Consumo do GNV absurdamente alto

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Ramon Neves
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Consumo do GNV absurdamente alto

Mensagem não lida por Ramon Neves »

Galera estou com um problema no sistema GNV do meu carro, dei uma pesquisada aqui no fórum e vi relatos de 250, 120, 150Km/ cilindro de 18, 15 e 16mts³ eu estou com um de 16Mts° no carro e ele esta fazendo 73Km por cilindro, como posso melhorar esse consumo em pelo menos o dobro da kilometragem por cilindro????
Monza GLS 2.0 EFI 93/94 Azul Strauss GAS/GNV 4p completo!!

Pintura= off
Lanternagem= off
Elétrica= off
Injeção= ok
Freios= ok
Mecânica= ok

Processo de restauração do Bichão (meu Monza)
viewtopic.php?f=43&t=24087&p=289296#p289296
josé guilherme
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Consumo do GNV absurdamente alto

Mensagem não lida por josé guilherme »

na gasolina ta normal?
̶m̶o̶n̶z̶a̶ ̶s̶l̶/̶e̶ ̶1̶9̶8̶5̶ ̶p̶r̶a̶t̶a̶ ̶a̶n̶d̶i̶n̶o̶
ford focus 1.6 2003/04 prata geada
corsa maxx 1.8 2005 prata escuna
sle1989
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por sle1989 »

Ramon Neves,

Antes de mexer no gnv tem que ver como tá o comportamento e o consumo dele na gasolina.
Se na gasolina estiver tudo ok avalie os seguintes pontos:
1 - Regulagem do GNV (feita por um profissional);
2 - Limpeza do redutor para retirada do óleo acumulado;
3 - Ponto do motor na inginição (tem que estar levemente adiantado pra melhor queima no GNV ou então usar variador de avanço);
4 - Marcha lenta em 900 RPM (se a lenta ficar alta o carro tende a consumir mais);
5 - Filtro de ar tem que estar limpo;
6 - Revise todo o sistema de ignição ( cabos, velas, distribuidor ) pois o sistema GNV exige mais dessa parte do carro.

Outras coisas que aumentam o consumo é a forma de condução:
1 - Utilização do carro para trajetos curtos (menos de 5 km);
2 - Pé de chumbo;
3 - Trânsito pesado;

O meu carro que é carburado e automático e com meu pé de pesado faz cerca de 10 Km por metro cúbico na estrada e uns 7 Km por metro cúbico em trecho urbanos/rurais.
O meu tem um cilindro de 17 m que normalmente pega uns 14 a 15 m, pois a pressão nos postos aqui é pouca.
Para controlar melhor o consumo sempre faça as contas como se fosse na gasolina, tipo 10 km/m, ao inves de 150 km por cilindro, pois um cilindo de 15 m no RS cabe mais GNV do que um no CE, por exemplo.

Tente também mudar de posto, pois por mais que exista fiscalização existem bombas que não colocam a quantidade de GNV indicada.

Desculpa o texto longo, mas como não deu mais detalhes do problema tive que contemplar o máximo possível de fatores.

Abraço e boa sorte.
Fotos do automatic -> viewtopic.php?f=33&t=22514

Imagem
Ramon Neves
Membro GL (Ní­vel 2)

Bom na gasolina creio eu que também esta com consumo elevado, coloquei 1/4 (R$50,00) de gasolina e só uso a gasolina para dar a ignição e andar no máximo 1Km e já passo pro GNV e em menos de 1 mês já acaba a gasolina e eu uso o carro cerca de 2~3 vezes por semana e trajetos curtos que variam em média 5Km... não sei fazer o calculo por isso que eu messo pelo cilindro inteiro e pelo 1/4 tanque, outra coisa, velas, cabos de velas e distribuidor estão tudo novos trocados a menos de 3 meses.
SLE1989

1 - Ainda não regulei o GNV
2 - O redutor foi limpo a 2 meses atrás
3 - O ponto da ignição esta exatamente como você falou levemente adiantado e o sistema de GNV já tem variador de avanço
4 - Marcha lenta esta entre 850~1000RPM
5 - O filtro de ar esta novo
6 - Como já dito o todo o sistema de ignição esta novo e o que não esta novo esta revisado.

Outras coisas que aumentam o consumo
1 - realmente utilizo o carro para trajetos curtos em sua maioria
2 - Não me considero um pé de chumbo, acelero sempre olhando para o medidor de emissões, não deixando ele chegar no vermelho.
3 - O transito que eu pego raramente tem transito pesado, tem é muita lombada, quebramolas, etc...

Pintura= off
Lanternagem= off
Elétrica= off
Injeção= ok
Freios= ok
Mecânica= ok

sle1989
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por sle1989 »

Sendo assim mande regular o GNV em oficina especializada e em relação ao ponto, utilize uma das duas opções ( ou ponto adiantado ou variador de avanço ) pois senão pode ter problemas.
Esses percursos pequenos que é que consomem muito tanto a gasolina quanto o GNV, pois carro enquanto está frio consome muito mais ( chego a arriscar que faça menos de 5 km por litro de gasolina ou metro de GNV). Verifique também se o carro está trabalhando em sua temperatura correta, pois carro com motor frio consome mais.
Quanto ao transito, lombada deixa o transito pesado, pois necessita de desacelerar o carro e acelerar novamente, e cada retomada de velocidade consome mais combustível, assim como ladeiras e morros.
Depois de tudo ok aconselho encher o cilindro de GNV e pegar a estrada, assim terá uma melhor noção se o carro está ou não com bom consumo.

Abraço amigo.
Fotos do automatic -> viewtopic.php?f=33&t=22514

Imagem
Ricardo Cucato
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por Ricardo Cucato »

Bom dia, amigo!

Verifique se tem vazameto de GNV no sistema, sente cheiro de gás ?
Ramon Neves
Membro GL (Ní­vel 2)

Não Ricardo, quando fiz a vistoria do carro tive que fazer o reteste e a vistoria do sistema GNV e antes de levar eu pedi na oficina que fez o reteste para dar uma geral no sistema, foi onde eles limparam tudo inclusive o redutor que após essa limpeza apresentou vazamento mas eu logo vi e apertei todos os parafusos do redutor onde fez o vazamento acabar!!

OBS: vistoria feita em 18/05

Pintura= off
Lanternagem= off
Elétrica= off
Injeção= ok
Freios= ok
Mecânica= ok

harrysonmonza
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por harrysonmonza »

Fala Ramom,tudo bem? Olha só,vou te dar uma opinião e uma indicação. Se vc não entende o minimo de mecanica,vai ser difícil você conseguir resolver sozinho. Sou de Nova Iguaçu e moro em SP, se vc conhece bem Nova Iguaçu,vou te indicar uma pessoa séria e honesta e muito competente,o nome dele é Luiz Carlos e o outro é seu irmão. Conhece a rua do colégio Leopoldo fica ali entre a linha do tren e a via Ligth,próximo a praça Santos Dumont, vá até lá pra ver a parte da injeção.
Depois para o GNV ,ali naquele viaduto que atravessa a Dutra ,Próximo a ford tem um cara chamado Mauro ele instala GNV e tambem não vai te enrolar,pode acreditar.
Qualquer coisa que precisar me da um toque,eu conheço os ladrões,171 e pilantras dessa área . Fuja do Sallim pneus,kkkkkkkk
Responder