Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]
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Re: Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]
Meu único comentário: Santa Paciência e que capricho!!!!!
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Re: Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]
Pessoal, para manter o tópico vivo e compartilhar com os amigos mais uma rodada de manutenções no Monzão.
Realizei a troca da junta do cárter porque estava começando a umedecer por fora. Troquei por uma da sabó com defletor.
Renovei toda a parte de distribuição mecânica do meu SL/E 1989, exceto polias. Troquei a correia dentada, que já estava fazendo um pouco de barulho, sobretudo quando frio, por uma da marca Contitech, visto que não andam falando muito bem das correias dentadas Dayco. Coloquei tensor da correia e bomba d'água novos, originais GM, já os tinha em estoque há algum tempo.
A motivação principal para o serviço é que vinha notando que o carro trabalhava demais com a ventoinha ligada, embora nunca tenha havido sobreaquecimento. E também, uma vez ligada, a ventoinha não estava desligando mais com o carro em marcha-lenta, como deveria ser. Como a válvula termostática e o interruptor térmico do radiador ("cebolão") são os corretos para o carro, comecei a suspeitar da bomba d'água. E Tiro e queda: bomba d'água trocada e agora a ventoinha desarma sozinha. Notei que também sumiu um barulhinho estranho que parecia ser do motor. Segue fotos das peças e do serviço:
- Bomba d'água nova, original GM. Uma verdadeira raridade, paguei caro por ela.
- Bomba d'água nova vs usada:
- Estado da bomba d'água usada, da marca CWB:
- Alojamento da bomba d'água no bloco. Por aqui se vê que uma bela limpeza no sistema de arrefecimento não é tão fácil como parece. Sempre fui cuidadoso com aditivo e faço limpeza uma vez por ano, mas ainda tem vestígio de ferrugem.
- Tensor novo, original GM, "made in Canada". Como gosto dessa caixinha azul, rsrsrs... Guardo todas elas, minha mãe acha que estou endoidando. Fato que está cada vez mais difícil achar peças de qualidade para Monza. Mesmo marcas tradicionais parecem não ter mais o mesmo cuidado (como o caso dos rolamentos SKF e peças ARTEB)
- Uma coisa que fiquei um pouco cismado é que o tensor novo parece meio preso se comparado ao tensor usado. Mas o mecânico me disse que é assim mesmo e, de fato, após a montagem e funcionamento do motor, não apresentou ruídos.
- Retentores do eixo de comando e do virabrequim sem o mínimo sinal de vazamentos, felizmente:
Por ora é isso. Como nem tudo são flores, estou com um problema um pouco mais preocupante: descobri semana passada que meu Monzão está fumando um pouco em desacelerações rápidas. Alguns mecânicos que consultei dizem que tem boa chance de ser somente cabeçote (retentores e/ou guias de válvulas). Mas lá se vão 4 litros de óleo, 2 litros de aditivo, jogo de juntas. :smt021 . Fora que abrir o motor é sempre coisa de risco, uma junta mal apertada pode dar más surpresas só 6 meses depois, sobretudo quando se roda pouco com o carro, como eu
Filmagem da descoberta fatídica :smt010
Realizei a troca da junta do cárter porque estava começando a umedecer por fora. Troquei por uma da sabó com defletor.
Renovei toda a parte de distribuição mecânica do meu SL/E 1989, exceto polias. Troquei a correia dentada, que já estava fazendo um pouco de barulho, sobretudo quando frio, por uma da marca Contitech, visto que não andam falando muito bem das correias dentadas Dayco. Coloquei tensor da correia e bomba d'água novos, originais GM, já os tinha em estoque há algum tempo.
A motivação principal para o serviço é que vinha notando que o carro trabalhava demais com a ventoinha ligada, embora nunca tenha havido sobreaquecimento. E também, uma vez ligada, a ventoinha não estava desligando mais com o carro em marcha-lenta, como deveria ser. Como a válvula termostática e o interruptor térmico do radiador ("cebolão") são os corretos para o carro, comecei a suspeitar da bomba d'água. E Tiro e queda: bomba d'água trocada e agora a ventoinha desarma sozinha. Notei que também sumiu um barulhinho estranho que parecia ser do motor. Segue fotos das peças e do serviço:
- Bomba d'água nova, original GM. Uma verdadeira raridade, paguei caro por ela.
- Bomba d'água nova vs usada:
- Estado da bomba d'água usada, da marca CWB:
- Alojamento da bomba d'água no bloco. Por aqui se vê que uma bela limpeza no sistema de arrefecimento não é tão fácil como parece. Sempre fui cuidadoso com aditivo e faço limpeza uma vez por ano, mas ainda tem vestígio de ferrugem.
- Tensor novo, original GM, "made in Canada". Como gosto dessa caixinha azul, rsrsrs... Guardo todas elas, minha mãe acha que estou endoidando. Fato que está cada vez mais difícil achar peças de qualidade para Monza. Mesmo marcas tradicionais parecem não ter mais o mesmo cuidado (como o caso dos rolamentos SKF e peças ARTEB)
- Uma coisa que fiquei um pouco cismado é que o tensor novo parece meio preso se comparado ao tensor usado. Mas o mecânico me disse que é assim mesmo e, de fato, após a montagem e funcionamento do motor, não apresentou ruídos.
- Retentores do eixo de comando e do virabrequim sem o mínimo sinal de vazamentos, felizmente:
Por ora é isso. Como nem tudo são flores, estou com um problema um pouco mais preocupante: descobri semana passada que meu Monzão está fumando um pouco em desacelerações rápidas. Alguns mecânicos que consultei dizem que tem boa chance de ser somente cabeçote (retentores e/ou guias de válvulas). Mas lá se vão 4 litros de óleo, 2 litros de aditivo, jogo de juntas. :smt021 . Fora que abrir o motor é sempre coisa de risco, uma junta mal apertada pode dar más surpresas só 6 meses depois, sobretudo quando se roda pouco com o carro, como eu
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Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
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Re: Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]
Aposto nos retentores. Se fosse anel, camisa gasta, etc... Fumaria direto. Tira o cabeçote, troca os retentores, da banho químico e faz assentamento de válvula. Fica barato, se a mão de obra for sua, uns 200 reais no máximo, mais uns 30 da junta do cabeçote.
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Re: Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]
Se usar torquimetro nao tem perigo de dar problema depois. Agora se for no chute o aperto, aí é zebra na certa.avvsilva escreveu: Fora que abrir o motor é sempre coisa de risco, uma junta mal apertada pode dar más surpresas só 6 meses depois, sobretudo quando se roda pouco com o carro, como eu
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Re: Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]
Cara, essas coisas de abrir motor e num ficar mais a mesma coisa, tirar painel e num ficar mais a mesma coisa, repintar o carro e não ficar mais com o aspecto original.... Isso pra mim é balela!!!!!!!!!!!!
Eu desmonto o que for preciso, abro o motor 500x se for preciso, raspo o carro até a lata pra meter uma tinta nova.... desmonto o painel, tiro chicote e o escambau.... E não tenho medo do carro não ficar como era antes. Pode ser que ele fique até melhor, afinal, é pra ficar melhor, pq se não fosse, eu nem mexia!!!!!!!!! . Tudo vai depender quem está fazendo e como está fazendo o serviço... Afinal, o carro não nasceu montado, foram pessoas iguais a nós que o montaram, se seguirmos o mesmo manual que eles, pq ficaria pior?
A questão é somente fazer as coisas da maneira certa!!!!
Eu desmonto o que for preciso, abro o motor 500x se for preciso, raspo o carro até a lata pra meter uma tinta nova.... desmonto o painel, tiro chicote e o escambau.... E não tenho medo do carro não ficar como era antes. Pode ser que ele fique até melhor, afinal, é pra ficar melhor, pq se não fosse, eu nem mexia!!!!!!!!! . Tudo vai depender quem está fazendo e como está fazendo o serviço... Afinal, o carro não nasceu montado, foram pessoas iguais a nós que o montaram, se seguirmos o mesmo manual que eles, pq ficaria pior?
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Re: Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]
Tomara que seja, Diego. Não me importo de fazer o motor, mas em coisas que não sou eu que faço gosto da mínima intervenção o possível.Diego Paiva escreveu:Aposto nos retentores. Se fosse anel, camisa gasta, etc... Fumaria direto. Tira o cabeçote, troca os retentores, da banho químico e faz assentamento de válvula. Fica barato, se a mão de obra for sua, uns 200 reais no máximo, mais uns 30 da junta do cabeçote.
Espero um dia atingir esse nível de segurança, Diego. Acredito que esteja no caminho certo mas até lá ainda devo adquirir muitas ferramentas e conhecimento também. Quanto ao cabeçote, ainda não me arrisco. Agora, parece que encontrei um mecânico de confiança, que demonstra conhecimento e sua atualiza, depois de muitas frustações.Diego Paiva escreveu: Eu desmonto o que for preciso, abro o motor 500x se for preciso, raspo o carro até a lata pra meter uma tinta nova.... desmonto o painel, tiro chicote e o escambau.... E não tenho medo do carro não ficar como era antes. Pode ser que ele fique até melhor, afinal, é pra ficar melhor, pq se não fosse, eu nem mexia!!!!!!!!! . Tudo vai depender quem está fazendo e como está fazendo o serviço... Afinal, o carro não nasceu montado, foram pessoas iguais a nós que o montaram, se seguirmos o mesmo manual que eles, pq ficaria pior?
A questão é somente fazer as coisas da maneira certa!!!!
Exatamente, Eduardo. Pretendo comprar um de estalo em breve. Estou esperando entrar em férias porque quero ficar em cima do mecânico. Ainda bem que o atual me permite isso.eduardo_saura escreveu:Se usar torquimetro nao tem perigo de dar problema depois. Agora se for no chute o aperto, aí é zebra na certa.
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
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Re: Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]
Pessoal, esse final de semana foi de dedicação integral ao Monza, rsrsrs. Fiz uma lavagem no cofre do motor, tentando alcançar os cantinhos mais remotos em um cofre com tudo no lugar. E que serviço de escravo, viu?. A temperatura por aqui está bem amena, imaginei um cidadão deitado no chão encharcado e esfregando com paninho até tirar toda a graxa e barro das longarinas... Acho que estou com graxa nos cabelos até agora, depois do banho, kkkkk...
Pois bem, após pesquisar um pouco, adotei o seguinte procedimento.
- Retirei distribuidor com tampa e cabos de velas, me certificando antes da posição exata do distribuidor, para não tirar o carro do ponto. No meu está como mostrado aqui em embaixo, essa foto antes da lavagem. O curioso é que as marcas de fábrica não coincidem, mas o carro está no ajuste de 6º APMS indicado no manual de recomendações do Monza 90 para Monza 1.8 gasolina.
- IMPORTANTE: tampei o buraco que fica ao tirar o distribuidor com uma saco plástico para não entrar água no motor.
- Retirei bateria, módulo de ignição e bobina, me certificando, através de fotos, as corretas ligações dos conectores. Na bandeja da bateria, a tradicional casca de ferrugem, tem como tratar isso?
- Retirei também o suporte do motor da ventoinha junto com ela, aproveitei e também dei um trato na aparência do motor. O suporte, lavei muito bem com sabão neutro e passei silicone, fica com aparência de novinho, observem só:
- Protegi o alternador também com uma sacolinha plástica, antes retirando dois fios que se conectam a ele, um mais grosso e outro que acredito que seja do voltímetro do painel, mas não tenho certeza, se souberem, por favor, me digam.
- Retirei a panela do filtro de ar e cobri o carburador com uma sacolinha, prendendo-a com elástico.
- Depois das ditas precauções e retiradas de componentes, pulverizei querosene geral com um compressor Schultz Pratic-Air que tenho aqui em casa. Usei 2 litros do querosene no motor, caixa de câmbio e dentro dos paralamas.
- Para tirar vestígios de querosene, usei um sabão desses de lavar roupas mesmo. Já tinha percebido ao usar para lavar as mãos sujas de graxa, que este sabão aqui, da Ace, é um desengraxante muito bom e também rapidamente tira aquela oleosidade que o querosene deixa. Como fiquei receoso de usar solupan, usei este mesmo, por minha própria conta e risco, rsrs...
- Pulverizei água pura seguidas vezes para tirar qualquer remanescente de sabão.
- Antes de partir para a montagem, fiz uma limpeza cuidadosa na tampa do distribuidor e nos cabos de vela com pano umedecido em álcool. Só lembrando que foram retirados antes da lavagem.
- Joguei ar comprimido nos buracos das velas para tirar qualquer vestígio de umidade.
- Liguei tudo na sequência: bobina, módulo de ignição, distribuidor com tampa e cabos de velas, conexões do alternador e bateria. O curioso é que meu alternador esta com a conexão mostrada abaixo vaga, o que seria? Quase liguei o conector menor (fio marrom) ali, depois do serviço, quais teriam sido as consequências?? Isso mostra a importância de se tirar fotos para conferir tudo depois.
- Finalmente, dei partida no carro e o danado pegou de primeira, acho que para um principiante não fiz muita m... não. Só esqueci de isolar o motor de arranque, mas o mesmo não deu sinal de problemas. Deixei esquentar um pouquinho, subiu um cheiro estranho, deve ser um restinho de sabão que ficou, mas logo passou.
Bem, sempre sobra aqueles cantinhos inacessíveis que ficam com sujeira, mas o resultado geral é bem gratificante. Confiram abaixo. Esse coletor de escapamento coloquei esses dias atrás, em substituição ao que estava no meu carro porque um parafuso que o prende ao 2 x 1 estava quebrado. O visual desse que coloquei dele não está me agradando nem um pouco, vou ver se mando pintar com tinta alta temperatura. Qual é a cor o original, preta ou prata? Tem de ser tinta alta temperatura, né?
Pois bem, após pesquisar um pouco, adotei o seguinte procedimento.
- Retirei distribuidor com tampa e cabos de velas, me certificando antes da posição exata do distribuidor, para não tirar o carro do ponto. No meu está como mostrado aqui em embaixo, essa foto antes da lavagem. O curioso é que as marcas de fábrica não coincidem, mas o carro está no ajuste de 6º APMS indicado no manual de recomendações do Monza 90 para Monza 1.8 gasolina.
- IMPORTANTE: tampei o buraco que fica ao tirar o distribuidor com uma saco plástico para não entrar água no motor.
- Retirei bateria, módulo de ignição e bobina, me certificando, através de fotos, as corretas ligações dos conectores. Na bandeja da bateria, a tradicional casca de ferrugem, tem como tratar isso?
- Retirei também o suporte do motor da ventoinha junto com ela, aproveitei e também dei um trato na aparência do motor. O suporte, lavei muito bem com sabão neutro e passei silicone, fica com aparência de novinho, observem só:
- Protegi o alternador também com uma sacolinha plástica, antes retirando dois fios que se conectam a ele, um mais grosso e outro que acredito que seja do voltímetro do painel, mas não tenho certeza, se souberem, por favor, me digam.
- Retirei a panela do filtro de ar e cobri o carburador com uma sacolinha, prendendo-a com elástico.
- Depois das ditas precauções e retiradas de componentes, pulverizei querosene geral com um compressor Schultz Pratic-Air que tenho aqui em casa. Usei 2 litros do querosene no motor, caixa de câmbio e dentro dos paralamas.
- Para tirar vestígios de querosene, usei um sabão desses de lavar roupas mesmo. Já tinha percebido ao usar para lavar as mãos sujas de graxa, que este sabão aqui, da Ace, é um desengraxante muito bom e também rapidamente tira aquela oleosidade que o querosene deixa. Como fiquei receoso de usar solupan, usei este mesmo, por minha própria conta e risco, rsrs...
- Pulverizei água pura seguidas vezes para tirar qualquer remanescente de sabão.
- Antes de partir para a montagem, fiz uma limpeza cuidadosa na tampa do distribuidor e nos cabos de vela com pano umedecido em álcool. Só lembrando que foram retirados antes da lavagem.
- Joguei ar comprimido nos buracos das velas para tirar qualquer vestígio de umidade.
- Liguei tudo na sequência: bobina, módulo de ignição, distribuidor com tampa e cabos de velas, conexões do alternador e bateria. O curioso é que meu alternador esta com a conexão mostrada abaixo vaga, o que seria? Quase liguei o conector menor (fio marrom) ali, depois do serviço, quais teriam sido as consequências?? Isso mostra a importância de se tirar fotos para conferir tudo depois.
- Finalmente, dei partida no carro e o danado pegou de primeira, acho que para um principiante não fiz muita m... não. Só esqueci de isolar o motor de arranque, mas o mesmo não deu sinal de problemas. Deixei esquentar um pouquinho, subiu um cheiro estranho, deve ser um restinho de sabão que ficou, mas logo passou.
Bem, sempre sobra aqueles cantinhos inacessíveis que ficam com sujeira, mas o resultado geral é bem gratificante. Confiram abaixo. Esse coletor de escapamento coloquei esses dias atrás, em substituição ao que estava no meu carro porque um parafuso que o prende ao 2 x 1 estava quebrado. O visual desse que coloquei dele não está me agradando nem um pouco, vou ver se mando pintar com tinta alta temperatura. Qual é a cor o original, preta ou prata? Tem de ser tinta alta temperatura, né?
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Re: Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]
Alexandre, quanto quer pra lavar o do meu Monza também? rsrs Dá muito trabalho!
Uma foto curiosa, no meu, está com essa mangueira em T também, mas até onde sei, ela é apenas para Monza com AC! No meu caso, ela está com um tampão na ponta, no seu, está ligada no reservatório de expansão. Qual será o correto? O do meu pai está com a mangueira sem o T.
Uma foto curiosa, no meu, está com essa mangueira em T também, mas até onde sei, ela é apenas para Monza com AC! No meu caso, ela está com um tampão na ponta, no seu, está ligada no reservatório de expansão. Qual será o correto? O do meu pai está com a mangueira sem o T.
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
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