"Quebra cabeça"
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 857
- Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
- Cidade: Cuiaba
- Estado: Mato Grosso-MT
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: Outro
- Ano: 1983
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
"Quebra cabeça"
Fala galera, beleza?
Tô com algumas pequenas grandes dúvidas aqui e queria saber se vocês poderiam me ajudar.
É o seguinte, tô com som nos dois carros mas, tô fazendo algumas mudanças e queria pedir a opinão de vocês porque, tô com muitos equipamentos diferentes e quero algumas sugestões quanto ao que fazer com eles.
Vamos lá, no Monza, eu tô com dois 6x9 "xing-ling" qaudriaxiais até pesadinhos atrás, e os dois de 6'' Selenium com um tweeter daqueles que parece uma tampa de garrafa instalados no painel, tudo ligado num módulo RCA que aproveita as 4 saidas pré-amplificadas do rádio. Pro interior do carro, dá um somzinho até legal.
Aí, no Landau eu tenho o rádio original (hahaha, sim, original) que é daqueles com autofalantes aterrados, ou seja, dois canais mas, um negativo só pros dois onde um canal só eu liguei no módulo, um STETSOM CL500 pequeno, que sai pra dois 6x9 da pioneer que tenho atrás. Também dá um som legal, tirando a alta interferencia do V8tão no som hahaha mas, é o de menos.
Então... Ontem eu comprei um belo dum equalizador TOJO GR-100, daqueles que nossos pais tinham nos seus Opalões e Monzas Sardinhas (hehehe) quando eram boys e ouviam Led Zeppelin e Pink Floyd no máximo , que eu pretendia instalar num falante de 12 com uma caixinha pequena que um amigo tem sobrando em casa, porém, achei que o equalizador era de um canal só, o que o tornaria perfeito pra essa pequena adaptação só pra dar uma ampliadinha nos graves do Monzão, já que eu ia colocar essa caixa no porta malas.
Mas, aí vem o problema... O equalizador funciona no mesmo esquema do rádio do Landau, com falantes aterrados. Ou seja, ele tem tres fios, dois positivos e um negativo na entrada e saem 4 canais normais. Aí, pensei no seguinte, será que eu poderia colocar mais dois falantes no Landau, provavelmente dois de 4 polegadas nas portas, pois é o que cabe, ai ligar os dois 6x9 traseiros e os dois 4'' das portas nesse en-TOJO e usar o módulo STETSOM CL-500 na caixa pro Monza? Ouvi dizer que, se eu ligar os canais em bridge, ponte, sei lá, os dois canais funcionariam como um só e daria mais força, sendo assim, ideal pra eu ligar só em um falante de 12 e colocá lo no porta malas, né? O que vocês acham?
Belo probleminha pra esquentar a cuca, né? hahaha
Quem puder dar uma mão.. Agradeço desde já...
E, desculpem meu sumiço do forum... O ano começou turbulento por aqui.
Tô com algumas pequenas grandes dúvidas aqui e queria saber se vocês poderiam me ajudar.
É o seguinte, tô com som nos dois carros mas, tô fazendo algumas mudanças e queria pedir a opinão de vocês porque, tô com muitos equipamentos diferentes e quero algumas sugestões quanto ao que fazer com eles.
Vamos lá, no Monza, eu tô com dois 6x9 "xing-ling" qaudriaxiais até pesadinhos atrás, e os dois de 6'' Selenium com um tweeter daqueles que parece uma tampa de garrafa instalados no painel, tudo ligado num módulo RCA que aproveita as 4 saidas pré-amplificadas do rádio. Pro interior do carro, dá um somzinho até legal.
Aí, no Landau eu tenho o rádio original (hahaha, sim, original) que é daqueles com autofalantes aterrados, ou seja, dois canais mas, um negativo só pros dois onde um canal só eu liguei no módulo, um STETSOM CL500 pequeno, que sai pra dois 6x9 da pioneer que tenho atrás. Também dá um som legal, tirando a alta interferencia do V8tão no som hahaha mas, é o de menos.
Então... Ontem eu comprei um belo dum equalizador TOJO GR-100, daqueles que nossos pais tinham nos seus Opalões e Monzas Sardinhas (hehehe) quando eram boys e ouviam Led Zeppelin e Pink Floyd no máximo , que eu pretendia instalar num falante de 12 com uma caixinha pequena que um amigo tem sobrando em casa, porém, achei que o equalizador era de um canal só, o que o tornaria perfeito pra essa pequena adaptação só pra dar uma ampliadinha nos graves do Monzão, já que eu ia colocar essa caixa no porta malas.
Mas, aí vem o problema... O equalizador funciona no mesmo esquema do rádio do Landau, com falantes aterrados. Ou seja, ele tem tres fios, dois positivos e um negativo na entrada e saem 4 canais normais. Aí, pensei no seguinte, será que eu poderia colocar mais dois falantes no Landau, provavelmente dois de 4 polegadas nas portas, pois é o que cabe, ai ligar os dois 6x9 traseiros e os dois 4'' das portas nesse en-TOJO e usar o módulo STETSOM CL-500 na caixa pro Monza? Ouvi dizer que, se eu ligar os canais em bridge, ponte, sei lá, os dois canais funcionariam como um só e daria mais força, sendo assim, ideal pra eu ligar só em um falante de 12 e colocá lo no porta malas, né? O que vocês acham?
Belo probleminha pra esquentar a cuca, né? hahaha
Quem puder dar uma mão.. Agradeço desde já...
E, desculpem meu sumiço do forum... O ano começou turbulento por aqui.
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 857
- Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
- Cidade: Cuiaba
- Estado: Mato Grosso-MT
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: Outro
- Ano: 1983
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
SOM ATUAL DO LANDAU
SOM "PREVISTO" DO LANDAU
SOM ATUAL DO MONZA
SOM "PREVISTO" DO MONZA
SOM "PREVISTO" DO LANDAU
SOM ATUAL DO MONZA
SOM "PREVISTO" DO MONZA
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
esquema de som
Bao tarde!!! cara, eu tenho um esquema de som bem parecido com o seu ai no meu monza.... vou ver se depois eu uso o (PAINT)CorelDraw pra te passar, mas eh bem semelhante. Meu problema, eh q com os tweeters ligados na lig dianteira do radio, nao teem tanta fidelidade nos agudos, mesmo mechendo nos bass e treble do som. O tojo, gr-300 que eh bem parecido com o seu, eu tive que ligar um capacitor em serie em cada uma das entradas positivas de canal (traseiros restantes do radio), pois senao o radio mandava o som pro equalizador e o som saia mudo. Nos 4 canais que o tojo amplificavam, eu coloquei 2 nas portas dianteiras e nas 2 traseiras eu liguei num STRESStson pros 6x9 na trasera. o som ficou bom, forte mas nao ficou do jeito que eu queria, pois meu Monza ta produzindo um ruido (que pode ser cabos de vela nao-supressivos, alternador bixado....) que o equalizador junto com o stetson tao amplificando demais o ruido pros alto falantes da porta e principalmente os traseiros. Ontem mesmo ja retiurei meu radio, to desfazendo as ligacoes e refazendo de outro esquema. Depois te conto o que eu to pensando eh planejar com esses aparelhos. Abracos!!!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
esquema pra equalizador tojo
Amigao, eu tive que seguir esse esquema pra instalar meu tojo. Note que tem um codigo entre as ligacoes do radio com o equalizador. Foi esse codigo que na eletronica me deram o tal capacitor. Engracado, que com o equalizador desligado e a instalacao feita nele, o som sai um pouco mais agudo e sem grave do que a instalacao feita sem o equalizador.... [/u]
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
eske4ma
meu eskema novo de som!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km