Troca ou não do alternador
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Troca ou não do alternador
Bom pessoal, sei que temos tópicos referente a alternador no forum porém a minha dúvida não encontrei nada específico, vamos lá, ontem a noite o alternador do meu Monza parou de carregar a bateria, meu alternador é um DELCO REMY e já verifiquei o aterramento do motor e está OK, vamos às dúvidas, como faria pra testar se ele está carregando porém não enviando carga pra bateria/sistema? no caso eu tenho ciência de que os rolamentos estão precisando ser trocados (não estão fazendo quase nada de barulho porém segundo meu mecânico já está chiando) e segundo orçamento pra dar uma geral (rolamentos, porta-escovas, escovas, regulador de voltagem) ficaria em 280 reais pra fazer, vale a pena mandar ele arrancar o alternador e eu mesmo fazer a manutenção? é possível eu mesmo fazer essa manutenção em casa? vale a pena procurar um outro alternador pra fazer a base de troca? Lembrando que meu Monza não tem AC. Estou pensando seriamente em pedir pro meu mecânico retirar o alternador pra mim e eu mesmo fazer as devidas manutenções porém tenho receio de não ser possível por falta de prensa, etc ou mesmo falta de conhecimento no funcionamento/montagem de um alternador. Desculpem criar um novo tópico para sanar minhas dúvidas mas não achei pertinente aos outros tópicos e estou precisando de ajuda urgente pois amanhã terei que sair correndo do trabalho já sabendo o que vou fazer pra resolver o problema do Monzão o mais rápido possível pois é meu carro do dia-a-dia e não posso ficar ocupando o carro da namorada por muito tempo e a verba está bem curta ainda mais com os últimos acontecimentos com o Monzão. Abraços a todos
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)
VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278
Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106
Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
-
- Membro GL (Nível 2)
Re: Troca ou não do alternador
vou ser sincero com vc seu mecanico cobrou 280R$ e o meu cobrou 310R$ pra fazer a mesma coisa, mais tem um porém se vc ir atras das peças fica a metade do preço,
mais eu vou te dizer uma coisa meu mecanico mexeu no carro na minha casa mesmo pq não tive como levar o carro pra oficina, sem brincadera eli gastou 4hs pra retiar o danado é muito dificil tem que desmontar todo o sistema hidraulico da direção e varios parafusos de dificil acesso... resumindo o alto preço esta na mão de obra e não nas peças, pra eli só retirar o mesmo pra vc fazer o trampo vai economizar no maximo 50R$, Eu particularmente prefiri pagar, mais é bom pesquizar pq depois que fiz a manutenção fiquei sabendo que ficava em 180R$ a base de troca>>> é mole!!!
HA e pra testa-lo é facil se vc tiver um multimetro,,,rsrrs... é só colocar na função 20volts,,, ligar o carro e colocar vermelho no positivo e preto no negativo da bateria,, e tem que dar entre 14v, a 14,5v. se ficar abaixo disso o alternador esta realmente indo pro espaço!!! falow amigo boa sorte ai!!!
mais eu vou te dizer uma coisa meu mecanico mexeu no carro na minha casa mesmo pq não tive como levar o carro pra oficina, sem brincadera eli gastou 4hs pra retiar o danado é muito dificil tem que desmontar todo o sistema hidraulico da direção e varios parafusos de dificil acesso... resumindo o alto preço esta na mão de obra e não nas peças, pra eli só retirar o mesmo pra vc fazer o trampo vai economizar no maximo 50R$, Eu particularmente prefiri pagar, mais é bom pesquizar pq depois que fiz a manutenção fiquei sabendo que ficava em 180R$ a base de troca>>> é mole!!!
HA e pra testa-lo é facil se vc tiver um multimetro,,,rsrrs... é só colocar na função 20volts,,, ligar o carro e colocar vermelho no positivo e preto no negativo da bateria,, e tem que dar entre 14v, a 14,5v. se ficar abaixo disso o alternador esta realmente indo pro espaço!!! falow amigo boa sorte ai!!!
Fotos da minha criança!!!
http://imageshack.us/g/580/p2050100.jpg/
http://imageshack.us/g/580/p2050100.jpg/
-
então André, até então era os 280 reais né..(que eu me lembre) o problema é a grana mesmo, tava pensando em economizar fazendo eu mesmo mas pelo que o amigo Vinicius falou já ta me desanimando de mexer eu mesmo, o grande problema pra mim na troca é a qualidade do alternador na base de troca e se é que vou conseguir fazer na base de troca.
Vinicius, na verdade, esse teste eu já tinha feito e ta dando a voltagem da bateria mesmo, no máximo 12,21v pensei que poderia ser deficiência no aterramento mas este está OK, minha dúvida agora é a questão da carga mesmo, pólo positivo, se ele está dando continuidade no cabo entre alternador e bateria, o problema maior agora é que estou com o carro na bateria, então não tenho como ficar levando em N lugares, meu medo é chegar no autoelétrico que já tenho de confiança e ele falar que só mexe se eu levar o alternador desmontado do carro já pra ele e eu ter que bater até o meu mecânico pra retirar, eu tenho medo de não ter bateria suficiente pra tudo isso, as duas oficinas não são longes massssss....ontem mesmo dei umas 6 partidas no carro entre testes e guincho. Pelo visto eu acho que vou morrer numa grana pra entregar pros outros fazerem o serviço mesmo..... mas ainda vou esperar a opinião dos outros amigos aqui do forum.
Abraços e obrigado pelas dicas!!!!!
Vinicius, na verdade, esse teste eu já tinha feito e ta dando a voltagem da bateria mesmo, no máximo 12,21v pensei que poderia ser deficiência no aterramento mas este está OK, minha dúvida agora é a questão da carga mesmo, pólo positivo, se ele está dando continuidade no cabo entre alternador e bateria, o problema maior agora é que estou com o carro na bateria, então não tenho como ficar levando em N lugares, meu medo é chegar no autoelétrico que já tenho de confiança e ele falar que só mexe se eu levar o alternador desmontado do carro já pra ele e eu ter que bater até o meu mecânico pra retirar, eu tenho medo de não ter bateria suficiente pra tudo isso, as duas oficinas não são longes massssss....ontem mesmo dei umas 6 partidas no carro entre testes e guincho. Pelo visto eu acho que vou morrer numa grana pra entregar pros outros fazerem o serviço mesmo..... mas ainda vou esperar a opinião dos outros amigos aqui do forum.
Abraços e obrigado pelas dicas!!!!!
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
-
amigos, me ocorreu aqui uma coisa, será que também o problema pode ser rotor? qual a função do rotor no alternador? Abraços
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
A tensão fornecida pelo alternador pode ser de 13,5V até 14,5V e não somente de 14V para cima... Até porque a tensão da bateria é somente 12V, se colocar muita tensão explode a bateria... O que mais importa para a qualidade da carga da bateria não é a tensão, a tensão é apenas uma medida, o alternador pode estar dando saida de 15V e estar com a carga ruim... o que realmente importa no alternador, é a corrente que ele está mandando para a bateria, esta deve ser boa, e quando carregada a bateria ele deve entrar no modo "flutuação"... Simplesmente medir a tensão e condenar o altenador por conta de 0,5V não basta... Tem que ficar de olho se está ok...
O que eu recomendo sendo uma solução barata para testar o alternador é, ligar os fio positivos e negativos dele e puxar para dentro do carro por sua vez ligando num multimetro na escala de 20V, e ficar observando a tensão, o tempo de leitura do multimetro é bem rapido, e da para perceber qualquer queda ou até mesmo sobre tensão...
Não é atoa que os carros preparados tem voltimetro interno pois se faltar alimentação na ignição pode matar o motor inteiro...
O que eu recomendo sendo uma solução barata para testar o alternador é, ligar os fio positivos e negativos dele e puxar para dentro do carro por sua vez ligando num multimetro na escala de 20V, e ficar observando a tensão, o tempo de leitura do multimetro é bem rapido, e da para perceber qualquer queda ou até mesmo sobre tensão...
Não é atoa que os carros preparados tem voltimetro interno pois se faltar alimentação na ignição pode matar o motor inteiro...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
então amigo vrsilva, o problema que com o carro ligado está dando 12,21v que ao meu ver está ligando e funcionando o carro somente na bateria sem nenhuma influência do alternador, já fiz o teste com o carro ligado porém tive esse resultado, o que acabei não fazendo é desligar o cabo positivo da bateria com o carro em funcionamento por não ter na mão uma chave estriada ou L da medida do polo da bateria pra ver se desliga o carro ou não. Fora o medo de fazer besteira e ficar dado faísca ao tentar desligar o pólo..um amigo aqui do trabalho falou que teve o mesmo problema no alternador de um Gol quadrado e disse que o problema dele era somete o regulador de tesão/voltagem e trocando resolveu o problema... Abraços
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
-
- Membro GL (Nível 2)
Bom dia amigo, fiz uma revisão preventiva este FDS no meu Arno Monza SR com DH, retirei o alternador sem problemas por cima sem remover nada além dele.
Abri para efetuar troca de rolamentos, já que estava com leve chiado, resolvi em 3 horas, isso que eu nunca tinha desmontado. A unica coisa que requer atenção especial é uma arruela espaçadora que fica pelo lado de dentro no mesmo parafuso do positivo, mas isso na hora da montagem.
Foi moleza, quanto a prensa, não precisei dela..troquei rolamentos e de quebra as escovas, fora isso uma boa limpeza.
Custo: R$ 15,00 cada rolamento e R$ 30,00 o par de escovas, custo total da revisão R$ 60,00.
Montei o alternador ontem no carro e ficou perfeito!!
Eu faria manutenção ao inves de trocar, pois vc vai largar um usado para pegar outro...e vai gastar mais $ sem necessidade!
Abri para efetuar troca de rolamentos, já que estava com leve chiado, resolvi em 3 horas, isso que eu nunca tinha desmontado. A unica coisa que requer atenção especial é uma arruela espaçadora que fica pelo lado de dentro no mesmo parafuso do positivo, mas isso na hora da montagem.
Foi moleza, quanto a prensa, não precisei dela..troquei rolamentos e de quebra as escovas, fora isso uma boa limpeza.
Custo: R$ 15,00 cada rolamento e R$ 30,00 o par de escovas, custo total da revisão R$ 60,00.
Montei o alternador ontem no carro e ficou perfeito!!
Eu faria manutenção ao inves de trocar, pois vc vai largar um usado para pegar outro...e vai gastar mais $ sem necessidade!
Monza SR 86/86 2.0 8v 140Cv, preto formal vidro trava, direção escamoteável, ar quente. freio a disco nas 4 rodas.