiros instantes de motor funcionando. Depois de muita dificuldade, identifiquei que era a correia dentada nova fazendo o barulho. Troquei pela Gates que está até hoje no carro e já está próximo da nova troca e não tive mais ruídos com essa correia. Depois tive ruído também com a correia de acessórios, que também era Dayco. Essa foi fácil de identificar, usando os procedimentos que o Luiz Carlos mencionou.
Só ums correção, Gatorback é correia da Goodyear e não da Gates.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4252
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: CORREIA DO ALTERNADOR, BARULHO ESTRANHO
Obrigado Carlos Freire pela correção. Já modifiquei o post para não ficar uma informação errada.Gatorback é correia da Goodyear e não da Gates.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Mensagens: 17
- Registrado em: 31 Mai 2012, 01:42
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: CORREIA DO ALTERNADOR, BARULHO ESTRANHO
Obrigado a todos pelas dicas.
-
- Mensagens: 7
- Registrado em: 18 Fev 2014, 20:30
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: CORREIA DO ALTERNADOR, BARULHO ESTRANHO
A MINHA TBM TÁ COM RUÍDO,JOGUEI UM POUCO DE ÁGUA PAROU NA HORA,MAS QUANDO SECA VOLTA. VOU TENTAR ESTICAR.Brigado pelas dicas.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17871
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: CORREIA DO ALTERNADOR, BARULHO ESTRANHO
A correia quando mal tensionada provoca ruídos. Se estiver frouxa ou se estiver muito esticada provoca ruídos. Se o ruído ocorre por tensionamento errado e ideal é a troca da correia.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP