Dar "tranco" para funcionar o motor faz correia pular?

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Dar "tranco" para funcionar o motor faz correia pular?

Mensagem não lida por coy »

Sei que já tem tópicos parecidos mais não achei nada que me tira-se está duvida.
Como alguns sabem tive um problema em meu azulão durante um passeio com os Kadetteiros, durante o percurso paramos para conversar e quando fui ligar o carro novamente a minha bateria estava descarregada, dei um tranquinho e ele pegou normalmente ai comecei a subir a serra no gnv e estava tudo normal (tirando o problema da bateria que agora abri ela e descobri que ela estava seca) ai fui passar pra gasolina(lembrando que sempre uso gasolina) e o carro ficou fraco tentei voltar pro gnv e começou a fazer um barulho (como se estivesse com entrada de ar no TBI) e o carro continuou uma porcaria, suspeitei do cabeçote. Encostei pouco antes da PRF (um amigo kadetteiro parou para me ajudar), depois tirei as velas e as mesmas estavam pretinhas ( carbonizadas ) como eu tinha as velas velhas na mala (troquei a pouco tempo toda a linha de ignição), coloquei-as e dei um tranco e o carro pegou (o barulho do motor ficou quase normal mais continuou com menas força que o normal) desci a serra e fui pra casa ( Itaguai ), não esta passando água pro óleo (existe o risco ainda que remoto, de a junta ter queimado apenas na junção dos cilindros e estar passando compressão de um pro outro), a bateria foi pro saco mesmo.
Durante este trajeto de volta a minha residência (uns 140 Kms), tive de dar mais uns 06 trancos devido o trãnsito, mais o motor estava quase normal tanto na gasolina quanto no GNV, sendo que o ultimo tranco foi a uns 300metros de minha residência.
Agora que fui trocar a bateria e as velas por novas, as velas estão carbonizando muito e o motor não firma na gasolina nem funciona no GNV.
Na gasolina fica muito fraco (rateando muito) e com um barulho estranho (como se tivesse entrada de Ar) e sai um pouco de fumaça preta no escapamento.
Ja troquei as velas, o rotor, verifiquei a tampa do distribuidor, testei os cabos de vela (que são novos tem pouco mais de uma semana) verifiquei a sequencia dos cabos e por ultimo verifiquei o sincronismo da correia dentada. E foi este ultimo item que me deixou esta duvida:
Poderia o ato de ter dado "tranco" para funcionar o motor, fazer com que a correia dentada pule uns dentes?
Lembrando que desde de quando meu mecânico trocou a correia o carro estava normal(não sei se ele montou da forma como mostra as fotos abaixo) e a correia parece estar bem tencionada (justa).

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Imagem

Imagem

Na minha opinião a correia pulou e por este motivo o carro esta uma mielda, mais estou com receio de minha teoria estar errada.
Conto com a ajuda dos amigos, pois onde moro é dificil de achar um bom profissional, pra levar o carro pro meu mecânico terei de pagar guincho (por uns 60 kms ) e ainda tenho medo de o problema ser o cabeçote.
Abraços,
coy
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Dar "tranco" para funcionar o motor faz correia pular?

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

amigo,sua teoria esta certa.seu carro pulou no minimo 03 dentes.
aconteçeu com meu carro antes dele ser meu.tive que guinchar ele de madrugada com um passat que tinha na epoca.
meu irnao deu tranco e pulou quase igual o seu e o carro nao pegava.
pode colocar na sincronia que seu carro fica bom de novo :smt023
Editado pela última vez por jesuino b ferreira em 24 Mai 2012, 18:51, em um total de 1 vez.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pela descrição e fotos, indica que pulou dente e o motor está fora de sincronismo.

Existem "trancos" e "TRANCOS". Em nenhum caso é bom, mas feito de maneira suave não poderia causar problema. Se realmente deu um "TRANCO" forte, e estando a correia frouxa ou gasta, ou ainda dentes das polias desgastados, pode sim pular dente e tirar a correia fora do sincronismo.

Remova a correia, faça uma inspeção visual na correia ( de preferência faça a troca por uma nova), polias e tensionador. Depois coloque a correia e tensione corretamente como mostrado em vários tópicos sobre esse assunto.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
coy

Poxa obrigado pelas respostas, não sabem como estas "simples' respostas me deixaram feliz, pois já estava me preparando para uma retifica de cabeçote e quem sabe mais o que.
Tomara que seja só a correia mesmo, amanhã quando chegar do trabalho vou colocar a correia em sincronismo e depois posto o resultado.
Abraços,
coy
MARCONI ALBERT
coy

Trago boas e (talvez) más noticias.
Troquei logo a correia de acessórios e a correia dentada (esta na verdade nem precisava, pois a tinha trocado a poucos kms atrás, e comparando com a nova parece estar perfeita).
Fiz o procedimento de troca sincronizei as duas polias e revisei todo o procedimento duas vezes, porêm não recoloquei a proteção da correia dentada (depois eu coloco) para eu poder observar o comportamento das correias com o motor funcionando e também não coloquei a correia do ar condicionado para deixar o motor funcionando mais "leve" durante o teste.
Ao dar a partida o motor funcionou de primeira e com lenta sereninha, agora vem à má noticia:
Motor funcionado com lenta perfeita mais fazendo um barulho tipo um "tec tec tec..." parece ate barulho de motor de fusca com tucho desregulado, desliguei logo o motor e dei uma verificada em tudo o que foi feito e não encontrei nada.
Liguei o motor novamente e apesar de o barulho persistir o motor esta sereninho, o ronco do motor esta normal, funcionando perfeitamente na gasolina e no GNV e a força do carro esta normal.
O barulho ("tec tec tec...") ora parece vir do cilindro Nº1(mais próximo as polias) e ora parece vir das correias(polias), ta difícil de identificar exatamente de onde vem este barulho. Amanhã vou verificar tudo novamente pra ver se o barulho não esta vindo das polias (talvez por não ter montado a proteção da cd algo esteja em atrito).
Perguntas:
Se tivesse acontecido algo com o cabeçote ( o pistão tivesse batido nas válvulas ou as válvulas tivessem empenado etc ) o carro não estaria com o ronco do motor diferente ( tirando o "tec tec" é claro)?
Não estaria o carro mais fraco?

Agora outra coisa interessante:
A minha bateria (a causadora de todo este transtorno) estava seca e sem nenhuma carga, eu fiz uma experiência e coloquei solução de bateria nela e a coloquei no fusca para carregar e pra minha surpresa a danada esta funcionando perfeitamente de novo.
Abraços,
coy
MARCONI ALBERT
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

nao sei se tem a ver,mas os 02 parafusos da parte debaixo seguram a tampa traseira tambem.
se nao colocar eles a tampa vai ficar pegando nas polias.ja montei sem eles mas tive que desligar e colocar-los.
mas o barulho no meu caso foi de algo raspando,quando a polia de acessorios pegava na parte metalica.
agora ,este "tec tec" pode ser outra coisa.
se tiver como,posta um video que fica mais façil dar um disgnostico mais proximo da realidade amigo :smt023
coy

Valeu pela resposta jesuino.
Hoje fui conferir tudo novamente, conferi o sincronismo e estava perfeito mas a correia de acessórios nova que coloquei ontem estava toda quebrada ( desmanchou ate um friso dela, lembrando que ela tem 05 frisos),remontei com a correia (acessórios) velha mais ainda sem a proteção e sem a coreia do AC e pronto acabou o barulho, carro com o motor funcionando redondinho.
Amanhã vou levar a correia na loja que comprei e ver o que vão me dizer, só vou montar em definitivo(para andar com o carro) com as correias novas.
Parece que o problema está solucionado.
Bom com isto eu aprendi uma lição:
TRANCO NUNCA MAIS!
Abraços,
coy
MARCONI ALBERT
Doug2011
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Doug2011 »

Opa Coy!!! Vc é bom mesmo...

Que bom que não era nada de muio grave... UM ABRAÇO... :smt023
Monzão... Só quem já andou sabe o sentimento...

Link com as fotos:
viewtopic.php?f=33&t=22197
Responder