sistema de temperatura
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sistema de temperatura
Ola galera bom dia!!! Gostaria de pedir uma ajuda aos amigos... A temperatura do meu monza fica tipo: PARADO aos 3mm abaixo do 1/2 e sobe ate uns 3 a 4mm do 1/2 e aciona a ventoinha esta correto o funcionamento?... é que não entendo muito bem e tenho medo do carro estar funcionando errado... outra coisa em velocidade constante tipo na pista ele fica no ,segundo ponto de baixo para cima desculpe a forma de me expressar é que não entendo essa marcação de 1/4 -3/4;;; fico grato a ajuda prestada.. flw.. abraço!! fk com Deus
- Carlos A. Freire
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Re: sistema de temperatura
Em condições normais, o motor deve aquecer e o ponteiro de temperatura deve ficar sempre acima da marca branca acima da azul (painel Monza GLS de 94 a 96). Essa condição deve permanecer inclusive em pista ou rodovias de trânsito rápido. Em situações de trânsito lento e ou carro parado, o ponteiro deve subir até a metade do marcador, ligar a ventoinha e desligar antes da marca branca (acima do azul).
Essa é a condição normal sem o A/C ligado.
Com A/C ligado, a ventoinha deve entrar assim que acionado o A/C, mesmo com motor frio, o ponteiro de temperatura deve subir acima da marca branca citada nessa mensagem e permanecer lá enquanto estiver em condições de trânsito rápido e ou carro parado. Em movimento com trânsito lento, subidas e algumas situações de carga do motor, o ponteiro poderá subir até a metade ou pouco mais da metade do curso do marcador, vai depender da carga ou força que o motor estiver fazendo.
Com A/C ligado, fica alternando a 1ª e 2ª velocidades da ventoinha conforme necessidade de temperatura do motor ou pressão do sistema de A/C.
O Monza sem A/C tem apenas 1 velocidade na ventoinha do radiador.
Abs,
Carlos Freire
Essa é a condição normal sem o A/C ligado.
Com A/C ligado, a ventoinha deve entrar assim que acionado o A/C, mesmo com motor frio, o ponteiro de temperatura deve subir acima da marca branca citada nessa mensagem e permanecer lá enquanto estiver em condições de trânsito rápido e ou carro parado. Em movimento com trânsito lento, subidas e algumas situações de carga do motor, o ponteiro poderá subir até a metade ou pouco mais da metade do curso do marcador, vai depender da carga ou força que o motor estiver fazendo.
Com A/C ligado, fica alternando a 1ª e 2ª velocidades da ventoinha conforme necessidade de temperatura do motor ou pressão do sistema de A/C.
O Monza sem A/C tem apenas 1 velocidade na ventoinha do radiador.
Abs,
Carlos Freire
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- waldir
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Re: sistema de temperatura
shark,
preste atenção no diagrama abaixo:
No meu caso a ventoinha liga milímetros acima do meio e desliga milimetros abaixo do meio, nas temperaturas 101ºC e desliga em 91ºC
As voltagens de 4,0V até 6,35V eu medi no sensor de temperatura que informa o painel.
Na curva do mostrador temos no azul = a zero (teoricamente) na primeira marcação subindo é 1/4 ; a próxima é 1/2 e a seguinte acima é 3/4.
Antes do ponteiro chegar a 4/4 = 1 a luz de emergência já foi acionada aos 108ºC e quem aciona tal lampada é o relé de alta temperatura.
preste atenção no diagrama abaixo:
No meu caso a ventoinha liga milímetros acima do meio e desliga milimetros abaixo do meio, nas temperaturas 101ºC e desliga em 91ºC
As voltagens de 4,0V até 6,35V eu medi no sensor de temperatura que informa o painel.
Na curva do mostrador temos no azul = a zero (teoricamente) na primeira marcação subindo é 1/4 ; a próxima é 1/2 e a seguinte acima é 3/4.
Antes do ponteiro chegar a 4/4 = 1 a luz de emergência já foi acionada aos 108ºC e quem aciona tal lampada é o relé de alta temperatura.
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Re: sistema de temperatura
Então.. amigão!!! o meu chega nesta ultima marcação( 4,0v) e aciona.... e depois desce ate a 3 de cima para baixo ( 4,8v) ele esta normal ou esta com problema...?? estou preocupado.. e na estrada ou em condiçoes de transito rapido ele fica parado pela sua marcação entre (4,8v)- (5,15v)... esta normal??? desde ja agradeço a atenção dispensada por vcs.. lembrando que o veiculo é um gls 2.0 1996 a gasolina ...
Grato.
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- waldir
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Re: sistema de temperatura
shark,shark escreveu:Então.. amigão!!! o meu chega nesta ultima marcação( 4,0v) e aciona.... e depois desce ate a 3 de cima para baixo ( 4,8v) ele esta normal ou esta com problema...?? estou preocupado.. e na estrada ou em condiçoes de transito rapido ele fica parado pela sua marcação entre (4,8v)- (5,15v)... esta normal??? desde ja agradeço a atenção dispensada por vcs.. lembrando que o veiculo é um gls 2.0 1996 a gasolina ...
Grato.
está normalíssimo. Em altas velocidades, fluxo rápido, estrada, no inverno, é normal ficar em 1/4 (entre 4,0 e 5,15V)
A Válvula Termostática regula o fluxo de refrigeração não dando passagem para o radiador para que mantenha a temperatura próximo a 95ºC
que é o ponto otimizado para economia de combustivel e menor desgaste das peças do motor.
Se vc não usa aditivo no liquido refrigerante aa GM e eu aconselhamos utilizar. O aditivo de marcas reconhecidas neutralizará o liquido evitando corrosão do cabeçote e elevando o ponto de fervura de 106ºC para 118ºC . Sem aditivo a água ferve a 106º C pq está num sistema sob pressão.
Abs
waldir
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Re: sistema de temperatura
Waldir.. muito obrigado.. mesmo.. então poderei ficar tranquilo ,graças a Deus.. te agradeço muito e mais uma vez obrigado... ..
Galera sem palavras ... todo mundo muito dez.. é nois..
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Re: sistema de temperatura
E o acionamento parado em transito esta certo neh!!!?? acionando naquele ponto que te falei???.. flw!!
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Re: sistema de temperatura
Parado é a mesma coisa, só que com mais frequencia... arma e desarma dependendo do dia se estiver muito calor em coisa de 1 minuto...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
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